Mastercard lança o Platinum Travel, um cartão de débito pré pago com benefícios

João Goldmeier 27 · março · 2017

Para reanimar o setor de cartões de débito pré pagos a Mastercard aposta num produto novo que agrega uma série de benefícios antes exclusivos dos cartões de crédito: o Mastercard Platinum Travel.

O novo cartão de débito oferece seguro para atraso ou extravio de bagagem, aplicativo localizador de caixas eletrônicos, desconto de 10% no Duty Free e acesso à plataforma Priceless Cities, que oferece experiências em 82 países. Além disso o usuário também acumula pontos no programa Mastercard Surpreenda.

Para que o portador tenha acesso a todos estes benefícios basta realizar uma carga ou recarga pelo menos três meses antes da viagem.

Num primeiro momento a ideia parece ser boa, mas temos que nos lembrar o porquê do declínio dos cartões pré pagos: quando você os carrega paga os mesmos 6,38% de IOF que também incidem nas compras feitas com o cartão de crédito. A compra de moeda em espécie continua sendo mais barata que os dois, com IOF de 1,1%.

Quem opta por um cartão pré pago o faz para assegurar o valor do câmbio e poder assim programar melhor os gastos da viagem.

Será que os novos benefícios vão mudar essa situação? Como você faz para levar dinheiro ao exterior?

Autor

João Goldmeier - Editor
  • Emmanuel Kalispera

    Eu tenho bons cartões de crédito (Black, Infinite), mas para viajar eu sempre uso pré-pago / cartão emitido no exterior para travar a cotação do câmbio. Já tive péssimas experiências com flutuações cambiais no cartão no passado e, sinceramente, não quero passar por isso de novo. O pré-pago é uma excelente forma de manter reserva em moeda estrangeira, com maior conveniência de levar moeda física. Eu atualmente uso o Travel Money do Itaú que não é dos melhores, mas tem a vantagem do chip, que no BB não tem.

    • Angelo Gomes

      Também estou querendo pedir do Itaú, fiz uma simulação no EURO hoje é estava 3,55. Acho que a isenção de taxas deixa esse cartão como uma ótima opcao

      • Emmanuel Kalispera

        De fato, uma ótima opção. 3.55 é quase o preço que estão cobrando nas casas de câmbio.

  • Thiago C.

    Abri uma conta no BBAmericas e mando uma ordem de pagamento, geralmente cambio do dia + 4/5 centavos.

    • Hens

      Tiago, como faço para abrir? Posso fazer isso estando no Brasil?

  • PauloHCM

    Nesse caso de travar o câmbio, o saldo fica em dólar? Aí só incide a variação do dólar para a moeda corrente do país? E, no caso, poderia sacar dólares em quais países??

    • Bruno Almeida

      O saldo fica na moeda que você solicitou o cartão. Existe o cartão de dólar, euro, etc…

  • Hens

    Alan, me interessou essa solução. Eles exigem valor mínimo de depósito, como o BBAmericas? Qual tipo de conta vc sugere? Eu não vou a Portugal. Posso fazer todo o processo por aqui mesmo, como vc informou?

    • Alan Araujo

      Olá,

      Eles não exigem depósito mínimo e eu fiz tudo pela sucursal SP, se você tiver mais de 5 mil Euros na conta também não cobram mensalidade, abaixo disso cobram 5 euros por mes.
      Só me deram a opção de conta corrente não residente, não sei se teria outra opção.
      Envie o dinheiro via transferwiser e ainda economize nas taxas de envio de dinheiro.

      abraços

  • Henrique Oliveira

    O que quebra é esssa carga 3 meses antes da viagem.