Como é voar na Star Peru
Como é voar na Star Peru
O Melhores Destinos traz hoje uma avaliação da Star Peru, mais uma companhia aérea da América do Sul. Conhecida de muitos brasileiros que voam ao Peru, ela voa para oito destinos no país, tendo Lima a Cusco como rota principal para os turistas. Para quem gosta de aviação, um dos maiores atrativos são seus jatos British Aerospace BAe-146, que não são tão comuns pelo nosso continente. Nosso leitor Erik Galdino escolheu a companhia por ter o melhor preço e não se arrependeu. Confira como foi sua viagem!
A Star Peru é uma companhia peruana fundada em 1997 e atualmente voa para oito destinos nacionais com nove aeronaves. Sendo que uma delas é dedicada apenas a transporte de carga.
Quando decidi ir para o Peru não tinha me atentado que incluindo os trechos internos no bilhete internacional seria mais barato e mais cômodo, portanto tive que buscar uma empresa para fazer os trechos Lima-Cusco-Lima e depois de pesquisar encontrei a Star Peru.
Empresas com Taca/Avianca e Lan também fazem o trecho, porém eles possuem uma política de precificação diferente para estrangeiros o que tornaria o voo mais caro. A Peruvian, na ocasião, também tinha preços mais altos, então optei pela Star Peru.
Compra
O site deles era bem fraco na época da compra, em março, mas recentemente mudaram e está melhor. Durante o processo de compra tive muitas dificuldades, o site deixava de responder, a busca era bem confusa e o processo de pagamento, realizado externamente por uma empresa de cobranças, era bem ruim.
Tive que fazer cerca de três tentativas até conseguir comprar os bilhetes. Para a compra é necessário um cartão que participe dos programas Verified by Visa ou MasterCard Secure (que são autenticados com senha da conta corrente, para evitar problemas de clientes mal intencionados), uma prática bastante comum em empresas aéreas sobretudo na América Latina. Nas europeias nunca me deparei com essa necessidade.
O preço dos dois trechos Lima-Cusco e Cusco-Lima foi de US$ 199 com taxas, um pouco caro, mas na Lan ou Avianca/Taca era mais de US$ 300 com a sobretaxa para estrangeiros. Eu, como sou muito atento a preços e mesmo depois de comprar continuo olhando, vi que uma semana antes estava saindo por US$ 156, mas tudo bem.
Cheguei ao aeroporto de Lima com 1h10 de antecedência para o voo, que estava marcado para as 8 horas, já com o check-in feito na noite anterior, porém não impresso. O processo de check-in pelo site é simples e não tive nenhuma dificuldade em realizar o procedimento
Durante o processo de compra informei meu passaporte, mas de um amigo que estava voando junto informei o número do RG (documento aceito para brasileiros viajarem ao Peru por lazer), porém na hora do despacho de bagagens ele apresentou o passaporte e tivemos um pequeno problema: não queriam aceitar. Ele estava sem o RG, mas acabaram aceitando a Carteira de Habilitação brasileira para validar que o número do RG pertencia a ele mesmo.
Voo
O embarque estava marcado para as 7h20 mas começou por volta de 7h30. Ainda assim o voo decolou do aeroporto de Lima pontualmente às 8 horas, conforme previsto. A aeronave era um British Aerospace 146, com capacidade para 94 passageiros, na configuração 3X3 nas 15 primeiras fileiras e nas duas últimas 2×2. O voo estava bem cheio.
A aeronave não é muito nova, mas bem conservada. A pintura externa impecável. Dentro, os bancos são de couro e estão um pouco gastos pelo tempo. Próximo aos controles de ar-condicionado e luz você nota a idade do avião pelos pequenos riscos causados pelo tempo.
Serviço
São dois comissários de bordo que estão bem preparados para falar também em inglês com os passageiros e sempre muito amáveis, como são todos no Peru. Após cerca de 25 minutos da decolagem, eles começam o serviço de bordo
Em uma caixinha tem meio pão com recheio de queijo e presunto e um doce, espécie de bem casado. Para beber há variedades de refrigerantes, água, sucos e Inka Cola, um refrigerante bem popular (e ruim!) do Peru. A comida é razoável, mas também em um voo de 1h10 não se deve esperar muito.
A hora do pouso é um pouco assustadora devido a ser uma região montanhosa. Eu já tinha lido sobre isso, que tanto o pouso quanto a decolagem eram meio diferentes. O avião vai voando um tanto baixo nas montanhas, você pensa que ele vai bater, mas de repente faz quase um mergulho e já pousa, a pista do aeroporto não é muito grande. No desembarque, as malas vieram rapidamente.
Retorno
No voo de volta, que estava marcado para as 10 horas, também chegamos ao aeroporto com check-in feito, cerca de 1h20 de antecedência. Dessa vez não houve questionamentos sobre o documento como na ida. O despacho de malas foi super rápido e as atendentes muito atenciosas. A empresa possui poucas posições de atendimento, mas são suficientes devido ao avião ser pequeno e não ter tantos voos.
O voo de volta estava meio vazio e ocorreu um atraso. Apesar de estarmos todos já embarcados cerca de 20 minutos antes da partida, devido ao trafego aéreo, o voo partiu com atraso de 15 minutos.
A decolagem também é um pouco diferente, nunca tinha visto algo assim. As turbinas são ligadas a máxima potencia e só depois é que o avião começa a se locomover, o despegar do chão é bem rápido e ele sobe bem inclinado também devido às montanhas.
Conclusão
No geral a empresa atendeu muito bem a necessidade. Mesmo o avião sendo pequeno e as poltronas um pouco mais apertadas que o padrão, por ser um voo curto não há problemas. Voltaria voar com eles e indicaria normalmente.
Agradecemos ao Erik por este excelente relato, que com certeza ajudará muitos leitores que estão planejando uma viagem ao Peru. Aliás, não deixem de conferir nossas dica de Lima, Cusco e Machu Picchu no Guia de Destinos com todas as informações para a sua viagem. Já viajou com a Star Peru? Deixe sua opinião nos comentários e participe!