Adeus, TAM! Companhia adota nome e marca Latam oficialmente a partir de hoje!

Leonardo Cassol 6 · maio · 2016

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O dia 5 de maio de 2016 ficará marcado na história da aviação brasileira. Após 39 anos, a TAM deixa de existir a partir de hoje, assim como a chilena LAN. Juntas agora elas são Latam Airlines, ou apenas Latam!

Além da mudança completa do site, a empresa realizou hoje 3 voos comerciais com a imagem externa da Latam Airlines. Quem embarcou hoje por Congonhas, Guarulhos, Brasília e Galeão já pôde conferir que as antigas logomarcas foram substituídas, seja nos bilhetes aéreos, balcões de check-in, lojas e painéis de voo. Esse foram os 4 aeroportos brasileiros inicialmente contemplados com a mudança.

check-in-latam-guarulhos-sao-paulo
Embarque da Latam em GRU Airport – Aeroporto de Guarulhos

Latam-brasilia-check-in
Check-in da Latam – Aeroporto de Brasília

“Hoje, inicia-se um novo capítulo da história da aviação da América Latina e do mundo. A Latam começa a oferecer aos seus clientes mais do que uma nova marca, mas também uma nova experiência de viagem. A marca Latam nasce para simplificar e melhorar a viagem de todos os passageiros. As mudanças serão feitas de forma gradual, ao longo dos próximos anos, mas muitos dos benefícios serão imediatos”, revela Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam Airlines.

Os passageiros já podem conferir também a nova identidade Latam em outros 9 aeroportos internacionais: Bogotá, Buenos Aires/Ezeiza, Guayaquil, Lima, Madri, Miami, Nova York/John F. Kennedy, Quito e Santiago.

Esses locais contarão com nova sinalização nos balcões de check-in e nas lojas, cartões de embarque e etiquetas de bagagem Latam, além de nova identidade nas salas VIP. Assim como as aeronaves, o processo completo de mudanças em todos os aeroportos onde a companhia opera deverá ocorrer em até 3 anos.

Novo site

O site foi totalmente reformulado para receber a nova identidade da companhia.

novo-site-latam

Pintura as aeronaves

A Latam espera finalizar a pintura exterior de mais de 50 aeronaves em 2016, e concluir a alteração de toda a frota até 2018. A pintura das aeronaves leva, em média, de 6 a 12 dias cada, e será realizada durante a manutenção de rotina das aeronaves para obter a maior eficiência possível do processo.

LATAM_GRU Airport_São Paulo_by Marcio Jumpei - LATAM 22 (1) (1)
Avião da Latam no aeroporto de Guarulhos hoje

Novos uniformes

Além disso, novos uniformes serão utilizados por 23.000 funcionários até o final de 2016. Os uniformes Latam – que refletem a essência do Grupo por meio das formas e cores da nova imagem, o Índigo e o Coral – foram desenhados pelo estilista brasileiro mundialmente reconhecido Pedro Lourenço, em cooperação com grupos de trabalho dos quais participaram mais de 80 funcionários de diferentes áreas da empresa.

LATAM_Crew_First_Flight_Web_2 (1)
Tripulação do “voo inaugural” da Latam

Vamos-LatamNova Revista de Bordo

O grupo Latam ainda anunciou a implementação de uma nova revista e plataforma de conteúdo, Vamos/Latam, oferecendo conteúdo com o melhor da América Latina em vários formatos, disponíveis em espanhol, português e inglês. Além disso, durante 2016 será lançada uma nova carta de vinhos latino-americanos para todos os voos internacionais das companhias do Grupo. Isto se soma ao Latam Entertainment, o sistema de entretenimento de bordo sem fio para aeronaves de curta distância (Airbus A319, A320, A321) que a empresa já implementou em 200 aeronaves em 2015.

História

A mudança de hoje é o capítulo final da história da TAM, que nasceu no interior de São Paulo como Táxi Aéreo Marília em 1961. Dez anos mais tarde, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia na época de sua fundação, torna-se sócio minoritário da companhia e no ano seguinte passa a dirigi-la. Foi ele que conduziu a TAM na trajetória ao posto de maior companhia aérea do Brasil e uma das mais importantes do mundo.

Comandante Rolim Amaro (Foto: Josias Barroso/Estadão)
Comandante Rolim Amaro (Foto: Josias Barroso/Estadão)

Em 2010 a companhia anunciou a fusão com a chilena LAN, criando o Latam Airlines Group. A nova companhia nasce como uma das maiores do mundo, com 325 aeronaves e mais de 53 mil funcionários.

 

E ai? Gostaram do visual dos aviões da Latam? Vai sentir saudades da TAM? Deixe seus comentários e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.