logo Melhores Destinos

Como é voar na classe executiva da TAP no Airbus A330neo

Como é voar na classe executiva da TAP no Airbus A330neo

GRU Guarulhos
LIS Lisboa
88
Avião Airbus A330-900neo
Classe Executiva
Poltrona 5K
Data 15/12/2018
Partida 22:49
Chegada 10:17
Duração 08:28
Por
7/11/2019 às 11:32

Depois de viajar no novíssimo Airbus A330neo da TAP na econômica plus, de Lisboa para São Paulo, embarquei no mesmo avião no sentido inverso, agora para testar a classe executiva desse belo avião. É o que você confere neste post, que finalmente consegui entregar!

Resumo do review

TAP Air Portugal Voo TP-88
São Paulo (GRU) – Lisboa (LIS)
Sábado, 15 de dezembro de 2018
Partida: 22:49
Chegada: 10:17
Duração: 08:28
Milhas: 4.916
Aeronave: Airbus A330-900neo
Assento: 5K (executiva)
Destaques positivos: poltrona-cama, tela de entretenimento individual, kit de amenidades e internet a bordo com mensagens de texto grátis

Check-in

Depois de passar pela imigração e alfândega, foi só tomar o elevador e subir para o piso de embarque, onde o check-in da TAP estava enfeitado para a ocasião. Afinal, aquele seria o primeiro voo comercial do A330neo saindo do Brasil.

Como estava voando na classe executiva, pude usar a fila preferencial e fui rapidamente atendido por uma simpática funcionária da TAP.

Sala VIP

Dois dias depois de passar pela sala VIP da Star Alliance em Guarulhos, lá estava eu de novo. Após apresentar o cartão de embarque, pedi para entrar na fila para utilizar o chuveiro. Na tentativa anterior não deu tempo, mas dessa vez fui chamado e consegui tomar um banho providencial antes de embarcar.

No mais, a sala estava cheia. Neste horário saem a maioria dos voos da Star Alliance. Ainda assim, por ser bastante grande, o lounge comportou bem a demanda, com exceção dos chuveiros, que poderiam ser em maior número.

Embarque

Como de costume, antes mesmo do voo ser chamado na sala VIP, caminhei em direção aos portões 323/324 onde o embarque iria acontecer. Os portões também estavam enfeitados para o voo inaugural (teve até bolo!).

O embarque teve início às 22:10 e foi confuso e desorganizado.

Cabine

A cabine executiva do Airbus A330neo conta com 36 assentos, todos com acesso direto ao corredor na configuração 1-2-1 e reclinação de 180 graus. O encosto de cabeça é ajustável.

O assento conta com diversos nichos para o passageiro guardar seus itens pessoais, além de tomada universal e USB. Outro detalhe interessante que ainda não tinha notado é essa proteção entre o assento e a fuselagem, para evitar que itens menores escorreguem por ali. Não vi isso em outros aviões.

 

Apesar de todos os assentos terem as mesmas 22 polegadas de largura e 44 polegadas de distância entre as fileiras, podemos dizer que existem quatro tipos de assento na executiva da TAP.

Os assentos de janela são de dois tipos: os verdadeiramente de janela, onde o assento fica rente à fuselagem do avião (fileiras ímpares) e os que tem o assento próximo ao corredor (fileiras pares). Se estiver viajando sozinho, prefira os primeiros que têm mais privacidade.

Os assentos do meio também alternam a cada fileira. Nas fileiras ímpares os assentos são mais próximos, ideais para casais. Já nas pares os assentos são mais espaçados e atendem bem a quem viaja sozinho. Na imagem abaixo é possível ter uma ideia melhor da configuração:

A cabine agrada bastante tanto pela escolha da configuração, como pela iluminação que muda de acordo com o estágio do voo.

Entretenimento

Uma das diferenças da classe econômica para a executiva é o tamanho da tela, que passa de 13,3 para 16 polegadas. Ambas podem ser comandadas pelo controle e também por toque na tela. O fone de ouvido tem sistema de cancelamento de ruído externo e funciona muito bem.

A tela de entretenimento é enorme e o sistema oferece uma ótima variedade de filmes, seriados, músicas, mapa do voo em 3D e jogos. Há também uma seção kids com filmes, desenhos, músicas e jogos adequados para os pequenos.

Além disso o Airbus A330neo da TAP oferece a todos passageiros internet grátis para envio e recebimento de mensagens (sem imagens), com opções de contratar pacotes de dados para email (‎€ 4.99) navegar na web ou redes sociais (‎€ 9.99) e uma opção que engloba todas anteriores (‎€ 14.99).

Kit de amenidades

O kit de amenidades distribuído pela TAP aos passageiros da classe executiva é super completo: além de itens básicos como tapa olhos, meias, protetor auricular, pente e cremes, havia uma caneta (algo sempre útil para preencher formulários de imigração), um marca livro e uma “saqueta” perfumada, razão do bom cheiro do kit. Eles são colecionáveis e ilustram diversos destinos turísticos portugueses, como esse que era da Madeira:

Serviço de Bordo

Ao entrar na cabine fui direcionado ao meu assento (5K) e logo em seguida ofereceram as seguintes opções de welcome drink: espumante, água e suco de laranja. O cardápio e kit de amenidades já estava no assento, assim como o edredon e o travesseiro.

Para o jantar escolhi a moqueca, em homenagem à minha colega Monique Renne, que adora esse prato. Ela veio numa bandeja acompanhada de um creme de agrião (que estava delicioso!), pão e frutas de sobremesa. A moqueca estava super saborosa e o jantar agradou bastante. Após o jantar foram oferecidos chá, café e digestivos e ainda teve tempo para a oferta de chocolates artesanais de ótima qualidade.

Faltando cerca de uma hora e quarenta minutos para a chegada, as luzes da cabine foram sendo suavemente acesas, imitando o alvorecer, um dos vários efeitos possíveis da iluminação de led. Logo em seguida teve início o café da manhã, bastante completo: frios, pães (quentes), frutas, bolinho e até iogurte grego. Para beber pedi um café expresso, que não foi proativamente oferecido, mas que está disponível no cardápio – muito bom por sinal.

Comissários e equipe de solo

Neste voo tive interação com funcionários da TAP em três momentos: no check-in, onde fui muito bem atendido; no embarque onde a situação estava abaixo do esperado em termos de organização; e durante o voo, através dos comissários de bordo. No geral achei o serviço destes profissionais bom.

Programa de Fidelidade

A TAP como um todo vem passando por profundas mudanças desde que David Neeleman assumiu o controle da cia aérea, em 2015. Neste ano o programa de milhagens da TAP também foi reformulado, passando a se chamar Miles & Go.

O programa faz parte da Star Alliance e voando TAP você também pode creditar as milhas nos programas de outras companhias aéreas parceiras, como United ou Air Canada, por exemplo. Além disso, a TAP tem parcerias com o TudoAzul e com a Smiles, que também são boas opções.

Conclusão

Com o fim do café da manhã já estávamos em descida para o pouso no Aeroporto Internacional Humberto Delgado.

Como havia feito a mesma rota dois dias antes em um A330 com o interior antigo – veja como foi esse voo – a comparação foi inevitável e posso dizer que a TAP parece ser outra companhia com os novos aviões.

Saem as poltronas tobogã, telas pequenas e de baixa resolução e entram poltronas lie-flat e telas touch-screen e internet a bordo. O serviço de bordo (comum a ambos os voos) também me pareceu acima da média, assim como o kit de amenidades.

Com a recente aposentadoria dos Airbus A340 da TAP, restam agora poucos A330 ainda não retrofitados, mas que o serão em breve, tornando a viagem a bordo da cia portuguesa muito mais confortável.

E você, já voou na nova executiva da TAP? O que achou? Comente e participe!

Nota final.

TAP

Guarulhos - Lisboa

Voo 88

9,0
Embarque 8,0
Assento 10
Entretenimento 10
Amenidades 10
Equipe 8,0
Fidelidade 8,0