Como é voar na Copa Airlines

23 · junho · 2010

Fazendo parte dos posts sobre a viagem para o México, vamos falar também da empresa aérea que nos levou até Cancun, a Copa Airlines.

É interessante falar da Copa Airlines, pelo fato de ela fazer vôos diretos para várias cidades do Brasil e ainda sim não se ouvir falar muito dela, mesmo com seus preços muito competitivos e no nosso caso, o bom serviço prestado.

A Copa Airlines é uma empresa panamenha com sede na Cidade do Panamá, capital do Panamá e que voa para o Brasil há dez anos. Ela faz parte do grupo Continental, juntamente com a U. S. Airways e a Aero República.  Sua frota é composta de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 além dos Embraer E 190 tendo como HUB o aeroporto de Tocumen, também conhecido como HUB das Américas. Como ele  está estrategicamente localizado na América Central, a Copa Air possui voos diretos para o Panamá de todos os aeroportos da América do Sul e do Norte em que opera, o que facilita muito as conexões e muitas vezes reduz o tempo de viagem (foi o nosso caso).

O trajeto foi:

Brasília – São Paulo – Cidade do Panamá – Cancun.
Cancun – Cidade do Panamá – São Paulo – Brasília.

Vamos desconsiderar os trechos entre Brasília e São Paulo, pois foi operado pela TAM e foi como em qualquer outro vôo operado pela companhia, sem novidades.

Voo 758 São Paulo (Guarulhos) – Cidade do Panamá
Data: 10/06/2010 Classe Econômica – 737-800 (144 assentos + 16 na executiva).
Horário previsto de saída/chegada: 03:50 / 08:53(fuso -2h).
Horário real de saída/chegada: 03:50 / 08:30(fuso -2h). Duração total de 6h e 40min.

Voo 324 Cidade do Panamá – Cancun
Data: 10/06/2010 Classe Econômica – 737-700 (112 assentos + 12 na executiva).
Horário previsto de saída/chegada: 10:09 / 12:50(ambos fuso -2h)
Horário real de saída/chegada: 10:05 / 12:12(ambos fuso -2h). Duração total de 2h e 07min.

O check-in em Guarulhos foi bastante demorado, levamos quase uma hora para chegar ao balcão para despachar a bagagem, além da “confusão” que estava no aeroporto por estarem gravando cenas para uma novela no mesmo corredor em que estávamos para despachar as bagagens, e sempre nos confundiam com os figurantes da emissora (foi engraçado).  Depois descobrimos que a demora foi por que não estavam conseguindo imprimir os cartões de embarque, e com isso escreviam no cartão em branco e entregavam para o passageiro com as informações do vôo, o que se normalizou 30 minutos depois do check-in iniciado, e quando todos os passageiros já estavam dentro do avião, os atendentes passaram entregando os cartões de embarque das conexões impressos da forma correta. Apesar da medida “desesperada” da companhia, foi válido pelo fato de terem feito para não atrasar o voo, o que cumpriram perfeitamente.

Como esse era o único voo nesse horário em Guarulhos, não enfrentamos nenhum dos diversos problemas que a infra-estrutura do aeroporto tem causado aos passageiros no horário de pico.

A aeronave da Copa Airlines na classe econômica segue o padrão GOL(no doméstico) de espaço para o passageiro, inclusive utilizando o mesmo tipo de equipamento.  A diferença está na poltrona que possui apoio para a cabeça regulável e só! Eles até distribuem travesseiros e mantas, mas os travesseiros não tinham em quantidade suficiente para todos(não estava lotado) e para mim que insisti e tinha ficado sem, me deram outra manta para usar como travesseiro e só assim consegui cochilar. Tenho 1,78m de altura e passei aperto literalmente para tentar descansar um pouco, nem o cansaço me fazia dormir (tinha saído de Brasília às 19h30min e estava acordado havia quase 24h).

Quarenta minutos depois da decolagem serviram um lanche que eram cookies de aveia, com bebida (refrigerante, suco ou água). Assim que terminaram de servir o último passageiro, já passaram recolhendo o lixo e encerrando o primeiro serviço de bordo. Aproximadamente 1h e 30min antes do pouso as comissárias passaram oferecendo o café da manhã, que consistia em pão, manteiga, pão quente com presunto e ovo, algumas frutas picadas, mel e iogurte de morango. Para beber tinham as opções de café, café com leite, chá, sucos, refrigerante e água. Detalhe para os talheres de metal, algo raro atualmente na classe econômica.

A falta de entretenimento num voo de mais de 6 horas foi um ponto super negativo para a Copa Air, pois havia apenas uma revista (Panorama) da própria empresa como entrenenimento durante todo o voo. Depois do pouso e enquanto o avião taxiava rumo ao portão de desembarque a comissária dava as boas vinda ao Panamá e informava o número dos portões de embarque de todas as conexões da Copa Air no aeroporto de Tocumen.

Chegando ao aeroporto de Tocumen, pudemos conhecer o aeroporto que dizem ter o maior free shop do mundo(não conheço muitos para mensurar, mas dentre os que conheço, é o maior mesmo).  Na verdade é como um shopping, um corredor grande e largo que atravessa todo o aeroporto e com lojas dos mais variados produtos em toda a sua extensão. Os preços são bons, mas não excelentes. Vale a pena alguns produtos eletrônicos, relógios e malas de viagem. Não vi muita diferença dos preços praticados no free shop do Brasil, somente muuuito mais variedade e disponibilidade.

O segundo trecho foi bem mais “light” apesar de ser em um avião menor, pois apesar de possuir as mesmas configurações de poltronas do anterior, esse tinha o diferencial de ter monitores espalhados pela cabine para transmissão de séries de tv americana, o que fazia que os passageiros se distraissem e o voo acabava passando mais rapidamente. O audio era apenas em inglês e espanhol e sem legendas, além do audio dos vídeos haviam mais 7 opções de canais com musicas variadas.

O serviço de bordo nesse trecho que apesar de ser menor foi mais “generoso” que o anterior, já que serviram a todos 3 vezes, a primeira com comida(sanduiche de frango ou lombo) e bebida (água, refrigerante, suco, cerveja, whisky, vodka e vinho) e as outras duas apenas com bebida, incluindo café. Comentários sobre o aeroporto de Cancun, no post sobre a cidade.

Os voos da volta seguiram o mesmo padrão, desde o check-in que também foi um pouco demorado, mas com um ótimo atendimento. Durante o voo as diferenças ficaram no serviço de bordo do trecho entre a Cidade do Panamá e São Paulo onde foi servido um jantar composto de arroz com feijão, carne, salada, pão, manteiga e molhos para salada.  Antes do pouso um lanche com um sanduiche quente de carne e nos dois serviços foram oferecidas as mesmas opções de bebidas dos voos anteriores. Outra diferença ficou nas poltronas do último trecho(o mais longo) onde não haviam os apoios para a cabeça em nenhuma poltrona, mas em compensação tinha travesseiros para todos. E novamente não havia nenhum entretenimento além da revista Panorama.

Voo 323 Cancun – Cidade do Panamá
Data: 10/06/2010 Classe Econômica – 737-700 (112 assentos + 12 na executiva).
Horário previsto de saída/chegada: 14:20 / 16:50(ambos fuso -2h)
Horário real de saída/chegada: 14:20 / 16:40(ambos fuso -2h). Duração total de 2h e 20min.

Voo 759 Cidade do Panamá – São Paulo (Guarulhos)
Data: 10/06/2010 Classe Econômica – 737-800 (144 assentos + 16 na executiva).
Horário previsto de saída/chegada: 20:54(fuso -2h) / 05:55 .
Horário real de saída/chegada: 20:55(fuso -2h) / 05:30. Duração total de 6h e 35min.

Fuso horário com base no de Brasília (GMT -03:00h)

Avaliação final dos 4 voos:

Compra  das passagens
Não pudemos avaliar, já que a reserva foi feita por meio de uma agência de viagens.
Nota: não se aplica.

Check-in
Tentamos fazer o on-line, mas não conseguimos pelo fato da reserva estar vinculada aos voos da TAM. O check-in no aeroporto apesar de demorado, foi bastante eficiente.
Nota: 8

Aviões
Conforme descrito acima, o avião é apertado para pessoas acima de 1,75m e sem apoio para cabeça no último voo. Apesar de tudo são muito bem limpos e conservados.
Nota: 7

Entretenimento
Praticamente nenhum nos voos mais longos. Leve um bom livro. No voo mais curto, possuia monitores no teto que passavam séries de tv e o sistema de audio possuia alguns canais de musica.
Nota: 5

Alimentação
Foi satisfatório, mas sem chance de repetir. Se você for dos mais gulosos, não deixe de se alimentar antes do voo. Apenas bebida é à vontade, tanto que acabou a água na volta (perdeu ponto).
Nota: 8

Atendimento
Foi muito bom nos aeroportos e durante o voo foi apenas justo. Já vi pessoas reclamando do atendimento, mas eu não vi nada demais, todos os comissários atenderam muito bem e de forma correta. Só acho que deviam se arrumar um pouco melhor, pois as do trecho SP-Panamá pareciam que tinham acabado de acordar, com cara de sono e cabelo bagunçado, além do que um sorriso não faz mal a ninguém, e devo ter visto uns 3 durante mais de 16h de voo. No último trecho pedi um suco de laranja e veio de maçã e uma coca-cola normal e veio light. Última observação sobre o atendimento é sobre o idioma falado pelos comissários, somente inglês e espanhol. A demonstração de segurança é praticamente incompreensível, já nos voos que tinham monitores, enquanto o audio era em espanhol as legendas eram em português(bem melhor).
Nota: 8,5

Pontualidade
Britânic… ops. Panamenha! Todos os voos sairam exatamente no horário programado e chegaram antes do horário previsto em TODOS os techos voados.
Nota: 10

A Copa Airlines voa de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus direto para a Cidade do Panamá fazendo conexões para outros países da América do Sul, Caribe e América do Norte. O interessante é que para a conexão no Hub das Américas não é preciso visto e nem precisa passar pelo controle de imigração, desde que você fique dentro do aeroporto durante a conexão. A única exigência é a vacina contra febre amarela.

Mais informações sobre a companhia aérea em : http://www.copaair.com/

Mais fotos dos voos nesse link: http://www.flickr.com/photos/diegopaiva/sets/72157624194168619/

Autor

- Diego Paiva
  • Lorena Botelho

    Adorei o post, vou viajar pela 1 vez pela Copa agora em julho para L.A. e foram ótimas as informações para organizar minha bagagem de mão. Sobre a vacina amarela é cobrado de fato o cartão de vacinação?

    • Diego Paiva

      Lorena,antes da viagem eles informaram que era necessário, mas durante as conexões em nenhum momento nos abordaram solicitando o mesmo. De qualquer forma é bom levar, até por que se não me engano o voo para L. A. tem uma conexão de 10h, o que daria perfeitamente para você sair do aeroporto e dar uma volta na cidade, que apesar de não ser tão perto, é possível nesse tempo de conexão.

      Não mencinei no post, mas a alimentação no aeroporto é um problema, pouquíssimas opções, e tudo no Panamá é cobrado em dólares americanos, que é a moeda local.

      Para solicitar o seu Certificado Internacional de Vacinação, você deve primeiro acessar o site da ANVISA e se cadastrar, não dá pra fazer isso na hora e sem esse cadastro, eles não emitem o certificado. Você precisa se vacinar com no mínimo 10 dias de antecedência da viagem.
      http://www.anvisa.gov.br/viajante/

      • Gabriela

        Sobre o tempo de espera para a conexão que é geralmente demorado,existe um passeio que sai do próprio aeroporto e tem um custo de 30 dolares.Neste tur eles mostram a cidade do Panama e também o canal do Panama.É um passeio interessante e serve para matar o tempo enquanto estiver esperando a conexão.

        • Diego Paiva

          Obrigado pela informação Gabriela! Isso é muito bom realmente para as conexões prolongadas.

          Ficar muitas horas no aeroporto de Tocumen não é muito legal, até por que a única coisa a fazer é ficar andando pelas lojas ou no computador, já que a wifi é liberada.

      • Andresa Venancio

        Com referência ao oceanário é assim. O único jeito de chegar nele é por lancha, de duas formas: 1. compra um pacote playa blanca-islas del rosario no cais turístico “la bodeguita”, com esse pacote a lancha te leva no oceanário, fica no lugar uma hora e meia e depois te leva na praia branca. 2. Compra um pacote day-use com um dos hoteis nas ilhas do rosario, esse day-use normalmente inclui um passeio pelas ilhas e chegam também no oceanario.

  • um bom relato e mostra que essa empresa ñ fica mto atras das tupiniquins, e oferece uma boa opcao de custo x beneficio…

    • William Maia

      Além de tudo que foi citado no post, acrescento que o programa de milhagem que a COPA participa (programa OnePass) é muito bom. Ganhamos muito mais milhas que em qualquer programa brasileiro… vale a pena se cadastrar e ganhar milhas… em 2007 e 2008 viajava mensalmente pela COPA, acumulei muita milha que me rendeu duas viagens de férias com minha esposa. 😉

      • Diego Paiva

        É verdade William, não opinei por que minhas milhas ainda não foram creditadas, mas o One Pass tem a vantagem de as milhas NUNCA vencerem, e por ser o mesmo programa da Continental, é possível emitir trechos Star Alliance com as milhas adquiridas pela Copa Airlines.

    • Diego Paiva

      Luiz, ela realmente oferece um bom custo benefício, e no nosso caso o tempo de viagem foi reduzido em quase 3h, em relação se estivéssemos ido direto para a Cidade do México e ter feito lá a conexão para Cancun.

      Mas em voos mais longos, como para os EUA, só vale se a diferença for muito grande, caso contrário, prefiro ir direto sem a conexão no Panamá e com um pouco mais de conforto nos 777/A330 que voam direto (minha opinião).

  • Pingback: Tweets that mention Como é voar na Copa Airlines | Melhores Destinos -- Topsy.com()

  • Luciana Curcio

    Muito bom esses posts sobre experiência em vôos… adoraria saber mais sobre voar pela Turkish Airlines, porque irei para a Turquia em outubro. Obrigada!

  • Adriana

    Viajei em janeiro de 2009 para Miami via BH e foi tudo de bom. A pontualidade, o serviço, pena que não planejei ficar alguns dias na cidade do Panama pra visitar o canal.Planejo fazer isto na próxima viagem. Pena que a COPA não opera no aeroporto de Brasília!Na chegada a alfandega é super tranquila, pq é o primeiro voo internacional do dia.

    • Diego Paiva

      Verdade Adriana, Brasília ainda precisa crescer muito em quantidade de voos internacionais. Seria muito bom se a Copa tivesse voos em Brasília, pois facilitaria e muito a conexão para as pessoas do nordeste principalmente.

      Em SP não foi tão tranquilo, por que apesar de o voo chegar bem cedo, é exatamente no mesmo horário que chegam vários voos da Europa e EUA, mas como o portão que chegamos era muito próximo à entrada para a PF, ainda entramos na fila antes dos outros e foi bem rápido.

  • Leandro

    Como sempre ótimos relatos. Agora, o MD está mandando colaboradores para conhecer os roteiros? Opaaaaaaaaaaa, estou à disposição para conhecer qualquer lugar do mundo, hein!

    ahahahhahahaaha

    Parabéns!

    • Diego Paiva

      Hahahaha

      Valeu Leandro!

  • Marcelo

    Gostei muito do post. Vou viajar de Copa em setembro, mas farei o trecho JFK – Panamá – JFK. As passagens da Copa são as mais baratas, mas uma coisa eu nao consigo entender: por que as passagens até o Panamá saindo do brasil custam a mesma coisa que a passagem para qualquer outro destino nos EUA?.

    • Diego Paiva

      Legal Marcelo, realmente os preços estão bem em conta nessa época. Eu ainda não entendo bem essa lógica das empresas aéreas, isso acontece com praticamente todas. Os voos diretos, são o memso valor ou mais caros do que os que possuem conexão depois do trecho direto (deu pra entender? rs).

      Isso acontece muito para a Europa, se você fizer BSB-LIS que é direto, é mais caro que fazer BSB-Amsterdam por exemplo que pega o voo direto BSB-LIS + LIS-AMS. Um dia eu vou entender! rs

      Dica: Se tiver uma mala rígida, opte por ela. A minha que era semi-rígida chegou praticamente só as rodas… e se puder plastificar a sua, não deixe de fazê-lo. Me arrependi amargamente… além de cadeados aprovados pela TSA, se não a sua mala viajará "aberta" caso eles abram a sua para verificar o conteúdo e pode acontecer furtos em algum momento da viagem.

      • Diego Paiva

        só para informar: essa questão dos cadeados TSA é somente para voos dos EUA, qualquer outro voo da Copa Air não acontece isso.

  • Camille Panzera

    Existe aquela opção de poder parar no Panamá e só continuar a viagem uns dias depois? (esqueci o nome disso) Pra de repente conhecer uns lugares ao redor?

    • iva

      Sei não miga.
      Estou querendo saber sobre milhas e não encontro o site adequado. vc tem alguma dica?
      Abraço
      Iva

  • Marcos Fonseca

    Ótimo post novamente !!!

    Como sempre nos mantendo informado, é isso aí MD…

  • Uau!! Ficou muito bom mesmo. Eu que estava mais acostumado a voar KLM achei bem apertado entre um banco e outro e senti muito a falta de Tvs.

    Mas a relação custo x benefício é bem boa mesmo.

    Acho que em vôos mais longos não vale a pena.

    Abs!!

    Marcio

    • Diego Paiva

      Obrigado Marcio!

      Você que estava em todos esses voos passou pelas mesma experiências, inclusive da mala danificada. rs

      Também vejo vantagem só se a tarifa for muito abaixo da cobrada pelas concorrentes, a falta de entretenimento foi muito ruim e fez bastante falta, mesmo sem ser em monitores individuais.

      • Leo BH

        Vou pra NY via Copa em setembro e gostaria de saber se é permitido no vôo o uso de smartphones em "flight mode" (sem nenhum transmissor Wireless ativo). E players de MP3 ou video ?

  • Thiago

    Como sempre, ótimos relatos de vôo pelo MD. Tbm estava em GRU neste dia da gravação da novela, atrapalharam um pouco..

  • Diego Paiva

    Leo, smartphones não podem ser utilizados, mesmo em flight mode.

    Quanto a mp3 ou video a restrição é apenas na decolagem e no pouso, como em qualquer outro voo. Usei meu iPod em todos os trechos sem problema algum.

  • Colima

    Viajei pela Copa em dez de 2007. E ao contrário do post, sai do Galeão-Panamá-Miami num b737-700…+ com um entrenimento melhor do que o citado acima…havia monitores no teto…exibiram 2 filmes(do rio ate o panama)..com opcoes em portugues…ja o resto foi igual ao de cima…flw…parabens pelo post..

  • Marilia

    A vacina contra febre amarela não é obrigatória para quem só faz conexão. Dependendo da época – considerando o grau de risco – a Anvisa exige a vacinação.

    Atualmente há apenas recomendação, mas não exigência.

    Veja em: http://www.anvisa.gov.br/paf/viajantes/certificad

  • Gabrielle

    Alguem fez esse tour??? Estou mto interessada, pois farei uma conexao de quase 11h. O tour eh com alguma cia? Alguem teria maiores detalhes? Obrigada!!!

  • Patricia

    Estou com passagem comprada para NY em classe executiva. Alguém sabe me informar se os bancos são totalmente reclinaveis como na maioria das aeronaves e se há tela de tv individual? Quais as vantagens? Obrigada

    • Diego Paiva

      Patricia, respondendo as suas perguntas: não e não. rs

      A vantagem em relação à classe econômica é um espaço maior para cada passageiro, mas como a aeronave é pequena, são dois de cada lado e poltronas de couro com uma reclinação bem maior. O serviço de bordo também é diferenciado. Sobre as tv's, fico te devendo a explicação, pois não consegui ver se é como na econômica com monitores no teto (como nos aviões da TAM), ou se há dvd's portáteis para cada passageiro, já que não existe monitor no encosto da poltrona da frente.

      Agora, vantagem em relação às concorrentes que operam voos para os EUA, é unica e exclusivamente o preço, já que existem diversas cias com poltrona que reclina 180º, sistema de entretenimento AVOD com monitores individuais, entre outros…

      Dá pra você ter uma idéia por essa FOTO.

  • Diego Paiva

    Gabrielle, você vai precisar levar sua bagagem e passar pelo controle imigração para fazer esse passeio.

    Não tenho informações sobre esse tour, mas vamos aguardar alguém que tenha feito disponibilizar para a gente. 🙂

  • Rafael Coutinho

    Estou viajando em Novembro pela Copa Airline e gostaria de mas informações referente aos acentos pois estou lendo alguns relatos sobre a cadeira ser muito apertada.

  • Lorena Botelho

    Muito obrigada! Por sinal viajo hoje a noite. Vou verificar hoje a qualidade do serviço, mas qq alteração informo aqui.

  • Diego Paiva

    Por favor nos diga como foi a sua experiência quando voltar. 🙂

  • Diego Paiva

    Olá Rafael,

    Depende da sua altura. Eu tenho 1,78 e me senti a bordo de um avião da GOL… para dormir é bem complicado, a minha sorte é que nos dois voos noturnos não tinha ninguém na poltrona do meio e eu pude esticar um pouco as pernas.

    Me passa as informações do seu voo que eu te informo qual as melhores poltronas do avião para você tentar marcar a sua reserva.

    Nas fotos dá pra ter uma idéia do espaço entre as poltronas.

    • Rafael

      Obrigado pela ajuda!

      entrei no seatguru.com e ja marquei os melhores acentos mas no avião da Copa Airline os melhores acentos são referente a posição das pernas minha principal preocupação e com a largura dos acentos.

  • Diego Paiva

    Entendi. Então, a largura é o mesmo que os 737 da GOL… a vantagem é que pelo menos no trecho mais longo, Brasil – Panamá, o avião não vai cheio, aí você pode levantar o braço da poltrona do lado e viajar com espaço de sobra.

    O problema costuma ser no segundo trecho, por que estão vindo passageiros em conexão de diversos países, então a aeronave costuma ir cheia, mas pode ser que não vá com 100% de ocupação. Nos voos que fiz, somente o trecho Cancun-Panamá foi lotado… os demais eu viajei sempre com a poltrona do meio vazia e me apoderei dela. rs

  • João Fernande

    Já viajei duas vezes a Republica Dominicana e adorei o voo .Uma alimentação execelente e um ótimo atendimento

  • silvana

    Gostaria de saber qual é o melhor assento ,pois é primeira vez que viajo pela Copa!temjo 1,76 de altura

    • Leonardo (Melhores D

      Silvana, o melhor em que sentido? Com 1.76 certamente não terá problema de espaço em nenhum deles. No seatguru.com você pode ver mais informações sobre o "melhor" lugar de cada avião.

  • Juarez Calil

    Excelente post. Voar de Copa foi uma ginástica para mim também. Voei pela Copa mês passado, de Guarulhos para a Nicarágua. Tomo a liberdade de fazer algumas considerações:

    – Nos trechos do Brasil para o Panamá eu voei em Boeing como os da Gol, de fato. Na ida e na volta peguei vôos lotados. Para trechos longos sugiro a poltrona da janela. Quando você viaja junto ao corredor há um suporte da poltrona a sua frente (um pé de sustentação) que fica alinhado com o seu pé. Ele não fica na divisa das duas poltronas, como de costume, fica mais para o seu lado. Isso restringe o espaço para os seus pés. Resultado: a menos que você fique com os joelhos em 90°, você tem que virar seu pé um pouco para dentro e a perna curvada/torcida. Isso gera uma dor e um incômodo durante e posteriores ao vôo. Passei algumas horas com minha perna e meu pé doendo.

    – Na maioria dos trechos da América Central e Caribe a Copa voa com aeronaves da Embraer, como os modelos utilizados pela Azul aqui no Brasil, com duas poltronas de cada lado do corredor central. É mais espaçoso e confortável que o Boeing. O entretenimento era igualmente limitado (havia uma TV somente para informações de vôo). O serviço de bordo é com snacks (salgadinho tipo Elma Chips). Aliás, quando você compra a passagem há a informação de se é servido snack ou comida.

    – Quando saí da Nicarágua fizemos uma escala em El Salvador para seguirmos para a Cidade do Panamá. Lá aconteceu algo estranho. Todos os passageiros embarcaram com malas médias e grandes e se formou um tumulto para tentar acomodá-las. O comissário pediu que um dos meus colegas pegasse sua mochila e a pusesse sob a poltrona a sua frente. Ele, com mais de 1,8m, tentou se recusa. Para nossa surpresa, o comissário então ameaçou despachar a mochila (dessas Targus, para laptop) caso ele não a pegasse. Depois deram um recado geral no sistema de som, pedindo que todos tirassem suas mochilas e sacolas do bagageiro e levassem sob as poltronas, sob pena de despachá-las, para liberar espaço para malas que tinham prioridade nos bagageiros superiores (palavras deles). Um passageiro panamenho comentou que não havia funcionários para acomodar as bagagens no porão e elas, então não puderam ser despachadas!

    – Sobre a conexão demorada, depende muito do vôo que você escolhe. Eles têm vôos com opções de tempo bem ajustadas e outras bem complicadas, até onde vi. Para ir de SP para Nica você pode levar 12 horas ou mais de 24 horas, passando até pelo Peru ou Colômbia, não sei, e sabe lá Deus por onde mais. Na ida tive uma conexão de setenta minutos. Na volta mal deu tempo de ir ao sanitário. Foi a conta de cruzar o aeroporto e embarcar. Eu saí da Nicarágua às 13h para chegar a São Paulo às 5h da manhã, e fiquei só na comida de bordo.

    – No aeroporto do Panamá você dispõe de wi-fi free para o laptop e celulares.

    – Sobre a alimentação, achei boa. Eu particularmente preferia porções maiores, mas estava uma delícia. Havia três opções de sucos e algumas bebidas alcoólicas (vinho, vodka e outra, acho que uísque). Não vi café com leite. Eles serviram café preto (em xícaras) e saches de açúcar, adoçante e de “crema”, um produto industrializado à base de amido, açúcar e mais alguma coisa, mas sem leite. Acho que é uma tentativa de chantili em pó. Eu usei dois saches para conseguir uma boa clareada no café.

