Aeroporto no Brasil começa a cobrar taxa de quem for buscar e deixar passageiros
Aeroporto no Brasil começa a cobrar taxa de quem for buscar e deixar passageiros
O Aeroporto de Fortaleza começou a cobrar uma taxa dos motoristas que acessarem as áreas de check-in e de desembarque do aeroporto para deixar ou pegar passageiros. Eu percebi a novidade hoje, ao embarcar no aeroporto. O valor é de R$ 20 para cada 10 minutos e será cumulativo, por exemplo, o motorista que passar 20 minutos nessas áreas terá de pagar R$ 40. A tolerância será para apenas os primeiros 10 minutos.
O motorista de Uber que me levou disse que o controle de acesso começou a ser feito recentemente e, segundo ele, já causa transtornos: “Em horários de pico, a fila de carros para acessar o meio fio é grande e, quando embarcamos o passageiro, às vezes o tempo de carência já está perto do fim”.
Ele disse ainda que outros motoristas de aplicativos reclamam do mesmo problema e que, no caso de cobrança, o prejuízo é do prestador de serviço. “Acho que se continuar assim, vamos ter que encontrar outro ponto de encontro para deixar e buscar passageiros, mesmo que seja fora da área designada para a Uber, ou então, não valerá mais a pena pegar corridas para cá”, concluiu ele.
Entenda o caso
Em julho deste ano, a Fraport, concessionária do aeroporto, anunciou um projeto para começar a cobrar pelo acesso ao meio-fio. Esse tipo de cobrança não é novidade e já acontece em Florianópolis, Porto Alegre e aeroportos no exterior. O objetivo é reduzir a quantidade de carros que ficam estacionados na via de forma irregular e facilitar ou embarque e desembarque.
Por outro lado, a cobrança é polêmica, afinal, alguns passageiros podem precisar de mais tempo para embarcar ou desembarcar. Eu embarquei hoje apenas com uma mochila para uma viagem bate-volta e o tempo de tolerância foi mais do que o suficiente, mas como ficam os passageiros que precisam de um pouco mais de tempo?
Por exemplo, portadores de necessidades especiais ou com dificuldade de locomoção e viajantes com crianças com carrinho podem precisar de alguns minutos adicionais, é justo que eles paguem a taxa? Eu acho que não, afinal, todos os viajantes, independente do seu perfil, pagam as taxas de embarque, que já deveriam incluir o uso dos serviços aeroportuários, incluindo, o acesso à área de desembarque.
O que diz a Fraport
Após a publicação deste artigo, a Fraport entrou em contato com o Melhores Destinos e informou que, por tempo indeterminado, os usuários não serão cobrados para utilizar o meio-fio de embarque e desembarque do aeroporto, inclusive aqueles que ultrapassarem os 10 minutos.
Além disso, a concessionária alega que o período de carência de 10 minutos foi calculado após uma série de testes realizados em horário de pico e considerando todo o percurso realizado a uma velocidade média de 20 km/h e que é suficiente para deixar e buscar passageiro, inclusive com bagagem.
E você, o que acha da cobrança? Comente e participe!
Veja também: