Latam inicia sistema de cupons de upgrade de classe a partir de 31 de agosto!

Leonardo Cassol 14 · julho · 2016

Quem aí estava ansioso para a implantação do novo sistema de cupons de upgrades do Latam Fidelidade? Nós também! A companhia finalmente divulgou que a partir de 31 de agosto os clientes das categorias Black Signature, Black, Platinum e Gold terão uma determinada quantidade de cupons por ano para solicitar o upgrade cortesia de cabine para si ou acompanhantes em todos os voos internacionais da LATAM, desde que estejam viajando juntos.

Os cupons poderão ser usados para realizar upgrade da classe econômica para a premium economy ou premium business, sem custo adicional. Obviamente, o upgrade de cabine está sujeito a disponibilidade de poltronas e a mudanças operacionais.

latam-informacoes-upgrade-cupons

Confira como vai funcionar o novo sistema de upgrades de cabine cortesia para cada categoria:

Upgrade de cabine Latam Fidelidade Black Signature e Black

Os clientes Black Signature ou Black podem solicitar upgrade cortesia de forma ilimitada, da classe Economy para a Premium Economy ou Premium Business, em todas as rotas internacionais operadas pela LATAM. Nos voos operados pela LATAM Airlines Chile, Peru, Argentina, Colombia e Equador serão elegíveis para upgrade apenas tarifas Access, Control e Flex.

A partir de 31 de agosto clientes Black Signature e Black também poderão solicitar o Upgrade cortesia de cabine com cupons para seus acompanhantes, sem custo adicional. Serão 6 cupons por ano. Lembrando que o benefício continua ilimitado para os titulares dessas categorias.

Upgrade de cabine Latam Fidelidade Platinum

A partir de 31 de agosto de 2016 os clientes da categoria Platinum terão 6 cupons por ano para solicitar o Upgrade cortesia de cabine com cupons, da classe econômica para a premium economy ou premium business, sem custo adicional. Os cupons podem ser utilizados pelo passageiro e seus acompanhantes, desde que estejam no mesmo voo.

Upgrade de cabine Latam Fidelidade Gold

A partir de 31 de agosto de 2016 os clientes da categoria Gold terão 2 cupons por ano para solicitar o Upgrade cortesia de cabine com cupons, da classe econômica para a premium economy ou premium business, sem custo adicional. Os cupons podem ser utilizados pelo passageiro e seus acompanhantes, desde que estejam no mesmo voo.

No caso dos clientes Gold, a quantidade de cupons só permite upgrade em voos para América do Sul, Caribe, Ilha de Páscoa e Papeete.

Cupons necessários por trecho

cupons-trechos-latam-fidelidade-uypgrades

Confirmação do upgrade cortesia

Em breve o cliente será comunicado com antecedência sobre a confirmação ou não do upgrade, ao invés da confirmação no portão de embarque, como ocorre hoje. Mas não foi informado a partir de que data isso vai acontecer.
Veja como é fácil
A confirmação do Upgrade Cortesia sempre estará sujeita à disponibilidade e a possíveis alterações de voo no momento da viagem. O Upgrade Cortesia está disponível para passagens para os perfis de tarifa Access, Control e Flex para voos operados pela LATAM Airlines Chile, Peru, Argentina, Colombia e Equador.

Além disso, você poderá acessar a lista de prioridade para verificar sua posição na solicitação (ainda não disponível para voos operados pela LATAM Airlines Paraguai).

Mais informações o site da Latam.

Agradecemos a contribuição do leitor Arno Fabrício.

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Dionatan Zibetti

    Será que também vai valer passagens emitidas com pontos?

    • Em voos operados pela Latam Brasil ou Paraguai sim.

      • Dionatan Zibetti

        Já é um começo. 🙂

      • Gustavo Benkenstein

        Emiti passagens com pontos, trechos POA-GRU-JFK. Sou cliente Platinum, liguei hoje no call center da LATAM e fui informado que não seria possível upgrade em passagens emitadas com pontos. Somente agora (após ligar) vi o post aqui com a resposta de que em voos operados pela LATAM BRASIL eu teria direito, certo?

