GOL começa a liberar embarque com celular sem cartão impresso

Denis Carvalho 1 · fevereiro · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A GOL deu início ao processo de implantação do sistema de embarque com cartão pelo celular, sem a necessidade de impressão. Desde a semana passada, a companhia liberou atualizações para seus aplicativos  nas plataformas Android e iOS (Apple), permitindo a emissão do cartão de embarque virtual. O embarque chamado pela companhia de “paperless” está disponível em todos os aeroportos.

Com o sistema, os passageiros não precisam utilizar quiosques nos aeroportos nem pegar filas, a menos que tenham que despachar alguma bagagem. Mesmo nesse caso, nos grandes aeroportos há guichês exclusivos apenas para a entrega das malas, com atendimento mais rápido.

O sistema de embarque sem papel já é oferecido pela TAM e foi uma das melhorias anunciadas pelo presidente da GOL, Paulo Kakinoff, em entrevista exclusiva para o Melhores Destinos, no ano passado. O novo aplicativo da GOL para smartphones e tablets também traz a opção de cancelar o check-in, outro recurso disponibilizado recentemente pela companhia.

Segundo a GOL, para que o sistema digital seja implantado aparelhos de leitura serão operados por funcionários da Infraero, na entrada da sala de embarque, e da GOL, nos portões de embarque. Enquanto o sistema é implantado, a empresa oferece apenas o check-in pelo celular, que gera um QR code para ser lido pelos quiosques de autoatendimento da GOL. O problema é que dependendo do modelo do smartphone ou tablet é bem complicado encaixar o tal código para fazer a leitura e é mais fácil simplesmente digitar a reserva no totem.

Dica dos leitores Nabor Araujo e Marcia Nunes

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe