Como é voar na Copa Airlines

23 · junho · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Fazendo parte dos posts sobre a viagem para o México, vamos falar também da empresa aérea que nos levou até Cancun, a Copa Airlines.

É interessante falar da Copa Airlines, pelo fato de ela fazer vôos diretos para várias cidades do Brasil e ainda sim não se ouvir falar muito dela, mesmo com seus preços muito competitivos e no nosso caso, o bom serviço prestado.

A Copa Airlines é uma empresa panamenha com sede na Cidade do Panamá, capital do Panamá e que voa para o Brasil há dez anos. Ela faz parte do grupo Continental, juntamente com a U. S. Airways e a Aero República.  Sua frota é composta de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 além dos Embraer E 190 tendo como HUB o aeroporto de Tocumen, também conhecido como HUB das Américas. Como ele  está estrategicamente localizado na América Central, a Copa Air possui voos diretos para o Panamá de todos os aeroportos da América do Sul e do Norte em que opera, o que facilita muito as conexões e muitas vezes reduz o tempo de viagem (foi o nosso caso).

O trajeto foi:

Brasília – São Paulo – Cidade do Panamá – Cancun.
Cancun – Cidade do Panamá – São Paulo – Brasília.

Vamos desconsiderar os trechos entre Brasília e São Paulo, pois foi operado pela TAM e foi como em qualquer outro vôo operado pela companhia, sem novidades.

Voo 758 São Paulo (Guarulhos) – Cidade do Panamá
Data: 10/06/2010 Classe Econômica – 737-800 (144 assentos + 16 na executiva).
Horário previsto de saída/chegada: 03:50 / 08:53(fuso -2h).
Horário real de saída/chegada: 03:50 / 08:30(fuso -2h). Duração total de 6h e 40min.

Voo 324 Cidade do Panamá – Cancun
Data: 10/06/2010 Classe Econômica – 737-700 (112 assentos + 12 na executiva).
Horário previsto de saída/chegada: 10:09 / 12:50(ambos fuso -2h)
Horário real de saída/chegada: 10:05 / 12:12(ambos fuso -2h). Duração total de 2h e 07min.

O check-in em Guarulhos foi bastante demorado, levamos quase uma hora para chegar ao balcão para despachar a bagagem, além da “confusão” que estava no aeroporto por estarem gravando cenas para uma novela no mesmo corredor em que estávamos para despachar as bagagens, e sempre nos confundiam com os figurantes da emissora (foi engraçado).  Depois descobrimos que a demora foi por que não estavam conseguindo imprimir os cartões de embarque, e com isso escreviam no cartão em branco e entregavam para o passageiro com as informações do vôo, o que se normalizou 30 minutos depois do check-in iniciado, e quando todos os passageiros já estavam dentro do avião, os atendentes passaram entregando os cartões de embarque das conexões impressos da forma correta. Apesar da medida “desesperada” da companhia, foi válido pelo fato de terem feito para não atrasar o voo, o que cumpriram perfeitamente.

Como esse era o único voo nesse horário em Guarulhos, não enfrentamos nenhum dos diversos problemas que a infra-estrutura do aeroporto tem causado aos passageiros no horário de pico.

A aeronave da Copa Airlines na classe econômica segue o padrão GOL(no doméstico) de espaço para o passageiro, inclusive utilizando o mesmo tipo de equipamento.  A diferença está na poltrona que possui apoio para a cabeça regulável e só! Eles até distribuem travesseiros e mantas, mas os travesseiros não tinham em quantidade suficiente para todos(não estava lotado) e para mim que insisti e tinha ficado sem, me deram outra manta para usar como travesseiro e só assim consegui cochilar. Tenho 1,78m de altura e passei aperto literalmente para tentar descansar um pouco, nem o cansaço me fazia dormir (tinha saído de Brasília às 19h30min e estava acordado havia quase 24h).

Quarenta minutos depois da decolagem serviram um lanche que eram cookies de aveia, com bebida (refrigerante, suco ou água). Assim que terminaram de servir o último passageiro, já passaram recolhendo o lixo e encerrando o primeiro serviço de bordo. Aproximadamente 1h e 30min antes do pouso as comissárias passaram oferecendo o café da manhã, que consistia em pão, manteiga, pão quente com presunto e ovo, algumas frutas picadas, mel e iogurte de morango. Para beber tinham as opções de café, café com leite, chá, sucos, refrigerante e água. Detalhe para os talheres de metal, algo raro atualmente na classe econômica.

A falta de entretenimento num voo de mais de 6 horas foi um ponto super negativo para a Copa Air, pois havia apenas uma revista (Panorama) da própria empresa como entrenenimento durante todo o voo. Depois do pouso e enquanto o avião taxiava rumo ao portão de desembarque a comissária dava as boas vinda ao Panamá e informava o número dos portões de embarque de todas as conexões da Copa Air no aeroporto de Tocumen.

Chegando ao aeroporto de Tocumen, pudemos conhecer o aeroporto que dizem ter o maior free shop do mundo(não conheço muitos para mensurar, mas dentre os que conheço, é o maior mesmo).  Na verdade é como um shopping, um corredor grande e largo que atravessa todo o aeroporto e com lojas dos mais variados produtos em toda a sua extensão. Os preços são bons, mas não excelentes. Vale a pena alguns produtos eletrônicos, relógios e malas de viagem. Não vi muita diferença dos preços praticados no free shop do Brasil, somente muuuito mais variedade e disponibilidade.

O segundo trecho foi bem mais “light” apesar de ser em um avião menor, pois apesar de possuir as mesmas configurações de poltronas do anterior, esse tinha o diferencial de ter monitores espalhados pela cabine para transmissão de séries de tv americana, o que fazia que os passageiros se distraissem e o voo acabava passando mais rapidamente. O audio era apenas em inglês e espanhol e sem legendas, além do audio dos vídeos haviam mais 7 opções de canais com musicas variadas.

O serviço de bordo nesse trecho que apesar de ser menor foi mais “generoso” que o anterior, já que serviram a todos 3 vezes, a primeira com comida(sanduiche de frango ou lombo) e bebida (água, refrigerante, suco, cerveja, whisky, vodka e vinho) e as outras duas apenas com bebida, incluindo café. Comentários sobre o aeroporto de Cancun, no post sobre a cidade.

Os voos da volta seguiram o mesmo padrão, desde o check-in que também foi um pouco demorado, mas com um ótimo atendimento. Durante o voo as diferenças ficaram no serviço de bordo do trecho entre a Cidade do Panamá e São Paulo onde foi servido um jantar composto de arroz com feijão, carne, salada, pão, manteiga e molhos para salada.  Antes do pouso um lanche com um sanduiche quente de carne e nos dois serviços foram oferecidas as mesmas opções de bebidas dos voos anteriores. Outra diferença ficou nas poltronas do último trecho(o mais longo) onde não haviam os apoios para a cabeça em nenhuma poltrona, mas em compensação tinha travesseiros para todos. E novamente não havia nenhum entretenimento além da revista Panorama.

Voo 323 Cancun – Cidade do Panamá
Data: 10/06/2010 Classe Econômica – 737-700 (112 assentos + 12 na executiva).
Horário previsto de saída/chegada: 14:20 / 16:50(ambos fuso -2h)
Horário real de saída/chegada: 14:20 / 16:40(ambos fuso -2h). Duração total de 2h e 20min.

Voo 759 Cidade do Panamá – São Paulo (Guarulhos)
Data: 10/06/2010 Classe Econômica – 737-800 (144 assentos + 16 na executiva).
Horário previsto de saída/chegada: 20:54(fuso -2h) / 05:55 .
Horário real de saída/chegada: 20:55(fuso -2h) / 05:30. Duração total de 6h e 35min.

Fuso horário com base no de Brasília (GMT -03:00h)

Avaliação final dos 4 voos:

Compra  das passagens
Não pudemos avaliar, já que a reserva foi feita por meio de uma agência de viagens.
Nota: não se aplica.

Check-in
Tentamos fazer o on-line, mas não conseguimos pelo fato da reserva estar vinculada aos voos da TAM. O check-in no aeroporto apesar de demorado, foi bastante eficiente.
Nota: 8

Aviões
Conforme descrito acima, o avião é apertado para pessoas acima de 1,75m e sem apoio para cabeça no último voo. Apesar de tudo são muito bem limpos e conservados.
Nota: 7

Entretenimento
Praticamente nenhum nos voos mais longos. Leve um bom livro. No voo mais curto, possuia monitores no teto que passavam séries de tv e o sistema de audio possuia alguns canais de musica.
Nota: 5

Alimentação
Foi satisfatório, mas sem chance de repetir. Se você for dos mais gulosos, não deixe de se alimentar antes do voo. Apenas bebida é à vontade, tanto que acabou a água na volta (perdeu ponto).
Nota: 8

Atendimento
Foi muito bom nos aeroportos e durante o voo foi apenas justo. Já vi pessoas reclamando do atendimento, mas eu não vi nada demais, todos os comissários atenderam muito bem e de forma correta. Só acho que deviam se arrumar um pouco melhor, pois as do trecho SP-Panamá pareciam que tinham acabado de acordar, com cara de sono e cabelo bagunçado, além do que um sorriso não faz mal a ninguém, e devo ter visto uns 3 durante mais de 16h de voo. No último trecho pedi um suco de laranja e veio de maçã e uma coca-cola normal e veio light. Última observação sobre o atendimento é sobre o idioma falado pelos comissários, somente inglês e espanhol. A demonstração de segurança é praticamente incompreensível, já nos voos que tinham monitores, enquanto o audio era em espanhol as legendas eram em português(bem melhor).
Nota: 8,5

Pontualidade
Britânic… ops. Panamenha! Todos os voos sairam exatamente no horário programado e chegaram antes do horário previsto em TODOS os techos voados.
Nota: 10

A Copa Airlines voa de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus direto para a Cidade do Panamá fazendo conexões para outros países da América do Sul, Caribe e América do Norte. O interessante é que para a conexão no Hub das Américas não é preciso visto e nem precisa passar pelo controle de imigração, desde que você fique dentro do aeroporto durante a conexão. A única exigência é a vacina contra febre amarela.

Mais informações sobre a companhia aérea em : http://www.copaair.com/

Mais fotos dos voos nesse link: http://www.flickr.com/photos/diegopaiva/sets/72157624194168619/

Autor

- Diego Paiva