Aeroporto de Brasília inaugura serviço de despacho automatizado de bagagens
Aeroporto de Brasília inaugura serviço de despacho automatizado de bagagens
O Aeroporto de Brasília inaugurou os dois primeiros módulos de seu sistema de despacho automatizado de bagagem. Com o intuito de agilizar o despacho de malas, duas máquinas do “self bag drop” foram instaladas no check-in da companhia aérea Latam.
Em fase de testes, o sistema permite que o passageiro realize sozinho o check-in e o despacho de suas bagagens. Ambos os serviços automatizados estão disponíveis no piso de embarque do terminal aéreo.
Os equipamentos permitem que o próprio passageiro faça a identificação e a pesagem das malas que serão despachadas. Para realizar o processo é preciso realizar o check-in – via celular ou totem – e ter o cartão de embarque em mãos.
Após colocar a bagagem na máquina para pesagem, é possível imprimir as etiquetas e identificar a mala. Em seguida é feita a leitura do código do cartão de embarque para identificação e a bagagem segue por uma esteira, voltando ao fluxo normal para separação e destinação à aeronave.
A Inframérica, administradora do aeroporto, informou que planeja em breve estender o serviço às demais companhias aéreas. Presente nos mais modernos aeroportos, a tecnologia promete oferecer ao usuário um embarque mais rápido e com menos filas.
Além de Brasília, o sistema está disponível para passageiros da Latam e da GOL que embarcam do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Por lá houve redução de 20% no tempo mínimo para conexões domésticas após a instalação.