Como é voar com a Conviasa, companhia estatal da Venezuela
Como é voar com a Conviasa, companhia estatal da Venezuela
A Conviasa (Consorcio Venezolano de Industrias Aeronáuticas y Servicio Aéreo) é uma empresa aérea estatal da Venezuela e a principal companhia aérea do país. Criada em 2004, ela voa para Bogotá, Buenos Aires, Trinidas y Tobago e Havana, além de 14 destinos nacionais. A companhia opera ainda voos para a Espanha em parceira com a norte-americana Vision, já que no ano passado foi proibida pela União Europeia de voar em seu espaço aéreo. Sua frota conta com 13 aviões, incluindo um Airbus A340, quatro Boeings 737 (200 e 300), quatro Bombardier CRJ700, três Embraer 190 (mais três pedidos) e um ATR-72 – ou seja, modelos de todos os tipos e para todos os gostos! Nosso leitor Marcio Ferreira conheceu a companhia durante sua viagem à Venezuela e voou com ela de Caracas a Porlamar, na Isla de Margarita. Confira como é o serviço da empresa, que planeja no futuro chegar ao Brasil, com um voo de Caracas a Manaus.
Existem várias empresas que fazem a rota de Caracas a Porlamar, entre elas estão a Avior, a Aserca, a Laser e a Rutaca. Escolhei a Conviasa porque foi a que apresentou o menor preço para a rota na data escolhida.
Voos
Caracas – Porlamar: V0 2008
Porlamar – Caracas: V0 2005
Compra
Primeiramente tentei fazer a compra diretamente no site da Conviasa, mas não consegui. A página é meio confusa e, mesmo inserindo meus dados corretamente, apareceu uma mensagem de erro. Ao ligar para a minha operadora de cartão de crédito, fui informado que não houve nenhuma tentativa de compra de passagem aérea pela Conviasa. Então tive que pesquisar em sites de viagens e terminei comprando pelo www.despegar.com.ve, que é o equivalente ao nosso Decolar. Apesar de a compra ter sido em dólares e com acréscimo do IOF, saiu bem mais barato do que se eu tivesse comprado pelo site brasileiro.
Check-in
O check-in foi meio confuso devido à desorganização da fila, que inicialmente era única, mas que depois virou duas: uma para quem embarcava para Maracaibo e outra para quem tinha como destino Porlamar.
A sala de embarque no aeroporto de Caracas era confortável e dispunha de assentos suficientes para os passageiros. O voo saiu com apenas 20 minutos de atraso.
Avião
O voo foi operado no Boeing 737-300, matrícula YV-2556, com cerca de 20 anos de fabricação. Apesar da idade, a aeronave estava em bom estado de conservação e o espaço entre as fileiras era muito bom.
Tinha bastante espaço para as pernas, diferente do aperto nos jatos da maioria das companhias aéreas brasileiras.
Serviço de bordo
Os comissários de bordo da Conviasa foram bem simpáticos durante a viagem, mas os avisos eram falados apenas em espanhol. Em razão da curta duração do percurso – apenas 35 minutos de voo – foram servidas apenas bebidas (água, sucos e refrigerantes).
O avião não possuía sistema de entretenimento, porém o céu estava claro e a bela visão do mar compensou a falta deste recurso.
Chegada
O desembarque foi feito diretamente na pista, não há fingers no aeroporto de Porlamar. O voo da volta foi no mesmo avião, o 737-300 matrícula YV-2556. A diferença foi que o check-in foi bem tranquilo, pois não tinha fila (cheguei no aeroporto com 1 hora e 20 minutos de antecedência) e o voo saiu sem atraso.
Conclusão
Considerando a curta duração, a ausência de sistema de entretenimento e o serviço de bordo apenas com bebidas não prejudicaram a qualidade do voo. O ponto positivo foi o espaço entre as fileiras, bem confortável para as pernas.
Agradecemos ao Marcio pela ótima avaliação, que certamente será útil a muitos leitores em suas viagens pela Venezuela. E você, já voou pela Conviasa? Deixe suas impressões nos comentários! Fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos? Ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.