TAP anuncia redução na franquia de bagagem a partir de 14 de março

João Goldmeier 10 · março · 2017

A TAP Portugal anunciou hoje suas novas regras de franquia de bagagem de mão e despachada, que irão valer para as passagens compradas a partir de 14/03/2017, quando entra em vigor a nova normativa da Anac (saiba mais sobre essa e outras mudanças no super post preparado pelo MD clicando aqui).

Como é a regra atualmente

Atualmente todos os passageiros que voam TAP partindo do Brasil têm direito a despachar duas bagagens com até 32kg, ou seja, não há nenhuma distinção entre classe econômica e classe executiva.

A diferença fica por conta da bagagem de mão: passageiros da econômica podem levar apenas uma bagagem de até 8kg, enquanto passageiros da executiva podem levar duas.

Como vai ficar a partir do dia 14/03/2017

Para os passageiros da executiva a regra não muda. Já os da econômica terão sua franquia reduzida para duas bagagens de até 23kg cada (redução de quase 30%).

Não houve alterações nas regras da bagagem de mão.

E aí, duas malas de 23kg é suficiente para viajar para Europa? A franquia de bagagem vai ser determinante para você escolher a cia aérea?

Confira o comunicado na íntegra clicando aqui.

Dica do Leitor Luiz Fernando Arruda.

Publicado por

João Goldmeier

Editor

  • Ricardo

    Com duas malas de 23 kgs dá e sobra. Mas eu ainda acho que isso é so uma transição, e logo a franquia vai ser igual que a maioria dos países, somente uma peça de 23 kgs. Que junto com uma mochila pequena também é suficiente.

    • Marcio Pedrosa

      Discordo totalmente desta nova regra. Já morei no exterior e por lá as passagens são realmente low fare, o que nunca existirá por aqui. Na baixa temporada você acha passagens por menos de £1. Pra quem tem filhos sabe que 23kg não são suficientes. E já que a maioria consegue levar menos de 23kg, pra que reduzir de 32kg? Justamente para poder cobrar quando o passageiro necessitar. Empresas como a Gol não estão criando uma nova tarifa mais em conta, basta prestar atenção que verá que foi criada uma mais cara e as outras só trocaram de nome. Simples assim.

      • Hugo Leonardo

        Mas se não der a chance de existir uma low fare, daí nunca saberemos… não poderemos ter uma Ryanair ou AirAsia se não dermos as condições para elas serem criadas, espero, junto dessa regra, que o limite de estrangeiras seja extinto ou pelo menos aumentado para permitir que novas empresas sejam criadas. Mas ficar exigindo esse tanto de coisa das empresas, realmente, nunca teremos um ambiente propício para nascer uma low fare. A Azul prometeu ser uma low cost, hoje é a low cost com as passagens mais caras do país, vai que nasce uma nova BRA (saudades dos preços dela).

    • Fabio

      Se voce acha que 23kg sao suficientes para uma viagem a Europa eh porque provavelmente voce nao bebe vinho.

      • Ricardo

        Oi Fabio! Bebo muito vinho, mas não é por isso que vou trazer uma adega inteira na mala. E recomendo viajar leve, na minha última viagem à Europa fui com 11 kgs, não precisei despachar a bagagem e a sensação de liberdade é incrível. Poder pegar metrô sem problemas, achar fácil lugar nos trens, não pagar extra em low costs, etc…No final é uma tremenda economia, tanto financeira, como física e mental. Demorei a aprender isso!

        • Fabio

          Pois eu encho as duas malas de 32kg a medida que vou passando pelas vinicolas e carrego o peso feliz da vida.
          Adega inteira, nao. Mas de 25 a 30 garrafas, sempre!
          As vezes uso ateh a franquia adicional do status elite

          • RABUGENTO SFQNS

            Eu costumo trocar de roupas todos os dias. Não sei vestir uma camisa depois que despi. Calças uso dois dias e lavo. Meias e cuecas nem se fala.
            Nem sempre se encontra uma lavanderia à mão. Principalmente se for rodar pelos vilarejos.
            Nessa situação o volume das roupas acaba sendo grande, principalmente no inverno.

          • Fabio

            Eu tambem. E nao viajo para fazer mochilao. Mas tem gente aqui que pretende enfiar os habito goela abaixo dos outros.

          • RABUGENTO SFQNS

            Prefiro alugar um carro que tenhas bom espaço para dois e para todas as malas.
            VLT e metrô eventualmente desde que tenha estação próximo do hotel, desde que vá até um destino pré definido.
            Sou daqueles que gosta de rodar sem destino e parar onde aprouver.

  • Bruno

    Uma mla de 23KG é o suficiente.
    Mais que isso, é exagero!!
    Ou só quem viaja com crianças e precisa de muitas coisas de sobra.
    Também dependendo da quantidade de pessoas e dias viajando.

    • Fabio

      Para trazer meus vinhos ateh as 2X32 as vezes eh pouco.

      • Marcos

        Fabio, como você protege as garrafas? Bolhas e o que mais?

    • Rebeca Freitas de Reus

      Não é suficiente se vc sempre passa mais de um mês no lugar e principalmente quando se tem criança (tenho 2).

  • Adriano Destorac

    na nova regra a bagagem de mão num tem que ser 10kg?

    • Luiz Fernando ARRUDA

      Adriano, será autorizada bagagem de mão até 10 kgs no total em classe econômica. 8 kgs de volume + 2 kgs de volume pessoal.

      • João

        Isso mesmo Arruda! No caso da Executiva são dois volumes de 8kg + um item pessoal de até 2kg. Abraço e obrigado pela dica!

      • Luiz C Pielak

        Entretanto, não se pode levar um cortador de unhas, uma pasta de dentes, uma garrafa de vinho, enxaguante bucal ou perfume. Qualquer um desses itens, que tenha mais de 50ml, têm que ser despachado. Até um canivete suiço é passível de ser descartado. A ANAC só esta fazendo o papel de controlar o cartel que as Cias Aéreas não conseguiram resolver entre elas.

        • Luiz C Pielak

          Quanto ao peso da bagagem, 23 kilos é mais do que suficiente.

          • Fabio

            Para alguns. Para outros, nao.

  • Marconi Ribeiro

    Só resta saber se o preço vai baixar…
    Uma mala de 23Kg acredito ser suficiente na maioria dos casos, já no inverno é outra coisa…

  • Juliana Neiva

    Olá, só uma correção: lá no início diz que vale para passagens compradas a partir de 2014 ao invés de 2017 🙂

    • João

      Ops…corrigido, obrigado! Abraço!

  • Henrique

    Gente eu fui pra Tailandia, Camboja e Singapura com uma mala de 13 quilos. Pelamor….

    • Thiago Oliveira

      Pegou -20 no inverno de lá?

    • RABUGENTO SFQNS

      Lavava as roupas à noite para usá-las no dia seguinte?

  • Felipe Mendes

    As pessoas precisam parar de medir as outras com as próprias réguas. Eu geralmente viajo com pouca bagagem, mas não tenho o direito de querer que os demais sejam iguais a mim.

    No mais, já fiz um voo TAP pra ficar 2 anos sem voltar em casa. Se alguns colegas que comentam aqui tivessem me visto iam achar um absurdo eu carregar duas malas bem grandes e cheias, sem saber que eu não tava indo passar férias.

    Cada um cuida da sua vida, moçada. É o melhor pra todo mundo.

    • Anderson Cunha

      É o mesmo que eu penso Felipe Mendes. Tem um pessoal aqui que quer impor o próprio comportamento aos demais. Em voos domésticos e para destinos da América do Sul também costumo viajar com apenas bagagem de mão. Isso por considerar mais conveniente e para evitar a espera no desembarque. Das vezes que fui a passeio para a Europa levei somente uma bagagem de porão. O mesmo fiz na última oportunidade que passei temporada de seis meses na Inglaterra. A primeira vez, no entanto, fui com duas bagagens lotadas de roupas, além da de mão. Mas sou solidário aos passageiros que tinham um direito e que agora terão de pagar a mais ou se adequarem.

      • RABUGENTO SFQNS

        Vou sempre com uma bagagem de porão. Quer dizer…. uma dentro da outra.
        A “outra” é para trazer os vinhos. 😉
        Afinal podemos trazer até 16 garrafas de vinhos sem exceder a cota e também foram liberados os embutidos…

        • Fabio

          Soh 16? Eu trago uns 30. Tem gente que correr seus riscos porque abusa em outlet em Miami. Eu corro os meus por abusar nas vinicolas da Europa.

        • Marcos

          Como você protege as garrafas?

  • Antonio Souza

    Viajarei a Portugal em novembro e darei preferência a empresa que me proporcionar melhores condições, mesmo que não tenha que fazer vôo direto.

    • RABUGENTO SFQNS

      Sempre há ofertas melhores do que as da péssima TAP.

    • Fabio

      E eu entao que nao gosto de voo direto? Prefiro fazer 300 conexoes, pagar mais barato e ganhar mais milhas.

  • Filippe Torres

    Acho que cada um sabe quanto é suficiente pra si. Pra mim uma mala de 23kg não é suficiente. O ideal é poder levar uma de até 32kg, e se necessário, na volta, trazer outra. Sair do Brasil com duas malas é muita função. PÉSSIMA mudança da TAP. Não me verá mais em seus voos, a não ser que os preços sejam realmente convidativos.

    • Marco Dias

      Nada como um boicote para forçar a uma volta às velhas regras. 🙂

  • Guilherme Silva

    1 mala de 20kgs eh suficiente pra pelo menos 2 semanas de viagem, esteja voce Viajando dentro do Brasil ou para o Exterior , isso se voce esta APENAS viajando, agora se esta de mudança ou trazendo muamba aí sim vai precisar de mais bagagem… Imagino que a maioria das pessoas conseguirao viajar pra qualquet lugar com 20kg de bagagem, quando voce necessitar de algo a mais, voce paga pela mala extra, pronto! As crianças tem sua própria franquia de bagagem, exceto as criancas que viajam no colo (menores de 2 anos), mas neste caso elas nao pagam passagem ou pagam apenas uma fração da passagem, sobrando ai dinheiro pros pais pagarem por mala extra, afinal este onus tem que ser de quem viaja com a criança, nao de todos outros viajantes que esperam tarifas baixas! O Brasil precisa de tarifas compeitivas para beneficiar todos, quem necessira de mais que pague por isto, o custo Brasil precisa ser reduzido, no pais é lindo, um potência turístico fantástico, a exemplo da Argentina e ate mesmo dos EUA, poderiamos (mas ainda nao vamos) usar do turismo para auxiliar a superar a crise… Sou Bacharel em Turismo, tenho mais de 15 anos de atuação em agencias de viagens ni Brasil, em 2015 deixei o pais, passei pela italia e agora resido na Inglaterra, como um vicio, meus olhos sempre buscaram as propagandas, vitrines e divulgacoes das agencias de viagens daqui, e infelizmente em quase dois anos, EU NUNCA vi nenhuma agencia de viagens ofertando viagems para o Brasil! Ja via para Argentina, Chile e Perua, raros mas ví, o mais comum na America sao Eua, Mexico e Caribe. Isso é muito triste! Pense voce que eu moro em uma cidade pequena (aprox 200mil/hab. e apesar do tamanho, existe voo charter daqui pra Cancun… Existe um potencial imenso de Britanicos dispostos a viajar para praias paradisíacas com aguas quentes, eles vao pra asia (Pucket), mas nao conseguem chegar em Fortaleza, porque so a passagem vai custar mais cara que o pacote completo….

    • Orlando

      Excelente post!!!! Nunca fiz curso de turismo kkkkk mas vai ver que estudei enquanto dormia kkkk sou da área de finanças…. Concordo em gênero número e grau com o post do Guilherme…

    • Fabio

      Fale por voce. Cada um sabe onde seu calo aperta.

      • Guilherme Silva

        To falando em nome de quem??? Essa é minha opinião, se nao tem capacidade de criar sua propria, fica na sua.

    • Ronaldinho Gaúcho

      Puts bacharel em turismo é de doer… Hehehehe

  • Aline Jeane Ortiz

    Ah pessoal, os voos da TAP estão absurdamente caros, sempre planejo com antecedência e esta semana fui ver e fiquei boba, um voo para Lisboa para 2 adultos e 1 criança está saindo mais de 10 mil reais… absurd, sendo que em outubro do ano passado paguei 5.500 para os 3, ou seja dobrou de valor… não entendi, pq a TAP é uma companhia simples, não tem nada de luxo a bordo! 🤔

    • Marconi Ribeiro

      Será que é reflexo da entrada da Azul na composição da empresa? Não duvido…

      • Ronaldo

        A Azul não entrou na composição da empresa. O dono da Azul comprou uma parcela da Tap. Não foi fusão ou aquisição da Azul.

    • Maurício Martins

      Talvez o diferencial da TAP é oferecer voos diretos para Lisboa a partir de diversos pontos do país e com uma equipe que fala português….

  • João

    Oi Leandro, ainda não sabemos como vai ficar, embora o cenário que você deseja seja possível. O jeito é emitir até o dia 13. Abraço!

    • Leandro

      Oi João , eu não desejo as taxas não rs. Vamos aguardar.Obrigado

  • Marco Dias

    Use as milhas para emitir trechos domésticos europeus. Acredito que ainda vale a pena.

  • maria lucia

    João Goldmeier é o novo membro da equipe MD advindo daquela busca entre os leitores que gostariam de trabalhar para o MD?

    • João

      Oi Maria Lucia, sou sim! Passei no vestibular do MD =) Abraço!

      • maria lucia

        Evoé! Bem-vindo.

  • João

    Oi Paulo, isso mesmo! Mas no comunicado a TAP traz exemplos mostrando que o preço final ficará igual. Preferimos aguardar para postar algo concreto e não suposições para informar melhor vocês. Abraço!

    • PauloBR

      Olá João, alguma novidade sobre o assunto da cobrança ou não da YQ nos bilhetes emitidos com milhas?

      Abraço,

      • João

        Oi Paulo, só vamos saber amanhã, mas com essa liminar que saiu acredito que a cobrança do YQ pela TAP também esteja suspensa. Sigo de olho. Abraço!

        • PauloBR

          João, o problema é que a liminar suspende apenas a eficácia do Artigo 13 da Resolução 400/2016 da ANAC, que fala sobre a bagagem despachada. Os demais artigos não foram atingidos por esta liminar.

  • Fabio

    E como fica para quem eh Star Alliance Gold?

  • Rebeca Freitas de Reus

    Será que eles vão abaixar esse preço depois de terça? Nunca vi passagens t’ao caras quanto essas ultimamente.

  • Alan Rodrigo de Almeida

    Eles realmente não cobram o stopover. O preço da passagem varia de acordo com a época. Não é sempre que os preços estão bons. Por isso a importância de acompanhar os preços e comprar quando compensar.

    • Marconi Ribeiro

      Você acha normal uma passagem subir R$600 na mesma categoria de tarifa (no caso a basic) de um dia para o outro enquanto todas as outras companhias mantiveram os preços? Se fosse o caso de falta de assentos na categoria ainda vá, mas ainda hoje tem assentos disponíveis na mesma categoria. Eu acompanho os preços não é de hoje, e a única empresa que subiu os preços de forma escandalosa foi a TAP.

  • Humberto

    Não seria a “Black tuesday” dar vantagem depois de dobrar o preço das passagens?

  • Ricardo

    Oi rao! Quantidade não é igual a qualidade, assim como vestir-se para o frio com camadas é um erro típico de brasileiro. Basta um bom casaco ou parka isolantes, uma boa meia e um gorro quentinho. E luvas para os mais friorentos.

    • RABUGENTO SFQNS

      Usar alguns dias sem lavar será provocar que ninguém se aproxime…

  • Mariza Leite

    A questão não é se 23kg são suficientes ou não. A questão é que o argumento para acabar com a franquia era que as passagens iriam cair de preço. Que o passageiro que viaja leve seria beneficiado. Entretanto, mais uma vez as empresas aqui no Brasil querem levar vantagem em tudo. Sempre prejudicando o consumidor. Obrigado ANAC. Obrigado governo.

    • PauloBR

      Cara Mariza, eu não vejo surpresa alguma nisso. Esse “governo” que esta aí tomou o poder para se safar da cadeia e para beneficiar empresas, nada mais do que isso. O povo, o consumidor, não interessa nem um pouquinho para esse “governo”.

  • Luiz C Pielak

    Você esta certo! Não levei em consideração as variáveis do clima. É preciso ver todos os cenários. Obrigado pela correção.

  • Thiago Antonio

    Essa regra só prejudicará os brasileiros. As companhias aéreas prometeram reduzir os preços das passagens pra quem fizesse o check-in online, não reduziram. Prometeram reduzir os preços com a alimentação básica (sanduíches e barras de cereais), não reduziram. Moro no exterior e dentro de 2 anos volto ao Brasil e já estou nervoso pensando na quantidade de bens que terei que me desfazer e fazer caber o pouco que restar dentro de duas malas de 23kg. A Anac que deveria nos proteger, só defende os interesses das empresas. Bronca.