logo Melhores Destinos

Trem rápido fará a viagem entre Lisboa e Porto em 1h15

Rafael Castilho
22/10/2020 às 10:30

Trem rápido fará a viagem entre Lisboa e Porto em 1h15

As viagens de trem entre Lisboa e Porto podem ser reduzidas a apenas 1h15 nos próximos anos. O governo de Portugal apresentará hoje o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) e um dos projetos a ser contemplado é o trem de alta velocidade ligando as duas principais cidades portuguesas.

Hoje a viagem em comboio, como é chamado o trem por lá, entre Lisboa e Porto dura cerca de 3 horas. A nova linha a ser construída permitirá que o trem trafegue a uma velocidade de até 250 km/h reduzindo em menos da metade o tempo gasto para percorrer o trajeto.

Estação Oriente em Lisboa

O projeto tem previsão de investimento de € 4,5 bilhões e deve ser financiado por fundos europeus. A construção será feita em três fases. A primeira será entre Gaia e Soure e terá cerca de 150 quilômetros. Depois vai ser feita a ligação a Leiria e por último o seguimento até Lisboa. Infelizmente a obra ainda não tem data para ser iniciada.

A ideia de ligar Lisboa ao Porto em trem de alta velocidade não é nova. Em 1999 o governo da época já havia anunciado o plano de construção, mas o projeto nunca saiu do papel. Além do entrave burocrático e orçamentário, Portugal tem problema com tipo de bitola utilizado nas linhas férreas. O país utiliza o ibérico, mas atualmente somente a bitola europeia está homologada para a circulação de trens de alta velocidade. Sendo assim, até que a questão do tipo de bitola seja resolvida, o projeto continuará travado.

Estação São Bento no Porto

A história do trem de alta velocidade entre Lisboa e Porto lembra muito a do nosso trem bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo que nunca saiu do papel. Em Portugal outro projeto segue parado. Prometida, desde o início da década de 90, a ligação de trem em alta velocidade entre Lisboa e Madri também nunca foi implementada.

Agora é esperar para ver este grande acontecimento que muito ajudará o desenvolvimento do país e, principalmente, os milhares de turistas que visitam as duas incríveis cidades portuguesas.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção