logo Melhores Destinos

Conheça os 10 aeroportos mais movimentados do mundo em 2020: tem mudança no primeiro lugar!

Rafael Castilho
27/04/2021 às 13:30

Conheça os 10 aeroportos mais movimentados do mundo em 2020: tem mudança no primeiro lugar!

A lista dos aeroportos mais movimentados do mundo em 2020 teve grandes mudanças devido à pandemia do novo coronavírus. Importantes hubs internacionais sumiram das primeiras posições. Foi o que aconteceu com Dubai, Londres e Paris. Até o primeiro lugar mudou, com o antes imbatível aeroporto de Atlanta perdendo a hegemonia na liderança após mais de duas décadas. Já a China, que controlou mais rapidamente o vírus, viu seus aeroportos, principalmente os hubs domésticos, ganharem posições no ranking mundial. Conheça os 10 aeroportos mais movimentados do mundo em 2020.

Aeroportos mais movimentados do mundo em 2020

Antes da lista, vale ressaltar que o tráfego global de passageiros nos dez aeroportos mais movimentados do mundo diminuiu 45,7% em 2020. No geral, o tráfego de passageiros nos aeroportos mundiais diminuiu 64,6%, o que mostra o forte impacto da pandemia na aviação comercial, principalmente no tráfego internacional. Os dados são do Conselho Internacional de Aeroportos – ACI.

1 – Guangzhou (CAN) – China

Este importante centro industrial e comercial chinês é lar de 15 milhões de pessoas. Conhecida em português também como Cantão, a grande cidade de Guangzhou hoje é um dos principais hubs mundiais da aviação. É sede da maior companhia aérea asiática, a China Southern Airlines. Também serve de hub para Hainan Airlines e Shenzhen Airlines e base asiática para a FedEx.

Aeroporto de Guangzhou

Inaugurado em 2004, o Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun já nasceu com objetivos grandes. Em menos três anos de sua abertura, ele já era o segundo mais movimentado na China. Em 2019 ocupou a 11ª posição de aeroporto mais movimentado do mundo com pouco mais de 73 milhões de passageiros. A pandemia também atingiu o tráfego por lá, mas menos que em outras regiões. Com isto, o Aeroporto de Guangzhou pulou dez posições e ocupou, em 2020, o topo do ranking com 43.767.558 passageiros.

Para efeito de comparação e reflexão sobre o forte impacto da covid-19, vale destacar que com 43 milhões de passageiros o aeroporto não aparecia nem nas 30 primeiras posições do ranking de 2019.

2 – Atlanta (ATL) – Estados Unidos

Somente uma pandemia poderia destronar uma hegemonia que já durava 21 anos. O Aeroporto Internacional Hartsfield Jackson em Atlanta, no estado americano da Georgia, viu seu movimento cair 61,2% em 2020. No início da pandemia, no primeiro semestre do ano passado, a queda na atividade aérea local foi drástica. Com passar do meses, os voos começaram, paulatinamente, a regressar.

Inaugurado em 1980, o aeroporto é a sede da companhia Delta Airlines. Em 2020, 42.918.685 passageiros passaram pelo Hartsfield Jackson em Atlanta.

Aeroporto de Atlanta

3 – Chengdu (CTU), China

Chengdu é a capital da província de Sichuan, no sudoeste da China, e não figurava nem entre os 20 aeroportos mais movimentados do mundo em 2019. Com a retomada mais rápida do mercado de aviação comercial na China durante a pandemia, o Aeroporto Internacional de Chengdu Shuangliu foi alçado ao terceiro lugar. Em 2020, o aeroporto que é sede da Sichuan Airlines e Chengdu Airlines, transportou 40.741.509.

Aeroporto de Chengdu

4 – Dallas (DFW), Estados Unidos

O segundo aeroporto mais movimentado dos Estados Unidos em 2020 foi o texano Dallas/Forth Worth. O DFW pulou da décima para a quarta posição com 39.364.990. Vale destacar que este aeroporto, que é hub da American Airlines, havia registrado o maior crescimento entre todos os aeroportos do mundo entre 2018 e 2019. Mas apesar de ter subido no ranking do ano passado, infelizmente a pandemia reduziu o tráfego de passageiros ali em 47,6%.

Aeroporto de Dallas

5 – Shenzhen (SZX), China

Grudada em Hong Kong, Shenzhen, no sudeste da China, é uma metrópole moderna e tem mais de 12 milhões de habitantes. O Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao’an International Airport conta com um belo e moderno terminal inaugurado em 2013. Uma das peculiaridades dele é que possível fazer a ligação, sem passar pela imigração, entre às áreas de embarque dos aeroportos de Shenzhen e Hong Kong por meio de barcos. Em 2020, o SZX transportou 37.916.054 passageiros.

Aeroporto de Shenzhen

6 – Pequim (PEK), China

A capital chinesa é uma das principais entradas internacionais do país. Com a pandemia e fechamento da fronteira, esta ligação foi drasticamente prejudicada. Assim, o Aeroporto Internacional Beijing Capital viu seu movimento cair registrando a maior queda de movimento dos aeroportos chineses, 65,5%. No ano passado, depois de 10 anos consecutivos ocupando o segundo lugar entre os aeroporto mais movimentado do mundo, o aeroporto de Pequim transportou 34.513.827.

Aeroporto de Beijing

7 – Denver (DEN), Estados Unidos

Este gigante, o maior aeroporto do mundo em infraestrutura construída, o Aeroporto de Denver saltou da 16ª posição em 2019 para o sétimo lugar em 2020. O local, que é base da Southwest Airlines e importante hub para United Airlines e Frontier Airlines, registrou 33.741.129 passageiros no passado, uma queda de 51,1% frente ao ano anterior.

Aeroporto de Denver

8 – Kunming (KMG), China

Já ouviu falar em Kunming? Esta cidade, no sul da Chinaé a capital da província de Yunnan e tem cerca de 2 milhões de habitantes. A região é uma das maiores produtoras agrícolas da China. O seu aeroporto é a porta de entrada para a famosa Floresta de Pedra e um importante hub aéreo. Em 2020, 32.990. 805 passaram pelo Aeroporto Internacional de Kunming Changshui.

Aeroporto de Kunming

9 – Xangai (SHA), China

Em 2019, a megalópole de Xangai contava com o aeroporto de Pudong (PVG) no Top10 do ranking dos aeroportos mais movimentados do mundo. Mas a queda nas viagens internacionais transformou a dinâmica aérea na cidade. Agora, é o Aeroporto de Shanghai Hongqiao que aparece na lista. Mais antigo e com foco mais doméstico, este aeroporto serve de hub para China Eastern Airlines, Shanghai Airlines, Juneyao Airlines and Spring Airlines. No ano passado 31.165.641 de passageiros foram transportados por lá.

Aeroporto de Xangai

10 – Xian (XYN), China

O Top10 de 2020 fecha com mais um aeroporto chinês. A famosa cidade dos guerreiros de Xian registrou em seu aeroporto 31.073.924 de passageiros.

Aeroporto de Xian

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção