Má notícia! Santander aumenta para 30 mil pontos o mínimo de transferência para a Multiplus!

Leonardo Cassol 16 · agosto · 2017

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Santander alterou novamente a pontuação mínima necessária para transferência de pontos de cartão de crédito do programa Esfera para a Multiplus. Depois de ter subido de 1 mil para 15 mil pontos em 2015, agora o banco está exigindo absurdos 30 mil pontos para permitir a transferência de pontos para a Multiplus, o maior programa de fidelidade do Brasil ligado a uma companhia aérea.

O leitor Mauricio Guerra, o primeiro a entrar em contato com o Melhores Destinos, reclamou que a mudança foi feita sem nenhuma transparência, ou comunicação prévia aos clientes. Simplesmente ao juntar 15 mil pontos e tentar transferir, ele descobriu que a pontuação mínima havia mudado.

O Santander, juntamente com o Itaú, já tinha uma das piores barreiras do mercado, exigindo o mínimo de 15 mil pontos para transferências para todos os programas de fidelidade parceiros. Mas, agora, se tornou de longe o pior banco nesse quesito, extrapolando o limite do razoável ao dobrar esse valor, de uma hora para outra, num momento de crise e de dólar instável, onde é evidente que a esmagadora maioria dos clientes jamais irá atingir essa pontuação antes de ver seus pontos vencerem.

É evidente que o banco quer desincentivar as transferências para os programas de fidelidade com um todo, pois tem um maior retorno quando os resgates são feitos dentro da plataforma do Esfera. No entanto, dificultar o acesso, ou mesmo tirar o direito de escolha do cliente, através práticas como essa, não parece um caminho sensato e correto. Porque ao invés de ficar subindo o valor de transferência o banco não faz promoções ou oferece opções mais vantajosas dentro do Esfera?

Fica claro também que há problemas no relacionamento entre o Santander e a Multiplus. Recentemente o banco decidiu não permitir mais promoções de transferências bonificadas feitas pela Multiplus. Qual deve ser o próximo passo?


Questionado pelo Melhores Destinos, a Assessoria do Santander informou que o regulamento do programa Esfera permite que o banco altere, a qualquer momento, os valores de transferência, sem aviso prévio, de acordo com a “Cláusula 2.2. Os parceiros, prêmios e a quantidade de pontos necessária para resgate podem variar durante a vigência do PROGRAMA DE PONTOS ESFERA.

O banco emitiu ainda a seguinte nota:

“Nesta semana, revisamos os valores mínimos para troca de pontos do Esfera para todos os programas parceiros de milhas aéreas – Amigo, Multiplus, Smiles e TudoAzul. Esses valores poderão ser alterados promocionalmente, conforme previsto em regulamento, e as informações estão disponíveis, a qualquer momento, no site do Esfera ou na Central de Atendimento Santander.

Com o objetivo de sempre oferecer as melhores opções para nosso cliente viajar, desde março deste ano praticávamos, promocionalmente, o valor mínimo de 5 mil pontos Esfera para os programas Smiles (Gol), TudoAzul (Azul) e Amigo (Avianca) e oferecíamos até 120% de pontos a mais na troca para os programas acima mencionados. Disponibilizamos também trechos aéreos a partir de 4 mil pontos pelo Esfera Viagens, sem limite mínimo para troca. Vale lembrar que, ao comprar uma passagem pela nossa plataforma própria, o cliente pode somar novas milhas pelo trecho voado, o que não ocorre quando a troca de pontos é feita pelos programas das companhias aéreas. Ao longo do ano, teremos outras ações promocionais onde os valores mínimos poderão ser reduzidos.

Em relação às opções de troca, mensalmente apresentamos novas possibilidades para troca de pontos e, como de costume, comunicamos por meio de e-mails e das redes do Esfera. O Santander tem um dos melhores portfólios de cartões do mercado e realiza campanhas ao longo do ano para acelerar a geração de pontos, como a Promoção ‘Tudo no Cartão pra ganhar mais’, vigente neste momento, que pode premiar o cliente com até o triplo de pontos. Com isso, mantemos a possibilidade de os clientes trocarem pontos por viagens, produtos, serviços e experiências.”

A Multiplus se manifestou com a seguinte nota:

A Multiplus possui parceria com diversas instituições financeiras e a quantidade mínima de pontos para transferência para a rede Multiplus é definida por cada instituição. Vale ressaltar que a Multiplus se empenha ao máximo para entregar a melhor experiência aos nossos participantes, uma rede atrativa de parceiros, formas de acúmulo diferenciadas e os melhores resgates, incluindo passagens aéreas para mais de 1.000 destinos ao redor do mundo, com 100% de disponibilidade de assentos nas aeronaves LATAM e ofertas de voos nacionais a partir de 3.500 pontos”.

E você, foi prejudicado pela mudança? Comente e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Economista, apaixonado por viagens, aviação e milhas! Especialista em programas de fidelidade do Melhores Destinos