Adeus, TAM! Companhia adota nome e marca Latam oficialmente a partir de hoje!

Leonardo Cassol 6 · maio · 2016

O dia 5 de maio de 2016 ficará marcado na história da aviação brasileira. Após 39 anos, a TAM deixa de existir a partir de hoje, assim como a chilena LAN. Juntas agora elas são Latam Airlines, ou apenas Latam!

Além da mudança completa do site, a empresa realizou hoje 3 voos comerciais com a imagem externa da Latam Airlines. Quem embarcou hoje por Congonhas, Guarulhos, Brasília e Galeão já pôde conferir que as antigas logomarcas foram substituídas, seja nos bilhetes aéreos, balcões de check-in, lojas e painéis de voo. Esse foram os 4 aeroportos brasileiros inicialmente contemplados com a mudança.

check-in-latam-guarulhos-sao-paulo
Embarque da Latam em GRU Airport – Aeroporto de Guarulhos

Latam-brasilia-check-in
Check-in da Latam – Aeroporto de Brasília

“Hoje, inicia-se um novo capítulo da história da aviação da América Latina e do mundo. A Latam começa a oferecer aos seus clientes mais do que uma nova marca, mas também uma nova experiência de viagem. A marca Latam nasce para simplificar e melhorar a viagem de todos os passageiros. As mudanças serão feitas de forma gradual, ao longo dos próximos anos, mas muitos dos benefícios serão imediatos”, revela Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam Airlines.

Os passageiros já podem conferir também a nova identidade Latam em outros 9 aeroportos internacionais: Bogotá, Buenos Aires/Ezeiza, Guayaquil, Lima, Madri, Miami, Nova York/John F. Kennedy, Quito e Santiago.

Esses locais contarão com nova sinalização nos balcões de check-in e nas lojas, cartões de embarque e etiquetas de bagagem Latam, além de nova identidade nas salas VIP. Assim como as aeronaves, o processo completo de mudanças em todos os aeroportos onde a companhia opera deverá ocorrer em até 3 anos.

Novo site

O site foi totalmente reformulado para receber a nova identidade da companhia.

novo-site-latam

Pintura as aeronaves

A Latam espera finalizar a pintura exterior de mais de 50 aeronaves em 2016, e concluir a alteração de toda a frota até 2018. A pintura das aeronaves leva, em média, de 6 a 12 dias cada, e será realizada durante a manutenção de rotina das aeronaves para obter a maior eficiência possível do processo.

LATAM_GRU Airport_São Paulo_by Marcio Jumpei - LATAM 22 (1) (1)
Avião da Latam no aeroporto de Guarulhos hoje

Novos uniformes

Além disso, novos uniformes serão utilizados por 23.000 funcionários até o final de 2016. Os uniformes Latam – que refletem a essência do Grupo por meio das formas e cores da nova imagem, o Índigo e o Coral – foram desenhados pelo estilista brasileiro mundialmente reconhecido Pedro Lourenço, em cooperação com grupos de trabalho dos quais participaram mais de 80 funcionários de diferentes áreas da empresa.

LATAM_Crew_First_Flight_Web_2 (1)
Tripulação do “voo inaugural” da Latam

Vamos-LatamNova Revista de Bordo

O grupo Latam ainda anunciou a implementação de uma nova revista e plataforma de conteúdo, Vamos/Latam, oferecendo conteúdo com o melhor da América Latina em vários formatos, disponíveis em espanhol, português e inglês. Além disso, durante 2016 será lançada uma nova carta de vinhos latino-americanos para todos os voos internacionais das companhias do Grupo. Isto se soma ao Latam Entertainment, o sistema de entretenimento de bordo sem fio para aeronaves de curta distância (Airbus A319, A320, A321) que a empresa já implementou em 200 aeronaves em 2015.

História

A mudança de hoje é o capítulo final da história da TAM, que nasceu no interior de São Paulo como Táxi Aéreo Marília em 1961. Dez anos mais tarde, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia na época de sua fundação, torna-se sócio minoritário da companhia e no ano seguinte passa a dirigi-la. Foi ele que conduziu a TAM na trajetória ao posto de maior companhia aérea do Brasil e uma das mais importantes do mundo.

Comandante Rolim Amaro (Foto: Josias Barroso/Estadão)
Comandante Rolim Amaro (Foto: Josias Barroso/Estadão)

Em 2010 a companhia anunciou a fusão com a chilena LAN, criando o Latam Airlines Group. A nova companhia nasce como uma das maiores do mundo, com 325 aeronaves e mais de 53 mil funcionários.

 

E ai? Gostaram do visual dos aviões da Latam? Vai sentir saudades da TAM? Deixe seus comentários e participe!

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Guilherme Lopes

    MD, corrige aí: mão se diz “logomarca”, se diz “marca”, “logo” ou “logotipo”. Abs!

    • Wescley

      Pode até ter caído em desuso, mas a palavra logomarca existe e representa exatamente o sentido dado na matéria.

    • Luiz Carlos Moraes Hecker

      Negativo. Qq cursinho de mkt ensina q: logotipo é a maneira como se escreve o nome da empresa e marca é o simbolo q a empresa utiliza. Portanto existem empresas q.tem logo mas ñ tem marca. E as q tem os dois, portanto logomarca. Ex a globo. A marca é a televisãozinha com o globo dentro logotipo sao as letras q formam a palavra globo!!!

      • Guilherme Lopes

        Prezado, eu trabalho com marketing, estudei design gráfico e sou casado com uma designer. Não fiz “qualquer cursinho de marketing”. O que vc se refere se chama “logotipo”, e vem da união de duas palavras gregas: “logos” (conceito) e “typos” (símbolo, figura). “Logomarca” não existe

      • Blue Man

        O Guilherme está certo. Logotipo é a junção de logo+tipo. Marca envolve o nome, logotipo, e toda a representação da empresa.

        Logomarca não faz sentido, é inadequada e inexistente.

      • Acho que esse cursinho de mkt que você frequentou é bem “qualquer” mesmo, pois não lhe ensinou que a palavra Logo vem do grego ‘logos’ e significa CONCEITO e Marca vem do germânico ‘markas’ e significa também CONCEITO. Portanto não existe ConceitoConceito, LogoLogo, MarcaMarca e muito menos LogoMarca!

    • desculpe a ignorância, mas minha parca memória me lembra os termos “logotipo” (identidade do produto/empresa com letras: Coca-Cola, Google, Fedex etc) & “Logomarca (identidade do produto/empresa com símbolos: Shell, Apple, Quacker, etc).
      Hoje, foi tudo consolidado?

  • Arthur

    Atenção galera: a TAM já está vendendo passagens para Joanesburgo com 767-300ER.

    • gilberto

      Por pontos nada ainda ?

      • Jonathan Kenji Hirakawa

        Acredito que através do callcenter seja possível solicitar.

      • Thiago Ramos

        Por pontos liberados já 25 mil o trecho.

        • gilberto

          E exec. ?

          • Arthur

            Pelo que vi tá 30 mil o trecho de econômica e 40 mil em alta temporada. Executiva tá aparecendo 270 mil o trecho, o que com certeza será readequado porque está totalmente fora da realidade.

  • Gilberto

    A unica cia aerea do mundo que ainda tem 2 programas de passageiro frequente.

    • O problema foi no contrato da TAM com a Multiplus, que inviabilizou a unificação dos programas. Pior que é não há previsão de integração no curto prazo.

      • Gilberto

        Pode ser, mas isso tambem eh reflexo da politica de passos de lesma das 2 cias aereas. E nao me espanta, pois levaram quase 5 anos para comecar a operar com o novo nome, entao, o programa de passageiro frequente devera levar no minimo mais uns 2 anos para ser unificado de vez. Ao meu entender, acho que eles devem ter criado estes “2 novos programas” a fim de padronizar o bonus para ambas as companhias e aguardar um prazo de 2 anos que eh a validade das milhas da TAM para que possa finalmente transformar tudo na equivalencia de 1:1 e poder finalmente integrar os 2 programas em um so.

      • maria lucia

        Meus ptos na Lam não vão se juntar aos da Tam? Então se eu tiver de escolher de jogar meus ptos de aluguel de carro para uma empresa terei de escolher entre as duas? É isso?

        • Gilberto

          Por enquanto nao havera a integracao dos pontos obtidos nos antigos programas Lanpass e Tam Fidelidade, portanto, se voce tiver pontos nos 2 programas como eu e alguns devem ter, ainda teremos este empecilho e dai voce precisa escolher em qual dos 2 pontuar e aguardar pacientemente e vagarosamente, de maneira morosa, a fatidica integracao de ambos, Talvez no dia de Sao Nunca, quem sabe.

        • É isso

      • Caio

        Esse problema ocorre pelo fato do Multiplus ter ações na bolsa? Até onde eu sei, o Multiplus era uma subsidiária da Tam, portanto, passou a ser uma empresa Latam. Correto?

        • São empresas distintas. Parceiras, apenas, e com alguns acionistas em comum.

      • maria lucia

        minha resposta ao Gilberto caiu em moderação – daria para, por favor, liberar? Tks

  • Felipe Sant Anna

    Que tal uma promoção relâmpago da nova LATAM????

  • Andre

    O que acho estranho é o “jeitinho” brasileiro. No Brasil é proibido companhias aéreas estrangeiras de fazerem voos nacionais, o que não faz sentido. Então a TAM é vendida a LAN, deixa de ter ações na Bovespa, depois deixa de ter qualquer papel negociado no Brasil, e agora adota uma logo com as cores Chilenas, pq ela pode e as demais internacionais não fazerem voos no Brasil?

    • MTorres

      A cor vermelha era da TAM e a Azul da LAM. Simples assim.

    • Jonathan Kenji Hirakawa

      A TAM era vermelha, que não é uma “cor brasileira”, além do mais a LATAM é um consórcio entre duas companhias latino-americanas, a brasileira TAM e a chilena LAN, que hoje unem seus nomes fantasia adotando uma marca unificada chamada LATAM.
      LAN não deixa de existir e nem TAM quanto pessoas jurídicas, apenas o nome fantasia mudou.

    • Caio

      A legislação brasileira continua em vigor e sendo aplicada a esse caso. Lan e Tam continuam com seus “cnpj”. Ainda que ambas tenham o mesmo nome, aviões de matrícula internacional não podem fazer voos domésticos no Brasil, portanto, os aviões “Lan” não poderão fazer voos domésticos por aqui (não sei como funciona lá). A mesma coisa vale para tripulação.

    • Oscar Luiz da Silva Neto

      Não é jeitinho. É picaretagem mesmo.

  • MTorres

    Seja bem vinda LATAM. Não sou saudosista. Empresas vem e vão.
    O importante é ter opções sempre. Já se foi a Varig, VASP, TransBrasil, Riosul, TAM. Nenhuma deixa “saudade” e nunca me deu “orgulho”. Orgulho eu tenho de pagar um bom preço e ter meu voo pontual e sem problemas de segurança. Independente da marca que me leva.

    • Felix Junior

      Concordo em tudo que disse. Queremos bons preços, bons serviços, pontualidade e segurança em voo. Quem eh dono? Importa o que oferecem como já dito. isso sim!

    • Pedrão

      E Webjet e BRA também!

  • Cissa Vidal

    podiam fazer uma promoção para comemorar!

    • Felix Junior

      Concordo plenamente. Começar com “pé direito”!!

      • Fefa Porto

        Seus pedidos foram acatados!rsrs
        Pessoal do MD acabou de publicar promoção para o Canada.

        • F. Junior

          Shooow!!

    • Milton Lucio Cortes

      E creditar 10 mil pontos de “boas vindas” de bonus…

      • Cissa Vidal

        Boa!

  • Ernesto Lippmann

    Museu da TAM fechado, padrão medíocre de serviços, fim da marca TAM….. Comandante Rolim deve estar se revolvendo na cova…..

  • Sergio Torres

    Se o Comandante Rolin estivesse vivo, morreria hoje.

    • Renato A.

      Ou não..com essa crise, quem sabe até ele teria feito isso para manter o negócio “vivo”… empresários pensam em lucros e em prosperar!!

    • Thiago Ramos

      Ah tá, mãe Dináh!

      • F. Junior

        ..

        • Thiago Ramos

          Estaria comemorando agora ser sócio de umas das 5 mariores empresas aereas do mundo.

      • Renato A.

        Eu disse..”quem sabe”.. Não estou prevendo nada como a SUA MÃE Dinah. Estou apenas supondo!! Vc provavelmente bem sabe o que isso significa!!

