LAN voará de São Paulo a Santiago com Boeing 787 a partir de outubro

Denis Carvalho 11 · julho · 2014

E viva a concorrência! Bastou a GOL e a Sky iniciarem seus voos de São Paulo a Santiago e a chilena LAN decidiu investir na rota. A partir de outubro ela vai colocar o Boeing 787, seu avião mais moderno, para fazer o trajeto! Será a segunda companhia a operar o jato no Brasil – hoje somente a Ethiopian usa o avião no país.

Além de São Paulo, a companhia vai usar o Dreamliner em seus voos de Santiago a Miami (EUA), Punta Cana (República Dominicana), Cancún e Cidade do México (México), a partir de agosto. Outra novidade anunciada hoje é que a a companhia chilena retomará seus voos para Los Angeles (Califórnia) com a aeronave de passageiros mais moderna do mundo. Essas rotas somam-se a Madri, Frankfurt, Nova York e Buenos Aires, para onde a aeronave realiza voos diários. 

Boeing 787 da LAN
Boeing 787 da LAN

Confira os itinerários divulgados pela companhia:

voos LAN

Dreamliner

Entre as principais características que diferem o 787 das outras, destacam-se suas cabines, que contam com um sistema eletrônico de escurecimento das janelas, e sua iluminação dinâmica, que permite criar uma ambientação mais agradável durante o voo. Além disso, as janelas são até 40% maiores em comparação a outras aeronaves, permitindo que o passageiro desfrute mais a vista durante o voo em qualquer assento.

A configuração que a LAN selecionou para suas aeronaves 787 consiste em 247 assentos, dos quais 30 na classe Executiva Premium e 217 na classe Econômica.

LAN_787_Economy_Class_Fwd

O 787 possui um espaço 30% maior para acomodar bagagens de mão, e uma tecnologia que reduz o impacto ao passageiro em zonas de turbulência. A LAN já conta com seis dessas aeronaves, que estão operando atualmente em Madri, Frankfurt, Nova York e Buenos Aires, e espera receber mais quatro em 2014.

LAN_787_Business_Class_Fwd

Nos próximos anos, a LAN receberá 32 Boeing 787, o que demandou um investimento de US$ 4,9 bilhões em 2012. “A incorporação dessa aeronave faz parte da preocupação da companhia em manter uma das frotas de aeronaves mais jovens do mundo, permitindo-lhe reduzir o impacto ao meio ambiente e os custos de operação”, informou a companhia.

b787_volando_74_300

Quer saber mais sobre o Dreamliner? Leia a avaliação que fizemos no primeiro voo do Boeing 787 da Ethiopian no Brasil.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • José

    Voarei esse trecho em setembro =(

  • Rodrigo Oliveira

    Não entendo o porquê de a LAN e a TAM operarem as duas essa mesma rota.

  • Antonio

    Eu em Agosto

  • re178

    Ótima notícia! Viajei no 787 da LAN de Madri a Frankfurt, e realmente, é uma excelente aeronave com um excelente entretenimento. Não sei se as outras aeronaves da LAN também tem esse ótimo entretenimento, mas deve ter…

  • Nossa, esse avião me dá calafrios.
    Já voei com ele e achei muito apertado. Vendo a distância entre assentos e seu tamanho, pelo seatguru, não dá muita diferença para o 767 (que eu acho que andaram repaginando para adequar aos novos padrões), mas a sensação não foi boa.
    É moderno, tem várias melhorias em relação aos antigos, mas minha alegria, hoje em dia, é ver que o voo em que estarei será o 767…

    • Danilo

      Pois é, já viajei num 787 da Qatar e não gostei nada. Além do aperto do assento, ainda tem o aperto nos pés, já que o equipamento de entretenimento ocupa cerca de 1/3 do espaço do piso. Eu vou evitar voar nesse modelo.

    • Sergio

      O espaço entre os assentos é uma opção da companhia aérea que encomenda o avião. Não tem nada a ver se é 787 ou 767. A fabricante monta de acordo com o que foi pedido

  • Guilherme

    É o 787 mais apertado entre todos os operadores que usam ele. "É o APERTO Tam de Voar".
    Aliás, pretendo evitar a TAM ao máximo, não aguento mais viajar esmagado.

    • Rodney Bezerra

      Concordo, Guilherme. Pior: nos novos Airbus A320, a Tam vende a fileira 13 como espaço + no entanto, é o normal mesmo, ou seja, eliminaram uma fileira do assento com mais espaço. Uma lástima. Nesse aspecto, fico com GOL e Avianca, atualmente, as melhores em termos de espaço e conforto.

      • George Teixeira

        É isso aí Guilherme e Rodney, chega do APERTO tam! E lá se vão quase 2 anos que não entro num avião deles. E depois o que você faz com as milhas Multiplus: só chinelo no Netshoes e Torradeira no Ponto Frio. Aqui no Brasil é Azul na cabeça ou Gol+. Para fora, Swiss, Korean e etc.

    • Rodrigo

      Voei GIG x NY pela TAM num 767 com ótimo espaço, fiquei até impressionado. É uma aeronave bem nova que a TAM recebeu da LAN, se não me engano. Tenho 1.82m.

  • Vocês tem alguma informação sobre o início das vendas? Obrigada,

  • jorge moraes

    E pensar que a Lan já voa há mais de um ano pra Buenos Aires com ele e vai começar só agora com SP. Há um mês o presidente da Latam disse que São Paulo ( GRU) se tornará o principal hub da empresa. Já não era sem tempo.

  • Luciana

    O 777 da tam é show! Muito melhor que o 767 q faz a rota rio Miami! Mas infelizmente só sai de São Paulo!

    • Joao Paulo Mello

      Luciana, o 777 tem configuração 3-4-3, enquanto o 767 (novinhos!) tem 2-3-2. Muito menos aperto no 767. Embora seja um avião, maior etc etc, eu prefiro o 767, até pela business ser flat-bed, e o 777 tem a chamada "poltrona-tobogã".

    • Antonio Florencio

      Concordo com João Paulo… O 777 é mais apertado que o 767. Mas ainda prefiro o A330, acho melhor ainda. Voltei de Miami em março num 777 com dua pessoas bem fortinhas ao lado e ficou um aperto só.

    • Rodrigo

      O 767 da TAM é show de bola. Peguei na rota GIG x NY!

  • Renato

    Quais os horários desse voo?

  • PEDRO GUERRA

    o que adianta esses avioes novos 787 da lan e 777 da tam todos com assentos de 17 polegas de largura quando o saudavel são 18 polegadas iguais aos novos 767 da tam e os atuais a330 , voe em um e depois voe em outro voce nem vai querer voar nos 787 e 777 são muito apertados . o 777 com uma configuração mais confortável é o de 9 assentos por fileira e na tam são 10 (3-4-3) e o 787 ideal (ANA do japao usa assim) é com 8 assentos por fileira e nas demais incluindo LAN são 9 . é muito apertado e a AIRBUS faz uma campanha mundial que nao fará assentos (incluir mais uma fileira estreitando os assentos) de 17 polegas nos avios de longa distancia , somente os atuais com 18 polegadas considerados mais saudaveis. é absurdo – voe em um 787 desses ou num 777 da tam e voce nao consegue direito se movimentar sem esbarras na pessoa ao lado , 1 polegada a mais pode nao parecer nada , mas saia de um 767 ou a330 da tam e voe em seguida em um 777 voce vai perceber a sensação de aperto na hora. PÉSSIMO!!!!

  • efioretti

    Todos os voos São Paulo / Santiago serão no 787. Eu já tenho passagem comprada pra dezembro, no entanto no momento da compra a aeronave era outra, será q vai migrar ?

    • jorge moraes

      Atualmente a Lan faz GRU-SCL com B 767, A 320 e A 319. Provavelmente ela irá trocar os B 767 pelo B 787 e manter os Airbus na rota.

  • "Outra novidade anunciada hojer é" tem um R gaiatinho alí!

    Pior do que um assento apertado é ele reclinar bem pouco e ser duro. Os avioes da TAM sao os piores nesse ponto. Alem de ter aeronaves de meia idade, os assentos sao hiper desconfortaveis ao sentar-se neles, nao somente pelo aperto, mas pela falta de espuma ou algum material que amorteca e dê conforto ao passageiro sentar-se.

  • re178

    Eu tenho olhado no site da LAN do Chile (porque se você olhar no site da LAN em Português vão te redirecionar no site da TAM) e não aparece nenhum voo com o 787 para São Paulo, só um com conexão em Buenos Aires.

  • Espero que coloquem uma tripulação mais educada também e um voo com horário menos sofrível do que o que eu embarquei, chegando em São Paulo de madrugada.

  • Sem contar o sofrível serviço de bordo da LAN.

  • Eduardo

    E dizer que o governo MATOU a VARIG, para dar lugar a essa tam. Eta pt bom.

  • Wagner

    A TAM é um lixo…

  • Denis

    Voarei esse trecho em dezembro, e até então é um A320. Podem alterar?