Os 7 melhores seguros de viagem na avaliação de nossos leitores!

Denis Carvalho 30 · junho · 2014

Nossa pesquisa sobre os melhores seguros para viagens internacionais chegou ao fim e já temos os vencedores! Antes de mais nada, ficamos muito satisfeitos com a grande participação dos leitores. Em apenas cinco dias de pesquisa foram 6.144 respostas! Isso mostra o quanto esse assunto é importante para quem faz viagens internacionais e queremos agradecer desde já a cada um que dedicou seus tempos e nos apresentou suas opiniões na pesquisa.

Chegamos então aos resultados: os seguros de viagem mais contratados e os mais bem avaliados, lembrando que a avaliação foi feita apenas por quem precisou contatar a seguradora durante a viagem. Vamos conhecer então os sete melhores seguros de viagem! Eis os vencedores: 

melhores-seguro-viagem

Com média 8,13 em uma escala de zero a dez, o seguro Vital Card surpreendeu e levou a primeira colocação, mesmo sendo apenas o sétimo mais contratado pelos leitores. Trata-se de uma seguradora brasileira, com sede em Curitiba. Em seguida aparecem Mondial, Assist Card, World Nomads, GTA, Travel Ace e Itaú.

Entre os mais contratados, a Mondial levou a medalha de ouro, com mais de 25% dos participantes, seguida por Assist Card, com 17%.  Travel Ace, Wrold Nomads e GTA aparecem em seguida, todas na faixa de 10%. A VItal Card, que foi eleita a melhor pelos que usaram, costuma ser contratada por 4,37% dos leitores.

Na categoria seguros de cartões de crédito, que são oferecidos sem custos adicionais pelos Platinum, Black e Infinite – a vencedora foi a American Express, com nota 7,32. Mastercard e Visa tiveram respectivamente as médias 6,61 e 6,37.

A pesquisa mostrou ainda que a grande maioria dos leitores já se convenceu da importância de fazer um seguro e não viaja despreparado: 67,5% contrata uma seguradora e 23% utiliza os serviços de seu cartão de crédito, o que resulta em 90,5% de leitores que viajam segurados.

Com esses dados, acreditamos que os leitores ganham mais uma importante fonte de informação na hora de contratar seus seguros, além daquelas que podem e devem ser coletadas e comparadas antes da compra: coberturas e valores, rede de atendimento na área para onde se vai viajar, tipo de cobertura e, é claro, o preço cobrado.

E você? O que achou do resultado? Qual seguro costuma usar? Algum já te decepcionou? Compartilhe suas dicas nos comentários e ajude os demais leitores, pois este é um assunto sempre muito importante para todos os viajantes! Na próxima semana também faremos mais um post, dessa vez com dicas para contratar um seguro de viagem.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • No post original comentei sobre como a assist-card deixa seus clientes na mão, sem usar palavrões e sem ser ofensivo e o moderador não aprovou meu post (acabei de conferir denovo). Espero que vocês não sejam patrocinados por eles. sendo ou não sendo é hora de rever como moderam os comentarios

    • Oi Evandro, nenhuma seguradora é patrocinadora ou parceira do Melhores Destinos, pesquisei aqui e seu comentário está aprovado. Não temos qualquer motivo para não publicar criticas ou elogios.

      • Obrigado pela resposta. Eu carrego a pág e o comentário não aparece.

        De qualquer forma, o que eu queria alertar é que a assist-card tem uma clausula de 24h para reembolso. não importa se você está de cama fora de casa e sem telefone, se você não ligar em 24h eles simplesmente não te pagam por isso.

        • Vou verificar se tem algum problema aqui.
          Na próxima semana faremos um post com dicas e pretendemos colocar esses casos no post.

          • Sem problemas. só verifiquem para não ocorrer denovo, pode ser algo do site… agora consigo ver meu post. mas ja tinha reparado antes que meu post não aparecia (tentei de 2 laptops diferentes e hoje, antes de postar verifiquei denovo para não falar coisa errada). Em todo caso a minha contribuição está ai. e pelo visto outra leitora teve problema parecido (Amanda). A assist-card se faz valer de uma clausula de ligação em no máximo 24h para não pagar seus clientes. Fiquem espertos!

          • André Pessoa

            Leonardo, o assunto a seguir é off-topic, mas como eu não vi no site qualquer formulário de contato, estou perguntando aqui, OK?

            Anteontem (domingo) recebi um upgrade gratuito da Swiss Air para a classe executiva, na minha viagem de Zurique para São Paulo. Infelizmente eu esqueci de tirar qualquer foto, ainda que eu estivesse com a minha DSLR Canon na bagagem de mão, então é muito difícil eu poder fazer um relato dessa viagem para o MD, pois teria que ser só texto. Mas já adianto que a viagem foi maravilhosa, a ponto de eu ter mudado de idéia sobre a conveniência de pagar por uma classe executiva (eu sempre achava que o valor a mais não compensava, mas agora acho que é um ótimo gasto, e se for possível pretendo viajar somente de executiva quando fizer viagens longas).

            A pauta que eu queria propor pra vocês é o seguinte: qual é o critério das companhias para dar o upgrade gratuito? É evidente que ele só foi dado porque havia overbooking na classe econômica nesse vôo. A dúvida é porque eles escolheram justamente a mim (não sei se outras pessoas foram contempladas, mas sei que o vôo saiu com ocupação de 100% tanto na econômica quanto na executiva).

            O que acha? Se quiser, por favor me escreva para andrepessoa arroba outlook pontocom, que eu posso lhe dar mais detalhes sobre o caso.

          • Olá André. tudo bem? Você acha que seria diferente desse post: http://www.melhoresdestinos.com.br/guia-upgrade-c
            Ah,nosso e-mail de contato é dicas@melhoresdestinos.com.br
            Obrigado!

          • André Pessoa

            OK, continuarei esse assunto por e-mail. Talvez fosse interessante colocar o link para o e-mail na própria página inicial do site (se bem que pode ser que esteja e eu não tenha conseguido enxergar).

        • Amanda

          Ja precisei acionar o assist card e eu nao tinha telefone perto. Deu uma raiva ter que correr e procurar um telefone, super cansada, antes de poder usar. Nao vou contratar mais.

          • Silvia

            Assist Card já me deixou na mão também! Não recomendo a ninguém!

          • Angela

            Assist Card já me deixou na mão, maioria das vezes atendem em espanhol, se contradizem, não escrevem o que falam….são burocráticos quando lhes convém e ainda tem a “regrinha das 24 horas” para reembolso !!
            Jamais irei contratar novamente.

      • sincera

        Evandro,

        Muito interessante esta matéria, mas é um tanto estranho empresas como Coris uma das maiores empresas de assistência do mundo não constar dessa lista. Outra coisa a World Nomads nem possui escritório no Brasil aparece em uma posição privilegiada, sendo que temos também Porto Seguro que vende muito esse tipo de produto. Onde poderia ver a lista completa de empresas avaliadas? Te digo isso porque estou estudando esse mercado e as estatísticas que possuo estão bem diferentes.

        • Mauricio

          Trabalho na April/Coris há 09 anos e também achei estranho. Qual o critério utilizado para a pesquisa?

        • Nibia Cardoso

          Quais as melhores nas suas estatísticas? Estou produrando um seguro e tentando ver o nível de reclamações do Reclame Aqui. Não bate muito com o que está nesta pesquisa aqui.

    • Kenia

      Conte sua experiencia, por favor. Fiquei curiosa.

      Já precisei acionar o Assist-Card e foi tudo perfeito.

    • Evandro, olhei aqui em todo o sistema e não há nenhuma comentário seu aguardando moderação. Acho que houve algum equívoco!

    • Só para ilustrar… segue aqui o ReclameAqui de 2012 com as respostas da assist-card… http://www.reclameaqui.com.br/2171739/assist-card

      • Houve uma mudança de empresa na qual oferece a assistência da Assist-Card no começo de 2014 Evandro. Eu lhe dou 100% para o melhor atendimento agora, mas como trabalhei nesta empresa que dá assistência da também trabalham com a Intermac*, eu daria uma nova pesquisada antes para ver os benefícios entre as apólices.

        • frederico

          ja fui prestador da assist card e sempre foi um sufoco questionam tudo tentam fazer o mais barato possivel e prazos muitooooooooo longos para pagamentos

    • William

      Também já precisei acionar o Assist-Card e não recomendo! Muito burocrático e quando liguei só tinham atendentes que falavam espanhol.

  • Daniel

    Denis Carvalho, bom dia!
    Sempre utilizei os seguros do MasterCard Platinum, e graças a Deus nunca precisei usá-lo. Estou indo para o EUA agora e me interessei em adquirir um seguro como esses do post, porém os valores estão parecidos com o que tenho de graça na MasterCard. Qual seria então a maior vantagem desses seguros?
    Abraço.

    • Mondial, pode confiar. Já contratei e já precisei usar. Foram super cordiais e reembolsaram tudo o que tive que gastar por conta.

    • Daniel, tudo bem? Não vejo grande vantagem. Alguém discorda?

      • Também não vejo diferença entre os seguros de operadoras e os de cartão de crédito. O importante é ter em mãos todos os telefones possíveis antes de embarcar, assim, caso seja necessário, você vai pular a etapa do desespero de ter que descobrir para onde ligar! Preferencialmente, peça que o cartão de crédito envie uma cópia do seguro (eles reclamam, mas enviam).

      • teresa neuma

        Denis Carvalho, sempre viajei com o seguro do cartão platinum, mas nunca precisei usá-lo.
        Várias pessoas em um forum de debates desaconselharam esse tipo de seguro pois seria por reembolso e alegaram que o cartão desqualifica os documentos para não pagar as despesas.
        Gostaria que vcs do melhores destinos me confirmassem se os outros seguros tipo Mondial, Assit card também funcionam dessa forma, ou seja, vc primeiro paga a despesa e depois reembolsa.
        Irei viajar agora em setembro e já estava predisposta a contratar o seguro, apesar de ter o seguro do cartão, mas, caso se confirme a mesma sistemática de utilização, acho que vou ficar com o seguro sem custo.
        O que vc acha?

        • Teresa, existem duas modalidades: os que você é atendida sem pagar nada e os que te reembolsam os gastos posteriormente. Nos dois casos é necessário ligar para o seguro assim que houver necessidade para ser orientado sobre como proceder e se há rede de atendimento credenciada no local.

      • valesca

        Vejo vantagem desde que todos os itens sejam cobertos com valores mais altos que dos cartões. Eu sempre contrato seguro e pago o mais caro, para ter o valor de todos os serviços mais altos. Cobertura de US$50.000 para hospitais nos EUA ou Europa não é nada….sempre compro o seguro que cobre US$250.000,00…pois qualquer internação de 5 dias, já gastará o valor de US$50.000 de a partir daí é por sua conta….

        • Kenia

          Penso da mesma forma. Seguro, pra mim, é de no mínimo 250 mil dolares.

      • Gaspinha

        Denis, por favor, pelo que entendi vc se refere aos seguros dos cartões?

    • Eduardo Masson

      Fiz mês passado uma viajem ao EUA, eu fui procurar fazer esse seguro do Cartão, fui aconselhado a não usar ele, pq na verdade o cartão garante que vai cobrir os seus gastos lá fora, mas que depois isso é cobrado de vc, tb serve pq para Europa alguns países exigem que vc tenha uma franquia de R$30.000 ou U$30.000 se não engano para entrar no Pais, o cartão faz isso, só que se vc acionar eles, eles pagam tudo e depois vem cobrar, já o seguro normal de viajem não é assim, se for acionada vc esta assegurado e não paga nada!!!

    • Denis o que você deve verificar é se é seguro viagem ou assistência em viagem. No seguro viagem você deve pagar as despesas e pedir reembolso no Brasil. Na Assistência em Viagem você aciona diretamente a seguradora que te encaminha para atendimento. Prefiro a Vital Card porque possui as Cobertura Independente (onde cada serviço tem seu limite próprio). Quando é pelo Miontante Máximo Global (o que é utilizado deduz foi utilizado)

  • Benício

    Vou ao Chile no final do mês de julho e vou fazer o seguro da world nomads me parece que é o que se encaixa melhor na temporada de neve do país pelo que li nos comentários do post anterior.

    • Bruno

      Fiz pela World Nomads na semana passada. Foi rápido, fácil e barato. USD 36 contemplando todas as atividades na neve (vou passar 5 dias esquiando). Espero não precisar utilizar, mas andei lendo por aí que o atendimento é ótimo.

  • Flavio Y

    Gostei muito da pesquisa pois sempre fiz seguro nas viagens ao exterior, tendo contratado diversas seguradoras mas nunca precisei acioná-las. Desta forma, a avaliação das melhores no acionamento me deu parâmetro para uma próxima contratação. Valeu MD !!!!

  • Patricia

    Seria interessante publicar alguns relatos.

    • Oi Patrícia, pretendemos fazer um post só com relatos.

      • marcosvalenca

        Leonardo, por favor, tu sabes que seguros viagem trabalham SEM reembolso? Ou seja, eles pagam a conta lá fora, não o cliente. E, também, quais seguros NÃO tem franquia. Pois no World Nomad é necessário pagar US$ 100 por cada evento antes de fazer uso do seguro.

  • Parabéns ao MD!!

  • Mari

    Achei essa pesquisa genérica demais… seria interessante detalhar certos aspectos dos seguros, como facilidade em contatar, existência de intérpretes em português, burocracia, tempo de resposta para emergências, prazo de reembolso, etc.

    • Luiz Eduardo

      Eu gostei bastante da pesquisa! Achei a iniciativa ótima.
      Acho apenas que precisa de algumas informações para ser mais útil, pois concordo que acabou ficando um pouco genérica…

      Uma das minhas críticas é para a classificação apenas com pontuação.
      Não fica claro para quem lê este post o que levou à pontuação. Quais os critérios avaliados? Como foram pontuados?
      Uma dúvida que ficou para mim, por exemplo é: o sistema de pontuação dos seguros de cartão de crédito foi o mesmo dos demais? (essa dúvida ocorre porque eles foram apresentados separadamente dos demais, apesar de usar o mesmo critério de pontuação)
      Se sim, Isso significa que os seguros dos cartões Mastercard e Visa foram piores do que os demais avaliados e que o melhor seguro de cartões empata na quinta colocação geral. Isso leva a uma interessante conclusão, que é de que esse seguros, apesar de substituírem a contratação de um seguro extra, não são tão bons quanto os demais, motivo pelo qual muita gente acaba contratando, mesmo tendo seguro pelo cartão… Isso não foi abordado pelo post e seria interessante! Outra coisa, ainda sobre seguros de cartões é que, muita gente acaba contratando imaginando que possa usar os dois caso os gastos excedam a cobertura de um deles. Na teoria essa estratégia é boa, mas sempre me perguntei se realmente é possível fazer isso? Como alguns planos exigem um limite de tempo de contato a partir da ocorrência que gera o sinistro, será que é possível fazer isso? E se sim, o que deve ser feito para não perder a cobertura a que se tem direito? Seria interessante se vcs pudessem responder essas perguntas.

      Além disso, deixo algumas sugestões para a avaliação das seguradoras ficar mais informativa:
      1) Prós e contras de cada seguradora;
      2) Lembretes importantes para contratação de cada seguradora (por ex. ter que ligar em até 24h da ocorrência para ter a cobertura);
      3) Sugestões de como proceder em caso de problemas para conseguir o pagamento por despesas médicas – como proceder juridicamente. (nesse caso, é desvantagem contratar um seguro baseado no exterior?)
      4) ranking de preço;

      De todo modo, parabéns pela iniciativa e obrigado pela avaliação! Se não é perfeita, já é um ótimo guia, especialmente por ser feita com base em informações de quem fez uso dos seguros!

      • Oi Luiz, na verdade não é um ranking com critérios, mas sim notas de 0 a 10 atribuídas pelos leitores. Essa comparação entre os seguros pagos e os dos cartões pode sim ser feita, no entanto é preciso levar em conta que o público dos cartões Platinum, Black e Infinite, que oferecem esse benefício, costuma ser mais exigente com serviços que a média geral, o que faz com que as notas caiam um pouco. Um abraço!

        • Luiz Eduardo

          Obrigado pelas explicações das notas Denis.
          Fica então a sugestão, que vcs façam um ranking!

          De todo o modo, mesmo que vcs não o façam, seria de muitíssima utilidade se vcs fizessem um post de instruções gerais de como proceder com seguros (tal como instruções para proceder para fazer solicitações, possibilidades de contatar a empresa, condições de reembolso ou pagamento de despesas, entre outras aí comentadas). Tal post conteria questões centrais para avaliar ao contratar o seguro. Não exige tanto trabalho quanto fazer um ranking, e já dá para aproveitar as informações da pesquisa de vcs os comentários aqui do post!

          Ainda sobre os seguros dos cartões, uma dúvida é se eles podem ou não ser usados em conjunto com seguros contratados à parte. Sei que pessoas fazem isso, mas não sei se é válido, pois pelo menos para seguro de carro, vc deve rejeitar seguros oferecidos pela locadora para fazer valer seu seguro do cartão…

          Mais uma vez, obrigado pelo post e parabéns!

          • Baran

            Luiz Eduardo, o seguro da Visa, até onde sei, é complementar a algum outro seguro que você já tenha, ou seja, ele cobre o que o seu seguro principal não cobrir. Isso está no contrato deles.

            Exemplo: precisei acionar o seguro World Nomads em março deste ano e tive que pagar a franquia deles, que é de US$ 100. Essa franquia eu pedi reembolso ao seguro do cartão Visa.

          • Deyvisson F. R. Almeida

            Se houver algum beneficio em outro seguro que não há no visa, eles reembolsam o valor pago no outro seguro?

    • Jurandir Junior

      Perfeito, pesquisa genérica demais.

  • itsotavio

    Esse resultado de que cerca de 80% das pessoas que contrataram um seguro já o usaram é gigantesco! O interessante seria apresentar por quanto tempo o serviço foi contratado, pois em viagens de férias de curta e média duração é improvável esse percentual. Abraço!

    • Estava invertido, já fizemos a correção.

      • marcosof

        Leonardo, tem algo errado na percentagem!!! 79,53 + 23,47 = 103% como pode esse valor?

        • Oi Marcos, é 20,47. Erro de digitação na hora que foram fazer a imagem. Mas já está corrigido.

  • Erico

    Seria legal um post com os seguros do exterior. Deixei de comprar esses seguros nacionais desde que encontrei o http://www.insuremytrip.com. Na última viagem que fiz, compre para mim e minha esposa um seguro internacional com US$ 1 milhão de cobertura por US$ 100 para os dois. Da última vez que vi, o seguro nacional cobrava quase o triplo disso para cobertura máxima de US$ 50.000.

    • Ótima dica Erico! Realmente muito mais em conta do que os seguros nacionais vendidos por aí

    • valesca

      Olá Erico, vc precisou utilizar o seguro? Sabe como funciona? Está muito barato mesmo….tem que pesquisar para saber se é confiável…

    • Luiz Eduardo

      Minha dúvida sobre seguros internacionais é o risco de ter dificuldade de ser atendido e não ter como acionar juridicamente para exigir direitos. É algo que precisa ser avaliado ao se considerar a contratação de um seguro de uma empresa internacional. Vcs tem um acessor jurídico no MD? 🙂

      • sincera

        Verdade Luiz,

        E se precisar acionar alguém para ter os seus direitos garantidos a quem recorrer? se a empresa não tem escritório no Brasil.

  • Alguém tem algum comentário sobre a seguradora Cardinal Assistance? Cotei uma viagem de 20 dias pela Europa e achei bem barato, R$152 para duas pessoas.

    • Paulo Almeida

      O que ele cobre? quais valores? Não basta só ver preço.

      • Marcia

        A cotação está é barata demais. 20 dias na Europa sai muito mais caro que isso. rsss

    • Márcia

      Tem que ver que raios de seguro é esse, principalmente as coberturas. Está absurdamente barato. Cuidado !

  • ivan

    Os dados teriam muito mais significado se fosse divulgado o número de leitores que respondeu. O que significa dizer que 8.13% preferem o Vital Card por exemplo? Quantas pessoas foi isso? Além disso, o percentual de 79% que já usaram o seguro é completamente fora da realidade. É óbvio que em uma pesquisa pedindo aos leitores que avaliem o uso do seguro a grande maioria será composta daqueles que já o utilizou.

    • Ivan, o percentual que acionou estava errado, mas já foi corrigido. Só atualizar sua página aí.

      • ivan

        melhorou, obrigado pela atenção! 🙂

      • Gilmar

        Grande Leoooooooooooooooo, quanto tempo mano velho.Sucesso e espero que você nunca use o seguro.

  • ivan

    ops – correção. Agora vi que o número (6144) aparece lá em cima.

  • Em minha última viagem internacional, láaaaaaaaa nos idos de 2011, eu pesquisei muito e contratei a Mondial para mim e minha esposa. Escolha perfeita. Custo-benefício excelente. Ninguém contrata seguro para usar, né? Não se espera usa-lo, pelo menos. Mas a gente acabou precisando usar. Minha esposa, devido ao frio de NY em novembro, teve uma crise de sinusite e precisou de atendimento. Contatamos a Mondial e eles indicaram a clínica. Como nós não achavamos o cartão com os telefones diretos, tive que fazer uma ligação via cartão de crédito, que custou uma baba (cerca de 40 dólares), que foram reembolsados pela Mondial, que também reembolsou os remédios que ela precisou comprar. Recomendo!

  • Ricardo

    Denis, gostaria de sugerir a vocês uma pauta, nem que seja para matar nossa curiosidade, já que o alcance dela deve ser restrito. Queria saber como uma emissora de TV que está cobrindo a Copa (uma ESPN, por exemplo) faz com o deslocamento de seus profissionais. Porque, por mais que antes do Mundial eles tenham feito um planejamento (repórter A vai cobrir a seleção B), se essa seleção B cai ou pega um chaveamento diferente do previsto, esse repórter vai ter de pegar, em cima da hora, outros voos, ainda que, se o planejamento tiver sido feito, a empresa tenha marcado com antecedência a passagem dele para outro trajeto. Como será que funcionam as coisas nesse caso, não? Será que a emissora acaba tendo que desembolsar milhares de reais por passagens compradas em cima da hora? E será que há lugares nos aviões que fazem esse trajeto? Ou será que houve um acordo com as companhias áreas para, nesse período, reservarem assentos de seus voos para profissionais da imprensa e da organização do Mundial? Se você ou alguém souber esclarecer essa curiosidade que eu tenho, agradeceria muito! Valeu!

    • Oi Ricardo, infelizmente não temos como apurar essa pauta, mas acredito que não deve ter sido tão problrmático, já que cada seleção apenas poderia ser classificada em primeira ou segunda em seu grupo, o que restringia as possibilidades a duas cidades sedes na etapa seguinte. Alguém tem mais informações?

      • Ricardo

        Hummm… legal saber que, então, há uma empresa intermediária, que facilita a logística das TVs nesses casos. Deve ser por isso que a Decolar tem vários anúncios nos intervalos da ESPN… 😉 Valeu, gente, pelos esclarecimentos! E parabéns, MD, pelo trabalho!

    • Gabriela

      Geralmente as empresas trabalham diretamente com uma agência de viagens corporativa, que faz todo o trabalho por ela e sim, há acordos com companhias aéreas etc 🙂

    • Bruno Bastos

      Ricardo, não sei como funcionam todos os jornais/TVs, mas prestei serviço durante algum tempo pra um jornal de SP e programação das viagens era feita com agências, como disse a Gabriela. Como a agência veicula conteúdo publicitário, ela "trocava" parte do valor gasto em anúncios no jornal por serviço (certo número de passagens por ano). Já fiz duas viagens a trabalho pra SP assim.

      • A famosa “permuta”. Quando eu era repórter no início de carreira fazia inglês sem pagar nesse esquema, de publicidade com o jornal onde trabalhava. =)

    • Paulo Almeida

      Tá de sacangem,né?

  • Conheço gente que ja usou o da Porto Seguro e foi super tranquilo

    O da porto da MUITAS vantagens em relação ao da mondial, por ex.

    • André Pessoa

      Você pode dizer que vantagens são essas? Tive um problema sério de saúde em Veneza na semana passada (um ataque de pânico fortíssimo) e a Porto Seguro SE RECUSOU a me pagar o meu tratamento, alegando cláusulas idiotas do contrato que eu tinha assinado. Felizmente, o Ospedale Giovanni e Marco, o hospital onde eu fui, é maravilhoso, e destoa completamente do padrão de Veneza, onde absolutamente tudo é extorsivamente caro. Eu tinha certeza que a conta ía sair no mínimo por 400 euros, mas eles me cobraram somente 75 euros por um atendimento que incluiu consulta com 3 médicos diferentes, um ecocardiograma e um hemograma completo.

      Eu já voltei ao Brasil e já consegui um excelente advogado que aceitou levar o caso aos tribunais e fazer o meu caso pro bono (ou seja, gratuitamente), porque ele sabe que o meu objetivo não é ganhar dinheiro com o processo (o que eu ganhar, inclusive, vai ser doado para a Sociedade Viva Cazuza ou alguma instituição equivalente), mas simplesmente obrigar a Porto Seguro (e todas as seguradoras) a pararem de excluir o atendimento psiquiátrico de seus seguros. Eu nem vou processar direto; primeiro vou enviar uma notificação extra-judicial propondo um acordo: se eles (1) pagarem o que eu gastei lá e também o custo da notificação e (2) pararem de excluir o atendimento psiquiátrico de todos os seus contratos, eu desisto do processo. Mas se eles se recusarem (e eu tenho certeza que vão se recusar, afinal eles são uma corporação gigantesca), o processo se inicia, e eu vou fazer muito barulho na imprensa com ele. Eles vão entender que mexeram com a pessoa errada.

      • Hermes

        André,

        A dica é válida, porém, eu acredito que isso infelizmente é algo excluído se não em todas mas na maioria das seguradoras. Na minha opnião se você vai com um seguro contratado em X valor, eles não podem se recusar a cobrir qualquer evento com saúde dentro do valor que você tem direito! Afinal uma síndrome do pânico é um problema de saúde e não tem justificativa essa alegação… Se o seguro é saúde, acredito que nada que eles excluam do contrato como evento coberto seja legal. De todo modo acredito que com eles e qualquer outra seguradora somente teríamos os direitos garantidos para estes casos na justiça, infelizmente.

        • André Pessoa

          Pois é. Como eu tenho as provas de tudo que eu disse, espero que o meu caso se torne um case para chamar a atenção do ministério público e acabar com essa atitude discriminatória das companhias.

      • Elio

        Alguma novidade no processo?

  • leoh

    Leonardo Marques, faça uma reportagem sobre as "pegadinhas" destes contratos de seguro para ficarmos preparados na hora de contratar e de usar. Cada seguro tem sua política… acho isso muito complicado. Claro que na reportagem não daria para abordar todas as peculiaridades, mas, pelo menos, colocar em linhas gerais os itens que precisamos estar atentos como: reembolso, exceções de coberturas, etc… obrigado.

    • oi leoh, o post da próxima semana será sobre isso.

      • Sigma7

        Se possível poderiam comentar sobre o melhor momento para comprar o seguro. Será que a cotação e contratação pode variar se for realizada muito próxima da data de viagem?

      • Luiz Eduardo

        Seria muito legal se essas pegadinhas estivessem associadas à avaliação dos planos.
        Assim o post serve para orientar quais os melhores planos e com que deve-se ter cuidado em caso de necessidade de acioná-lo.
        Pois as pegadinhas só aparecem na hora de usá-los… A maioria contrata para não usar e acaba não usando, mas nunca se sabe quando vc vai ter a infelicidade de precisar usar. Essa seria a informação realmente valiosa do post..

  • Sem dúvida o melhor é o da mondial, agora em maio estive na itália e precisei de atendimento médico me atenderam prontamente.

    E fui reembolsado das despesas que tive com medicamentos.

    Para mim é o melhor gosto do que funciona.

  • Rodrigo

    Bom dia. Muito boa a pesquisa. Seria legal se vocês divulgassem os números absolutos das respostas, para sabermos se a amostra é de fato estatisticamente significativa. Parece que é. Mas para afirmarmos categoricamente que o Vital Card é de fato o melhor dentre os demais, é importante que ele tenha tido um número de avaliações próximo ou no mínimo dentro do desvio padrão dos demais.

    • Rodrigo, tudo bem? Está na imagem: 6.144 leitores participaram

      • Luiz Eduardo

        E desse total, a avaliação é feita apenas pelos 20,47% dos respondentes que precisaram em algum momento acionar o seguro.
        Qual foi a distribuição de compra entre aqueles que acionaram o seguro? Semelhante ao de contratação? Pois se foi, o número de respondentes para alguns seguros menos contratados deve ser bem pequena…

        No mais, como ficam os números de pessoas que viajam com cartões de seguro em relação aos seguros contratados?

  • MTorres

    Sempre contratei Mondial e nunca precisei usar. Agora entre o MasterCard Black e o Visa Infinite, qual é melhor? Logico, espero jamais usar kkk

    Quando falo usar, é burocracia e pronto atendimento. De preferencia em portugues, pois o ingles em alguns paises via telefone é TENSO pra entender.

  • Hermes

    Pessoal,

    Eu sempre contrato seguro viagem antes das minhas aventuras pelo mundo. Sempre contratava da Assist Card que é uma das maiores. o atendimento pré-venda é muito bom. nunca precisei utilizar. Mas uma dica que eu dou é para pesquisarem sempre em todas as fontes, eu uso o ReclameAqui.com.br para estas comparações.

    Parei de contratar a Assist Card, pois, já vi duas reportagens uma no Fantástico e outra em outro jornal da Globo que não me lembro, em épocas diferentes de pessoas que foram mal atendidas, além de ter achado em algumas reclamações no ReclameAqui, diversos absurdos com relação ao atendimento.

    Mas volto a repetir, somente parei de contratar da Assist Card, devido aos fatos absurdos que li no Reclame aqui e que apareceram na mídia, pois NUCA PRECISEI USAR, portanto, não posso avaliar o atendimento deles. Na minha última viagem contratei Porto Seguro, li o contrato inteiro (é um saco, mas vocês tem que ler e entender) e dentre todas, na minha avaliação, achei o mais vantajoso por tudo que oferece e pelo porte da Empresa que já conhecemos.

    Agora acredito que o importante é pesar tudo, pois, se entrar no Reclame aqui sempre terá reclamações de todas, inclusive Porto Seguro, Mondial, dentre outras, pois são empresas grandes e como toda empresa tem problemas. Cabe avaliar o pós-venda, a burocracia e facilidade para resolver estes problemas. Empresa sem reclamação vocês não irão achar, somente se ela abriu hoje… rsrsrs

    Apesar de não ter ouvido muita coisa sobre, avaliei na minha opnião a Porto Seguro como a melhor com custo-benefício melhor. Aguardemos as dicas do MD para contrataçaõ dos seguros.

    Abraços,

    Hermes

    • André Pessoa

      Hermes, se possível leia a resposta que eu dei ao Caio Mieza e comente lá.

    • Luiz Eduardo

      Denis e Leonardo,
      Seria muito legal se ao fim dessa avaliação vcs pudessem pedir a opinião de um advogado sobre os contratos dessas seguradoras. Se não for pedir demais, certamente seria muito legal!

    • Bruno

      Quem apareceu no fantástico não foi Assist Card. Pelo que me lembro foi outro. Que reportagem foi essa?

  • usei da assist card ano passado indo pro peru machu picchu….n precisei usar…

    agora em outubro irei a cartegena… penso em usar a mondial , ja fiz cotaçao e tem 15% de desconto

    pelo post me parece ser um bom seguro viagem. Tomara. pois não quero usa-lo..rsrs..

    abrços MD.

  • World Nomads é o meu #1… a cobertura dele para os aventureiros e mochileiros é o melhor em minha opinião, sem contar que quando pesquisei sobre seguros antes de minhas última viagem só vi comentários positivos de quem havia acionado o mesmo.

  • marcelo

    Como funciona o seguro saude do master card platinum? se eu precisar como faço para aciona-lo e o que ele cobre? ouvi dizer que tem seguro de carro tambem, verdade?

    • Silvestre

      Marcelo, sempre que vamos contratar um seguro de viagem a gente nunca pensa que precisa usar. O problema é quando precisamos usá-lo. Por isso precisamos escolher bem porque quando a pessoa estiver com dificuldades não vai querer se incomodar ainda mais com o seguro. Digo isso, porque minha mãe e meu pai fizeram uma viagem para a Europa e na ocasião contrataram o seguro do cartão Visa Platinum. Na viagem minha mãe sofreu uma queda e teve uma fratura tripla no úmero (osso do braço), inclusive, tratava-se de um caso cirúrgico. Meu pai passou a madrugada inteira tentando ligar pro seguro, se incomodou muito! Foram muito mal atendidos e não foram reembolsados por uma série de custos (inclusive tiveram que pagar 500 euros do telefone do hotel porque ficaram pendurados a madrugada inteira tentando falar com a seguradora). Portanto, fiquem de olho!

      • Paulo Almeida

        Bom saber. Tava pensando em usar, mas acho que vou de Mondial de novo.

    • Denise

      Para usufruir do seguro de carro, vc tem que pagar o aluguel do veiculo com o cartão e tem que rejeitar o seguro LDW ou CDW que a empresa fornece já que é esse seguro que o cartão disponibiliza. É o seguro contra roubo e acidente (não cobre terceiros). Mas as empresas costumam cobrar uma franquia grande em caso de acidente mesmo com o seguro do cartão em caso de acidente e aí vc precisa ver o reembolso com o cartão.

      • Paulo Almeida

        Isso ae. O seguro do cartão passa a ser primário e o da locadora o secundário. Nesse caso somente o API ( para terceiros) tem que ser pago por fora à locadora ao usar o CDW do cartão.

        As locadoras sabendo disso, pelo menos no Brasil, estão cobrando cerca de 8K de franquia.

    • Paulo Almeida

      É bom ligar pro 0800 do cartão também.

  • Roberto

    Eu acionei a Mondial em Roma em 2013, e foram muito prestativos e eficientes.

  • Eduardo Scoz

    Eu já utilizei o seguro do cartão visa e não tenho o que reclamar, foi um pouco burocrático mas me ressarciram 100%

  • Gabriela

    Meninos, vocês devem se atentar que existe seguradora e assistência viagem e a diferença é enorme 🙂

    • Ale Botta

      Qual a diferença?

    • Hermes

      Gabriela,

      Por favor dá umas dicas das diferenças básicas e qual na sua avalaiação geralmente acha melhor?

  • Ale Botta

    Bom dia! Meu marido está indo esquiar e pediu pra eu contratar um seguro de viagem para ele. É verdade que nenhum seguro cobre esportes radicais?

    • Não, alguns cobrem sim. O World Nomads, por exemplo!

      • Schnaider

        Contratei o world nomads qndo fui p Asia fazer mergulho, eles sao uns dos unicos que cobrem esportes radicais e por uma pequena taxa a mais cobre eletronicos como camera e ipho tbem.

      • Leonam

        Porto seguro também, desde que esteja em pistas oficiais.

    • fabiana

      o itaú cobre esportes radicais

    • gabriel

      o seguro vital card tem um seguro específico só para quem pratica esportes 🙂

  • Filipe

    Olá, uma sugestão: acho que poderiam fazer a mesma coisa com seguro de carro no exterior, pois sempre tenho medo de usar o seguro do cartão e acabo pagado mais para ter o seguro da locadora, que muitas vezes não aceita o seguro do cartão de crédito. Abraço!

  • Denise Caceres

    Eu sempre contratei seguro desde 1995, em viagens internacionais e já utilizei várias vezes.. Nos últimos 4 anos, infelizmente precisei usar todo ano que viajei. Contratei o VITAL CARD e sempre fui muito bem atendida. em 2011 em Cancun (febre e faringite), em 2012 em Miami (infecção intestinal alimentar) em 2013 na cidade do México (infecção intestinal alimentar) e em 2013 em Miami, (intoxicação alimentar e reação alérgica por frutos do mar). Em todas as vezes, enviaram médico para o hotel e em Cancun e Miami eles até me forneceram os medicamentos e/ou injeção. Eu liguei a cobrar para o numero que consta na apólice e tem atendimento em português (com sotaque espanhol) e logo enviaram o médico. A demora na chegada do médico foi apenas o tempo do deslocamento que pode ser maior dependendo da cidade que você esteja (na cidade do México foi o mais demorado). Vale lembrar que quando vc vai direto para um hospital a demora no atendimento é grande, então poder ter o médico enviado no hotel é muito melhor. Se for necessário ele te encaminha para um hospital ou clinica, que foi o que aconteceu comigo em Miami, mas eu já havia tido o primeiro atendimento e havia sido medicada
    Depois do atendimento me ligaram várias vezes no hotel para saber como havia sido o atendimento e se eu estava melhor! Nunca pedi reembolso posterior de medicamento porque o custo havia sido muito pequeno e não achei necessário, portanto não posso avaliar.
    Viajo novamente em setembro e já contratei o seguro d VITAL CARD. Tenho cartões de crédito Mastercard e Visa mas prefiro contratar o seguro Vital Card pra viajar mais tranquila… Ficar doente em casa já não é nada agradável, viajando então, é um horror!! Portanto, ter o seguro com um bom atendimento é indispensável porque pode te custar muito mais caro sem falar que pode arruinar a viagem toda!!!

    • Paulo Almeida

      Jesus! Vai numa rezadeira!

      • Vinicius

        Haahahahaahahah, galera não perdoa mesmo….

  • ThiagoS

    Tem um comentário meu de quando precisei usar o meu seguro. http://www.viajenaviagem.com/2010/06/seguro-saude
    Abraços

  • Olá, Pessoal!

    Percebe-se que o ponto fraco das assistências em viagem é exatamente a forma de acionamento, é, por isso, Que o Vital Card, disponibiliza a seus clientes, 5 FORMAS DE ACIONAMENTO exclusivas, sejam elas:
    1 – TELEFONE
    2 – WHATSAPP
    3 – SKYPE
    4 – EMAIL
    5 – BLACK BERRY MESSENGER

    isto, aliado, às demais características exclusivas do produto (como a importantíssima cobertura para doenças preexistentes – no montante de 30% do valor do plano contratado), repercute exatamente na avaliação dos clientes que, efetivamente, precisaram acionar o seguro.
    Portanto, ainda não somos os primeiros vendas, mas, diante da qualidade de nossos serviços, sabemos que alcançar o topo será apenas uma questão de tempo.
    Exijam de seus agentes o Vital Card, com a melhor avaliação por quem mais entende de seguros: OS USUÁRIOS!

    • Denise

      Qual o numero do Vital Card no Whatsapp??? Não sabia disso!! Mais um ponto pra Vital Card!!! 🙂

    • Luiz Eduardo

      Taí outro ponto a compor a avaliação dos seguros: Modo de contato!

  • Christian LP

    Parabéns ao MD por trazer mais informações sobre viagems.

    Queremos aproveitar a viagem ao máximo e relaxar. As vezes imprevistos acontecem, e quanto menos dor de cabeça, melhor !

    Até hoje eu não precisei usar nenhum seguro, mas contarei com o seguro da Amex caso algo acontecer !

  • Olá, querida Denise e demais usuários!

    Seguem os contatos das formas exclusivas de acionamento do Vital Card:

    1 – WHATSAPP: 573168510533 (basta inserí-lo como contato)

    2 – SKYPE: assistance.vitalcard

    3 – EMAIL: assistance@vitalcard.com.br

    4 – BLACK BERRY MESSENGER: 7B4F57FO

    Estou à disposição para tirar as dúvidas de todos vcs sobre o assunto " Seguro Viagem" de forma geral, e não somente sobre o nosso produto, o Vital Card. Aproveitem!!!

    • Denise

      Muito obrigada Ricardo! Já anotei tudo!

    • André Pessoa

      O seguro de vocês cobre atendimento psiquiátrico? Porque na semana passada tive um ataque de pânico fortíssimo em Veneza e a Porto Seguro se recusou a pagar meu tratamento (que felizmente me custou somente 75 euros).

    • Ade

      Ola Ricardo..
      Fazendo uma pesquisa no site do Vital Card percebi que não havia um telefone de contato na Espanha… a cobertura de vcs não atinge a Espanha??
      Obrigada

  • Alê

    Alguém pode me dizer qual desses costuma ser o mais barato na cotação? Sempre faço pela MONDIAL, acho o preço muito atrativo, embora não tenho comparado com todas essas da pesquisa.

  • olá, Alê!

    Lembre-se que todo e qq tipo de seguro não deve ser avaliado apenas pelo preço, mas sim, pelo CUSTO-BENEFÍCIO!
    O Vital Card, nesta relação, tem, sem dúvida, o melhor desempenho (tb é um dos mais baratos), além de ser o ÚNICO, com cobertura para doenças preexistentes e tb com possibilidade de parcelamento em 12 vezes sem juros!

    Preste muita atenção tb se vc está contratando um "Seguro Viagem" ou uma "Assistência em Viagem", pois há diferenças gritantes entre as duas!!

    • Everardo

      Olá! Ricardo! Quando eu viajo para o exterior eu ligo para o meu corretor que olha qual a seguradora é a mais barata, mas gostaria de saber qual a diferença entre "seguro viagem" e assistência em viagem", eu sempre peço um seguro viagem. Atenciosamente, Everardo

    • Letícia

      Olá eu gostaria de saber se existe algum "Pacote Família", na Vital card?!!
      Vou sair de Férias com minha família e normalmente tem um preço melhor nestes casos…

      Obrigada.

  • Paulo Castro

    Apenas um detalhe, A Seguradora Allianz e Mondial tem uma parceria onde a assistência fica coberta pela Mondial e os seguros pela Allianz. Contratei com a Allianz e lendo os termos de uso fica claro esta parceria.

  • Isa de Oliveira

    Parabéns pelo trabalho, MD!
    Estou buscando um seguro para minha próxima viagem pra Macchu Pichu, mas minha maior preocupação é com furto / roubo de pertences pessoais. Até agora só encontrei a World Nomads com esse tipo de cobertura, portanto estou sem base de comparação. Alguém conhece alguma outra companhia que ofereça esse serviço?

  • Leandro

    Parabéns pela pesquisa, veio a calhar.

    Estou encontrando dificuldades em obter cobertura para a minha esposa que está grávida. A maior parte das seguradoras cobre até a 26a semana. Por questões de trabalho (e com autorização médica) apenas poderemos viajar entre a 28a e 30a semanas.

    Uma das seguradoras aqui avaliadas, até tem uma opção adicional que me dá cobertura, mas com risíveis USD 10,000 de adicional. Isso, provavelmente, não paga meia hora de serviço de um obstetra (já que estamos pensando em emergências, pensemos realmente), isso sem contar hospital, etc.

    Lendo as coberturas, noto que apenas problemas relacionados à gravidez é que seriam limitados, uma vez que se houvesse algum outro problema com ela (uma gripe, extravio de bagagem ou um mal estar qualquer não relacionado à gravidez) ela estaria coberta.

    Alguém conhece alguma seguradora que forneça essa cobertura? E que faça isso adequadamente, ou seja, em valores razoáveis aos custos médicos americanos?

    Obrigado

    • Baran

      Leandro, a World Nomads cobre assistência médica e de maternidade até a 26ª semana de gravidez e até a 18ª semana se a gravidez for gemelar ou resultado de inseminação artificial. Está na apólice deles, item 6.1-h.

  • Fernando Gazioli

    VISA PLATINUM:

    Pessoal, liguei agora no Visa Platinum e solicitei por e-mail uma cópia da apólice do seguro viagem. Caso alguém tenha interesse o tel de contato dos seguros VISA PLATINUM é: 0800 891 3679 e o tel de contato fornecido do VISA PLATINUM no EUA para emergências é: 1 800 3969 665

    • Paulo Almeida

      Vlw. Vou tentar de novo. Da outra vez não quiseram me enviar.

      • Freddy Vermont

        Parece-me que no site há a opção de você mesmo emiti-la e imprimi-la. Não?

  • Juliana

    Gente, vcs falando da Mondial aí, mas estou cotando seguro e eles são o mais caro. 27 dias pra três pessoas na Europa tá dando 600 reais em várias seguradoras, enquanto na Mondial tá quase 1000 reais. Errado isso né?

    E pergunta 2: vcs sabem se eu só posso solicitar o seguro do Visa Platinum se eu comprar passagem com ele? Pq eu comprei com outro cartão, mas tenho plantinum.

    • Paulo Almeida

      O preço varia de acordo com o que vc escolheu, como o tipo de cobertura, se tem cob. odontológica , entre outras coisas. O preço menor em uma pode ser pelo fato de ter ocultado algum item ou posto um valor mais baixo.

      O Visa Platinum já vem com o Schengen.

    • Debora

      Com o Visa Platinum é necessário comprar passagem área ou de trem dentro do país para onde se viaja. Só assim o seguro é ativado.

    • Juliana, para vc usar os serviços do cartão tem que comprar a passagem. Se vc comprar passagem com milhagem tem que usar o cartao pra pagar as taxas, mas o visa platinum não cobre nesse caso!

  • Juliana

    Agora estou em dúvida entre a Porto Seguro (seguradora do meu carro tb, por isso tenho desconto) e a Vital Card, que vcs estão falando bem. Achei bom tb ter várias opções de comunicação, pq estar doente e não conseguir acionar o seguro é o Ó. Mandei um email com dúvidas pra eles, vamos ver se respondem.
    🙂

  • Olá Everardo!
    Embora o mercado costume usar, erroneamente, a nomenclatura "seguro viagem" de uma maneira geral, devemos atentar que há grandes diferenças entre a assistência em viagem e o seguro viagem.
    A mais gritante é que na contratação de um seguro viagem, o pax que precisar de atendimento deverá realizar o pgto de seu tratamento e, posteriormente, solicitar à sua seguradora o REEMBOLSO dessas despesas.Nessa modalidade (utilizada, principalmente, nos produtos oferecidos peloa cartões de crédito), devido ao alto custo do atendime to no exterior, o pax deverá possuir um alto limite em seu cartão de crédito e o potencial financeiro para arcar com o pgto desta fatura, pois o reembolso costuma ter prazos que vão de 30 a 90 dias, dependendo da empresa.
    Já na assistência, o pax é atendido por uma rede credenciada e não fará o pgto no local, ficando as despesas com seu atendimento sob a responsabilidade da seguradora. Vale que ressaltar que, diferentemente dos planos de saúde, caso o pax, nessa modalidade, queira ser atendido por um estabelecimento não credenciado, poderá assim proceder e tb solicitar o reembolso das despesas até o limite total de sua cobertura.
    Fora isso, via de regra, os cartões de assistência ao viajante costimam oferecer um rol de coberturas muito mais amplo que seus concorrentes (seguro viagem) abarcando, além, da aassistência médica para acidente/doença, outros eventos que são de suma importância para uma viagem tranquila, tais como auxilio na localização de bagagem, envio de acomoanhante, adiantamento de fiança e outras tantas.
    O Vital Card, por exemplo, oferece 25 diferentes coberturas independentes, pois somos uma empresa de Turismo e conhecemos, à fundo, as principais ocorrências que podem acontecer durante o dwslocame to de nossos passageiros!

    • André Pessoa

      Parabéns pela excelente e informativa mensagem.

  • Everardo

    Olá! Eu sempre faço seguro na CORIS ASSISTANCE, e nem consta nos sete da pesquisa! Eu sempre fiz na CORIS e nunca precisei, alguém sabe alguma coisa desta seguradora? Eu vou passar 20 dias na Europa e eles cotaram em R$226,00, eu fiz a cotação da Vital Card, que estão falando super bem, e saiu por R$1.300,00. Atenciosamente, Everardo

    • Paulo Almeida

      Não basta comparar preço. Tem que ver o que tem em cada uma e os valores de cada cobertura.

    • dulce

      Não custa isto não.

    • dulce brunelli

      Meu caro evandro nosso seguro tem preços de mercado e com certeza essa informação não procede.
      Entre em nosso site e FAÇA sua pesquisa.
      Com certeza você irá se surpreender.

  • Caro Everardo, estou achando os valores da cotação extremamente díspares! poderia, por gentileza, enviar qual seria o valor da cobertura pretendida e o período em q vc estará na europa para que eu verifique o que aconteceu?
    abs,

    • Everardo

      Olá! Ricardo! Vou ficar de 28/12 à 15/12/2014 o meu E-mail é menezes@ufc.br. Espero seu E-mail, um abraço! Everardo

      • Freddy Vermont

        Será que o Everardo digitou a data no site da cotação de maneira incorreta também?

  • Cristina

    Olá, fui para Santiago no início desse mês e fiz seguro de viagem com a Porto Seguro, que embora não esteja relacionada na matéria, posso testemunhar sobre a sua qualidade. Viajei com minha filha de 11 meses e para a minha surpresa no segundo dia ela teve febre de 40 graus. Liguei a cobrar para a Porto Seguro, via embratel, para o número constante do cartão e fui muito bem atendida. Em 50 minutos, me encaminharam para o melhor hospital particular pediátrico de Santiago, Clinica Las Condes, onde fomos rapidamente atendidos e o melhor, não pagamos nadinha, não houve qualquer burocracia para atendimento. O valor do seguro para eu e minha bebê foi de 129 reais para 7 dias em Santiago. Isso não cobre nem o valor de uma simples consulta aqui no Brasil. Recomendo com certeza.

    • Também precisei usar a Porto Seguro mas tive alguns contratempos. Minha sobrinha se acidentou e teve que ser atendida de emergência, quando conseguir ter forças para lugar, esperei uns 15 minutos para ser atendida. Eles não tinham convenção com os hospitais públicos na Itália e tb não tinham uma clínica próxima para transferi-la. Nós aconselharam que pagássemos e pegássemos as notas mas não tínhamos grana disponível para uma cirurgia ortopédica e 5 dias de internação. Graças ao hospital que se prontificou a receber diretamente do seguro conseguimos que eles se responsabilizassem pela conta, no entanto até a hora da alta dia eles só dera. Garantia de 300 euros (a conta foi 5000 euros). Ainda ficamos 25 dias na Itália e até a nossa volta a Porto alegava que ainda não havia recebido a nota do hospital. A nossa sorte que trouxemos uma cópia junto com a gente e enviamos para eles. Tb não reembolsaram medicamentos comprados na farmácia (não estava na apólice)Os pontos positivos é que nós ligavam sempre no decorrer da viagem, providenciaram um transfer até o aeroporto (ela precisou de viajar com a perna esticada) e a troca da passagem aérea por classe executiva (orientação médica). Postei no meu blog (Comer e Coçar é Só Começar) como fazer ao viajar pela Itália e Portugal. Brasileiros não precisam de seguro saúde, basta emitir um papel no ministério da saúde. Muito menos dor de cabeça que acionar seguro saúde. Se soubéssemos disso…

    • André Pessoa

      Cristina, se for possível, leia a resposta que eu escrevi para o Caio Mieza e comente lá, por favor.

  • Laura

    Após o post me interessei em contratar a Vital Card mas como sempre faço fui dar uma olhada no Reclame Aqui. Fiquei com medo pois são várias as reclamações de falta de atendimento 24 horas ( que seria um dos diferenciais da empresa), falta de informação sobre o atendimento e outros.

    • Boa tarde, Laura!!

      Quando o assunto é Reclame Aqui, vc pode ter uma certeza: Todas as empresas, em todos os ramos de atuação, possuem algum tipo de reclamação neste conceituado site, pois é absolutamente impossível prestar um serviço perfeito, 24 hs por dia, 7 dias por semana na sucessão dos vários 365 dias que compõem nossos anos.
      o que posso lhe afiançar, alicerçado por números e a própria enquete de que trata este post, é que nós temos o menor índice de insatisfação entre os 10 seguros mais vendidos no Brasil.
      Note tb, que um grande número de insatisfações, são gerados pelo próprio passageiro que, infelizmente, seja por não ter sido bem instruído pela agência de viagens que lhe vendeu o seguro, seja porque foi displicente qdo da leitura das condições gerais, não segue os trâmites corretos de acionamento.
      espero que vc nos escolha para sua próxima viagem!!

  • Felipe MNP

    Ninguém comenta nada do seguro do Diners Club? Eu sempre viajo com as coberturas deles e felizmente nunca precisei acionar, mas queria ver se alguém já precisou.
    Abs.

  • valesca

    Pessoal, eu estou indo para a Thailandia em outubro/novembro e não gosto de usar o seguro dos cartões, pois acho a cobertura muito baixa. Sempre comprei seguros, mas nunca precisei usar (ainda bem). Já comprei Mapfre, Assist Card e Travel Ace. Todos com a cobertura máxima (não quero passar "perrengue" fora de casa). Alguém poderia me dizer qual seria o melhor seguro para viagens para a Ásia? Mais precisamente, Thailandia?

    • Valesca
      Quando precisamos usar o seguro Porto Seguro em uma Viagem à Itália descobri que quem gerência o seguro é a empresa Interpartner internacional ou seja, a mesma no cartão de crédito. Ou seja, neste caso dava no mesmo rs

      • Luiz Eduardo

        O serviço de atendimento pode ser o mesmo, mas o atendimento vai variar de acordo com o contrato em questão… Se for contratar na Porto Seguro nada além do que o seguro do cartão cobre, então não vale a pena…

      • valesca

        Depende do seguro que vc escolhe….se escolhe pagar o mais barato, a apólice é a mesma do seguro do cartão…existe uma diferença entre as coberturas…e vc prefere pagar mais caro e ter uma apólice maior, a cobertura é maior, mesmo que a empresa que ofereça o seguro seja a mesma…é como pagar a UNIMED, vc pode escolher pagar o mais barato e ficar na enfermaria, ou pagar mais caro e ficar no apartamento de luxo….a seguradora é a mesma, mas a cobertura, vai variar de acordo com o que vc escolheu pagar….sempres escolho o mais caro, para ter uma cobertura maior…US$50.000 de cobertura é muito pouco….pagar no mínimo US$250.000 é o mais conveniente. Mas, eu queria saber de alguém que usou o seguro na ASIA. Vc usouw

  • Geovani

    Precisei utilizar o Mondial para um retorno antecipado devido a morte de meu pai, quando liguei para a Mondial eles falaram que a agencia deles não trabalha final de semana para remarcar a viagem, não me deram nenhum suporte.

    • Freddy Vermont

      Pelo que entendi você ligou para a central da Mondial, mas esta disse que quem remarca é uma agência parceira e esta parceira não trabalha 24×7. Se for isso, então cartão amarelo para a Mondial, hein! MD podia confirmar essa informação com a Mondial?

  • Ranerio

    Eu gosto demais do https://www.squaremouth.com/ . sempre uso para cotar seguros de viagem. Normalmente uso do cartão de crédito mas quando tenho pessoas, especialmente com mais idade viajando comigo eu verifico os seguros nesse site. Tem que ler um pouco as instruções para entender o que é cobertura primaria, com reembolso, etc e tal, mas dá todos os seguros já classificados.

    Já comprei algumas vezes e sempre achei bem vantajoso em termos de custos os seguros comparados.

    • Ranerio,
      Também faço assim. Quando viajo com meu marido e filho (adulto) uso seguro do cartão, o qual paguei a passagem, mas indo pessoas com mais idade, saude delicada (restrinções alimentares) ou crianças até 10 anos , faço cotação numa seguradora. Pode até onerar um pouco do orçamento , porém fico tranquila.

  • Silvana

    eu já usei a GTA na Itália, minha irmã fez uma cirurgia de apendicite de emergência na toscana, foi maravilhosa com a gente, passei o contato do hospital e não vimos a conta, e eles ainda reembolsam taxi, medicamentos pós operatório, ligações que fiz com o celular para o Brasil, enfim, não tive problemas

  • Baran

    Contratei o World Nomads em minha última viagem, em março deste ano, precisei acioná-lo e fiquei muito satisfeito. Fiz um relato detalhado em outro site, se o moderador permitir eu posto aqui o link.

  • Marcia

    Se a pessoa viaja muito (trabalhei em companhia aérea e viajava stand by direto) ou precisa passar meses fora, indico o Isis. É caro pra chuchu, mas proporcionalmente é mais barato pq pode ser contratado anualmente. E a cobertura é uma fortuna, como prefiro.

  • Olá, sou o diretor da Vital Card Assistência e estou muito feliz por minha empresa ter sido escolhida como a que presta o melhor atendimento.

    A título de curiosidade informo que em todos os VOUCHERS do Vital Card, além dos telefones da nossa central de assistência, também constam o meu telefone celular, do supervisor e dos nossos gerentes. A melhor forma de manter a qualidade é estar sempre a disposição do consumidor.

    Entendemos que nosso principal diferencial é o atendimento e fazemos de tudo para superar as expectativa dos viajantes. Reclamações certamente que teremos pois dependemos de pessoas, hospitais, médicos, telecomunicação, CONDIÇÕES GERAIS, legislação de cada país, enfim, por mais que busquemos a perfeição não tem como ser perfeito nesta atividade.

    O que garanto a todos vocês é que nossa equipe e fornecedores são comprometidos, nossas coberturas são ótimas, nossos preços são justos, nossas condições gerais são claras e transparentes.

    Mais uma vez obrigado por terem escolhido a VItal Card! http://www.vitalcard.com.br

    • Gilmar

      Parabéns. Ah se nossos executivos fizessem isso, a relação de consumo seria ótima.

  • Ricardo

    Sempre leio os post e agora chegou minha hora de contribuir. Utilizei o seguro VISA PLATINUM em Orlando. Liguei para o número da VISA nos EUA e me deram duas opções: Ir a qualquer lugar que eu quisesse e realizasse o pagamento para ser ressarcido quando voltasse ao Brasil ou ir em um hospital indicado pela VISA e nesta modalidade eu não precisaria pagar nada. Fiquei com a segunda opção e ao chegar no Hospital, após uns 30 minutos, a VISA mandou um FAX autorizando os procedimentos necessários ao atendimento. Ao sair do Hospital recebi uma receita para comprar uma medicação a qual foi ressarcida, pela VISA, quando voltei ao Brasil.

  • Carol

    Fui viajar para a Europa em Junho, tinha contratado o seguro da Mondial. Precisei utilizar na Espanha e na Itália e foram bem eficientes e rápidos. Estava urinando sangue e fui muito bem consultada e examinada pelos médicos de ambos os países. Consegui consultas em ótimos lugares no mesmo dia em que acionei o seguro. Recomendo.

  • No fim do ano passado minas sobrinha caiu patinando e quebrou o tornozelo. Precisou ser operada e ficou internada 5 dia na Itália. O nosso seguro (Porto Seguro) não foi 100% mas cobriu todas as despesas diretamente com o hospital trocando a pedido do médico inclusive a passagem dela e a minha (ela é menor) pela classe executiva. Eu conto tudo dessa experiência lá no blog Comer e Coçar é Só Começar inclusive dou várias dicas do que fazer em viagem pela Itália. Vá lá e procure por Porto Seguro.
    Espero ajudar

    Dani Bispo

  • Fatima

    Precisei duas vezes da Vital Card, e fui muito bem atendida.

  • O seguro do Cartão de credito não presta (Mastercard) precisei de assistência odontológica no exterior e o serviço do cartão disse q teria q pagar tudo do meu bolso e depois apresentar uma infinidade de laudo e documentos para depois de 30 dias quem sabe fazer reembolso, Conclusão se você não tiver dinheiro na hora da emergência fica sem assistência pelo cartão. (SEM FUTURO)

    • Freddy Vermont

      Seguro e assistência são coisas distintas. No cartão, é seguro. Na Mondial, por exemplo, é assistência. No seguro, você paga e depois é reembolsado. Na assistência, você liga para a central, eles indicam o lugar, você é atendido e não paga nada. No mais, embora a maioria não faça, é fundamental ler as condições gerais da apólice. Estou indo para a Turquia no final do mês e imprimi ontem as condições gerais da Mondial. Para minha surpresa, balonismo está EXCLUÍDO da cobertura. Não me restou alternativa senão descartá-la!!!

  • Pessoal do MD, poderiam criar uma aba de avaliação, como a que temos com as empresas aéreas, e destinos.

    Assim cada um avalia cada item que estaria disposto, e contaria um pouco suas experiências.

    Seria perfeito.

    Abraço!

  • Thiago

    Quando eu viajo com minha família para os EUA eu sempre contrato o seguro da MONDIAL para os meus filhos. Eu não contrato para mim ou para minha esposa pq o cartão tem seguro (master platinum), e como somos adultos dá para esperar uma burocracia ali ou aqui. Mas para meus filhos eu não brinco, são crianças, então eu contrato MONDIAL. Usei uma única vez. Estávamos em Orlando e meu filho com então 1 ano e 9 meses de idade ficou doente. Liguei para MONDIAL e eles me encaminharam para o Hospital Dr. Phillips. Fui para o hospital e qdo chegamos lá já era madrugada no Brasil e ninguém da MONDIAL atendia. Qdo dissemos para a moça do hospital que tínhamos seguro da MONDIAL e mostramos a apólice, ela liberou tudo na hora, disse que era um dos melhores seguros. A conta do hospital deu 1800 dólares (isso mesmo, hospital no EUA é um absurdo de caro), eu apenas tive que assinar os papeis, a moça ficou com minha apólice e no dia seguinte recebi um e-mail da MONDIAL dizendo que tudo devidamente pago, SEM BUROCRACIA. Todos os remédios que gastei foram reembolsados no Brasil, sem qualquer burocracia. MONDIAL é a melhor !!!

  • André

    Estava em viagem ao Japão e havia comprado as passagens pela Visa, eis que na véspera de retornar ao Brasil eu torci o pé. A burocracia para eu poder usar a emergência no hospital, usando o seguro da Visa foi tanto, que preferi imobilizar eu mesmo o meu pé, tomei um remédio bem forte para dor e deixei para ir ao médico quando cheguei ao Brasil.

    O suporte telefônico foi péssimo.

    • Freddy Vermont

      Mas o que a Visa oferece é seguro. Ou não? Você vai ao médico, é atendido e paga. Somente depois que você é reembolsado. Assistência é outra coisa.

  • Cris

    FIZ O SEGURO ITAU, PORÉM COMPREI AS PASSAGENS COM CARTAO CREDITO PLATINUM PERSONALITTE, TEREI A COBERTURA PELAS DUAS SEGURADORAS PARA A MESMA OCORRENCIA POR EXEMPLO???

  • VALTAMIRO

    esse post veio no momento certo. Pretendo contratar um seguro viagem ainda essa semana, pois eu, minha esposa e três filhos iremos à Disney no mês que vem e eu estava na grande dúvida sobre qual seguradora contratar. Agora fiquei mais confuso ainda. A única viagem que eu fiz sem a seguradora, eu passei mal. Foi quando fui à Índia a alguns anos atrás. Agora ficarei por 16 dias na Disney. com mulher e três adolescentes, qual seria a seguradora de melhor custo benefício? qual contratar?

    Parabéns MD.

    • Edson Rios

      Prezado Valtamiro, há empresas que possuem plano Familiar, onde há um bom desconto quando viajam mais de 3 passageiros.
      O Vital Card possui este plano , coloca lá o total de pessoas ( 5 no seu caso) no destino Mundial Internacional com o periodo de viagem e vai aparecer o valor de todos para voce poder comparar! Creio ser o melhor custo benefício.
      Parabéns a MD pela iniciativa!

  • RENAN MAGALHÃES

    ESTOU SEMPRE VIAJANDO E TENHO O SEGURO DO CARTÃO, QUE GRAÇAS A DEUS NUNCA PRECISEI UTILIZAR. PORÉM, ACHO IMPORTANTE QUE OS USUÁRIOS POSTEM OS TELEFONES DE CONTATO COM ESSAS EMPRESAS PARA QUE POSSAMOS AVALIAR MELHOR O SERVIÇO DE CADA UMA DELAS.

  • PWA TJIN

    eu tenho smiles com = de 200mil milhas, pelo site de smiles para emiter voos para asia, canada,usa, nao consigo ,estou tentendo desde mes de 09/2013, ate hoje.o que devo fazer?

  • GUILHERME

    Pessoal, ouvi fala bem da ISIS. Alguem conhece, ja contratou ou precisou usar?
    Outra dúvida: Estarei viajando p/ Miami. Minha esposa está gestante.. Algum seguro em especial p/ ela?
    Obrigado.

    • Já vi seguradoras com opção especial para gestante, variando o mês gestational limite para cobertura. Informe-se com a ISIS para evitar surpresas.

  • Cristiane

    Ano passado viajei por 6 meses em 10 países no sudeste asiático, o melhor custo-benefício que encontrei foi o seguro viagem da Porto Seguro (existem 3 opções com coberturas diferentes), cotação e contratação pela internet, super fácil e rápido. Não precisei acionar.
    Liguei na operadora do cartão de crédito e fui informada que a cobertura é válida por um período de tempo limitado (acho que 1 mês) e somente para o país que foi emitida a passagem paga com o cartão – não sendo uma opção para quem viaja por períodos longos ou mais de um país.

  • Sigma7

    Notei que de ontem para hoje a Vital Card aumentou o preço dos seguros Mundial Internacional Prime e Total :-/
    Período pesquisado: 22/12 a 05/01. Alguém mais notou o aumento?
    O seguro para doenças pré-existentes ($15 mil) é realmente maior que o da Mondial ($2 mil), no entanto o custo da contratação agora é bem maior :-/

    • Rafael

      Na verdade o preço não aumentou, acontece que até ontem eles estavam com uma promoção em que o dólar era congelado a R$ 1,99, hoje voltou o preço do dólar normal, apenas isso…

    • Louise Rios

      Na verdade não foi o valor que aumentou e sim a taxa do câmbio, que estava congelada em R$ 1,99 até ontem.

    • Sigma7

      Pesquisando neste site dá para baixar o preço: https://www.seguroviagem.srv.br/

  • Danielsson

    Mês que vem irei para os EUA e utilizarei a assistência da Sul-América mesmo, que é o que eu tenho do trabalho e habilita para uso no exterior sem custo para o meu plano. Pelo que a atendente me informou, eu posso usar tanto a assistência médica quanto a odontológica. Achei que valeu a pena.
    Alguém já utilizou esse da Sul-América?

    • Freddy Vermont

      A atendente informou pelo telefone? Você gravou a ligação? Se não gravou, não seria interessante solicitar a confirmação disso por email? Apenas para materialização de uma possível prova, a fim de te resguardar em um futuro e eventual "vai que"…

      • Danielsson

        Sim. A solicitação é feita pelo telefone, passo os dados para a atendente da central e ela me informou que eu vou receber em até 5 dias úteis os dados para uso no exterior. Ainda está no prazo, visto que solicitei na sexta-feira passada. Mas queria saber se alguém já utilizou esse serviço e se é simples de usar em caso de necessidade.
        Obrigado.

  • Viajei com minha esposa ao EUA em abril e maio deste ano, tendo contratado o seguro da Mondial. Ela sofreu uma queda e teve rompimento do ligamento cruzado e do menisco. Foi socorrida de ambulância ao hospital e após o tratamento, contatei a Mondial, que apenas solicitou o número de paciente dela e um telefone de fax do hospital. Pronto, despesas resolvidas. Foi orientada a fazer novas consultas durante a viagem e tudo foi resolvido pela Mondial, inclusive o reembolso dos medicamentos que ela precisou, os quais não foram poucos.

  • Rafael

    E obrigatório contratar um seguro de viagem para o exterior?

    • Para alguns países, especialmente da Europa, é sim.

    • Baran

      Rafael,

      Para entrar nos países do Espaço Schengen é obrigatório ter um seguro com cobertura mínima de 30.000 euros.

      Para os demais países, não é obrigatório, mas e altamente recomendável.

      • Freddy Vermont

        Não existe um acordo entre Portugal e Brasil no sentido da utilização de seus sistemas públicos de saúde? Dessa forma, pelo menos para Portugal, o seguro-viagem NÃO seria obrigatório. Acho que para a Itália também. Haveria outros países mais incluídos na exceção? Confere MD?

  • Rafael

    Obrigado

  • Quando eu fui morar fora, contratei o seguro da Vital Card por 3 meses (para ter uma assistência) e foi excelente e super providencial! Logo na primeira semana tive uma otite daquelas, liguei no número, fiz os procedimentos e, em menos de meia hora, o médico já estava na minha casa me atendendo… super recomendo!

  • Letícia

    Alguém tem algum relato da HCC ??/

    • Filipe Giusti

      Contratei ontem, vamos ver o que acontece.

  • Carlos

    Ano passado viajei para Europa e minha filha quebrou o braço na Suíça. Ainda bem que contratei a Porto Seguros pois tivemos total apoio da seguradora tanto na Suíça como na Alemanha. Recomendo a qualquer pessoa. Nota 10

  • Letícia

    Eu ainda não contratei os serviços da Vital Card, entretanto, só pela velocidade que meu email foi respondido ja quase me ganhou! HUAHuHAUHAUHA

  • Augusto

    Primeiramente, parabéns ao MD pela pesquisa! Falta informações oficiais no mercado de assistências e por este motivo esta pesquisa é de grande importância.
    Tenho porém uma dúvida. Se a pesquisa foi respondida apenas por quem acionou o seguro, então na minha visão na pergunta "Contrata seguro de viagem?" não deveria haver respostas indicando "Não" (a soma das respostas entre "Sim" e "Seguro do cartão" deveria ser 100%).
    Por que há esta diferença?
    Abs!

    • A pesquisa foi feita em duas partes. A primeira era se o participante contrata seguro para viajar e qual. A pergunta seguinte era se ele já acionou o seguro e em caso positivo ele podia atribuir uma nota ao seguro.

  • Pingback: Conheça os 7 melhores seguros de viagem segundo os leitores do site Melhores Destinos - OiToronto()

  • Conrado

    Analisando o resultado da pesquisa e os comentários, um hipótese me ocorreu. Notei que diversos (ao menos 3) corretores que trabalham com a Vital Card estão presentes aqui nos comentários. Assim, eu acho que existe a POSSIBILIDADE de que esses corretores tenham sobreavaliado, na pesquisa, o produto que vendem. Desse modo, a avaliação do Vital Card PODERIA, eventualmente, estar artificialmente alta. Destaque-se que eu nunca usei o produto, e não estaria em condições de avaliá-lo.

    • Impossível! Foram mais de 6 mil participantes e impedimos que a mesma pessoa respondesse mais de uma vez

      • Conrado

        Ah, se a mesma pessoa não poderia responder mais de uma vez o resultado fica bem mais confiável!

  • Conrado

    Códigos de DESCONTO:

    World Nomads -10%: nomads

    Mondial -15%: afilimondial

  • Brian Carravieri

    Olá, Denis.
    Sou da Mondial Assitance e gostaria de entrar em contato com você.
    Existe algum e-mail ou telefone?

    Obrigado.

  • Suzana

    Em minha ultima viagem a Europa utilizei o Allianz (trabalham em parceria com a Mondial) precisei acionar por perda de bagagem e fui muito bem atendida. Eles me deram atenção ligando para mim várias vezes. Agora, vou precisar fazer um seguro de viagem para um ano, mas infelizmente não poderei fazer com eles, pois são os mais caros! Obrigada pelo post! Acho que vou optar pela Vital Card que está mais em conta, mesmo vendo algumas reclamações no Reclame aqui, pois todas tem o mesmo tipo de reclamação.

  • Catarine

    Com relação ao seguro do Mastercard Platinum, veja o que diz no site:

    “Serviços sem desembolso de dinheiro: Os pagamentos para todas as Despesas Médicas e Evacuações Médicas de Emergência podem ser concluídos “Sem Desembolso de Dinheiro“, se a MasterCard for notificada antecipadamente, o que significa que a MasterCard poderá entrar em contato com o hospital ou a clínica diretamente e processar o pagamento sem a necessidade de qualquer desembolso por parte do portador de cartão.”

    Logo, engana-se quem disse que nos seguros de cartão, a pessoa paga as despesas e depois é reembolsada. Como diz acima, a Mastercard cobre todas as despesas desde que seja notificada antecipadamente.
    Se não me engano, o Visa segue a mesma regra.

  • Ticianne

    Vejo muitos comentários de seguros de viagens utilizados na Europa e Estados Unidos…mas queria saber pra quem está de viagem marcada pra America do Sul. Irei passar 1 semana em Buenos aires com minha família e estou em dúvida quanto a Mondial e a Vital Card….foram as duas melhores colocadas, e bem elogiadas nos comentários…alguém já usou alguma delas em viagens pela Argentina ou vizinhanças? Tem uma rede bacana de hospitais credenciados? Obrigada

  • Erica

    Eu já precisei acionar a World Nomads. No momento em que me acidentei eu liguei pra eles e eles disseram que era para eu pagar as despesas e pedir o reembolso. O hospital para onde fui levada não aceitava cartão de crédito e tive então que deixar todo o dinheiro que eu tinha lá e ainda pedir desconto. Nesse ponto foi ruim, pois não me sobrou dinheiro em espécie. O processo de pedir o reembolso é muito simples e eles liberam o dinheiro em menos de 1 mês. Aí é onde entra o maior problema: eles são uma empresa dinamarquesa e enviam o reembolso via Ordem de Pagamento ao Exterior. Eu tinha US$500 para receber e me foi cobrado uma tarifa acima de R$100 (não me lembro exatamente quanto) pelo banco brasileiro para que eu pudesse fazer esta retirada, também notei que perdi com a conversão de moedas.

  • Letícia Pinheiro

    Uma dúvida: a avaliação entre seguro mais bem contratado e seguro mais vem avaliado foi feita proporcionalmente? Ou apenas em seus valores reais?

  • Oi Letícia, na verdade não há relação entre as duas perguntas; A primeira é a quantidade % de leitores que contrataram cada segura. A segunda é a nota média de 0 a 10 que os leitores deram ao seguro que acionaram, ou seja, cada leitor só deu nota ao seguro que ele de fato usou.

  • frederico

    Meu pai foi atendido pela prestadora da premium em genebra na Suíça a qual o encaminhou para um especialista e esse solicitou exames para ver o que aconteceu tudo organizado pela premium assistance agora estao me falando que eu deveria ter solicitado autorização para isso sendo que tudo foi feito pelo prestador resultado terei que pagar por algo que não contratei pessimo assistencia.

  • Andre

    Acho que vocês deveriam esclarecer a diferença entre seguro e assistência viagem!

  • Antonio Oliveira

    Pessoal, uma das questões mais importantes no seguro viagem, em meu ver, é a repatriação médica. Sem dúvida é um dos itens mais dispendiosos em caso de sinistro. Eu ficaria de olho no valor de repatriação e cotaria aquele de melhor custo x benefício.

  • thayana

    Por favor, pode me esclarecer o seguinte: Qual seguro cobre/paga as despesas e qual seguro reembolsa? Qual o melhor seguro para quem está indo passar 4 meses em Portugal pelo programa ciencia sem fronteira, mas vai também visitar Espanha e França? Assist card ou Mondial? Obd!

  • Oliveira

    Tive uma Bronquite grave em Nova York e precisei usar o seguro da American Express. Na primeiras ligações que fiz, ficaram me transferindo de ramal em ramal, e dando outros números para ligar. Por fim disseram para eu ir para o Hospital que até o fim do dia retornariam o telefonema. Como não retornaram passei horas tentando contato e nada. No final do dia consegui contato e novamente começou a enrolação. Resumindo, não me atenderam e tive que ser atendido pelo serviço publico.

  • Derik

    Boa tarde,

    Sei que o post é antigo mas me surgiu uma duvida… é possível contratar o seguro somente para uma parte da viagem ? Por exemplo numa viagem de 20 dias onde somente 5 deles farei esporte de neve e gostaria de contratar somente nesse periodo, não é possível ou não é recomendado ??

  • Isabella Ribeiro

    A Porto Seguro nem aparece? Alguém ja teve problema com eles?

  • Ricardo Ferreira

    O post é antigo, mas visto que eu e minha esposa faremos uma viagem em Fevereiro/2015, estamos na dúvida a respeito do Seguro-Viagem. Faremos uma escala de 2 dias em Bogotá e depois prosseguimos viagem para 7 dias em San Andres (Caribe). Alguém tem alguma sugestão de seguro ou alguma matéria explicando melhor as coberturas?

    Obrigado!

    • YURI FAMINI

      Estou na mesma que você. Irei usar o seguro/assistência do MasterCard.

  • Samantha Zarth

    Qualquer seguro é contratado pelo período de tempo que você determinar. Nos próprios sites você mesmo informa data de início e fim. O que talvez aconteça é ter um período mínimo, tipo 1 semana.

  • Jacqueline

    Viajo sempre com o seguro do Visa Platinum Banrisul. Eles fornecem tudo detalhadinho, cartãozinho com número para ligar do exterior, papelada para ler, explicam detalhes por telefone se quiser saber mais. Nunca precisei utilizar. Para a viagem de outubro comprei as passagens com o Visa Platinum da Caixa e não gostei. Não fornecem nada e quando indaguei por telefone disseram que era autômatico. Como assim? E se algo acontece, recorro a quem? Como? Vou voltar para o Platinum do Banrisul. Talvez por ser funcionária do estado o Banrisul tenha mais cuidado.

  • Sandra

    Gostaria que vcs falassem ou dessem alguma opinião sobre o Coris assistencia viagem

  • Alex

    Gostei da pesquisa. Vou considerar mudar de seguradora na minha proxima viagem!

  • Leila

    Desculpe mas discordo totalmente da boa classificação da World Nomads. Minha irmã está nos EUA agora, neste
    momento, e o marido precisou de atendimento médico por causa de um forte
    resfriado. Ela escreveu para o e-mail de emergencia que demorou um
    tempão para responder. E quando respondeu, mandou levar o marido dela
    para qualquer emergencia, PAGAR A CONTA e depois pedir reembolso. Ora,
    uma mísera consulta custa na faixa de 300 dolares. Se precisar de algum
    procedimento pode passar facilmente dos 5mil dólares. Imagine voce tendo
    que pagar uma conta dessas para depois pedir reembolso. Acaba com a
    alegria de qualquer viagem. E se o seu cartão não cobre o valor? como
    fica? e se voce não tem cash suficiente pra pagar? como fica? Ela teve
    que acionar o seguro viagem da Sul America,que é o plano de saude dela
    aqui no Brasil, e eles a encaminharam a um centro médico, onde o marido
    foi atendido e nada pagou. A conta será paga pela Sul America. E ainda
    reembolsará o gasto com medicação. Escrevi um e-mail para a World
    Nomads, criticando o serviço deles, e até agora nada de resposta. Estão
    quietinhos. Vou contar essa história em todos os lugares onde o World
    Nomads estiver sendo elogiado.

  • Daniela S

    Como utilizei este artigo para subsidiar minha escolha para o seguro saúde de viagem, venho aqui deixar meu depoimento. Tive uma péssima experiência com a VitalCard. Foi a única vez em que precisei acionar o seguro, e fiquei completamente desasistida. Meu filho sofreu um pequeno acidente na mão em Portugal, e imediatamente acionei o seguro para que me indicasse um local para atendimento. Demoraram 40 minutos para que me telefonassem de volta e indicassem um hospital, que ficava a cerca de 10km de onde estava. Chegando lá, fomos encaminhados à emergência, porém o hospiral não o atendeu pois não atendia crianças. Me informaram que a VitalCard de fato tinha entrado em contato, mas em nenhum momento avisado que se tratava de uma criança. O detalhe é que a data de nascimento dele tinha sido solicitada quando fiz o contato com o seguro. Após esta negativa, novamente entrei em contato para que me fornecessem uma alternativa. Um novo contato demorou mais de uma hora, a ligação estava péssima, e era impossível entender o que se falava. Fiz diversas tentativas de contato e não me foi dada nenhum amparo no momento em que precisei. VitalCard, nunca mais.

  • Juliana

    Não existe página para a World Nomads no Trip Advisor, mas um questionamento em um outro tópico é um festival de não-recomendações. Todo mundo deixado na mão. Segue o link, mas está em inglês: http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g293974-i368-k5446738-World_Nomads_travel_insurance-Istanbul.html

  • Marcela

    Devido ao post contratei a Vital Card na minha viagem a Orlando. Acabo de voltar de lá e fiz questão de vir aqui expressar minha opinião, pois só tenho elogios a fazer.
    Minha irmã começou a sentir dores na garganta no meio da viagem, ligamos para o seguro assim que chegamos no apto alugado as 22h. O atendente pegou alguns dados, fez perguntas rápidas (não durou 3 min a ligação), pegou nosso número de celular (estava com um chip com número americano) e disse que entraria em contato em breve. Menos de 1h depois um médico me ligou falando português de portugal, pegando maiores informaçoes sobre o estado dela e disse que em até 3h estaria no apto.
    Em menos de 2h ele chegou, muito simpático e eficiente. Fez uma consulta completa (não só na garganta, que era a reclamação), me deu uma receita de antibiótico, um recibo da consulta e foi embora. Tudo muito rápido, sem gastar nada.
    Recomendo muito a empresa vital card, não só pelo atendimento rápido tanto pelo telefone, quanto pelo médico de qualidade, mas principalmente pelo fato de ser atendimento em domicílio e sem necessidade de pedir reembolso. Salvou minha viagem!

  • Paulo

    Paguei Travel Ace para Dublin na Irlanda e não gostei do serviço. Eu estava queimando em febre e não me conseguiram um médico a tempo. Sarei sozinho.

  • Aline

    Muito boa a matéria. Estou me baseando nela para contratar um seguro viagem. Ficarei em londres por 4 meses estudando. Alguém sabe me dizer qual assistência viagem permite renovar a vigência eu já estando fora? Estou querendo contratar a Mondial, mas eles não permitem isso. Valeu!!

  • marcus

    Como comprovar as autoridades européias que você está portando um seguro viagem de um cartão de crédito, se eles não te dão nadaaa… nem um email, certificado ou recibo? Acabo nunca usando por não saber como proceder.

    • Silvia

      Existe sim um certificado Shengen que os cartões platinum, por ex., dispõem para impressão.

  • Luana Castro

    Olá. Vocês sabem sobre o seguro de viagem do cartão Platinum?

    • Silvia

      É só entrar no site do cartão, onde eles explicam tudo.

  • Alberto Dias Souza

    Srs., quero deixar registrado aqui que uso os planos da Assist Card ha mais de 10 anos e nunca tive problemas. Eles não trabalham no esquema de reembolso ao menos que não existam opções na localidade de emergência do viajante. Sempre fui informado que deveria ligar para a central (call free) antes de qualquer procedimento e assim eles assumiriam toda a assistência e suporte. Não vejo dificuldade alguma em fazer uma ligação para que eles autorizem e direcionem meu atendimento. É parte do jogo e sempre foram transparentes comigo em relação a este processo. Sempre que acionei o seguro foi bem atendido e acompanhado. Eu os recomendo a Assist card!

  • disqus_BzooAVzHVW

    Isso vai depender muito do tipo de cobertura que você quer. Se você for somente fazer compras em Miami, você realmente não precisa de um seguro super caro. Caso você vá para Nova Zelândia fazer esportes radicais, vai precisar de uma cobertura maior. Esse artigo mostra 3 opções, um seguro americano incrivelmente barato (que aceita Brasileiros) e outro que cobre todo tipo de atividade extrema e nem é tão caro assim: http://foradazonadeconforto.com/como-escolher-e-comprar-seguro-de-viagem/

  • Bruno Soares Focão

    O melhor e o da Porto Seguro. O resto nem podemos chamar de seguro.
    Na verdade são assistência de viagem.

  • Pedro F

    Boa noite , minha duvida é quanto a necessidade de ambulância ou acionar o 911 dentro dos estados unidos, farei grandes distancias em estradas dentro da califórnia , hj tenho o seguro do mastercard platinum e não consigo saber se este caso esta incluso, ate pq o valor de 25 mil dólares é muito baixo a meu ver. Alguém pode ja precisou ou pode me ajudar com a duvida ? obrigado !

  • Nibia Cardoso

    Confesso que estou meio chocada ao procurar seguro. Antes estava olhando preços e hoje estou avaliando o número de reclamações do Reclame Aqui. O seguro indicado pela minha agência de intercâmbio tem algumas reclamações. Mas o mais chocante é ver que só retornaram para a pessoa uma semana após ela ter acionado a emergência médica. Então comecei a ver reclamações de outros seguros e vários desta lista estão lá. Sinto que não há um seguro que te atenda bem em emergências. Em 2009 usei o MIC, que atualmente é a Coris. Me atenderam super bem. Me enviaram um médico onde estava hospedada para olhar uma simples bolha no pé que parecia estar infeccionando. Engraçado é a Coris não estar na lista.

  • Silvia

    O seguro mais barato que eu conheço é o BB Proteção Viagem, para quem tem conta no Banco do Brasil (qualquer tipo, mesmo só poupança!). Eu o faço sempre.

  • JR

    Carissimos

    Viajo desde que nasci e na imensa maioria das viagens que fiz, o seguro era algo que eu fazia, de verdade, quando lembrava. Nas ultimas viagens, entretanto, tenho tentado nao esquecer dele. Nunca se sabe.
    Ha algumas semanas viajei para NY e somente lembrei do seguro no ultimo instante, ultimo mesmo. Tanto que ainda fiquei na duvida se chegaria mais cedo no aeroporto ou pararia uns dez minutos para comprar o seguro. Eu, inconscientemente, pressenti algo… ou o anjo da guarda sussurrou no meu ouvido.
    Bom, voei tranquilo para NY e tudo bem na primeira semana. Ate que um dia acordei -do nada- com um desconforto que sugerira ser intoxicacao alimentar. Tentei nao dar muita atencao ao desconforto causado, as dores abdominais… ate que nao deu mais para ignorar. Entrei em contato com a Mondial Assistance e todos os atendentes foram mais que profissionais. Eles me trataram como se fossem meus amigos, cada um deles, algo tipo aquele amigo medico que diz o que se deve fazer, como proceder etc. Eu ainda relutei um pouco, pois nao queria, nem achava que fosse necessario ir ao hospital. Porem, deixamos o processo encaminhado ‘just in case’.
    Quando a dor ficou insuportavel, eu entrei em contato novamente, eles me informaram o nome do hospital mais proximo de onde estou, disseram que haviam entrado em contato e informado os meus dados e que eu nao me preocupasse com nada mais. Na Emergencia foi tudo rapido, tratamento excelente, sem burocracia. Passei a noite no hospital e sai melhor, e com uma certeza de que jamais esquecerei de comprar o seguro de saude antes de viajar. Espero nao utiliza-lo nas proximas viagens, mas, de agora em diante sempre viajaras comigo Mondial Assistance.
    JR

  • Mônica Garcia Dias
  • Carla

    Olá… sei que o post é antigo. Mas gostaria de uma ajuda, estou com viagem marcada para NYC e estou pesquisando seguro… gostei do da Mondial… mas eles tem opções de 50 mil dolares para despesas medicas… vi alguns comentarios falando que esse valores é muito baixo… que o melhor seria 250 mil. Isso confere?

  • Marcos Medeiros

    Ja comprei e recomendo a Porto Seguro! Vc pode calcular e contratar tudo online: https://goo.gl/41t7dc

  • Hildegarde

    O problema com a Assist Card começa após um mês do atendimento.. Eles indicam o centro para atendimento, que ocorre normalmente, e em alguns casos eles levam até um ano para pagar as despesas médicas ao centro. Enquanto isso, o “assegurado” fica recebendo cobranças internacionais e tendo que mover um mundo para obter qualquer resposta da seguradora… Tem que ver se essas avaliações de usuários ocorreu antes ou depois de 1 mês da utilização…. Trágico!

  • Ivano de Filippis

    Não sei se é bom ou não, mas eu tentei fazer uma cotação online do Mondial por dois dias seguidos e só dava erro em vários browsers. Enviei uma mensagem e não recebi nenhuma resposta. Não confiaria num plano desses.

  • Alexandre Montenegro

    sera que da pra fazer um seguro para vários países mas com datas em aberto pois não tenho dia certo da passagem e nem a quantidade de dias que ficarei no pais principalmente na america central e europa…obrigado…

  • Yuri Fróio

    eu tenho o mastercard platinum da smiles.. vou pro méxico no final do ano.. mas pela burocracia vou pagar o seguro da Mondial… na hora da emergencia não dá pra esperar..

  • Priscila Lessa

    BOM DIA. ESTOU INDO A NY EM JANEIRO E GOSTARIA DE IR COM UM SEGURO VIAGEM QUE ME PROPORCIONE UMA COBERTURA PARA EVENTUAIS INCONVENIENTES DE VIAGEM (CANCELAMENTO DE VOO EM FUNÇÃO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, DANOS/ATRASO NA BAGAGEM, ETC), ALÉM DA PARTE DE SAÚDE. ALGUÉM CONHECE?

  • iris souza

    O seguro da Affinity é bom, tem atendimento satisfatório?

  • Mateus Rocha Cardoso

    Utilizei o seguro mondial em Portugal ( Braga), minha mãe sofreu uma fratura do rádio distal-punho- no 1º dia de viagem. O seguro foi muito eficiente em atender a ligação (a cobrar) e encaminhar para o hospital conveniado. Recomendo muito por essa experiência em um momento ruim. Muito satisfeito.