logo Melhores Destinos

Finalmente! Airbnb proíbe câmeras internas em imóveis para alugar

Mari Kateivas
12/03/2024 às 19:56

Finalmente! Airbnb proíbe câmeras internas em imóveis para alugar

O Airbnb atualizou sua política sobre câmeras de segurança e, dentre as mudanças, proibiu o uso de câmeras internas nos imóveis reservados pela plataforma.

Como justificativa, o Airbnb afirma que as medidas fazem parte dos esforços para simplificar a política sobre o tema e “para continuar a priorizar a privacidade”da comunidade de usuários.

Anteriormente, o Airbnb permitia o uso de câmeras de segurança internas nas áreas comuns dos imóveis anunciados, como corredores e salas de estar. Para isso, os hóspedes deviam ser informados sobre os equipamentos na página do anúncio e tudo deveria estar facilmente visível. Além disso, as câmeras não podiam estar em áreas de dormir e banheiros.

Por isso, o Airbnb acredita que a medida de proibir todas as câmeras internas de vigilância tornará a política de segurança mais clara e simplificada.

“Nosso objetivo era criar regras novas e claras que proporcionassem à nossa comunidade maior clareza sobre o que esperar do Airbnb. Estas alterações foram feitas em consulta com os nossos hóspedes, anfitriões e especialistas em privacidade, e continuaremos a procurar feedback para ajudar a garantir que as nossas políticas funcionam para a nossa comunidade global”, disse a diretora global de Política Comunitária e Parcerias do Airbnb, Juniper Downs.

10 dicas de segurança para uma locação tranquila no Airbnb

Política sobre câmeras de segurança

As mudanças também incluem algumas regras mais abrangentes sobre a utilização de câmaras de segurança nas aéreas externas e outros dispositivos, como o uso de monitores de decibéis de ruído. Apesar de continuarem autorizados, os anfitriões devem avisar o hóspede da presença e a localização de qualquer câmera antes mesmo da reserva!

Diante das alterações, os anfitriões têm até 29 de abril para fazer as atualizações nos imóveis e nos anúncios. Após esse período, as violações denunciadas desta política serão investigadas e as medidas podem incluir a remoção da conta.

Para outras regras, leia mais aqui.


As medidas podem ajudar os usuários do Airbnb após casos polêmicos de câmeras escondidas em casas alugadas, seja pela plataforma ou não. Mas será que todos os anfitriões estarão de acordo? Afinal, muitos utilizam os equipamentos de vigilância para identificar festas irregulares ou algo que prejudique a propriedade. O que você acha?

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção