Prêmio elege 10 melhores restaurantes do mundo em 2022 – e tem brasileiro na lista!
Prêmio elege 10 melhores restaurantes do mundo em 2022 – e tem brasileiro na lista!
Foi entregue, nesta segunda-feira (18/07), a premiação The World’s 50 Best Restaurants (Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo) e tem mais de um brazuca dando um show de qualidade e sabor!
Separamos os 10 melhores para você conferir:
1 – Geranium – Copenhagen, Dinamarca
O chef Rasmus Kofoed é quem assina esta cozinha! Conhecida por reunir as características principais do país, os clientes podem comer enquanto observam uma bela vista do jardim Fælledparken ou acompanhar o trabalho da equipe na cozinha aberta. A casa, que está no oitavo andar do estádio nacional de futebol, foi a primeira da Dinamarca a receber três estrelas Michelin, em 2016.
Ver essa foto no Instagram
2 – Central – Lima, Peru
O conceito de sustentabilidade e a ligação com a natureza são peças chave nesta experiência. O casal Pía León e Virgilio Martínez reúnem a boa gastronomia à artística forma de apresentar os pratos, representando os Andes, a Amazônia e o litoral nas montagens. A primeira impressão de quem chega ao restaurante é a horta, que conta com mais de 100 espécies de plantas.
Ver essa foto no Instagram
3 – Disfrutar – Barcelona, Espanha
Os chefs Oriol Castro, Mateu Casañas e Eduard Xatruch combinam ousadia e muita técnica contemporânea no cardápio. Eles casam, por exemplo, o tradicional panchino (pão fofo) com caviar e creme azedo. Este restaurante apareceu pela primeira vez no ranking em 2018, na 18º posição e segue apostando em surpreendentes experiências.
Ver essa foto no Instagram
4 – DiverXO – Madri, Espanha
O jovem chef David Muñoz, classifica a casa como uma “cozinha total, direta, sem distrações. Um pouco como o Cirque du Soleil”. Em uma experiência sensorial, os pratos prometem ser como uma obra de arte!
Ver essa foto no Instagram
5 – Pujol – Cidade do México, México
Uma criação do chef Enrique Olvera, o Pujol é a mistura da cozinha mexicana clássica com um toque contemporâneo. Ele possui duas opções de menu degustação, Maíz e Mar, além do bar de tacos. A decoração é moderna, contando com grandes janelas que arejam e iluminam o ambiente. Mas não é fácil conseguir um lugarzinho por lá, viu? Por isso é bom agendar a visita com bastante antecedência.
Ver essa foto no Instagram
6 – Asador Extabarri – Axpe, Espanha
O chef Victor Arguinzoni apostou em uma casa típica de vilarejo, com ripas grossas e paredes de pedra para sediar a famosa cozinha de grelhados. O prato mais esperado do menu degustação é o “chuletón”- uma bisteca enorme, mal passada e suculenta de boi adulto. Mas antes dele, os clientes recebem muitos pratos delicados e criativos, todos passados pela brasa, é claro!
7 – A Casa do Porco – São Paulo, Brasil
Olha quem tá entre os dez! O paulistano A casa do Porco, que foi o 17º colocado no ano passado, subiu dez posições no ranking deste ano. Os chefs Jefferson e Janaína Rueda comandam o restaurante no Centro e trazem para a mesa pratos como a pancetta com goiabada e a terrine de joelho. O menu “Da Roça Para o Centro” foi reformulado por Janaina e uma equipe feminina de cozinheiras recentemente. O trabalho chamou atenção do júri, principalmente, pelo total aproveitamento do porco. Vale a pena conhecer e prestigiar!
Ver essa foto no Instagram
8 – Lido 84 – Gardone Riviera, Itália
Conhecido pela excelente localização – bem em frente ao Lago de Garda, este menu degustação surpreende principalmente na hora das sobremesas. Gerido por Giancarlo e Riccardo Camanini, o cardápio reúne os frescos ingredientes desta parte do norte da Itália, chama atenção o sorvete Fior di latte e o tortellini com queijo Bagòss.
Ver essa foto no Instagram
9 – Quintonil – Cidade do México, México
Dirigido por Alejandra Flores e Jorge Vallejo, esta casa utiliza de ingredientes nativos, com um toque pessoal dos criadores dele. Ele está no ranking desde 2015, com destaque ao menu degustação.
Ver essa foto no Instagram
10 – Le Calandre – Rubano, Itália
Massimiliano Alajmo é quem comanda a experiência nesta opção! O menu é dividido em três roteiros de degustação: “Classico”, “Max” e “Raf”. E levam uma diferente visão da culinária de Max. O restaurante tem um ar familiar e aconchegante, com carinha de negócio que passa de pai pra filho.
Ver essa foto no Instagram
Mais um do Brasil!
O outro brasileiro entre os 50 melhores do mundo é o Oteque, do chef paranaense Alberto Landgraf. Ele subiu 20 posições em relação ao ano passado e agora está em 47º na lista. A casa fica em Botafogo, no Rio de Janeiro, possui um balcão e poucas mesas, o que é suficiente para dar um show de alta gastronomia!
Ver essa foto no Instagram
Confira a lista completa no site da premiação.
E aí, o que achou do ranking? Foi merecido? Se você já esteve em algum desses restaurantes, conta pra nós a sua experiência!