    • Bruno Bastos

      Quem aqui nos comentários também não aguenta mais o povo falando nesse Comandante Bilolim?

      • Fernando

        Deve ser a mesma galera que fica “nossa, se Steve Jobs estivesse vivo…”

  • F. Junior

    Muitos reclamando do visual e do site não funcionar. Pois eu afirmo que achei o visual bem interessante e fiz uma compra pelo site que funcionou perfeitamente bem!
    Será mania de alguns muitos em reclamar de tudo??
    Como dito, importam bons preços, bons serviços, segurança em voo e afins que realmente fazem a diferença!
    E caso haja um ou outro empecilho, isso faz parte do processo de ajustes e trocas proposto pela nova marca, devendo ser logo sanados!
    Relaxem passageiros estressados!! Alguns estão precisando mesmo viajar!! Kkk

  • Wilson Machado

    Tam, um ADEUS, fico triste em saber que a Tam esta a despedir. Feliz que uma nova cia aerea e umas das maiores do mundo nasce definitivamente hoje. Parabens a Latam, que voe alto, ja começa com seus novos aviões. Ps. foi a melhor escolha fazer parte da oneworld com a Tam fidelidade, os pontos que acumulei em uma unica viagem i e v, foram mais que com a star aliance que sempre preferi voar. Nem voando 1 ano com star aliance recebi tantas milhas como na oneworld.

  • Acho que sim!

  • Carl B

    Algumas imagens na notícia não tão aparecendo no Safari (mas estão aparecendo no Google Chrome tranquilo)

  • Hugo Leonardo

    Eu jamais vou gostar do nome Latam, isso tinha que ser o nome da Holding, não o nome oficial… Isso soa muito próximo de “latão”… Sei lá.. Sei que é só um nome, mas mexe com meu inconsciente…

  • Alan Rodrigo de Almeida

    Quando o Itaú se juntou com o Unibanco ele não passou a se chamar Unicú. Sim, por que quando se tem uma fusão entre duas empresas, a pior escolha certamente é a de se jogar fora todos os anos de investimento em duas marcas para se criar outra do zero. E na boa. Unicú era melhor que LATAM. Como uma empresa aérea escolhe um nome que remete a LATA? Não consigo entender.

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK UNICÚ foi demais!!!!

      meu Deus!!!

    • Fernando

      hahahahaha boa! mas acho que não foi decisão do lado brasileiro da empresa, e sim do lado chileno. E alguém deve ter falado ” e ainda fica parecido com “LATin AMerica, vejam só!”

    • kkkkkkk

  • Eder Rodrigues

    Pode crer Luis, também estou com problemas! Aqui está dando a mensagem de erro “Access Denied – You don’t have permission to access on this server”. Alguém mais com o mesmo erro?

    • Petim

      O número fidelidade MORREU… agora computa pelo número do teu Cpf.

      • Eder Rodrigues

        Boa Petim. Obrigado!

  • Guilherme Lopes

    Opa, meu dedo escorregou no teclado do telefone.

  • Eu ADOREI a nova imagem/roupagem da cia! Ficou super moderno e jovem, não que a anterior não tenha sua elegância, charme e história, pelo contrário, era muito boa, mas já estava na hora de uma melhoria pra ficar ótima!

    Espero que com essa fusão, ela se torne ainda melhor.
    Ficou lindo aos olhos essa combinação de azul/roxo (índigo nada, é roxo mesmo, se não é roxo é azul hahaha) e vermelho.

  • Silvio Epaminondas

    O pior é que as tarifas aumentaram.

  • Petim

    Um amigo trabalha na TAM (alto escalão) não é peão de aeroporto… Disse que os Chilenos são duros na queda… Na real eles que decidem tudo, estão cortando muita coisa e tudo que eles conseguirem enviar para o Chile vão fazer por lá e cortar postos de trabalho por aqui… Isso pq no Chile os impostos tanto como as leis trabalhistas favorecem muito mais as empresas do que os funcionários… Acho que tempos nebulosos virão… Só resta esperar!

  • Bruno Santos

    Alguém sabe dizer porque não tem voos disponíveis para Las Vegas para emitir com pontos no multiplus?

    • Depende do code share com a AA. Só pelo call center por enquanto.

  • Marcos

    Se não estou delirando, ano passado vi um da Varig no terminal da Gol.

    • Gilberto

      Se ainda tem algo da Vasp em Cumbica, nao seria surpresa ver algo da Varig ainda.

      • Marcos

        Pois é, Gilberto, ainda é possível ver sucatas de Varig, Vasp e Transbrasil espalhadas pelos aeroportos do Brasil. É um verdadeiro desmanche de aviões a céu aberto. Mas o que eu me referi acima, era eu ter visto um avião da Varig ao lado de outros aviões estacionados no terminal da Gol ano passado em Guarulhos.
        Se alguém souber que responda: eu delirei ou ainda existe alguma coisa da Varig que voa?

        • Gilberto

          Voce nao delirou, nao. Ano passado ou retrasado vi tambem este aviao da Varig quando vinha do Chile ou da Argentina pro Brasil.

          • A Azul manteve um avião com as cores da Trip como homenagem à marca. Já a GOL tinha várias aeronaves com as cores da Varig, mas já foram repintadas com as cores da GOL.

          • Marcos

            Gilberto e Denis, já que não delirei, completo: foi uma ótima sensação que tive aquele dia, poder ter voltado no tempo. Obrigado e abraços!

  • Gilberto

    Seria mais cabivel a comparacao entre as Aviancas, que sao 2 empresas distintas, com a LAN e a TAM ate o dia 4/5 passado que a situacao atual da LATAM, pois as marcas LAN e TAM deixaram de existir desde o dia 5 passado e se fundiram criando uma nova e unica cia aerea, enquanto a Avianca Brasil e a Avianca ainda sao 2 cias existentes e nao uma unica ainda.

  • Anna C K

    Pessoal do melhores destinos, já vi um prejuízo p os clientes “latam”… Estou tentando comprar passagens p a Europa, mas não há mai parcelamento!
    Será Q é temporário ou houve uma alteração da política da empresa? Obrigada!

    • Anna, estamos checando com eles e retornamos aqui, ok?

      • Anna C K

        Obrigada MD! 🙂

  • Anna C K

    Bom dia Regina!
    Ontem foi dia de “operação-padrão” dos aeroportuários. Sei que atuaram em ritmo de tartaruga em Florianópolis e Brasília. Talvez tenha ocorrido também em Guarulhos.
    Mas nesse caso não foi só a latam que demorou não… Atrapalhou todas as companhias aéreas.

  • Silas Bordini

    Leonardo, BOA TARDE !!!
    Gostaria de sugerir uma reportagem AMPLA sobre como ficam os planos de milhagem da LAN (Lanpass) e TAM Fidelidade ??
    Como ficam os consumidores que tem quilômetros e milhas em ambos ??
    Qual o plano de negócios adotados pela LATAM ??
    As diferenças de pontuação entre a LAN e TAM eram imensas. Como vai ficar ???
    Abraços,
    Silas Bordini

    • Silas, continuam programas diferentes. Não haverá integração no curto prazo, talvez no longo prazo.

  • Carolina

    Procurei uma passagem antes (R$ 632,00) e depois da mudança (R$ 1.801,00)… Acabaram TODAS as opções de tarifa mais barata, só ficou flex e top…

  • Carolina

    A que eu estava procurando aumentou de 632,00 para 1.801,00!!

  • GUSTAVO DEL REY

    Também não consigo acessar meu extrato! Meus vôos também não estão sendo pontuados! Alguém teve os vôos creditados no extrato nos últimos 15 dias?

    Sou Platinum (antigo vermelho) e descobri que agora não tenho mais direito a Prioridade nas bagagens em vôos domésticos e nem ao upgrade cortesia para o acento conforto nos voos domésticos!

    Eles estão piorando em vez de melhorar!!!

    Você liga no Call Center e eles não sabem informar nada sobre o extrato e crédito de milhas!

    Estou pensando em começar a creditar minhas milhas/pontos em outro programa de passageiro frequente!

    • Gustavo, a Latam respondeu nossos questionamentos informando que realmente os sistemas estão apresentando instabilidade e que espera normalizar seu funcionamento em breve!

  • Anna C K

    Obrigada Leonardo! 🙂