TAM entra na Oneworld. Veja o que muda no Programa TAM Fidelidade

Denis Carvalho 31 · março · 2014

A partir de hoje a TAM Airlies deixa de fazer parte da Star Allianca e passa a fazer parte da Oneworld, a mesma aliança da parceira LAN. Com isso, a companhia aérea encerra a parceria com companhia importantes e ganha outras novas, além de manter algumas parcerias por meio de acordos exclusivos.

Para quem não entende muito do assunto, uma aliança de companhias aéreas permite que as empresas compartilhem voos e milhas entre seus passageiros. Ou seja, voando em qualquet uma das companhias da aliança no mundo todo você pode acumular milhas no programa de sua preferência.

Na ponta do lápis, o número de companhias associadas à TAM sofreu uma redução sensível: na Star Alliance eram 25 (Avianca e Copa não possuíam parceria com a brasileira) mais 32 afiliadas, enquanto na Oneworld são 14, incluindo a LAN, que é parte do mesmo grupo e a US Airways, que também está trocando de aliança pelo mesmo motivo: uma fusão com uma companhia membro da Oneworld, no caso dela a American Airlines. A nova aliança da TAM também tem 30 afiliadas. Isso, porém, não quer dizer necessariamente que a mudança seja prejudicial: como ambas atendem aos principais destinos no mundo, o que muda na prática são as companhias com as quais se pode acumular e emitir passagens, além das regras de categoria e benefícios.

tam oneworld

Com mudança, quem acumula pontos no TAM Fidelidade poderá pontuar em voos e emitir passagens na American Airlines, British Airways, Ibéria, Qatar Airways, US Airways e LAN. Entre as empresas parceiras que não possuem voo para o Brasil estão Qantas, Cathay Pacific, Japan Airlines, Malaysia, Royal Jordanian, S7 Airlines, Airberlim e Finnair. As regras de pontuação já estão no site da TAM.

Entre as companhias Star Alliance, a TAM manterá acordos com as parceiras Air Canada, Air China, ANA, Austrian, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss e Turkish Airlines. As classes tarifárias que pontuam em cada uma dessas empresas podem ser consultadas no site da TAM.

A TAM informou ainda que com a mudança, apenas os pontos acumulados em voos TAM, LAN ou das companhias membro da Oneworld serão válidos para upgrade de categoria.

Em seu site, a TAM reuniu uma série de respostas sobre as principais dúvidas dos clientes:

1. O que acontecerá com meus pontos do TAM Fidelidade?

Os pontos acumulados nas companhias aéreas membros da Star Alliance e registrados no TAM Fidelidade foram conservados e o programa não sofrerá alterações após a saída da Star Alliance.

2. O que acontecerá com a minha categoria do TAM Fidelidade?

A categoria do TAM Fidelidade se manterá de acordo com as regras do programa e será válida para obter os benefícios das companhias membro da Oneworld em categoria semelhante alinhada à estrutura de categorias da nova aliança. A TAM deve anunciar hoje oficialmente os detalhes sobre todos os benefícios para os associados, .

3. Tenho um bilhete emitido pelo TAM Fidelidade em uma companhia aérea da Star Alliance, eu poderei voar?

Sim, todos os bilhetes emitidos até ontem serão honrados segundo a regulamentação aplicável a cada bilhete. No entanto, não será possível acumular pontos no TAM Fidelidade voando com estas companhias nem utilizar os benefícios da Star Alliance, como acessar as salas VIP da aliança.

4. Quando poderei começar a acumular pontos no TAM Fidelidade em voos das companhias aéreas da Oneworld?

A partir de hoje será possível acumular pontos em viagens em qualquer companhia aérea membro da Oneworld e utilizar os benefícios oferecidos por elas. Entretanto, nem todas as classes de passagens dão direito a pontos no Fidelidade. Consulte a lista completa no site da TAM.

5. Como será o acesso às Salas VIP da Oneworld?

Os passageiros frequentes de categorias superiores terão acesso a mais de 600 salas VIP de companhias Oneworld em aeroportos ao redor do mundo. As salas VIP de Classe Executiva estarão disponíveis para os clientes TAM Fidelidade Vermelho, Vermelho Plus e Black. As salas de Primeira Classe são restritas aos portadores dos cartões Vermelho Plus e Black. As salas VIP Concorde da British Airways não estão incluídas. Saiba mais sobre as salas VIP no site da Oneworld.

6. A Oneworld oferecerá os mesmos benefícios que os clientes TAM tinham na Star Alliance?

A TAM divulgou em seu site a correspondência entre as classes do Fidelidade e da Oneworld. Ficou sa seguinte forma:

  • TAM Fidelidade Vermelho Plus e Black é Emerald.
  • TAM Fidelidade Vermelho é Sapphire
  • TAM Fidelidade Azul é Ruby

categorias-tam-fidelidade-oneworld

7. Por que a TAM decidiu se unir à Oneworld?

Porque é a companhia da LAN. Após a fusão entre as companhias, uma das exigências da justiça chilena era que o grupo Latam não permanecesse na mesma aliança que o grupo Avianca, a fim de estimular a concorrência. Com a LAN liderando o novo grupo, a aliança escolhida foi a da companhia chilena.

Mais informações no site da TAM.

Atualizado às 8h32

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Giuliano

    Denis cada dia acordando mais cedo! Parabéns!

    • Hoje vai ser um dia cheio de novidades das companhias aéreas!

      • Bruno Simões

        Espero que entre as novidades do dia, esteja a entrada da Avianca Brasil na *A, e a fusão do Amigo com o LifeMiles. 🙂

      • Dênis Colli

        Esta em SP para o anúncio oficial à imprensa?

        • Infelizmente não vou poder participar, vou a outro evento bem bacana: a apresentação do 747-800 da Lufthansa! (estraguei a surpresa!)

          • Dênis Colli

            Ahhh que chato né?! Rsrs… Aproveita e tira foto do Upper-Deck (sonho subir as escadas) nesse aparelho, quando voei no LH507 (Boeing 747-400) somente a First Class ficava em cima e sem chance de visitar…

          • Moacyr Lopes

            Eu trabalhando e o Denis visitando um 747-800. O mundo é mesmo injusto. Buaaaaaaaaaaaaaaa!

      • re178

        Além disto hoje é o dia do voo inaugural da Air France para Brasília (que aliás já decolou de Paris) e a noite teremos a Lufthansa substituindo os 747-400 pelos novíssimos 747-8 na rota para São Paulo!

        • Vamos acompanhar os dois eventos! Ainda tem a chegada da chilena Sky a Guarulhos! Muitas novidades!

          • re178

            Falando nisso, vocês sabem se ela já tem uma data para voar pra GRU?

          • Marco

            Ja achei passagens em Junho, pela metade do preço da TAM (~330 Dolares) !!!

            Viva a Concorrencia!!

          • Vem para a inauguração do novo aeroporto de Natal em Maio?

      • Hugo

        De uma olhada na novidade da azul http://www.voeazul.com.br/tudoazul/viajanet. Lembrando que hoje é o ultimo dia para enviar pontos dobrados do itaucard para a azul.

  • Muito bom ler as notícias bem cedo , realmente cada vez mais cedo . Show de bola.

  • Denis, e o que isso significa em termos de benefícios para o cliente? Esse número reduzido de cias associadas tem algum efeito nas rotas ou disponibilidade de passagens?

    • Juh, em tese quanto mais companhias aéreas participam da aliança, maior a oferta de passagens e destinos. Mas na prática, as três alianças – Oneworld, Star Alliance e SkyTeam – conseguem oferecer voos para os principais destinos do mundo. Então o que muda são as companhias com as quais se pode emitir passagens – em vez de voar com United, será com a American Airlines, em vez da TAP será a British e assim por diante. Também pode mudar algo em termos de mudança de categoria e uso de salas VIP, mas isso afeta uma parcela bem pequena dos viajantes.

      • Antonio

        Bom dia Denis. Ao olhar no site da TAM (sub menu da página do Fidelidade) estão descritas as companhias parceiras. Tem um tópico da ONE WORLD e outro das OUTRAS CIAS PARCEIRAS. Abrindo este link encontramos várias outras além das citadas por você no texto acima, inclusive a TAP.
        Será que estas outras cias vão continuar pontuando no Fidelidade?

        • PB1

          Antonio,

          A TAM ainda tem informações conflitantes; Além da TAP, estão presentes como alianças parceiras a United e a Thai que até 6.feira não estavam confirmadas como parceiras.

          Acredito que precisamos de alguns dias para a TAM corrigir o portal de informações deles…

        • Thomas H.

          Isso mesmo, além das novas cias One World, a TAM irá manter acordo com algumas cias. da Star Alliance. Vai ser possível acumular e resgatar passagens com essas cias. parceiras, mas não será possível por exemplo acumular milhas qualificáveis para mudança de status (Ruby, Sapphire, Emerald).

  • William Oliveira

    Esse é o melhor site, não tenho dúvidas!

    • Obrigado William, boa semana!

    • Sheila

      Com toda certeza!

  • Fábio Galdino

    Não entendi uma coisa:
    Tenho uma tarifa classe P na Iberia.
    Quanto ela pontuará na Tam?
    http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnexto

    • Por essa tabela da TAM não há como pontuar com essas passagens pelo Fidelidade. Verifique se é possível no Iberia Plus ou outros como o AAdvantage.

      • Fábio Galdino

        Estranho, pois para outras empresas parceiras, quando não pontua é descrito não pontua e o espaço não fica em branco.
        Mas vi que esta tarifa ao menos pontua no Smiles.
        Vou pontuar por lá.
        obrigado.

        • Pois é, essa tabela deles está sem padrão! =)

          • Marcos Loureiro

            Denis, bom dia.
            Surgiu uma duvida quanto a pontuar ou não na TAM já que esta faz parte agora da Oneworld.
            Comprei um bilhete daquela promoção da Qatar para a Austrália (GRU-PER-GRU) que ocorreu em fevereiro. Agora que a TAM está na Oneworld, bem como a Qatar, e esta também tem parceria com o Smiles, fica a duvida: Por qual será melhor pontuar?
            Vale lembrar que o bilhete emitido é classe "O".
            Além disso, sou cliente Smiles Ouro.
            Vc poderia me ajudar a decidir.

            Obrigado. Marcos Loureiro

  • Eu tenho pontos na British, posso resgatar na TAM ou só nos vôos que eu fizer de agora em diante?

    • Como a British faz parte da Oneworld você poderá sim resgatar voos na TAM

      • Karina

        Bom dia Denis, tudo bem? Vc comentou anteriormente que hj será um dia cheio de novidades, vc acha que sairá alguma promo para Miami.. perdi de comprar por 18 mil ou 25 em setembro que é o que eu preciso…. Estou esperando algo urgentemente heheheh apesar de ler e reler seu tópico referente qd comprar….

        • karina, não erstou sabendo de nenhuma promoção para Miami por enquanto

      • Anie

        Denis, bom dia! Você como sempre na frente! Me dá uma ajudinha por favor? Eu tenho milhas na Tam e quero ir a Londres, posso ir pela oneworld agora né? Mas não sei com fazer isso, pontuação necessária, companhia aérea que posso voar.
        Obrigada, e continue com os sucesso.

        • Anie, imagina essa notícia é de conhecimento público, todo mundo vai publicar hoje. =)
          Então, a menos que a TAM anuncie novidades hoje, você deve fazer a cotação das companhias parceira spor telefone, entre as opções tem voo direto da British Airways a Londres ou com conexão com a Iberia, Lufthansa e Swiss.

      • Pedro Furtado

        Parceiro, isso seria como? Sabes?

  • Wagner

    Vou viajar para Los Angeles agora em abril comprado pelo site AA! Aonde seria melhor pontuar, no aadvantages ou fidelidade?

    • Dênis Colli

      Eu prefiro o AAdvantage porque para AA para os EUA, 20k e sempre tem disponibilidade, na TAM 25k e raramente tem voo no dia que você quer

      • natalia

        Dennis,

        Eu tenho milha na tam, no multiplus. Tem como comprar passagem pela AA usando meus pontos pelo valor que eles cobram nas milhas? Na tam sai 25k e aa 20k. Vende pelo site aa mas, como minha milha é tam fidelidade. Como posso proceder?

    • Celia

      Aadvantage sem dúvida.

      • Cliff Stewart

        AA sem dúvida. Até porque as milhas da AAdvantage NÃO EXPIRAM, desde que a conta esteja sendo movimentada dentro de um período de 3 anos.

  • joao silverio

    tenho pontos no iberia plus ( graças a uma promoção espetacular que via aqui no site!!!), posso resgatar passagens pra voar tam, ok??

    minha duvida é: a tabela de pontos necessaria por trecho para a europa é diferente entre tam e iberia para a europa ( 25000 iberia e 30000 tam), qual a tabela eu usaria???

    parabens pelo site!!

    • Na verdade, nenhuma das duas! =)
      Você vai usar a tabela de pontos para emitir passagens de companhias parceiras oneworld pelo Iberia Plus – por enquanto a TAM não está lá ainda. http://www.iberia.com/web/webPartners.do?service=

      • Luiz godinho

        Já aparece no site do Executive club os vôos da TAM/LAN…

  • Olá pessoal do MD!
    Achava que a TAM iria iniciar a semana com uma campanha de divulgação e promoções comemorando a sua entrada na nova aliança, mas nem o logo da companhia aparece em sua home page e o aplicativo do iphone ainda aparece o nome e logo da antiga aliança. Esperava mais empolgação da empresa nessa nova fase, mas ao que parece eles não estão dando muita bola, não! Acabei de ver o o logo da OW já está presente na page da USAIRWAYS que tb entra hoje!

    • Janderson, estamos torcendo para que ela lance mesmo alguma promoção excelente. Não perdermos a esperança ainda! =)

      • Torcida de todo mundo do MD, certeza! 😀

  • A GOL manterá a parceria do Smiles com a Qatar e Iberia após essa entrada da TAM na Oneworld?

  • Beto

    Amigos, sou novato nesse tópico e nunca resgatei milhas… como proceder então no meu caso ?

    Tenho milhas na American Airlines e Lan… Como faria para resgatá-las ? O processo é todo no site – mas nesse caso em 2 ? Abraço a todos !

    • Beto, tudo bem? Você não pode juntar as milhas dos dois programas, terá que acumular em cada um deles o necessário para emitir uma passagem.

  • Lia

    Caros, é possível transferir pontos TAM para American Airlines? Tenho pontos nas duas cias aéreas e preciso fazer uma viagem meio urgente…

    • Lycurgo

      Não. Não existe transferencia de pontos para um somatório final. Você pode usar seus pontos TAM para emitir um bilhete na TAM ou nas parceiras; o mesmo com os pontos American (emitir na American ou parceiras), mas infelizmente não é possível juntar (somar) os pontos de dois programas em um só.

      • Lia

        Poxa, tudo bem, obrigada!

        • Celia

          Lia,
          Se voce tiver pontos suficientes para um trecho, voce pode tentar emitir ida com AA e volta com a LAN ou vice-versa. Liga para as cias aereas e se informa sobre isso.

  • Gustavo Lima

    Nada nada "suave" a tabela de resgastes internacionais (cias parceiras)… Melhor seria poder transferir pontos do Fidelidade para as parceiras (Cathay, AA etc). Ex: resgatar TAM Fidelidade BSBX ASIA ida e volta ( 100 mil econômica), AA : (60 mil),

  • Lucia

    Viajei dia 26 de fevereiro para Madrid pela iberia e cheguei dia 12 de março no Brasil. Posso passar essas milhas para a TAM, já que ela agora faz parte da mesma aliança?

  • Claudia

    Melhores Destinos é a minha leitura obrigatória diária, leio antes até mesmo dos jornais. Parabéns pelo trabalho!

  • Rodrigo

    Comprei passagens pela United no dia 27/03, para voar em outubro de 2014. A intenção era pontuar no fidelidade, mesmo com o término da parceria, pois as paasagens foram compradas dentro do período de parceria. Não é possível mesmo?

    • Janderson

      Não! A data que importa pra pontuar não é a da emissão e sim o dia do voo! Como nessa data a tam estará fora da Star, vc não poderá pontuar no fidelidade!

  • Eu tenho pontos na TAM e na AA. Agora posso juntá-los para emitir passagens?

    • Dênis Colli

      Nao, nenhuma pontuação pode ser acumulada ou transferida entre essas cias.

  • Vanessa

    E será melhor acumular pontos/categorias na AAadvtage ou no Tam fidelidade?

    • Os pontos da AA valem mais a pena, eu achei ótimo poder acumular pontos na AA cada vez que voar tam, os pontos da aAA não expiram se vc acumular ou usar pelo menos 1 vez dentro da validade dos últimos pontos adquiridos.

  • Diego

    A TAM e LAN agora que estão na one World , não irão unir os pontos? Já que agora são apenas 1 só?

    • Acho que sim, mas pode ser esse ano ou daqui a cinco anos. O Henrique Cueto, presidente da LAN, chegou a dizer certa vez que até as marcas seriam unificadas, com a TAM se tornando LAN, mas depois voltou atrás e disse que não há ainda definição sobre isso

  • Ainda não! O modelo e o mesmo da Ibéria e Britsh que fazem parte do mesmo grupo mas operaram separadamente inclusive com programas de fidelidade separados, muito embora lá eles permitem combinar Avios… Tomara que a lan e a tam façam algo parecido.

  • Welliton

    Vou viajar em maio para os EUA pela AA, posso pedir que as milhas sejam creditadas no Tam fidelidade? Obrigado.

    • Pode mas acho que acumular os pontos na AA valem mais a pena, eu acho ótimo poder acumular pontos na AA cada vez que voar tam ou vice-versa, os pontos da AA não expiram se vc acumular ou usar pelo menos 1 vez dentro da validade dos últimos pontos adquiridos.

  • Jose Augusto Junior

    Será possível comprar trechos TAM através do site da Iberia ou da BA?

  • Eliane

    Alguém já voou de Qatar? Se passar os pontos para a Tam ou AA na minha tarifa pontua apenas 25%…será q vale a pena manter na Qatar mesmo os pontos?

    • Marcos Loureiro

      Denis, tenho a mesma duvida. Já escrevi antes para vc.

  • Thássia

    Posso pensar nisso como uma vantagem pra quem está procurando passagens por pontos nessa época – considerando que todos os assentos direcionados para compras com milhas 'ainda estão vagos'? Ou nao tem nada a ver?

  • Antonio Sousa

    Eu já tenho milhas do cartão da British Airways. Também tenho milhas no cartão da TAM. Serão somadas? Como ficarão? Alguém pode me responder?

    • Paulo Almeida

      Deve ter umas 3 respostas sobre esse mesmo assunto nos tópicos acima..

  • Cassia Waleska

    Existem alguns absurdos claros nas tarifas… Os voos para Portugal que se fazia pela TAP passou a ser feitos pela Iberia e Lan… e os preços ficarão absurdos…

  • Thaís

    Olá, preciso de uma opinião. Tenho pontos no cartão Santander e tenho que ir para Suécia este ano. É melhor eu transferir meus pontos para o Múltiplos ou para o Ibéria plus? Pelo que li nos comentários acima a tabela da Tam para voar com parceiras é mais alta do que a da Ibéria ou Britsh.

    • Até onde sei o Santander não tem convênio com Iberia – ou seja, não é possível enviar ptos do cartão Santander (seja Visa ou Master) para a Ibéria.

      • Janderson

        Vc está enganada Maria Lúcia! Pode sim, mas essa parceria começou há pouco tempo! E tinha uma promoção de transferência com bônus de 20% mas acredito que a promo tenha acabado!

      • Thaís

        Pois é Maria Lúcia, eu tinha visto em outro site que poderia transferir meus pontos Santander para o Ibéria, mas agora fui conferir e só posso para Tam , Smiles, TAP, Aeromexico, Lan e Delta. É uma pena, vou ter que achar outra maneira de conseguir usar meus pontos para chegar na Suécia ou pelo menos perto dela e fazer o resta do trajeto de trem.

        • Nucia Fernanda

          Outro dia consultei o Santander e me falaram que além dessas mencionadas, fazem parte Iberia e Azul.

    • Carlos Alberto

      Recomendo transferência para o Iberia Plus, pq de fato a tabela de resgates é melhor, além disso é possível combinar os pontos dele com o Avios da British Airways, que por sua vez tem uma excelente tabela p/vôos curtos.

      • Arthur

        Carlos,

        É possível transferir os pontos para o Iberia Plus e usar avios no lugar? Isso porque o Santander tem parceria com a Iberia, mas não com a British.

        • Carlos Alberto

          É possível combinar os pontos tanto do Iberia Plus como do Executive Club, uma vez que eles usam uma "moeda" em comum que é o Avios. Mas para isto é necessário transferir os pontos de um programa para o outro, sendo que no caso de transferências do IP p/o EC é necessário que esteja registrado neste por pelo menos 3 meses. Lembro tb que as transferências são de 1:1.
          Para mais informações, ver em http://www.iberia.com/gb/iberiaplus/how-it-works/

  • Vilma

    Fiquei triste porque comprei uma passagem da United para os EUA pensando que poderia pontuar na Tam, mas meu voo e' no próximo sábado, então já não tenho mais direito…

  • Já é possível resgatar trechos GRU-EZE via Qatar Airways, considerando todas essas novas parcerias… Alguém tem informação de quantos pontos serão necessários por trecho? Abraços!

  • Bruno

    Denis de uma forma básica, sendo meio leigo. O vermelho caiu de categoria em relação a Star. É isso?

  • PATRICIA

    estao sabendo alguma promoção para COLOMBIA ,SAN ANDRES ?

  • Reginaldo

    Fiz uma pesquisa de passagens com destino ao Chile para setembro e não encontrei nenhum trecho da LAN com a opção de utilizar a pontuação do TAM Fidelidade. Será que eles vão atualizar o sistema ou ainda não é possível utilizar as milhas para voar LAN?

  • Everardo

    Olá! Dênis! Parabéns pelo Melhores Destinos! Meu amigo vou a um congresso no próximo ano em Melbourne – Austrália e tentei comprar pela TAM pelas milhas e não consegui, o Vôo é pela LAN, não é a mesma empresa?
    No site tem para pagar em dinheiro e não pelas milhas, você sabe porque? Um abraço! Everardo

    • Everardo, infelizmente nem sempre as companhias liberam todos os voos para emitir com milhas, mas como sua vioagem é somente no ano que vem pode ser que ainda consiga

  • A pergunta que não quer calar é: isso vai ser vantajoso de alguma forma para nós, clientes Multiplus? Ou seja, conseguiremos vôos internacionais por uma pontuação justa? Porque hoje, para se viajar para Orlando em janeiro, alta temporada, estão cobrando os absurdos 115 mil pontos CADA PERNA! E pensar que há dois anos eram 50 mil (e 40 mil na baixa…).

    • Carlos Alberto

      Vantajoso em parte por causa dos novos destinos. Mas se quiser continuar usando Multiplus/(in)Fidelidade, então terá que aturar os valores de resgate absurdos da TAM. Meu conselho é que comece a usar programa estrangeiros se possível.

    • Acho que não meu amigo… Hoje no primeiro horário da madrugada tentei trechos para Madri, Barcelona e Lisboa e a disponibilidade, assim como as quantidades de pontos necessários, não mudou nada…

  • Carlos Alberto

    Ao contrário da TAM que não está fazendo nenhuma promoção em relação à sua entrada na Oneworld, a Air Berlin está dando o dobro de milhas em seu programa de milhagem (topbonus) nos vôos feitos com a TAM. Para isto, é necessário registrar-se na promoção. Mais informações no link: http://goo.gl/lO4uws (em inglês)

  • American também está oferecendo milhas em dobro no AAdvantage para quem voar TAM entre 1 e 31 de maio. Também é necessário se registrar previamente na promoção para participar! Mais informações em http://bit.ly/OWTAM

  • Helena

    Dênis,

    boa noite.

    Em outro post (dia 14/03), comentou que os clientes do TAM Fidelidade ainda poderiam pontuar e resgatar bilhetes com as parceira, além das companhias da Oneworld. Você sabe se essa informação ainda procede e como poderia resgatar um bilhete da South African Airways? Não há informações na TAM que apenas as consideram como parceiras. mto obrigada:)

  • Cláudio Santos

    Como portador do cartão fidelidade vermelho, hoje, tenho direito a um acréscimo de peso nas minhas bagagens

    Será que a TAM vai rebaixar um direito histórico de seus cleintes fidelidade vermelho? Caso sim, começarei a acumular meus pontos em outra empresa!!!!!

    Sempre tive acesso às todas salas VIPs das compainhas associadas à Star Aliiance, agora só nas salas da classe executiva

    Particularmente, não gostei dos benefícios que teremos como assciados do ex-Cartão Vermelho, que tivemos o nosso nível rebaixado, afinal, sempre tivemos uma equiparação com nível mais alto de outras cias aéreas.

  • Ah, meu bilhete de volta ao mundo!!! Será que essa mudança da TAM foi pra melhor??

  • Olá Pessoal… Sempre vejo os posts do site mas nunca antes havia comentado…

    Preciso de um conselho, acho que fiz uma bobagem…

    Tenho 228 mil milhas (151 mil no meu fidelidade, 42 mil no da minha esposa e 35 mil no da minha mãe)… Estava planejando desde o começo do ano viajar para Espanha e/ou Portugal em Junho, para aproveitar os vários feriados da copa (sei que não é o melhor período, alta estação, passagens em alta, mas é quando posso viajar)…

    Por volta de Fevereiro/2014 eu conseguia achar trechos de ida Fortaleza-Madri por 35 mil milhas (nas proximidades do dia 08/junho/2014) e a volta Madri-Fortaleza por 75 mil milhas (nas proximidades do dia 23/junho/2014. Para as mesmas características trocando apenas Madri por Lisboa, a ida estava por 40 mil milhas e a volta pelas mesmas 75 mil milhas.

    Imaginei que, com a mudança para a One World e o novo parceiro Ibéria, que eu conseguiria uma condição melhor e, (burramente talvez) não emiti nada nessa esperança (acho que deveria ter emitido pelo menos a ida…)…

    Enfim, ontem eu fiz as buscas antes da mudança para a OW, e a situação já havia piorado, a volta continuava na mesma, mas a ida por 35 mil não estava mais disponível, a não ser bem no início de Junho (nas proximidades do dia 02/junho/2014), o que não me é muito conveniente…

    Hoje de madrugada, na primeira hora do dia 31/03/2014, liguei para a Central TAM e não consegui nada que prestasse… Tudo na mesma… Nenhum trecho novo, nenhuma condição diferenciada… Nada nada… Parece que a nova parceria não aumentou em nada a oferta de trechos, o que, para mim (talvez leigamente) parece um absurdo…

    Liguei agora a pouco, por volta das 20:00 e a situação está na mesma, nada de novos trechos, e, a atendente, menos esperta do que a que me atendeu na madrugada, nem conseguir concatenar trechos de modo mais eficiente conseguiu para passar uma melhor cotação de pontos…

    Enfim… O que me aconselham a fazer? Emitir logo o que tem (35 mil de ida for-mad no dia 2/6/14 e volta mad-for no dia 22/6/14) ou esperar mais para ver se outros trechos surgirão, ou, sei lá, desistir… kkkkkkkk…

    Qualquer ajuda será bem vinda, mesmo que seja pra dizer, "que burro, da zero pra ele" por eu não ter emitido a passagem na esperança de melhoria com a nova parceria!!

    Agradeço enormemente… Ahh… E parabéns pelo excelente conteúdo do site!

    • junior

      Dica para iniciante: achou voo com milhas, é para o local que vc quer e é mais menos nas datas, compra. Relatos como o seu são os mais comuns.

      • Obrigado pela resposta Júnior… É, normalmente eu faço isso sim, mas, nesse caso, fiquei tentado a esperar face à mudança de parceira da TAM… Pelo jeito me dei mal! :/ … Ainda estou indignado como uma mudança de parceria não muda em nada as disponibilidades de assentos com milhas…

  • Tenho milhas AAdvantage, da American Airlines, porém tento emitir bilhetes para vôos domésticos pela TAM, e nunca disponibilizam lugares nos vôos para clientes AA, minha pergunta é: com essa nova aliança isso irá mudar?

    • Onizes Araujo

      Estou nessa mesma situação, com mais de 50.000 pontos no AAdvantage e gostaria de emitir bilhete doméstico.

  • Oscar Luiz

    Tchau TAM, tchau!

  • Walace

    Uma dúvida: a Iberia é parceira da GOL no compartilhamento de vôos e resgate de milhas. Alguém sabe como ficará esta parceria com a GOL já que a Iberia faz parte da Oneworld e compartilhará estes benefícios com a TAM?

  • Bruno Gil

    Estou indignado com essa mudança. Imaginei que iriam fazer promoções para divulgar e atrair mais clientes fidelidade, mas pelo que vi foi o contrário. Antes da mudança havia encontrado trechos em empresas parceiras de POA para Califórnia por 25 mil pontos o trecho e agora não tem disponibilidade nenhuma. E quanto consigo algo o mínimo por 50 mil por trecho. Acredito que a TAM deveria ter pensado numa promoção para promover a entrada no novo programa e não reduzir as opções, etc. Na negociação para entrada nessa aliança deviam ter pensado nisso. Afinal que vantagens os clientes fidelidade vão ter?? Até o momento para mim, nenhuma. Apenas prejuízo. Espero conseguir ao longo dos dias alguma coisa. Mas por enquanto estou decepcionado.

  • Onizes Araujo

    Tenho pontos no AAAdvantage e minha pergunta é… posso emitir bilhete doméstico na TAM com eses pontos ?

  • Eliza

    Boa tarde, tenho um voo para Espanha pela iberia em maio.
    Gostaria de saber se posso usar meu tam fidelidade para pontuar esse voo?? Ou preciso fazer o programa de pontuação da iberia?
    Obrigada

  • Carlos Renato Zilli

    Caros, adoro o site de vocês. Já emiti muitas passagens com milhas e tenho 150.000 pontos na TAM.
    Fui tentar achar algum vôo para usar as milhas dentro das novas parcerias. Estou procurando vôos internacionais. Depois de hora aguardando atendimento simplesmente recebi a resposta que não consigo NENHUM VÔO com as companhias parceiras pois nenhuma disponibilizou nada. O estranho é que não consegui nada nem com valores maiores que por exemplo 40k para Europa e 35k para Caribe.
    Tentei destinos no Caribe, Madrid, Londres, até Quito tentei para ver o que dava e nada…..me pareceu que esta nova parceria foi uma grande DESGRAÇA para que voa TAM e se for o caso vou começar a voar GOL pois pelo menos com eles consigo destino para voar e ainda mais possa ver se tem disponibilidade no site…..Não tem como ficar horas no telefone diariamente tentando achar local para voar. Já pensei até em vender as milhas pois pelo menos não perderia elas, afinal do jeito que vai milhas TAM vão virar sinônimo de LIXO. Vocês tem alguma dica sobre como conseguir verificar a disponibilidade de vôos com empresas "parceiras" TAM? Não consigo nem disponibilidade com a LAN que hoje manda na TAM….

    • Estou na mesmo situação meu caro amigo!

  • mauro

    comprei com cartão Tam Itaucard um pacote do "Decolar.com" incluindo hotel e aéreo para Orlando saindo do Rio de janeiro em 20 de abril com a US Airways, será que vou pontuar no Tam fidelidade?

    • A princípio sim, mas é necessário conferir a classe de sua passagem para ter certeza

  • Carolina Schnaider

    Carlos estou na mesma situação. Quero resgatar uma passagem de Vancouver para Porto Alegre em 02/2014 e não consigo com nenhuma cia parceira, tenho ligado todos os dias a quase um mês.

    • Carolina Schnaider

      Retificando é voo para 02/2015

      • Carlos

        Procure pelo programa da British (executive club) que poderá ver a disponibilidade para as parcerias. O resto é conversa da Tam que como sempre continua com seu péssimo e desonesto programa independentemente da aliança.

  • Claudio

    Com o TAM vermelho eu tinha direito a bagagem extra em todas as companhias Star Alliance, agora não tenho direito a nada…. uma pena que a TAM cada ano fica pior.

  • Neuza Costa

    Tenho milhas na TAM, GOL e COPA, pretendo viajar para Cancun, em qual cia poderia utilizar estas milhas?

  • Carolina

    Ontem consegui emitir de passagem através da central Tam de Calgary para Porto Alegre por 25 mil, trecho internacional voando Air Canada para o dia 3/2/15. Achei mto bom.

  • Alexandre

    Denis, com sua experiência gostaria de saber: como faço pra utilizar os pontos do meu Multiplus para emitir minhas passagens para os EUA, sendo a ida pela TAM (exige menos pontos) e a volta pela American Airlines (exige menos pontos). Nesse meu caso específico, a ida seria BSB/MIA (TAM) e a volta seria BWI/BSB (AA).
    Na ida, o trecho MIA/BWI eu compraria à parte.
    Grato pela atenção e parabéns pelo site!

  • Denis, agora voando TAM é possível acumular pontos direto na AAdvantage?

  • Olá, Denis, procurando sobre esta nova aliança encontrei seu site. Parabéns!!!!
    Acabei de comprar uma passagem TAM e agora vou poder pontuar na AA, que ótimo!!!
    Estou procurando a respeito da promoção até 30/maio de tranferencia de pontos entre Star Alliance e One World, vc sabe algo?
    Grata

  • Como posso simular/comprar um trecho interno na Europa com milhas pelo Oneworld? Tenho TAM Fidelidade e AAdvantage, mas nunca regatei passagens que não fossem pela TAM…

  • Muito confuso esta essa fusão, em fevereiro viajei pela United coloquei meu número pelo Tam fidelidade e obtive os pontos pelo multiplus.
    Minha dúvida é sobre o meu próximo voo pela Lan Airlines, será que consigo pontuar no Tam fidelidade?

    Estou tentando há dias, resgatar minha senha no lan pass e não consigo.

  • silvia

    Duas horas no Call Center da Tam para descobrir que não há hipótese de voar com pontos para Austrália. Isso porque eu tenho disponibilidade de voar de setembro a janeiro!
    Pontuar na TAM nunca mais. Agora, só American Airlines e Air France. Há sempre lugares disponíveis.

  • Paola

    Pergunta, tenho pontos multiplus e quero comprar passagem na AA, consigo?