    – O serviço de bordo é lento. Não espaçado, lento mesmo – tipo uma hora para percorrer toda a aeronave com um carro de bebidas. Na TAM aqueles comissários não conseguiriam servir toda a aeronave entre SP e Brasília, kkk. E as vezes o serviço é atrapalhado. O passageiro ao meu lado não conseguiu que acertassem a bebida dele uma única vez. No primeiro serviço a coca diet solicitada foi trocada por uma taça de vinho. No segundo por coca normal. Na terceira tentativa, ele pediu suco de um sabor e serviram de outro. E a barreira idiomática atrapalhou vários brasileiros no momento de pedir comida. Entender que pollo era frango foi um desafio para muitos. E os comissários nem sempre conhecem o menu. Ofereceram-me um “ravióli de pollo”, mas não sabiam se tinha algum molho. Depois um “pastel de carne” em um marmitex de alumínio que me deixou curioso. Perguntei se era algum tipo de empanada quando, para minha surpresa, descobri que era torta de purê de batatas com carne moída.

    – Uma curiosidade: o relatado arroz com feijão é um prato típico da América central chamado gallopinto. O arroz é cozido junto com o feijão e é o principal alimento de boa parte da população, especialmente no café da manhã. No almoço eles costumam cozinhá-los separado, mas liquidificam o feijão, quase sem caldo, para fazer um purê.

    – Achei a nota 5 para entretenimento uma gentileza sem tamanho. Dos quatro trechos que voei só havia TV em uma aeronave, com uma programação curta que começou a se repetir depois de duas ou três horas de vôo. E meu fone quebrou antes de eu concluir o vôo. Quando cheguei já ouvia só de um lado. As revistas Panorama que eu encontrei estavam sempre muito surradas – amassadas e rasgadas nas pontas e algumas riscadas. Imagino que as pessoas não tenham por hábito levá-las consigo e elas se depreciam nos bolsões.

    – O OnePass não pontua retroativo, como alguns nossos. Então precisa se cadastrar com antecedência para tê-lo antes de voar pela primeira vez.

    – Um passageiro utilizou seu iphone durante todo um dos trechos que voei.

    Falei demais. Obrigado e parabéns ao Melhores Destinos.

    Abraço. Juarez

  • Amanda Magri Eller

    Achei péssimo o serviço e o avião. Além de não ter conforto suficiente para uma viagem longa, tivemos vários problemas com troca de assento. Nos aborrecemos muito com a companhia.

  • Jordana

    E então, Gabrielle, você conseguiu fazer esse passeio??? Quero muito saber como funciona e onde devo procurá-lo no aeroporto. Obrigada

  • Mellina

    Pessoal: NÃO VÔOEM DE COPA! Não vale a pena o stress e a encomodação. Se você tiver a sorte de não ter nenhum problema, OK. Se tiver qualquer problema, esqueça! Eles nunca vão te retornar e-mail ou ligação. Meu marido veio para os Estados Unidos me visitar e foi só dor de cabeça. Primeiro que na vinda, chegando no aeroporto a comissária deu o formulário errado e ele ficou 1 hora na imigração se explicando, pois a moça du um formulário de cidadão americano. Segundo, a tripulação não fala inglês nem português! O avião que voa Brasil-Panamá é super pequeno e o serviço de bordo bem precário. No retorno dele ao Brasil, uma bagunça no checkin. Eles pediram para colocar as malas na lateral, misturaram todas as bagagens, a maior confusão e as atendentes muito mal preparadas. Na hora de pagar a bagagem extra me cobraram os $75 da mala + $100 de excesso de bagagem sendo que a mala tinha 30 kg sendo que o máximo é 32kg! Pedimos para que a anta que estava nos atendendo nos mostrar onde estava escrito a cobrança do tal excesso de peso e ela não encontrou em lugar nenhum! A coisa começou a esquentar, eu já estava totalmente sem paciência com a burrice daquela cristã que paguei os $175 para meu marido não peeder o vôo. Para nossa surpresa, chegando em SP, a Tam não reconhece a parceria com a Copa e PASMEM, TIVEMOS QUE PAGAR MAIS R$215 PELA MALA!!! Após o incidente, entro em contato com a Copa que nunca retorna e diz que eu tenho que entrar em contato com a Tam, sendo que o bilhete foi emitido pela Copa! Nem português eles falam direito!!! Após essa nossa péssima experiência comecei a pesquisar na Internet e vi que a Copa tem comunidades contra ela devido a bagagem extraviada que nunca apareceu e desaparecimento de coisas que estavam dentro de malas. No final das contas to achando até que tive a sorte de não ser furtada, apenas assaltada! Gente, NÃO COMPREM DESSA COMPANHIA PODRE. Se vcs tiverem qualquer problema de extravio de bagagem, pagamento, qualquer coisa, eles nunca vão responder. Isso se vcs tiverem a sorte de sairem vivos. Pq se o checkin, o setor de bagagem e os atendentes são despreparados e atrapalhados imaginem os pilotos e a manutenção do avião… Copa, NUNCA MAIS!!!!

    • André França

      tive mais de 19 voos com eles, e sempre foi tudo tão normal, até melhor do que a TAM, mas fica a dica: acontecendo essas coisas, nem perde teu tempo, vai logo no pequenas causas, já ganhei varias causas, Air france ate me proibiu de voar com eles kkkkkkk

  • Tiago Leal

    Achei o post excelente!

    Só fiquei preocupado com uma coisa, tenho 1,91 e passo literalmente APERTADO em voos da Gol e Webjet, mas em viagens de no máximo 1:30h. Agora imagina BHZ-PANAMA?! Será que eles serão solícitos se eu pedir uma saída de emergência? Nunca tive sorte com o seatguru e fiquei na duvida se compensa pagar um pouco mais para acomodar minhas pernar… hahaha.

    Um abraço.

  • Tiago Leal

    Oi Diego, tudo bem?

    Então, comprei bilhetes e vou viajar pela COpa em junho. Mas fiquei realmente mto preocupado com essa falta de espaço entre as poltronas. No site, na área do passageiro tem um mapa do avião para reservar lugares, sera que eu confio nele ou é mais garantido ligar lá e insistir por um lugar menos desconfortável? Minhas pernas são gigantes, cara. Tenho um 1,91 e 6 horas espremido não vai rolar. hahaha

  • Luís Fernando

    Alguem sabe dizer se nas conexões em PTY, devemos despachar as bagagens novamente e fazer outro check-in? Por exemplo, vou pra CUN pela Copa e a conexao em PTY é de 1h15min, precisarei pegar a bagagem e fazer outro chekin?

    abraços

  • João fernande

    Quando viajei a Santo Domingo foi a serviço pela AMBEV , hoje gostaria de saber qual o valor da viagem para Santo Domingo .

    Abraços

    João Fernandes

  • André Luis Li

    Viajei pela Copa, trajeto: Rio – Panamá- Los Angles. Isso ano passado. Resmidamente: trata-se de uma Cia pontual; com excelente serviço de bordo, as refeições eram boas e bem servidas, bem como as bebidas; o preço é muito atrativo, geralmente mais barato que as Cia mais famosas; só peca pelo conforto das aeronaves, pois a poltrona proporciona pouco espaço, realmente vc fica num aperto.

  • Mario Costa

    Já voei com a COPA no techo GRU-PTY-PUJ-PTY-GRU e foi tudo EXCELENTE.

  • Renato Almeida

    Muito bom o post.

    Gostaria de saber sobre a conexão no Panamá, é fácil localizar o portão certo de embarque?? Vou para Punta Cana fazendo conexão no Panamá, e como nunca saí do Brasil, fico em dúvida nesses pequenos detalhes, por isso a pergunta aparentemente tão "besta".rsrsrs..

  • Rodrigo

    Galera já trabalhei na Copa, é uma excelente empresa com aviões novos, pontualidade e serviço de bordo muito bom. Porém quando se trata de bagagem é um grande pesadelo, o avião, um 737-700 é muito pequeno para fazer o trecho Rio-PTY-Rio (aproximadamente 7 horas) o que influencia em muito sua autonomia. Sendo assim é necessário abastecer até o limite desta aeronave seu tanque de combustível. Pra quem não sabe combustível na aviação é colocado em Libras, ou seja, por peso. Mais combustível significa mais peso e menos capacidade de carga, já que toda aeronave tem seu limite! Em más condições de tempo aumenta o consumo de combustível o que se faz necessário abastecê-lo por completo, sendo assim diminuindo sua capacidade de carga de bagagem. Não fique surpreso na chegada ao Rio quando for retirar suas malas na esteira de bagagem e não encontrá-las, as suas e as de mais 50 ou 60 passageiros, isso mesmo vôo a vôo se torna a chamada bola de neve. Você recebe sua mala 2 dias depois onde 80% por centos dos casos esta quebra, violada e ou saqueada. O que é uma pena, uma companhia tão boa com preços excelentes, mas com um avião muito pequeno para voar para o Rio e São Paulo. Quem sabe um dia a Copa se conscientiza disso! Acesse o link abaixo dos Juizados Especiais e veja a quantidade de processos contra a Copa Airlines por problemas com bagagens! Espero ter ajudado! Vale a pena lembrar que este problema ocorre mais em alta temporada! Abraço a todos!

    http://srv85.tjrj.jus.br/consultaProcessoNome/Con

  • Ludmila

    Vou para a Rep. Dominicana em outubro e a maioria dos voos oferecidos para a data da minha viagem tem conexão na Cidade do Panamá. Eu vi que a sua conexão na ida foi de cerca de 1h30min. Foi suficiente? Dá tempo de uma paradinha para comprar alguma coisa rápida no Free Shop?

    Excelente post!

    PS: Apenas para atualizar a informação do post, Brasília já conta com um voo direto para PTY.

  • Mariana

    Queria saber se eu consigo pontuar na star alliance voando de copa???.

  • ssanches4

    Voei Copa em março, de São Paulo Orlando, tudo de bom, apenas a distancia entre as poltronas deixa a desejar, apertado, por ser um voo internacional poderia melhorar.

    • Iva

      VIXIIIII…..estou impactada com o TAMANHO ENTRE AS CADEIRAS. E A LARGURA DOS ASSENTOS???
      Meu DEUS quanta ganancia. O que adianta cobrar mais barato e espremer os passageiros ?
      Já soube que nem cadeira Executivo tem. Deve ser uma fortuna.

  • Cecilia

    Vou para Washington, com escala no Panamá,de uma hora, pela Copa…como nunca viajei, preciso saber como é a escala, se a gente fica pega a mala, faz o checkin de novo, se tem alguem explicando em portugues…obrigada

  • Vander

    Diego, com relação as tarifas, penso que muitas vezes o interesse da cia aérea é preencher o trecho mais longo, ou seja o trecho que tem mais custo. No exemplo que vc citou a cia pode ter oferecido conexões mais baratas ou até nem cobrar o trecho menor. Isso incentiva a lotar o trecho maior, porque é preferivel "bater lata" (avião vazio) num trecho pequeno do que num trecho transatlântico. Isso acontece principalmente com cias aérea de bandeira. Outro exemplo poderia ser o POA/BUE/Bariloche. Tipo assim: "Faço um preço bem mais baixo no trecho internacional menor,para lotar a conexão maior, ou vice versa, faço um preço normal no trecho internacional (POA/BUE) e diminuo o valor do trecho domestico (BUE/Bariloche). Resumindo, como tudo depende da oferta e da procura, as tarifas nem sempre "correspondem" ao custo do trecho que vc esta utilizando. Espero não ter confundido rs rs rs Um abraço.

  • Tiago Leal

    Pessoal, alguém sabe me falar qto pode levar de bagagem? Tô indo confins-panama-miami e depois nyc-panama-confins e não estou achando onde fala…

    Abs

  • camila

    Minha maior dúvida também é sobre a bagagem! Tenho conexão no panamá e não sei se precisarei pegar as malas e fazer outro check-in!

    Meu voo é GRU-PTY-LAX em junho… obg

  • Gabriela

    Eu também quero saber se é necessário despachar novamente a bagagem! Minha conexão é de menos de 1 hora! Se precisar fazer isso acho que não dará tempo!!! Tô começando a ficar preocupada….

  • Patricia

    Oi Rodrigo

    Obrigada pelo post.

    Uma pergunta – o avião 73g é pequeno também?

    A copa está voando POA-Toronto por US$ 554 – achei o preço fantástico e estou seriamente cogitando viajar de Copa.

  • Rodrigo

    Olá querida! Como lhe falei o grande problema da Copa é bagagem, fora isso a companhia é excelente! evite despachar qualquer iten de valor como, máquina fotográfica, laptop, relógio e afins. Qualquer item de valor, é se possível passe um protect bag na sua mala!Vale a pena também um seguro bagagem que pode ser oferecido até mesmo pelo seu cartão de crédito!O avião 737-700 tem capacidade para 124 passageiros o 737-800 capacidade para 154 passageiros. Possívelmente vc vai do Panamá até Toronto de 737-800 uma vez que a copa utiliza ele para fazer Nova York, e Toronto tá bem mais longe, se faz necessário um avião maior, e também por estatus de mostrar um serviço maior. Cheguei sexta dia 27 de San Francisco via Miami com a Americam paguei 2860,00 reais, nada barato mas o serviço foi inpecável! Bem te desejo sorte! Qualquer dúvida é só escrever!

  • Luís, não precisa despachar a bagagem novamente.

    Depois da sua partida no Brasil, você só voltará a ver a sua mala no destino final. O mesmo acontece na volta.

  • Renato, é bem simples. O aeroporto no Panamá é um terminal único e os portões ficam em sequência, além de ser tudo muito bem sinalizado.

  • Foi bastante suficiente. O aeroporto não é tão grande e os portões são próximos… Indico que você assim que chegar veja onde fica o portão que irá embarcar no próximo voo e aí vá andar pelo free shop.

    Dá pra você literalmente passar pelo free shop, pois são várias lojas em um corredor que atravessa todo o terminal de passageiros.

  • Mariana, apesar da Copa não participar da Star Alliance, a Continental que é dona dela e compartilha o mesmo programa de milhagens (One Pass) faz parte da aliança.

    No caso você ficará com os pontos presos ao One Pass, mas poderá emitir passagens nas cias participantes da Star Alliance (TAM por exemplo) utilizando a tabela de resgate e fazendo a emissão pelo One Pass.

  • Cecilia, não há ninguém explicando em português, mas ao fazer o check-in no Brasil você já receberá os bilhetes dos dois voos e recomendo que confira em qual portão irá embarcar no Panamá, para que assim que chegar ao aeroporto ir até ele e embarcar para a segunda etapa da sua viagem.

    Não é preciso pegar as malas e fazer um novo check-in.

  • Tiago, são 32 kgs.

  • Não precisa, Camila.

    Despachando em GRU você só terá a restituição das suas malas em LAX.

    Boa viagem!

  • Não é necessário, Gabriela.

  • Pietro

    Viajarei pela Copa no voo POA (Porto Alegre) – PTY (Panamá)- PUJ (Punta Cana).

    Estou animado com os comentários que aqui li, parece ser indiscutível que a Copa é uma companhia pontual.

    Quanto ao serviço de bordo e espaço, há informações conflitantes.

    Espero ter sorte e pegar um voo com uma equipe preparada.

    Está programado o voo num 737-800, alguém já fez trechos longos com ele, na Copa?

  • Zilmar

    Amigo, prepare-se para viver horas de muuiitoo aperto, tenho 1,72 e foram horas de terror. Mas se quizer economisar vale a pena

  • Luiz de Brasí

    Consta do site da Copa que os vôos a partir de Brasília começarão em 19.06.2011.

  • Gabriela

    Muito obrigada pela resposta Diego!

  • Jackeline

    OI, Diego!

    Gostaria de saber se vale a pena viajar na classe executiva ca Copa Airlines. Eles estao com bom preco para uma viagem p Miami (vou comprar so o ticket de ida, pois o de volta tiro com milhas). Nao sei como sao as poltronas… se vale a pnea pagar 1000 reais a mais p viajar nessa classe… como o voo eh longo e para no Panama, achei q pode valer o investimento! Sera q pode me ajudar com essa informacao? Muito obrigada! 🙂

  • Cesar

    Diego e amigos. Voarei para Aruba e reservei os assentos para os voos. Pergunto: A fileira 14 do boeing 737 800 reclina o banco? E a fileira 12 do Embraer 190? Obrigado

  • Camila

    Cesar, esse site vai responder suas dúvidas!
    http://www.seatguru.com/

  • Camila F.

    Leo/Diego,

    Graças às dicas do Melhores Destinos, vou pra Aruba em outubro (eba!), com uma conexão no Panamá de VINTE E QUATRO horas. Minha dúvida é se precisa pegar as bagagens e despachar no outro dia, ou se pego tudo só em Aruba mesmo. Obrigada!!

  • Marina Mendon&ccedil

    Boa noite.

    Viajarei para LA e farei conexão de 9 horas no Panamá. Li no site do aeroporto que eles cobram uma taxa de 30 dólares (???) para conexões acima de 9 horas. Isso procede?

    Obrigada

  • Julia FR

    Olá Diego, gostei muito do que você escreveu, é uma dica e tanto para quem vai fazer o mesmo trajeto. Eu e meu marido vamos a Cancun em fevereiro do ano que vem pela copa airlines. Tenho uma curiosidade: Você utilizou o SAE, o visto eletronico mexicano, que pode ser utilizado em voos da copa airlines e da aeromexico? Se sim, como foi a experiencia?

    Obrigada!

  • Pietro, os voos SP-Panamá-SP foram todos no 737-800.

    O que encontrei de problema nele é o fato de não ter o sistema de entretenimento que o 737-700 possuía, que por mais limitado que fosse, já era alguma coisa.

    O conforto é padrão. Espaço bem limitado para as pernas, mas nada insuportável.

  • Olá, Jackeline!

    Sinceramente? Não. A não ser que você tenha algum problema de coluna ou limitação que te incomode o fato de viajar em uma poltrona de classe econômica.

    Se fosse um voo direto eu diria que valeria a pena, mas como tem a parada no Panamá e dá para circular pelo aeroporto, acaba que você não sente tanto o efeito (desconforto) de uma viagem longa.

    A diferença básica da executiva para a econômica são poltronas mais largas, mais espaço para as pernas e serviço de bordo diferenciado. Não espere poltrona que incline 180º e demais "mimos" que as empresas maiores que fazem voos diretos proporcionam.

    Espero ter ajudado!

  • Camila,

    Como são 24h de conexão, posso presumir que você sairá do aeroporto, correto?

    Caso a resposta seja positiva, você terá que retirar a bagagem e despachá-la novamente quando pegar o voo para Aruba. Caso fique dentro do aeroporto, não necessitará pegar as bagagens, nem despachá-las mais uma vez.

    Não recomendo que fique no aeroporto, até por que as opções de alimentação são bastante limitadas e não há o que fazer. A única distração é que há internet wi-fi free em todo o aeroporto, mas dá pra conhecer bastante coisa na Cidade do Panamá com esse tempo disponível.

    Uma curiosidade: Por que ficou essa janela tão grande entre um voo e outro?

  • Marina,

    Como nunca ouvi falar nessa taxa, entrei no site do aeroporto para procurar. Fiquei surpreso em ver que essa taxa é cobrada, mas pelo que li ela já está incluída no bilhete aéreo.

    No site diz que são 20 dólares e por via das dúvidas, leve esse valor na carteira para pagar caso te cobrem.

    Não sei como está o aeroporto atualmente, mas quando a gente desembarcava, ficava em uma área de livre acesso (sala de embarque) com muitas lojas e alguns restaurantes… não passamos por nenhum lugar restrito onde poderiam fazer alguma cobrança antes de embarcar no próximo voo.

    Por favor, quando voltar nos conte a sua experiência!

  • Olá, Julia!

    Que coisa boa! Aproveitem bastante a cidade.

    Quando viajei ainda era preciso ter o visto mexicano/americano. Pelo que soube, o SAE facilitou bastante, bastando solicitar no site da Embaixada/Consulado e apresentá-lo no momento do check-in e na entrada/saída do México juntamente com o seu passaporte.

    Disponha!

    • Julia FR

      Diego muito obrigada por responder! Deixa eu só tirar mais uma dúvida: Para entrar no méxico como requisito você tem que declarar que possui quantos doláres/dia mais ou menos (posse de recursos financeiros para se manter no país)?

      Obrigada mais uma vez!

  • Gostaria de saber como é questao de passagens tipo a copa me mostra saida de cancun 10:00 AM mas em cancun será 10:00 AM ou 7:00 AM ??? alguem saberia me dizer??? vlw

  • Camila

    Diego,

    Me desculpe pela demora em responder, só vi hoje… Então, foi uma promoção da COPA, na época, por R$1.050,00, por pessoa, ida e volta, já com taxas e impostos. E a ÚNICA opção de horário era essa, acredita! BSB-Panamá saindo dia 16/10, 06:41 / 09:48. Panamá-Aruba dia 17/10, 09:08 / 12:08. Bom, vai dar tempo de conhecer o Canal do Panamá, fazer um city-tour rápido. Acho que, no final das contas, vai acabar sendo legal!

    Obrigada pela resposta e um abraço!

  • Cristiano Gregorius

    fantástico esse site…

    fiquei fã

  • Camila

    Roberto, no site da COPA eles mostram o horário do local em questão, ou seja, 10:00 AM em Cancun.

  • Marcia Brazão

    Rodrigo, muito obrigada por seus comentários, parabéns por dividir suas experiencias conosco. Estou preocupadíssima com o furto de malas pela COPA, já viajei em 2008 por ela Manaus-Miami Orlando-Manaus e nao sumiu nenhuma bagagem. Vou em novembro de 2011 Manaus-Orlando-Manaus. Vi que vc colocou a questão sobre a autonomia do avião que pesava demais para RJ e SP. Como o voo para Manaus é mais curtinho (3 hrs)será que isso influencia para que as bagagens possam vir no avião? Onde ocorrem os roubos? No Panamá? Vc acredita que o protect Bag ajudem a evitar os furtos?

    Muito obrigada..

  • Braulio Pena Medeiro

    Viajamos em família no trecho BH-NY-BH e não tivemos uma viagem agradável .. Desde o início os problemas foram constantes: Falta de funcionários da Copa na organização do check in em BH / Demora na conexão em Panamá City / Desorganização total no check in em Nova Iorque Aeroporto Newark .. A Continental tem filas enormes e o check in pode demorar até 3 horas / E o pior da viagem – Ao chegar em Belo Horizonte nenhuma das 6 malas apareceram (E até hoje não temos notícias das mesmas) e não há ninguém da Copa Airlines para dar notícias.

    E para maior surpresa ao ligar para o 0800 da Copa Air Lines recebemos a seguinte resposta: "Não adianta ficar ligando para cá porque o nosso sistema é inoperante e não tem notícia/registro de nada".

  • Pedro

    Pessoal, sou de Brasília e acabei de voltar de Miami pela Copa! No meu vôo de volta, segundo um funcionário da empresa, mais de 30 volumes ficaram no Panamá! Recebi minha mala 2 dias depois da minha chegada, mas o stress foi grande.

    Cuidado com o que colocam na bagagem a ser despachada!

  • Luiz Carlos

    Diego, boa noite! Veja se vc pode me ajudar. Estarei retornando pela Copa, Miami/Panamá/Brasília, só q. o tempo de um voo p/ o outro e de apenas 1h; chegada ao Panamá, 17:32/saída Panamá/Brasília,18:32 h. Gostaria de saber se a Copa despacha as bagagens p/ o outro voo, já q. e da mesma companhia. Diego, ante já agradeço.

  • IDA PAOLUCCI

    QUAL SERIA A MELHOR OPÇAO PARA EVITAR O EXTRAVIO DAS BAGAGENS??? ESTOU INDO PARA NY AGORA EM AGOSTO COM A MINHA FAMILIA (FILHOS) E PROVAVELMENTE NA VOLTA ESTAREMOS COM AS BAGAGENS CHEIAS.

    SO COMPREI COPA POR CAUSA DO HORARIO POIS PRECISAVA SAIR DE SP DIA 28 NO HORARIO DA MANHA E ESTE VOO É AS 11:45 HRS E A OUTRA OPCAO QUE EU TINHA ERA A TAM (UM ABSURDO DE PREÇO)ALIAS SOMOS EM 5 PESSOAS.MAS ESTOU PREOCUPADA COM A BAGAGEM POIS ESTAMOS INDO ASSISTIR O USOPEN DE TENIS E MEUS FILHOS DEVEM TRAZER ALGUNS EQUIPAMENTOS DE TENIS TIPO RAQUETES , CORDAS , ETC O QUE CUSTA UM POUCO CARO

  • Rodrigo Afonso

    Copa air?kkkkkkk….nunca mais…mas esses mexicanos desgramados vão me pagar,e na justiça! Fui pra Cancun com minha noiva..viagem maravilhosa, ótimos preços, tudo perfeito. Comprei vários perfumes, óculos,relógio…tudo perfeito até chegar em casa, abrir minha mala e encontrar as caixas vazias..rs. É rir pra na chorar.Mas também, convenhamos, 4 horas na conexao do Panamá, deu tempo pra fazerem a festa na mala de muita gente. Como imaginava, tentar contato com a empresa é irrelevante. Quem sabe na justiça eles criem vergonha na cara e paguem. Esse semana dei entrada no juizado especial de Brasília. Vamos ver o que dá. Quando sair a causa eu coloco o resultado pra voces. Nao aconselho a ninguém. Realmente foi um barato que saiu caro, e muito! Nunca mais Copa air, a nao ser com uma cobra dentro da mala pra ao menos inibir esses ladroezinhos!

  • Rodrigo

    Olá Marcia, como vai?

    Não quero lhe deixar preocupada em relação a viagem, mas sim é algo possível de acontecer, salvo engano o avião que faz Manaus-Panamá éum Embraer 190, menor ainda. Mas em se tratando de um vôo de apenas 3 horas as chances de restrições no vôo são bem menores o que evita deixar malas de passageiros no chão. É evidente que os problemas com bagagens e tantos outros ocorrem mais na alta temporada, o que nós brasileiros deveriamos aprender a evitar para depois não chorar as pitangas. O protect bag sim evita problemas pois dificulta a ação de violadores de malas (anote o número do lacre de sua mala, se possível tire fotos das malas no Check-in mostrando que vc está entregando a companhia em perfeito estado)e com lhe falei não despache intens de valor na bagagen despachada (coisa difícil p quem retorna dos EUA)Enfim desejo-lhe boa viagem é um excelente retorno. Dica: Coloque o seu endereço e contatos dentro da mala, este é o último recurso usado pela companhia para encontrar o dono(a)de uma mala após todas as tentativas cabiveis.Relaxe e tenha uma boa viagem e chegue cedo p o check-in em caso de overbooking os últimos a chegar ficam no chão e recebem a triste nptícia que não viajam!Eu mesmo já dei essa notícia p/ muita gente, infelizmente!

  • Joe Silva

    Rodrigo, lamento mto sua perda!

    Eu, minha esposa e 2 criancas fizemos o trecho BSB/PTY/MIA > MIA/PTY/BSB, voltamos dia 3/08 e no nosso caso, tudo correu bem, exceto pelas 22 horas q fomos obrigados a ficar em stopover em Panama City. Parece q a Copa esta tentando levar turistas p/ o Panama, so pode ser…

    Qndo comprei as passagens online, nao percebi este detalhe, ate msm pq isto jamais ocorreu, geralmente os stopover sao so de algumas poucas horas, alem do mais p/ por mais sal na ferida, qndo liguei p/ reclamar o func. da Copa disse q nao podia fazer nada, alem do mais teriamos q pagar taxa de embarque de USD$40.00 p/ cada um de novo, ou seja, ja haviamos pago a taxa de embarque em Miamai, nosso destino era o Brasil, mas por causa do stopover disseram q ia ter q pagar… mas no fim ate q nao foi tao mal, resolvemos passear por Panama City, achamos taxi, guarda bagagem e hotel a precos modicos, dai visitamos o Canal do Panama e fizemos o City Tour, o taxi custou 70.00 Dolares, por 6 horas andando c/ a gente. Como disse, nao foi mal, agora, se me perguntarem se faria isto de novo, a resposta e nao, so 1 vez valeu, de agora em diante se possivel, prefiro pagar um pouco mais por um voo sem escalas, em um aviao maior. Detalhe: NAO NOS COBRARAM AS TAXAS DE RE-EMBARQUE EM PTY.

    Quanto a roubo de objetos despachados dentro das malas, acho q o ideal e trazer tudo q for de valor e/ou fragil dentro do aviao c/ a gente…

  • Rossana

    Estou indo pela copa do Rio/NY, chegarei as 6.30am e as 6.00pm embarcarei pra NY, como vai demorar o dia inteiro, estava pensando em ir conhecer o canal e comprar um chapeu(onde tem preço bom???heheh)Tem algum onibus turistico pra fazer esse passeio? e minhas malas??fica com ela ou tem lugar pra guarda-las?estava vendo outros comentarios,essa taxa do aeroporto que falam,num entendi

  • Chris

    Olá, por favor, precisamos fazer a vacina para febre amarela mesmo em conexão para Cancun (não saindo do aeroporto)?

    Obrigada

  • Denis Carvalho

    Sim, mesmo para conexão precisa da vacina!

  • Voei pela Copa em Jun/2011, BSB>PTY>MIA, e volta em Ago/2011, MIA>PTY>BSB. Despachamos nossas malas em MIA, retiramos 2 hrs depois ao chegar a PTY, pq tivemos q ficar 22 hrs la, fomos ao balcão de info., q e otimo la, ai colocamos as malas no guarda-volumes do aeroporto (3 USD$ cada mala grande), dai fomos p/ um Hostel (barato e +-), no outro dia tomamos um Taxi q nos foi recomendado, USD$ 70,00, alias, tudo la no Pamama e em Dolar Amer., visitamos o canal do Panama e a Cidade do Panama, q eu recomendo, mas q p/ mim, 1 vez valeu.

  • Rossana, no aeroporto de Tocumen, q diga-se de passagem achei melhor do q qq aeroporto do Brasil, eles tem um excelente balcão de Info., vc pode deixar suas malas no guarda-volumes do aeroporto, custa 3 dolares cada, nos deixamos as nossas e achei o serviço muito bom e seguro. As opções de transporte por la, tem somente Taxi e Vans pelo q vi. Nos fretamos um Taxi p/ fazer city tour e passeio pelo Canal do Panama por 70 dolares, por 6 seis horas, e no final ficamos satisfeitos, foi um programa legal, agora, o pais e de terceiro mundo mesmo, tipo o Brasil, então e bom ter certos cuidados.

    Espero ter ajudado, boa sorte!!

  • Rossana

    Joe…Obrigada por responder, assim que chegar de viagem eu posto aqui.

  • O Aeroporto de Tocumen, na minha opinião, ganha disparado dos principais aeroportos q conheço no Brasil, q são… GRU, BSB, CNF, e Rio-Galeão, entre outros menores. Parece ate aeroporto dos EUA, p/ vc ter uma ideia, e o atendimento por la, pelo menos na nossa experiencia, foi muito bom, povo simples mas educados e atenciosos, alias, todos os Panamenhos c/ quem mantivemos contato foram educados e atenciosos conosco.

  • Pedro Escobar

    Viajarei pela copa janeiro deste ano, pela classe executiva e gostaria de saber se existem salas vip nos aeroportos, e se são bem cuidadas ou muito cheias.

  • Minha primeira (e única!) experiência com a Copa Airlines não foi lá das mais agradáveis. Acabei de voltar da Cidade do México, com escala no Panamá, para o Rio de Janeiro e me deparei com a desagradável surpresa de não encontrar a minha mala na esteira do aeroporto do Galeão. Como alguns já relataram aqui nessa página, a justificativa que me deram foi a de que a aeronave precisava de mais combustível, e que, por isso, o comandante ordenou que bagagens fossem removidas. Ou seja, a minha foi uma delas e ficou no Panamá, sendo-me prometida de que seria enviada no vôo de hoje (domingo, 18/09), chegando amanhã no meu endereço.

    A bagagem da minha mãe veio, mas sem o cadeado e com os pertences todos remexidos. Constatamos que outras pessoas sofreram o mesmo problema de violação do lacre, além das também malas ausentes, como as minhas – de pelo menos uns quinze passageiros. É revoltante, sem mencionar que não é nada ético removerem a sua bagagem para que tenham de abastecer o avião. Deveriam se preocupar antes com isso, no limite de assentos e/ou de volumes.

    Desconfio que uma das razões para que isso aconteça é que há apenas um único vôo do Panamá para o Rio por dia. E do Panamá ocorrem as conexões para diferentes lugares da América Latina e dos Estados Unidos, principalmente Los Angeles e Orlando. Ou seja, todas as pessoas que viajam aqui pela América Latina voltam no mesmo vôo com aqueles que vêm dos EUA, carregados de bagagens, caixas de papelão com televisores, eletrodomésticos, enfim… aquela coisa mesmo de sair comprando nos outlets a preço baixo. Isso fica evidenciado no interior da aeronave, onde as pessoas perdem totalmente o bom senso e levam malas gigantes como se fossem mochilas ou malas de mão. Os aviões da Copa não têm esse espaço tampouco estrutura para isso. Senti-me lesado por ter cumprido com todas as exigências, viajando com uma bagagem com peso muito inferior ao limite (12kg) e, por causa disso, minha mala ficou ao Deus dará.

    Além desse total inconveniente, que não sei se estarei ileso de um possível roubo de coisas da minha mala, as aeronaves são muito desconfortáveis. Nos dois vôos de ida para a Cidade do México, eu e minha mãe sofremos com o mínimo de largura entre um assento e outro nem nos ofereceram travesseiro e manta. Uma pessoa mais gorda possivelmente não conseguirá viajar na classe econômica. Os comissários de bordo não são eficientes: demoraram (em todos os vôos, tanto de ida como de volta) uma média de 40 minutos para servir e/ou remover as bandejas com as refeições após o início do serviço.

    Agora o que contribuiu muito para que os vôos entre o Rio e o Panamá fossem os mais detestáveis foi a falta de disciplina dos passageiros brasileiros. As pessoas não conseguem se enquadrar em normas, estão sempre levantando, caminhando, atrapalhando e incomodando outros passageiros. Como já disse, viajam cheio de tralhas que deveriam ser despachadas. Houve um caso de uma mesma pessoa ocupar todo o espaço de um compartimento superior sem se preocupar se os outros teriam coisas para guardar também. Uma senhora, carregada de sacolas e uma bagagem de quase 1 metro de altura, estava num dos últimos assentos e mesmo assim não se importou de ir até a classe executiva para guardar suas coisas nos compartimentos de lá. A má educação impera nesses vôos "baratos". Foi muito inconveniente.

    A Copa Airlines é uma companhia de preços competitivos mas, tendo em vista a minha experiência, definitivamente NÃO COMPENSA – pelo menos no meu caso. Íamos voar para o México pela American Airlines e por causa de R$ 300 de diferença, escolhemos a Copa e nos arrependemos amargamente. Aprendemos a lição de que, para viajar, é melhor pagar mais caro, viajando por uma companhia aérea mais conhecida e mais estável.

    Lembram-se: O BARATO SAI CARO.

  • Minha primeira (e única!) experiência com a Copa Airlines não foi lá das mais agradáveis. Acabei de voltar da Cidade do México, com escala no Panamá, para o Rio de Janeiro e me deparei com a desagradável surpresa de não encontrar a minha mala na esteira do aeroporto do Galeão. Como alguns já relataram aqui nessa página, a justificativa que me deram foi a de que a aeronave precisava de mais combustível, e que, por isso, o comandante ordenou que bagagens fossem removidas. Ou seja, a minha foi uma delas e ficou no Panamá, sendo-me prometida de que seria enviada no vôo de hoje (domingo, 18/09), chegando amanhã no meu endereço.

    A bagagem da minha mãe veio, mas sem o cadeado e com os pertences todos remexidos. Constatamos que outras pessoas sofreram o mesmo problema de violação do lacre, além das também malas ausentes, como as minhas – de pelo menos uns quinze passageiros. É revoltante, sem mencionar que não é nada ético removerem a sua bagagem para que tenham de abastecer o avião. Deveriam se preocupar antes com isso, no limite de assentos e/ou de volumes.

    Desconfio que uma das razões para que isso aconteça é que há apenas um único vôo do Panamá para o Rio por dia. E do Panamá ocorrem as conexões para diferentes lugares da América Latina e dos Estados Unidos, principalmente Los Angeles e Orlando. Ou seja, todas as pessoas que viajam aqui pela América Latina voltam no mesmo vôo com aqueles que vêm dos EUA, carregados de bagagens, caixas de papelão com televisores, eletrodomésticos, enfim… aquela coisa mesmo de sair comprando nos outlets a preço baixo. Isso fica evidenciado no interior da aeronave, onde as pessoas perdem totalmente o bom senso e levam malas gigantes como se fossem mochilas ou malas de mão. Os aviões da Copa não têm esse espaço tampouco estrutura para isso. Senti-me lesado por ter cumprido com todas as exigências, viajando com uma bagagem com peso muito inferior ao limite (12kg) e, por causa disso, minha mala ficou ao Deus dará.

    Além desse total inconveniente, que não sei se estarei ileso de um possível roubo de coisas da minha mala, as aeronaves são muito desconfortáveis. Nos dois vôos de ida para a Cidade do México, eu e minha mãe sofremos com o mínimo de largura entre um assento e outro nem nos ofereceram travesseiro e manta. Uma pessoa mais gorda possivelmente não conseguirá viajar na classe econômica. Os comissários de bordo não são eficientes: demoraram (em todos os vôos, tanto de ida como de volta) uma média de 40 minutos para servir e/ou remover as bandejas com as refeições após o início do serviço.

    Agora o que contribuiu muito para que os vôos entre o Rio e o Panamá fossem os mais detestáveis foi a falta de disciplina dos passageiros brasileiros. As pessoas não conseguem se enquadrar em normas, estão sempre levantando, caminhando, atrapalhando e incomodando outros passageiros. Como já disse, viajam cheio de tralhas que deveriam ser despachadas. Houve um caso de uma mesma pessoa ocupar todo o espaço de um compartimento superior sem se preocupar se os outros teriam coisas para guardar também. Uma senhora, carregada de sacolas e uma bagagem de quase 1 metro de altura, estava num dos últimos assentos e mesmo assim não se importou de ir até a classe executiva para guardar suas coisas nos compartimentos de lá. A má educação impera nesses vôos "baratos". Foi muito inconveniente.

    A Copa Airlines é uma companhia de preços competitivos mas, tendo em vista a minha experiência, definitivamente NÃO COMPENSA – pelo menos no meu caso. Íamos voar para o México pela American Airlines e por causa de R$ 300 de diferença, escolhemos a Copa e nos arrependemos amargamente. Aprendemos a lição de que, para viajar, é melhor pagar mais caro, viajando por uma companhia aérea mais conhecida e mais estável.

  • Rita Leite

    Gente estou desesperada, horrorizada, morrendo de medo e preocupadíssima! Eu e meu marido vamos para Miami mês que vem com uma escala no Panamá de mais ou menos 1h40min e estou morrendo de medo de extraviarem nossas malas! Tem alguma coisa que posso fazer para tentar evitar isso??? Por favor, alguém pode me ajudar? Obrigada desde já!

  • BERNARD BRAUN

    Acabei de voltar de NY, voando pela COPA AIRLINES. Saímos de Bsb na madrugada do dia 04 de Setembro, e regressamos no dia 15/09. Minha primeira impressão ao entrar no avião da COPA é que definitavamente trata-se de uma companhia boa, com algumas limitações, mas que cumpre a risca o que se está pagando. Ou seja, o transporte do passageiro e de sua mala!

    No voo de Bsb para a Cidade do Panamá, gastamos aproximadamente 5:40 hrs, e correu tudo tranquilo. Foi servido café da manhã, e um almoço relativamente bom. De 0 a 10, classifico o atendimento dos comissários de bordo uma nota 7. Apesar de não falarem português, em todos os nossos voos eles foram gentis e solicitos quando precisou. Seja para tentar arrumar uma manta, ou para buscar um copo de agua. O assento do avião realmente é algo muito pequeno. Tenho 1,89 de altura, e me senti algumas vezes bastante desconfortável, mas nada que tirasse a alegria por ter pago R$1304,00 na passagem de ida e volta para NY. A poltrona que fica na janela, é consideralvamente mais confortavel que a do meio, e a do corredor. Chegando no Panamá, eu e meu primo sentimos um pouco de desconforto na hora da descida. Apesar de ser bem bonito a paisagem, visualizando centenas de navios chegando no Canal, a sensação que tínhamos era que o avião não estava tão bem pressurizado. Resultado: Senti fortes dores de cabeça, ouvido zunindo, e um pouco de tonteira. Mas tudo bem…

    Ao desembarcar, é tudo muito simples. Não existe nenhuma burocracia!

    Você sai do avião, e imediatamente já sai num corredor com alguns pontos de alimentação e inúmeras lojas de Free Shop. Achei os preços bacana, mas como minha escala na ida era de 8 hrs, preferi pegar um táxi e passar o dia num shopping que se chama Albrook Mall. E assim foi feito! Saimos da era de embarque e desembarque, descemos para imigração onde preechemos um papel simples, e saímos para rua. Detalhe: NENHUM MOMENTO foi solicitado comprovante da vacina de Febre Amarela. Mas… Caso pedissem, estava dentro da carteira. Pegamos um táxi, e combinamos o valor total de 50 dolares pelo trajeto Aeroporto x Albrook, ida e volta. O trajeto até esse shopping é legal, com muitas variações de paisagem. O trânsito é hiper super complicado, e eu recomendo um milhão de vezes: NÃÃÃO ALUGUE UM CARRO, pois você vai se perder. Ao chegar nesse shopping encontramos preços maravilhosos (alguns até mais barato que nos EUA). Tênis nike que aqui custa 500 reais, paguei na media de 50 a 80 dolares. Camisetas para homem da Ecko, por 9,99 dolares. Calça Levis 24,99 dolares. Bonés Puma 9,99 dolares. Chuteiras F50 ou nike (igual a que Neymar usa) por 79,00 dolares tinha em todo lugar. Achei fantástico, e nesse shiopping ficamos por umas 4 hrs e gastamos cerca de mil doláres. Ao voltar pro Aeroporto foi bem tranquilo o trajeto, principalmente por se tratar de um domingo. As ruas são bastante policiadas e existe inúmeros radares. Chegamos no aeroporto, entramos na fila para embarque internacional e tivemos que tirar tenis, meia, cinto, relogio, etc.. Feito isso, entramos de novo na area de embarque e desembarque, sem problemas! Fomos para praça de alimentação, e algum tempo depois embarcamos para NY. Ao entrar nesse avião, que é bem maior do que faz o trajeto Brasil x Panamá, a diferença é monstruosa! Esse já um avião maior, mais confortável, e com o interior bastante moderno. Fizemos um voo tranquilo de aproximadamente 5 hrs, e chegamos em NY de madrugada. A imigração foi coisa simples, e não vi nenhum caso de mala extraviada ou roubada.

    Ficamos 10 dias na cidade de NY, e compramos tudo que podíamos e o que não podíamos. Fiquei muito, mas muitoooooooooooo preocupado com a volta. Não saberia qual seria minha reação, se depois de tanta pexincha (fui em todos os outlets de NY) e tanta compra legal, se minha mala fosse extraviada, o que eu faria? Afinal de contas, não queria nenhum dinheiro do mundo para sanar esse problema, queria TODOS meus pertences chegando são e salvos. Pois bem, 1 dia antes da volta compramos cadeados aprovados pelo TSA, e fizemos nossas malas atentando ao peso de 2 malas por pessoa de 32 kg no máximo cada, e uma de mão de 10 kg. Assim foi feito, nenhuma mala excedeu esse peso e fomos para o aeroporto. Logo no check in, o cara pesa mala por mala que vai despachar, mas não pesou e nem perguntou sobre malas de mão. Vi que ele tinha alguns lacres na mesa dele, e além do cadeado, colocamos tbm esse lacre! Entregamos as malas para ele, ele informou que retiraríamos as malas somente em Bsb, e após isso o jeito foi rezar! O voo de volta Ny x Panamá foi tranquilo.. Deviam caber umas 160 pessoas no aviaão, confesso que não tinha nem 70! Ou seja, minha impressão é que todos querem ir para EUA , mas nem todos voltam… O atendimento foi bom, foram servidos café da manhã e almoço, mas nada muito especial que merecesse comentário. Chegamos no Panamá, e como nosso tempo de conexão era somente 4 hrs, decidimos ficar no aeroporto. Na hora de embarcar para Bsb percebemos que o voo seria lotado, visto a quantidade de gente na porta do nosso 'gate'. Entramos sem nenhum problema na aeronave, e percebi realmente a falta de bom senso de várias pessoas com relação a malas de mão. Vi malas exageradamente grandes, e outras que mal cabiam no bagageiro interno. Como fomos um dos primeiros a entrar, percebemos a movimentação dos funcionários colocando as mala despachas. Ficamos apreensivos e rezando para que todas fossem colocadadas. Ao embarcar, eles te pedem para escolher qual das duas malas será prioritária. Um ponto a se destacar é que os funcionários tanto do aeroporto do Panamá quanto de NY, eles não tem o mínimo zelo pelas malas dos passageiros. Jogam , viram, puxam… Não estão nem aí ! Parecem que estão fazendo aquilo de graça, e sem o menor cuidado ou entusiasmo. Pois bem… Para nossa sorte, todas as malas foram colocadas no avião, e o avião veio com 95% de lotação dos passageiros. Esse aviao era antigo, mas nada que atrapalhasse a vontade de chegar em ksa são e salvo! Foi servido lanche, bebidas, jantar e um outro lanche quase na hora de pousar. Chegamos em Brasilia as 02;40 da madrugada do dia 16 de Setembro, passamos pela Policia Federal e resgatamos nossas malas são e salvas, tão como despachamos. Não consigo achar palavras para descrever como fiquei alegre e contente naquele modelo. Pelo que vi, nenhum passageiro ficou com bagagem para trás e/ou teve seus pertences roubados. Para completar minha alegria, no tinha 1 funcionário na receita federal e este por sua vez, estava com uma cara de sono que liberou TODOS sem olhar nenhuma mala. Ou seja, ninguém declarou nada, e ninguém ficou enroscado ou teve que pagar imposto! Chegamos em Casa , e constatamos que realmente NINGUÉM mexeu nas malas. O único ponto a se destacar é que algumas malas vieram com pequenos arranhões e alguns amassados, mas coisa natural de qualquer viagem.

    Minha impressão sobre a COPA?

    É uma empresa honesta naquilo que se propõe a fazer. Não achei que a comida fosse ruim, e o atendimento a bordo confesso que foi melhor do que eu esperava. Foram muito pontuais nos 4 voos, e apesar da falta de conforto, chegamos bem e com todas os pertences. Que é isso que importa. Vi pessoas dentro do avião reclamando do espaço e vi outras reclamando de alguns passageiros espaçosos. Mas na minha opinião, se voce pretende viajar despreocupado, sem nenhum probleminha, sem nenhuma dor de cabeça e com conforto, compre Air Canada ou Fly Emirates!

    Fiquei satisfeito com a COPA, indico a quem estiver em dúvida, e agradeço muito a Deus por não ter tido minhas coisas extraviadas. Talvez seja sorte… Mas é sempre útil você LACRAR sua mala da melhor maneira possivel, e colocar identificação nela caso haja algum imprevisto.

    Detalhe: No voo de volta, sobrevoando as Bahamas, a visão é simplesmentes E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R !!!

    Valeu!

    Para quem quiser ver como foi minha aventura.. Segue:
    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.24747452

    • luiza

      amei ver suas fotos……tudo muito bacana.

  • Marcos

    Amigos estou preocupado, pois vou com toda minha família para Miami dia 15 de junho de 2012, indo de Manaus para o Panamá de Embraer 190 e depois Panamá Miami de 737-800 será que posso ter problemas, o que devo fazer para minimizar problema com bagagens????

  • Claudio Soares

    Já viajei 2x para Istambul pela Turkish, 1 de executiva e a outra de Economica Confort. Aconselho vc a viajar de Economica Confort, é muito muito bom… comida boa, e poltronas confortaveis, pagando um pouco mais… nunca viajei na economica na Turkish, somente em um voo Milao/Istanbul e achei apertada mas o avião era um A321.

  • Eduardo

    PREZADOS AMIGOS:

    EU E MINHA FAMÍLIA ESTAREMOS NOS DESLOCANDO NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA (05/09/2011)PARA CANCUN PELA COPA, SAINDO DAQUI DE BSB.

    FIQUEI IMPRESSIONADO COM OS RELATOS, PRINCIPALMENTE COM HISTORIA DAS BAGAGENS. ORO A DEUS PARA QUE NADA DISSO ACONTEÇA CONOSCO.

    GOSTARIA DE RECEBER MAIS DICAS SOBRE COMO SE PROTEGER DESSAS ENRRASCADAS. AFINAL IREMOS PASSAR MARAVILHOSOS 10 DIAS EM "LA ISLA" E NÃO GOSTARIA DE FICAR COM DISSABOR NA VOLTA (QUE SERÁ ATÉ O GIG E PEGAREMOS UM VÔO DA GOL PARA BSB)

    ALIÁS, UMA PERGUNTA: A GOL TEM PARCERIA COM A COPA …

    UM ABRAÇO,

    EDUARDO 🙂

  • Alexandre Souza

    Colegas acabei de voltar de viagem dos EUA e minha viagem pela COPA foi das melhores. Não tenho nada a reclamar, ótimo preço, checkin antecipado, nenhum problema com bagagens e bom atendimento. Sai de Porto Alegre e desembarquei no Panama (diga-se de passagem um senhor aeroporto) e de lá embarquei para Los Angeles. Uma boa dica para quem vai comprar com antecedência é tentar pegar as poltronas na fileira 14 (saida de emergência), assim o espaço para as pernas, para pessoas mais altas, é mais confortável. A minha volta foi por New York onde fizemos o checkin no aeroporto, tudo muito rapido e prático. A alimentação não é a melhor do mundo, mas sem problemas. Comprei minha passagem de ida e volta por R$ 1.000,00 numa promoção que achei aqui no site Melhores Destinos. Resumo: Posso recomendar para todos a viagem pela COPA. Abraços.

  • Gabriela

    Cheguei dia 4/10 de uma viagem para o Canadá. Também estava bastante apreensiva em relação às malas por causa de comentários que li. Felizmente nada aconteceu com nenhuma mala minha ou dos que viajaram comigo. Na chegada ao Panamá, na volta, como demoraram para abrir a porta do avião, assistimos os funcionários transferindo as malas e realmente é de chorar a falta de cuidado: jogando, colocando virada, deixando cair de uma altura razoável…mas chegaram. Na ida eu "plastifiquei" minha mala mas na volta não encontrei onde fazer isso no aeroporto de Toronto, então só coloquei um lacre, que chegou intacto.

    O serviço de bordo é demorado mas os funcionários são muuuito gentis. Achei estranho que no voo Porto Alegre-Panamá foram servidas 2 refeições e no de volta, 3. Todas muito boas. O único porém das refeições foi que no voo Panamá-Toronto não tinha minha "refeição vegetariana", daí eles enjambraram outra coisa. Mas nos demais voos foi tudo certo, minha refeição especial chegava sem eu pedir! =D

    Em todos os trechos tinha travesseiro e cobertor, passaram filmes razoavelmente bons, assim como séries e vários canais de música disponíveis.

    Também não foi solicitada a carteira de vacinação no Panamá, mas é melhor ter, né?

    Não tenho reclamações da COPA e se conseguir outras passagens tão baratas quanto essa, com certeza volto!

  • Rodrigo

    Olá Diego, como vai?

    Acho q vou sanar sua dúvida, vou usar um termo bem prático! A TAP é uma companhia portuguesa certo? Ela voa para Lisboa certo? Pq não roubar alguns passageiros da KLM q é holandesa? Sim é uma prática das cias, uma rouba paxs da outra! Os assentos são todos de classe econômica, mas esta classe é subdividida em sub classes, ou seja, tem uma classe promocional com alguns assentos com preços melhores para essas tais cnxs! Entendeu? Não é vantajoso para as cias levantar vôo com assentos vazios q poderiam estar sendo usados por esses paxs de tais cnxs!Avião lotado é lucro! Mesmo com tarifa mais baixa! Freta um vôo com seus amigos da faculdade e vê quanto sai cada assento por pax! Baratinho! Avião cheio assentos vendidos com antecedência, cia aérea feliz!

    Abração! Espero ter ajudado!

  • Luciana T.

    Pessoal,voltei hj de Miami com a Copa Airlines e em Confins descobri q as minhas malas ficaram no Panamá… Nao so as minhas, mas outras 65 outras malas… isso mesmo, 65 malas foram retiradas do avião devido a excesso de peso… aquela mesma história, o 737 é pequeno, o trecho é longo, precisa de mais combustivel, combustivel é peso e por fim retiram as suas malas para conseguir levantar voo… segundo o funcionario da Copa, eram cerca de 1500 kg… e disse q isso está acontecendo repetidamente em Confins, e q as nossas malas serão embarcadas no proximo voo prá BH, ou seja, vai dar excesso de peso no voo q chega amanha e novamente outras malas ficaram retidas no Panamá, correndo sério risco de serem extraviadas e violadas… Deixo aqui o alerta pra q as pessoas q comprarem passagem pela Copa fiquem cientes deste risco de extravio de bagagens. Eu mesma já havia visto relatos tanto aqui no MD qto no reclame aqui, mas agora por experiencia propria eu aprendi a lição. Copa Airlines nunca mais!! Foi um descaso total dos funcionários em BH, agora quero ver se (e em qual estado) vai chegar a minha bagagem.

  • Adriana C

    Pessoal cheguei de Miami ontem dia 2 em Confins viajando pela Copa Airlines e minha bagagem e de vários passageiros não estava lá. Alegaram que não cabia no voo e lá no aeroporto me informaram que isto aconteece direto. Ou seja, é realmente uma bola de neve o problema. Disseram que entregariam hj. Ainda não recebi.

    Chegar e não encontrar sua bagagem, não compensa o benefício do preço na minha opinião.

    Se ela estiver remexida e faltando coisas então…é processo na certa contra eles.

  • Este artigo é muito bom, parabéns!

    Eu já evitei voar pela Copa Airlines uma vez, exatamente porque a aeronave não é nem um pouco confortável, assim como a Gol.

    Um abraço,

  • Daniella

    Adriana,

    Conseguiu recuperar sua bagagem? Vou para NY de Copa no próximo dia 30 e estou preocupada com essa questão de bagagem…

    Obrigada

    Daniella

  • Marcia

    Vou estar indo em janeiro pela COPA De São Paulo para MIAMI,e gostaria de saber quantas malas cada viajante pode levar e qual o peso que podem ter as malas.

    Aguardo resposta, obrigada

  • Tiago

    Pessoal, fui para NY pela Copa algumas semanas atrás e foi tudo muito tranquilo.

    Eu já sabia que as aeronaves eram semelhante às da Gol, então não me surpreendi com nada. Além disso, como tenho só 1,70 de altura e fiquei nas primeiras fileiras, foi até tranquilo em relação a isso.

    Comida: Bom.

    Entretenimento: Regular (alguns filmes tinham áudio em português, outros não)

    Pontualidade: Excelente!

    Aeronaves: Bom.(algumas estão zeradas, outras nem tanto, mas todos os voos foram bem suaves e tranquilos)

    Também não tive problema algum com malas, muito menos com a imigração. Sim, pois tem gente que diz que os oficiais são mais rígidos em voos de companhias aéreas latinas, ou melhor, caribenhas.

    É verdade que quando o avião sai da conexão no Panamá e vai para NY você pensa que todos serão deportados, pois o povo é muito feio e esquisito (fui preconceituoso, confesso). Mas quando cheguei lá, queimei minha língua: simplesmente TODOS os feiosos do Panamá tinham cidadania americana! Hahahha… Só eu e mais um casal de europeus fomos para a fila da imigração. E tudo muito sussa, claro!

    Então, minha análise da Copa é a seguinte: se tiver bem barato e você não for muito exigente, vá sem medo. Eu voaria novamente sem hesitação.

    Agora se você gosta de luxo, espaço, refeições divinas e coisas do tipo – e fizer questão disso – procure outra companhia. A COPA faz bem o que se propõe a fazer, que é oferecer passagem econômica. E isso tem um custo, claro. Como eu sou pão-duro e o que importa pra mim é apenas estar no meu destino, a COPA atendeu minhas expectativas.

  • Denis Martins

    Depende da sua classe tarifária. Consulte seu bilhete ou contate a companhia para ter uma resposta exata!

  • Silver

    O jeito para minimizar a preocupaçåo e o prejuizo é usar o protect bag (principalmente na volta) e tirar fotos da mala na hora do check in, para comprovar que nåo hå como sua mala ser aberta.

  • Luciana

    Minha conexão é de 12 horas( mao/pty/IAD) e eu gostaria de dar uma volta na cidade….mas essa historia de ter que retirar mala e despachar de novo não me anima! Só se for pra guardar no aeroporto…pq passear com malona não é legal =(

    Me disseram que eu pegaria só em washington a mala….

  • José Ricardo

    Prezados,

    Embarco com minha esposa, do RJ para LA via Panamá, no dia 07/02/12, com retorno no dia 18/02, de Miami para RJ, também via Panamá.

    Checando no site da Copa, percebi há viajarei em um período de "restrição de bagagem", onde, segundo o site, "A Copa Airlines não transportará peças adicionais além do limite de peso permitido, nem animais vivos despachados como bagagem* ou alimentos perecíveis, bagagem com excesso de peso ou com dimenções excessivas, ou caixas carregada, nem caixas registradas."

    Pergunto se alguém já teve problemas com isso aí, ou se tem informações para passar.

    Desde já agradeço.

  • Carlos

    Pessoal, boa tarde.

    Estou indo para NY pela Copa. A minha preocupação também é o extravio de bagagem, principalmente pelo tempo da conexão no aeroporto do Panama, apenas 01 hora!!

  • Carlos

    Alexandre, tudo bem?

    Eu escolhi as poltronas da fileira 12, que segundo o sistema de reserva de assento, mostra que tem um espaço maior e inclusive alerta que se trata de saída de emergência. A fileira 12 também tem o espaço que você mencionou?

    Saudações.

    Carlos.

  • Marcelo Rodrigues

    SENSACIONAL, Camila! (clap,clap,clap! aplausos!)

  • Marcelo Rodrigues

    Quanto menor o tempo de espera no Panama, menor a chance de extravio de bagagem. Boa sorte!

  • Eduardo Henrique

    Gostaria de externar minha opinião quanto à empresa Copa Airlines, onde na semana passada viajei para Caracas com conexão na Cidade do Panamá. Este site me ajudou bastante para tirar minhas próprias conclusões. Espero contribuir com as minhas colocações.

    Pontos positivos: aviões novos, comissários um pouco agitados, mas atenciosos, alimentação adequada, principalmente para voos curtos (não há barrinha de cereal ou pacote de torradinhas). Os comandantes das aeronaves procuram controlar bem as diversas oscilações de correntes de ventos, que provocam turbulências, evitando assim desconforto e ansiedade. Tive um voo de São Paulo à Cidade do Panamá e depois para Caracas muito tranquilo e suave. Assim como foi no retorno para o Rio de Janeiro.

    Ponto negativo: os assentos são próximos um dos outros, provocando desconforto e dores nas pernas. Para pessoas altas são horríveis os contatos com as poltronas da frente. Pela lateral fica complicado para dormir, principalmente para os que estão no assento do meio.

    Não tive problemas com a minha mala, haja vista desconfiar que poderia acontecer um extravio em se tratando de muitas horas de conexão.

    Resumo: aconselho a todos experimentar a Copa Airlines.

  • João

    Olá. Fui de Porto Alegre a Chicago pela Copa.

    Na ida fiz uma conexão de 12 horas na cidade do Panamá. Aproveitei para visitar o canal e passear no Albrook Mall. Fui e voltei ao centro da cidade com ônibus local que custou apenas U$0.25 cada trecho. Para retornar ao aeroporto quase perdi o voo para Chicago. Demorou umas três horas no ônibus. Minhas malas chegaram todas inteiras em Porto Alegre.

    O 737 é de fato um avião pequeno para uma viagem de 7 horas,(Panama-Poa) mas pelo menos escolhi o assento 14A que não tem poltrona na frente. Na volta a conexão foi de menos de uma hora. Adorei viajar pela Copa Airlines.

  • Carlos

    João, tudo bem?

    Eu selecionei a poltrona 12A, que segundo o mapa de reserva, também não tem poltrona na frente, por se tratar de saida de emergência, você confirma esta informação?

    Obrigado.

    Carlos.

  • João

    Olá Carlos.

    Acho que não confirmo a informação.

    Nos 4 trechos que viajei, sempre foi de 737-700. Nestes aviãos da Copa apenas as poltronas 14A e 14F não possuem poltronas na frente. A Copa possui também 737-800A e 737-800B, só que aí já não sei a configuração das poltronas.

    Eu me guiei pela figura da escolha dos assentos que é disponível quando a passagem é comprada e que também pode ser alterada depois da compra. Funcionou para mim. Boa sorte para você.

  • Carlos

    Valeu, João, obrigado.

  • rodrigo

    Estou com a seguinte duvida. Viajar copa ou ir de avianca para os estados unidos com escala no panama.

    Quero salientar que todos os custos hotel e passagem são praticamente os mesmos.

    Contudo pela avianca terei que dormir duas noites em são paulo (GRU) pois resido em floripa, sendo uma na ida e outra na volta.

    sem contar 4 horas no aeroporto de bogotá.

    Já na copa terei que dormir somente na volta em porto alegre.

    Qual a melhor opção levando em consideração que meu pai e minha mãe pessoas de 66 anos irão comigo

  • Ana Paula

    Viajo dia 19 pela COPA para Miami, com conexão no Panamá. Realmente é necessário a vacina da frebre amarela? Obrigada

  • Eduardo Henrique

    Prezada Ana Paula,

    Em se tratando de prevenção de doenças endêmicas para certas localidades a vacinação contra a febre amarela se faz necessária. Panamá e outras zonas consideradas tropicais são consideradas áreas de risco para a doença. Minha opinião: convém se vacinar independentemente da solicitação ou não da imigração desses países. Em caso de surtos você estaria com imunidade adquirida, desde que vacinada com 10 antes de sua viagem. A vacina é gratuita pelos postos mantidos pelo SUS. Verifique em sua cidade. Maiores informações busque o site da ANVISA.

    Boa sorte e boa viagem.

  • Michelle

    Oi,

    Eu vou fazer conexão no Panamá e vou pela copa airlines… estou desesperada sem conseguir entender se é ou não obrigatória a vacina de febre amarela.

    Te pediram alguma coisa lá?

    No site da copa diz que é recomendado fazer a vacina…

    Por favor, se você tem alguma informação me avisa?

    Grata,

    • Denis Martins

      Michelle, porque o desespero? Vai no posto de saúde mais próximo da sua casa e toma a vacina! Depois, troca a carteirinha no aeroporto. Você fica imunizada contra a doença por dez anos e ainda viaja tranquila! 🙂

  • Vale lembrar que a vacina não doi e pode ser tomada em postinhos de saúde. Após isso é só ir a um posto da Anvisa para torná-la internacional.

  • Breno

    E aí Daniella, como foi a viagem? Deu algum problema com a bagagem? Você trouxe eletrônicos? Estou querendo ir pra NY em julho pela Copa.

  • Alexandre Bueno de P

    Prezados Senhores,

    Retornei dia 27/04/2012 de Miami para São Paulo com escala no Panamá.

    Posso relatar que tanto na ida quanto na volta minhas expectativas quanto a Copa foram superadas. Recomendo, pontualidade é palavra de ordem para essa companhia (pelo menos nos quatro voos que utilizei). O avião de retono do Panamá para São Paulo era praticamente "zero", se não me engano um 737/800 já com telas multimídia em todos os encostos. Aliás, temos que valorizar sim esta companhia afinal é uma das maiores compradoras de nossa Embraer, ou seja, acredita no Brasil!

  • Daniel

    No aeroporto não tem um locker pra deixar a bagagem guardada durante o city-tour? Geralmente nos aeroportos tem…

  • Daniel

    Acho que não, Vander. Isso nao modificaria nada pq ele fala exatamente do MESMO voo da viagem direta, antes da conexão. Nao tem mta logica ser mais barato com uma viagem a mais e vc tendo q pegar exatamente o mesmo. Por exemplo: vi semana passada que se vc for pra Paris do Rio fica mais barato pela Alitalia fazendo conexão em Roma do que direto pela Air France. Em compensação, vc ir pra Roma fica mais barato de Air France fazendo conexão em Paris do q direto pela Alitalia. E sao exatamente os mesmos voos "diretos" do Rio pra la por cada companhia.

    Ano passado eu fui pra Europa com conexão em Paris pela Air France. Exatamente o mesmo voo, o mesmo avião, o mesmo trecho q eu fiz GIG-CDG era mais caro se eu ficasse so em Paris do q o q eu peguei, indo depois para Londres. Ou seja, da proxima vez q eu quiser viajar pra Paris de Air France, vou comprar uma conexão e "deixar pra la" a segunda parte da passagem. hahaha. O unico problema nesse caso é q eles despacham a bagagem daqui direto pro destino final (no meu caso, pra Londres). Eu teria q conversar com a recepcionista da AF qdo eu embarquei pra solicitar q eles nao mandassem pra Londres a bagagem. Nao sei se aceitariam isso.

    Mas é estranho mesmo. O mesmo voo exatamente custar mais do q vc pegar mais um voo alem dele.

  • Nicete

    Pretendemos viajar em dezembro para NYC pela COPA. A conexao será curta. Então, além da vacina e do visto norteamericano, precisamos de algo mais? A passagem, por pessoa, saindo de Recife está cerca de U$ 1.300,00. Devo esperar mais um pouco, ou devido o período está bom?

  • Pingback: Copa divulga código que oferece 15% de desconto nas passagens até outubro()

  • Karl

    Não é necessário tomar a vacina. Já viajei várias vezes para o Panamá e Venezuela, e nunca pediram comprovante. Até hoje não tomei a tal vacina.

  • Alexandre Bueno de P

    A vacina não é exigida.

  • Ernesto Fonseca Neto

    Retornei ontem de Cancun, pela Copa (25/05/2012), viagem maravilhosa, a não ser pela chegada e ver que fomos roubados. Os avioes 737-700, pouco conforto. Roubaram perfumes e um óculos de grau solar, da minha esposa, da marca Vogue. O prejuizo foi grande e a decepção.

    Mas Cancun é tudo de bom…

  • Ene

    Olá pessoal estou indo para Toronto pela COPA,vou sair de Porto Alegre e depois Panama Toronto. Tem alguem que fez esse trecho? Como paguei somente 800 reias estou meio preocupada quanto ao estado dos avioes!

  • Gabriela

    Alguém sabe informar se a Copa tem muitos problemas de extravio de bagagens.Vou fazer GIG-YYZ e estou preocupada com o retorno das bagagens. Li aqui que costumam demorar 2 dias p chegar por ser avião pequeno, isso continua acontencendo?

  • Fabio Fischer

    Parabéns… Muito interessante, recheado de boas informações e de grande utilidade para quem vai viajar!

  • Flávia Marque

    Prezados,

    Todos vocês estão de parabéns pela disposição em ajudar as pessoas com informações tão preciosas para os viajantes. Não é sempre que encontramos tanta determinação em ajudar ao próximo.

    Só quem precisa viajar é que sabe a importância das informações e dicas que vocês nos oferecem. Valeu, pessoal!

    Grande abraço,

    Flávia Marques (Recife/PE).

  • Leonardogoias

    Queria dar meus parabéns ao site estou com uma viagem marcada para cancun na primeira semana de dezembro e vou esta em lia de mel e estou muito preocupado com a questão do extravio das bagagens e minhas passagens já estão compras pela copa Air lines gostaria de dicas de como de me precaver em relação as bagagens se além de seguro cadeado e o que mais devo fazer????

  • Fabiano

    Viajei com a Copa mês passado (09/2012) de São Paulo a Los Angeles…recomendo…aeronaves novas, pontualidade e nenhum problema com as malas

    Destaco as aeronaves do trecho São Paulo – Panamá com a nova geração do 737, mais confortável e com TVs individuais na classe econonomica ( vários filmes, series , jogos, dados do voo, etc… tudo em português)

  • Fabiano

    oi Ene, os aviões da COPA são novos…não se preocupe com isso

    abraços

  • Fabiano

    fiz agora em setembro são Paulo – Los angeles….minha sensação com a COPA é identica a sua….

  • Silvia

    Fabiano,

    Irei fazer o voo Recife – Las Vegas com conexão ( pouco tempo) no Panamá. Foi obrigatória a vacina contra febre amarela?

  • Claudia Ferreira

    Estou indo prara NY com marido e duas crianças de 9 e 3 anos gostaria de saber se a Copa tem Airbus para voos internacionais….

  • Julio

    Viajei com a Copa este mês (10/2012) de São Paulo para Las Vegas. Recomendo!

    A aeronave que fez o trecho SP Panamá era novíssima, com tvs individuais e ótimas opções de filmes, séries, jogos, etc. A aeronave que fez o trecho Panamá Las Vegas não era tão nova e as tvs eram compartilhadas!

    A Copa utiliza Boings 737-800, que são aviões "pequenos" (iguais aos que a Gol utiliza em vôos domésticos). Mas eu particularmente achei que o espaço entre as poltronas é igual ao de outros aviões grandes que eu já voei (747 da Lufthansa e KLM, por exemplo).

  • Rafael Cabral

    Eu e minha esposa fizemos Rio-Galeão/Panamá/Sint Maarten (Caribe) com a Copa em maio/2012. Custo = US$ 1400.00 por pessoa.

    Os aviões eram Boeings 737-800 (iguais aos da Gol) nem novos, nem velhos. O vôo foi bem estável. Era possível perceber o piloto ajustando a velocidade do avião quando entrávamos em turbulências, mesmo leves, para não incomodar os passageiros. As poltronas eram configuração 3×3 com espaçamento normal. As TVs eram coletivas e passaram filmes e seriados, sendo que alguns tinham dublagem em português. Achei o entretenimento fraco.

    A comida foi boa, considerando que o trecho maior Rio/Panamá, de 07 hrs, foi de madrugada. Teve lanche (pão recheado com frango ou carne, mais queijo) um pouco depois da decolagem e café da manhã, com omelete, salsicha, polengui e mais algumas coisas um pouco antes de chegar ao Panamá. Nos vôos Panamá/Sint Maarten o lanche foi o pão recheado. Tinha quase todos os tipos de bebida.

    A pontualidade superou as expectativas. Na volta, tínhamos uma conexão no Panamá de apenas 02 horas, que me preocupou. Mas não tivemos problema nenhum. Ainda deu tempo de passear pelas lojas do aeroporto.

    Não tenho do que reclamar do atendimento, tanto no check-in, quanto no vôo. Também não tenho o que elogiar, porque nada saiu do padrão, para avaliar o comportamento dos funcionários. É verdade que ninguém ficou sorrindo para mim, mas não sou dentista mesmo.

    Ninguém exigiu o cartão de vacinação internacional, mas não saímos do aeroporto do Panamá.

    Conclusão: a Copa oferece vôos muito corretos, em coerência com uma proposta de custo mais em conta. A pontualidade e a preocupação do piloto em manter a estabilidade do vôo me surpreenderam.

    • Rafael Cabral

      Só uma correção. O custo foi de R$ 1.400 (reais!) por pessoa.

  • Matheus Mussy

    muito bom esse post viajo no dia 14/12 para miami mas mesmo assim devo tomar a vacina da febre amerela e apresentar o comprovante??? de quanto em quanto tempo devo toma la?? a ultima vez que tomei foi no final de 2008!!!

  • Fernando Carlos Loba

    Acabei de ligar para a Copa e informaram que para voos em conexão, sem sair do aeroporto do Panamá, não é necessário o certificado internacional de vacina contra a febre amarela. Estou indo em abril para Las Vegas, saindo de Recife.

  • Deusa

    Olá, adorei Esse post.

    Estou indo em maio para Punta Cana viajando pela Copa, confesso que estou com um pouco demedo, devido a tantos comentários a respeito de extravio de bagaens. Mas, as passagens já estão compradas, hotel reservado, agora o que me resta é rezar pra não acontecer nada. Alguém pode me responder se o avião da Copa que faz a rota para o Panamá já faz parte dessa nova frota? Saio do aeroporto de Brasilia com escala no Panamá em um boing 737 800.

    Obrigada.

  • Aline Barroco

    Rodrigo, posso fazer uma pergunta tlvz idiota rs vou viajar de copa para LA, sempre levo no vôo barrinhas e polenguinho e de resto como oq servem, mas dessa vez queria tentar levar um sanduíche e uma maça pelo menos! (Dieta restrita rs) Será que eles permitem no embarque internacional? Já li que não, mas a esperança é a última que morre né rsrs

  • Fernando Carlos Loba

    Fui em abril para Las Vegas pela Copa saindo de Recife, pontualíssimos, aviões sem entretimento individual mas com bom espaço para as pernas. Serviço de bordo atencioso mas a comida deixa muito a desejar. Nenhum problema com as malas, éramos três pessoas e cinco malas na volta. Por precaução coloquei o Protect Bag no aeroporto de Las Vegas ao custo de 10 dólares por mala. Voltaria a viajar com a Copa sem dúvida.

  • Juliano

    Olá, alguem sabe me dizer como é em relaçao a imigraçao do Panama? Pois farei uma conexao longa lá com destino a Toronto e estava pensando em sair do aeroporto.Vou pela COPA, no caso pegaria as malas despachadas ou so no destino final, correto? Obrigado.

    • fctenorio

      JUliano,

      As malas você só pega no seu destino final, isto é, Toronto.
      Não saí do aeroporto na conexão pois não dava tempo, mas já li vários relatos de pessoas que saem para conhecer o canal do Panamá, shoppings e a cidade em si. Contratam um táxi lá mesmo no aeroporto. Não é preciso de visto mas pode ser exigido o certificado de vacinação contra a febre amarela.

  • Fernando

    Muito boa a página para referência. Irei pra NY saindo de SP e voltei de Chigado. Escala no Panamá. Espero que dê tudo certo e boa sorte a todos!

  • Giovanna

    Adorei , vou viajar pela Copa Airlines pela primeira vez para Orlando, Florida , EUA , ja viajei muitas vezes na Gol e Tam e n foi muito satisfatório e indico também pra vocês a Avianca …
    Obrigado !!

  • Ariane

    Alguém sabe se a COPA permite a alteração de vôos, por exemplo o atraso de vôos , sem custo?

  • Katia

    Alguém sabe me responder como êh o atendimento da Copa em Classe Executiva, serviço de bordo, poltronas… Etc ….Estou indo SP – Panamá …Panamá / Cancun !!!
    Agradeço
    Ka

  • Maria

    Queria saber qual é o molho da salada que eles servem na refeição que é simplesmente DIVINO!!!!

  • Ricardo Scaini

    Sou obrigado a compartilhar minha experiência horrível aqui.
    Fui à Cancun agora em Setembro pra Cancun, e o barato saiu caro.
    Acentos ruins, serviço de bordo ruim, comissárias de bordo super mal educadas, a comida sem gosto e sem opções. Avião super pequeno! Não sei como deixam utilizar esses aviões para viagens de longa distância.
    Uma certeza eu tenho: primeira e última vez. (Prefiro fazer escala em Xangai e depois Cancun, a fazer um voo direto com essa companhia aérea novamente.)

  • mary

    ola ótimo post. estou confusa questão do fuso. tenho um voo sai 01;50 de são Paulo para o panamá e chegada 06:49 na verdade o horário vou chegar é 06:49 ou 04:49?

  • Leonardo

    Provavelmente, sua viagem já aconteceu. Mas para outros lerem. O horário indicado é o local. 6h49min do Panamá, que nos períodos sem horário de verão, significa 8h49min em horário de Brasília.

    Agora, o importante é o tempo de voo. “Esqueça” o horário Brasil (a não ser que queira telefonar para alguém, o que hoje em dia, faz-se pouco).

  • Carla

    Voei pela primeira vez pela Copa (recife/Panamá/lãs Vegas) e n indico a ninguém, ocorreu um imprevisto c outra aeronave no Panamá na volta e eles nos deixaram abandonados no aeroporto por várias horas de 16h até 01/03h da manhã sem ter nem noção de como chegaríamos ao Recife, somente na madrugada após muito desgaste nos enviaram p um hotel c a roupa do corpo e num ônibus velho caindo aos pedaços, perderam nossas bagagens e mesmo ao chegar ao recife nossas malas tambem não apareceram e quando entregaram todas as quatro malas, alguns dias depois, tinham sido retirados objetos delas e de todas elas : perfume roupas …!!! Absurdo! Copa nunca mais, o barato q sai caro

  • André França

    Vai da sorte da pessoa, tive mais de 19 voos com eles, NUNCA tive problemas, minha familia tambem voar direto com eles, como falei, vai da sorte da pessoa!

  • Cleusa Rabelo

    quando a conexão ocorre com mais de 11 horas. a mala é retirada no panama?

    • André França

      Não, somente se você solicitar, porém terá que fazer imigração e receita lá!

      • Andresa Venancio

        Andre

        Solicita a retirada da bagagem no embarque no Brasil ou quando chega no Panama? Me indica casa de cambio boa no Panama?

        Sabe me informar se nos voos tem manta?

        • André França

          No check in, cuidado pra nao perder o direito de franquia, do panama em diante e outra franquia quando se retira a mala la, nao tem casa de cambio boa, troque no Brasil mesmo, manta so pra classe executive, as vezes sobram umas.

          • Andresa Venancio

            Andre

            Os avioes que saem do Brasil tem telas de entretenimento? Parece que varia muito de aeroporto para aeroporto? Pelos comentarios em outros post informam que em BH são aeronaves mais velhas e RIO tambem. Somente em SP os avoes são mais novos. Isso procede?

            Comprou a taxa para entrar em San Andres onde?

  • André França

    oi, a informação procede, geralmente eles só usam as novas aeronaves nas rotas mais longas, Rio e SP, a própria copa te vende o imposto de turismo de san andres no check-in, 25,00 dólares por pessoa, na chegada geralmente pedem também a tua passagem de volta ou de continuação de viagem.

  • Michele Silva

    ALGUÉM FOI.DE COPA.PRA NYC ( JFK)……

  • Vc esqueceu de citar que também tem voos de Brasília 6X por semana para o Panamá sempre de madrugada!!
    Também não tive problemas com o serviço mas, entretenimento a bordo e o boeing (para uma viagem internacional) na ida, deixou a desejar. Até que na volta tinha monitores individuais que pelo menos deu pra ver algum filminho (não consigo dormir em avião)