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Como é voar na Sete Linhas Aéreas

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24/06/2013 às 18:20

Como é voar na Sete Linhas Aéreas

A Sete Linhas Aéreas (Serviços Especiais de Transporte Executivo) é uma companhia aérea regional brasileira, com sede em Goiânia. A empresa tem uma frota de sete turboélices – dois Embraer EMB 120 Brasília e cinco Cessna C208B Grand Caravan – e voa para 18 destinos nas regiões Centro-Oeste e Norte, incluindo as capitais Brasília, Goiânia, Macapá, Belém e Palmas. O que pouca gente sabe é que a companhia foi fundada em 1976 pelo comandande Rolim Amaro, o lendário ex-presidente da TAM, que na década de 1980 decidiu vender a Sete e se dedicar apenas à nova companhiaque acabaria se tornando a maior do Brasil. Nosso leitor Mauricio Pereira fez dois voos com a empresa e preparou esse relato exclusivo sobre como foi a experiência com a Sete. Confira!

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Conheci a Sete Linhas Aéreas porque estou trabalhando em uma obra de engenharia no interior do Pará, em uma região que até hoje não possui grandes alternativas de voos. Os que existem muitas vezes têm horários ruins, o que acaba acarretando demoradas esperas em aeroportos (uma vez esperei oito horas em Belém). A tarefa de encontrar conexões com o menor tempo possível é uma rotina constante.

A primeira vez que voei pela Sete  foi por necessidade, porque ela tinha o melhor horário para um dia de domingo, mas foi nesta segunda vez que decidi fotografar e relatar como é voar com empresa.

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Dia 24/04 – BSB-ATM – 11h00m – 16h15m (SETE)

Compra

A compra foi realizada de forma errônea pela empresa que trabalho, pois eu havia solicitado outro esquema voando pela Azul, mas devido à disponibilidade acabaram me enviando a passagem de retorno outra vez com a Sete Linhas Aéreas.

Acredito que o único fato a se dizer é que na compra on-line, a empresa não aparece em sites especializados em busca de passagens, o que nos leva então a ter de acessar diretamente o site da empresa.

Os preços também não são os mais atrativos, sendo que raramente se vê alguma promoção convincente por parte da companhia. Pode ser pelo fato de a Sete ser a única a operar em suas rotas.

 

Check-in

O check-in inicia uma hora antes do embarque sem muitos problemas pela quantidade restrita de passageiros. Na época não havia outro meio de check-in, somente o presencial, só neste mês a companhia passou a oferecer a opção online, prometendo para breve o check-in pelo celular.

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Os assentos são livres, sem marcação antecipada, e o despacho de bagagens é semelhante ao das grandes empresas. Um detalhe que me incomodou foi o fato de no aeroporto de Brasília a empresa operar no terminal 2 que fica afastado do terminal principal.

Na primeira vez, um funcionário da Sete no terminal principal me “encaixou” em uma van da Azul para o translado entre terminais, mas desta vez eles não estavam com a van disponível e outro funcionário me orientou a pegar um táxi até o outro terminal e acabei arcando com o custo.

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Acredito que este translado deve ser de responsabilidade da empresa aérea e não do passageiro, que aliás se chegar desavisado deste fato no aeroporto de Brasília pode até perder o voo, porque até o sistema de som para chamada de embarque é independente entre os terminais. Para quem for embarcar em Brasília é bom saber que há um quiosque da Sete no segundo andar do lado externo do terminal principal em frente ao check-in da TAM para informações.

Embarque e avião

O embarque foi iniciado 20 minutos antes da hora de decolagem, tudo facilitado, como já havia dito devido ao número limitado de passageiros que cabem a bordo do Embraer 120 Brasília de capacidade para apenas 30 pessoas.

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A empresa possui duas aeronaves deste modelo, matriculas PR-STE, e a mais velhinha que me tocou desta vez, PR-STI que já voou pela SkyWest (N212SW) e  Air Minas (PR-TUH). A aeronave foi fabricada em 1992 é está muito bem cuidada, com uma pintura impecável, extremamente limpa e em ótimas condições. Claro que mostra a sua idade nos detalhes, mas não deixa de ser cativante voar neste quase clássico da engenharia aeronáutica nacional.

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O avião possui a distribuição de assentos 1×2 e pude notar que as poltronas da frente possuem um “pitch” um pouco menor. Os melhores assentos sem dúvida são os da saída de emergência 9B e 9C que possuem um espaço enorme para as pernas. Mas como os assentos não são marcados é preciso sorte para consegui-los.

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Fiquei com o assento 9A e mesmo com meus 1,91m de altura me senti incrivelmente confortável. Foi uma surpresa enorme, pois pelo porte da aeronave pensei que seria um longo e torturante voo. Juro que apesar de não reclinar a poltrona (nenhuma reclina), é mais espaçoso que as apertadas aeronaves da GOL e TAM.

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A tripulação é composta por comandante, primeiro oficial e um (a) comissário(a) de bordo. Todos muito gentis e cordiais. Após alguns minutos já estávamos correndo a pista rumo à primeira escala em Palmas-TO.

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Refeições

Gostaria de apresentar uma pequena crítica pessoal, porque não acredito que um simples serviço de bordo de qualidade possa impactar de forma tão fulminante na saúde financeira de uma empresa aérea. Lembro com saudades dos tempos de serviço de bordo farto de Varig e companhia, e sempre que possível opto por empresas que prezam pelo conforto dos passageiros. O serviço de bordo da pequena Sete Linhas Aéreas me surpreendeu de forma bastante positiva.

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Foram servidos sanduíches frios, sucos e água. Tudo à vontade e em todos os trechos. Da outra vez, foi servido um kit lanche com bolachinhas doces e salgadas, queijo processado e batata chips. Não esperava este tipo de atendimento até pelo preconceito inicial devido ao tamanho da aeronave.

Espero que algumas empresas como a Sete ainda possam mostrar que é possível sim oferecer um mínimo de conforto aos seus passageiros, porque acredito que muitos entusiastas como eu preferem até pagar um pouco a mais por tal tratamento.

Entretenimento

Claro que não se pode esperar demais de uma empresa regional no quesito entretenimento até porque os trechos de voo são curtos, mas outra vez a Sete surpreendeu tendo uma revista a bordo pelo menos para a distração dos passageiros.

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Chegada

Depois de uma longa jornada (Brasília – Palmas – Araguaína – Marabá – Altamira) o comandante anuncia o início da descida no Aeroporto de Altamira, acreditem: com pouso às 16:00, quinze minutos adiantado. Pouso tranquilo e desembarque idem. No aeroporto de Altamira as malas demoram um pouco mais para serem entregues devido ao processo ser todo manual, mas estavam lá inteiras e sem problemas.

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Conclusão

Para os trechos curtos sem dúvida é uma opção a se considerar sem medo. O voo acaba se tornando um pouco cansativo para trechos mais longos como no meu caso pelo fato de não se poder sair da aeronave durante as escalas, mas nunca pior que um longo tempo de espera em um aeroporto qualquer. Se me for conveniente voltarei a voar pela Sete sem problemas, pois é pontual e honesta no serviço que promete.

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Agradecemos ao Mauricio por essa excelente avaliação, que certamente será muito importante para todos os que voam por cidades atendidas pela Sete e nunca tiveram oportunidade de voar com a companhia ou mesmo para futuras viagens às regiões Norte e Centro-Oeste de nossos leitores. Já voou com a Sete? Deixe sua opinião sobre ela nos comentários! Se quiser enviar alguma avaliação de companhia aérea ou sala VIP para o Melhores Destinos entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br

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