        Vou ligar novamente. O sistema fidelidade está completamente instável desde a criação da LATAM. Espero muito que a atendente com quem falei hoje não esteja sabendo desta regra e que eu consiga emitir o upgrade. Aliás, que sentido faz ser cliente fidelidade e não poder usar upgrade em casos de passagens emitidas por pontos ganhos ao voar LATAM?

  • Rafael Ferreira

    Eu e minha filha somos Gold. Poderia eu usar os cupons dela pea somar com os meus e fazer um
    Upgrade pra EUA por exemplo? Pelo que vi, Cancun será somente um cupom ne?

    • Rafael, aparentemente sim. Mas é estranho a Cidade do México exigir mais. Acho que tem um risco deles atualizarem essa tabela antes do sistema entrar em vigor. É bom não ter isso como certo. Mas vamos torcer pra que sim.

  • World Traveller

    África conta como “outras rotas”?????

    • Creio que não. Mas mandamos a consulta pra eles.

      • World Traveller

        Obrigado!

  • World Traveller

    Tenho um voo pra África do Sul pela Latam em abril do ano que vem. Eu sou Gold. África do Sul não é nem Oceania, nem Europa, nem EUA, nem cidade do México. Logo seria “outras rotas” e bastaria apenas 1 coupom???

    • Leonardo

      Como diz o Pica-pau: leia a última linha.
      “No caso dos clientes Gold, a quantidade de cupons só permite upgrade em voos para América do Sul, Caribe, Ilha de Páscoa e Papeete.”

      • Leandro esteves

        kkkkkkkkk Imaginei o Zeca urubu com a roupa da LATAM

      • World Traveller

        Você precisa ler TODA a última linha “bem como qualquer outra rotas cujos segmentos não estão incluídos nos exemplos acima”. Ou seja, a África não está incluída e, em tese, seria apenas 1 coupom.

    • Faz sentido. Eles precisam atualizar essa tabela com o novo voo.

  • Leonardo Guimaraes

    Ali diz apenas tarifas pagantes, mas eu consegui um upgrade de bogota para o brasil com uma passagem comprada com milhas por ser Black da LATAM PASS, isso vale so para o LATAM FIDELIDADE, esses programas sao confusos, dois pra uma unica cia. As regras do LATAM PASS permitem upgrade para voos com milhas multiplus mas o LATAM FIDELIDADE nao?

    • O Latam Fidelidade permite em qualquer tarifa, inclusive com pontos Multiplus, mas apenas em voos operados pela Latam Brasil (antiga TAM) ou Paraguai. Nos demais voos, vale as tarifas mencionadas.

  • Ricardo

    Leo no parágrafo do Gold cita Platinum.

  • Pelo Latam Fidelidade é sim, já fiz várias vezes! Agora pelo Latam Pass em voos Latam Brasil recorri ao site do Latam pass pra responder. De acordo com o que está escrito lá pode sim. Veja https://www.latam.com/es_es/latam-pass/upgrade-de-cabina/upgrade-de-cortesia/

  • Richard Stambuk

    É possível subir de categoria somente transferindo pontos do cartão, sem voar muito pela cia?

    • Na Latam não. Apenas pontos de voos contam para upgrade de categoria

      • Já no Smiles e Tudo Azul sim, né?

        • Sim. Mas tem que ter muito ponto no cartão, pois a cada 15 transferido apenas 1 conta pra upgrade

      • Thiago

        Leonardo, nao me pergunte o que aconteceu.. mas minha irma transferiu 50 mil pontos do cartao de credito dia 30/06 e uns dias atras recebeu o email da Latam dizendo que passou a ser platinum ( era gold) e hoje passou a ser black… deta.he que ela nao voou Latam esse ano nem em nenhuma cia oneworld. Sera q nao tinha nenhuma promoção de pontos?

        • Mais provável ser erro do sistema da Latam, que está completamente maluco. Fique atendo pois tem o risco deles corrigirem e retirarem o status. Isso já aconteceu com um outro leitor. Mas teve casos do status ser mantido. Como Black ela terá direito a upgrades ilimitados para a classe executiva.

  • Sergio Tiago Bezerra

    Boa tarde!
    Comprei 2 passagens com pontos multiplus na econômica saindo de Guarulhos para Orlando com cartão black mastercard. Eu e minha acompanhante temos esse cartão. O voo é em novembro. Será que temos direito?! Esse upgrade só poderá ser feito a partir de 72 hrs antes do voo?!
    Obrigado!

    • Sergio,
      A matéria se refere a status de cartão fidelidade, não de cartão de crédito, então seu status no programa de fidelidade não estiver listado na matéria, você não terá direito, independente de qual cartão de crédito usou para pagar as taxas de embarque.

  • Dionatan Zibetti

    Mas acho que a disputa vai ser grande. Difícilmente um Gold ou até Platinum vai conseguir o upgrade.

  • José Marto Araújo

    Título

    Socorro, me ajudem
    Sua história

    Bom dia, me chamo Karina praia, moro em Goiana Pernambuco, vim de férias para Santiago do Chile com minha família, após ter embarcado na última conexão no Rio de Janeiro meu filho mais velho de 17 anos Kevyn Lucas Praia Pereira, teve sua carteira furtada dentro da aeronave da Tam, no vôo jj8020 que saiu do Rio as 6:40ham. Chegando a Santiago as 11:40 horário de Brasília, sem documentação foi impedido de entrar no Chile, nos avisaram que seria deportado pra o Brasil, e foi entregue aos agentes da Latam, para emitir a passagem de volta, daí começou nosso desespero, não podemos mais vê-lo ele esta na área de embrque no portão 18 A na área de embarque internacional,Do aeroporto Artur Mérito Benitez (CSL), desde ontem e até agora não o embarcaram, fomos até a polícia federal do aeroporto e disseram que ele tinha sido entregue a Companhia aérea e era de responsabilidade dela não mais deles, fomos no guiche da empresa e ninguém sabe informar nada. Por favor alguém pode me ajudar?

    • Você tem o direito de falar com seu filho. Exija da companhia aérea informação sobre o embarque dele para o Brasil e providencia de alimentação imediata. Peça pra falar com o supervisor da Latam no aeroporto e se tiver problemas ligue para o Fale 0800-123-200. Use o skype

  • José Marto Araújo

    Estamos tentando falar com o consulado do Brasil aqui em santiago mas está fechado e o teleone de emergência desde de ontem que não atendem, meu filho está com fome e muito frio me ajudem , alguém Leonardo Cassol me dá uma luz, meu whatsap 8192110400 ou 8194404344

    • José, tente contato com o serviço Fale com a Latam, Acredito que eles possam ajudar: 0800-123200. Funciona 24h e eles têm acesso a todas as bases da Latam. Procure também o agente senior da Latam no Aeroporto de Santiago. Explique seu caso e peça pra ele providenciar alimentação para o seu filho, enquanto ele aguarda o voo.

  • maria lucia

    Praia do Flamengo, 344 – 701 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 22250-030
    Telefone: (21) 3579-9658 Essas são as coordenadas do Consulado do Chile aqui no Rio. Tentei ligar mas não atenderam o telefone.

    Será que se pode fazer alguma coisa para ajudar essas pessoas que estão com o filho incomunicável?

  • Numismata Jaime

    Esses cupons são cumulativos, ou perdem a validade se não forem usados?

    • Não está claro. Mandei essa pergunta pra eles já. Nas outras cias geralmente vence. Na LAN tb, então acredito que a validade seja de 1 ano.

      • Numismata Jaime

        Não são cumulativos. Está escrito em letras minúsculas kkk

      • Numismata Jaime

        E acabei de ver também que não valem para a tarifa Acess dos vôos internacionais.

  • Bruno

    Lembrando que os cupons para acompanhantes não podem ser usados se o bilhete foi comprado em tarifa access, ou seja, forçam o cliente a adquirir um bilhete mais caro e ainda corre o risco de não conseguir o Upgrade por falta de disponibilidade. Esse tipo de postura da companhia é muito duvidosa, muito mesmo.

    • Bruno

      Agora que notei que ou é um erro ou uma falta de bom senso. Antes a tarifa básica chamava-se Access e agora chama base. Se mantiverem essa regra então apenas para tarifas intermediárias da econômica os cupons não poderão ser utilizados.

      • Em voos Latam Brasil valem todas as tarifas

        • Bruno

          Mas nas letras miúdas diz que não é válido para tarifa access em vôos internacionais. Algum erro tem!