GOL começa a liberar embarque com celular sem cartão impresso

Denis Carvalho 1 · fevereiro · 2013

A GOL deu início ao processo de implantação do sistema de embarque com cartão pelo celular, sem a necessidade de impressão. Desde a semana passada, a companhia liberou atualizações para seus aplicativos  nas plataformas Android e iOS (Apple), permitindo a emissão do cartão de embarque virtual. O embarque chamado pela companhia de “paperless” está disponível em todos os aeroportos.

Com o sistema, os passageiros não precisam utilizar quiosques nos aeroportos nem pegar filas, a menos que tenham que despachar alguma bagagem. Mesmo nesse caso, nos grandes aeroportos há guichês exclusivos apenas para a entrega das malas, com atendimento mais rápido.

O sistema de embarque sem papel já é oferecido pela TAM e foi uma das melhorias anunciadas pelo presidente da GOL, Paulo Kakinoff, em entrevista exclusiva para o Melhores Destinos, no ano passado. O novo aplicativo da GOL para smartphones e tablets também traz a opção de cancelar o check-in, outro recurso disponibilizado recentemente pela companhia.

Segundo a GOL, para que o sistema digital seja implantado aparelhos de leitura serão operados por funcionários da Infraero, na entrada da sala de embarque, e da GOL, nos portões de embarque. Enquanto o sistema é implantado, a empresa oferece apenas o check-in pelo celular, que gera um QR code para ser lido pelos quiosques de autoatendimento da GOL. O problema é que dependendo do modelo do smartphone ou tablet é bem complicado encaixar o tal código para fazer a leitura e é mais fácil simplesmente digitar a reserva no totem.

Dica dos leitores Nabor Araujo e Marcia Nunes

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Daniel Vitor

    Finalmente, porque o check in via celular da GOL não era nada muito eficiente, visto que tínhamos que imprimir o cartão de embarque nos totens de auto atendimento, e em alguns aeroporto em determinados horários a fila era maior que no próprio check in! Espero mesmo que logo logo esteja em todos aeroportos!

  • Dênis Colli

    Ja utilizei 3x esse ano o check-in e cartao de embarque mobile pela GOL, posso dizer muito eficiente!

    Demorou para ficar bom! Ano passado na ponte CGH-SDU tive problemas com o leitor da Infraero.

    Depois de uns 5min tentando ler o codigo na tela do meu iPhone consegui entrar na sala de embarque, logo em seguida apresentei para a equipe na porta da aeronave, simplesmente olharam, nem leram o codigo 2D.

    Estava com fones de ouvido não ouvi chamarem meu nome. Quando vi que o voo estava atrasado tirei o fone e perguntei para uma comissaria, o porque da demora… Ela me informou que faltava um passageiro de nome Denis… Logo disse, Eu sou Denis… Ficaram se matando mas nao se atentaram ao mapa de assentos…

    • Hehehe Que coisa em xará? Eu teria olhado fundo nos olhos da comissário e soltado "Esse cara sou eu!♫"

  • tcampos

    Se chegar muito cedo farei o teste. Mais só se for bem cedo, não gosto de aventurar com essas CIA's não. rsrsrs

  • Daniel

    Pessoal,

    Fiz o teste com o cartão de embarque da TAM via celular. E acho que ainda tem que melhorar muito.

    Para a entrada na sala de embarque e para o embarque no avião, o pessoal teve muita dificuldade em ler o código na tela do meu celular. Por pouco não fui impedido de entrar na sala de embarque.

    Outro problema que vi, foi que o sistema depende da internet durante o tempo todo para mostrar o cartão de embarque. Tive que manualmente tirar um "print screen" da tela do meu celular com medo de atrapalhar o meu embarque nas outras conexões.

    []s Daniel
    http://www.neoage.com.br

  • Guilherme Cés

    Eu usei dia ano passado em Porto Alegre…o problema é que naquele aeroporto só tem um leitor, logo vc tem que ir até onde está o leitor com um funcionário e só depois embarcar…

  • Felipe Rossi

    Isso quando os totens funcionam né? Já passei por vários aeroportos onde os aparelhos estavam todos desligados.

  • Rodrigoclt

    KKKK, organização nota 1000. Hehe!

  • Debora Canelhas

    Queridos do melhores destinos, também usei duas vezes na ponta aérea (SDU-CGH) e tudo lindo funcionando! Finalmente!!! Vou muito ao RJ e praticamente nunca despacho bagagem, então isso foi realmente ótimo!

  • Dênis Colli

    Nessa epoca não sei se já era moda essa musica… rsrs

    Apesar de tudo nosso nome não é tão comum, aposto se fosse algum Jose, Marcos, etc… Teria uns 10 se apresrntando…

  • Dênis Colli

    Daniel o check-in mobile da TAM depende de internet. Uso iPhone e tenho muita sorte de ainda ter o aplicativo deles no celular, porqur ela retirou o APP da loja APPLE.

    Com o app o cartão de embarque fica armazenado na memoria do celular.

    Hoje tudo depende da nossa precária internet. No aplicativo da GOL o cartão de embarque fica salvo local na memoria do celular, não necessitando de internet.

    Eu recomendo

  • Thiago Ferreira

    Embora eu não tenha tido nenhuma dificuldade com o aplicativo, o Scanner (e os funcionários) da Infraero sofrem um pouquinho até conseguirem nos liberar para a sala de embarque.

    Como eu era o único naquelas filas que não tinha papel na mão, beleza. Agora imaginem mais de 50% de todos os passageiros que vão entrar para a sala de embarque ficarem ali 5min cada um, esperando que o Scanner leia o QRCode.

    Utilizei nos aeroportos SDU e VIX.

    No SDU demorou demais pra ler, em VIX foi um pouquinho mais rápido.

    No SDU, o funcionário da GOL apenas olhou e permitiu a entrada, conferindo a poltrona.

    Em VIX, a funcionária teve que anotar meu nome e poltrona, à caneta, NA PALMA DA PRÓPRIA MÃO. Era tão bonita que quase a pedi que anotasse meu telefone também.

    Coclusão: É (quase) prático para o passageiro que usa. Para os outros que estão atrás de você na fila, deve ser um porre. Precisa melhorar ainda.

  • Joao Cesar Escossia

    Uma dúvida: Como é feito para passar para a área de embarque, onde ficam os funcionários da Infraero com o leitor de barras? Os funcionários leêm o código de gerado no aplicativo da Gol?

    Obrigado

  • Saímos de Salvador para a conexão em Guarulhos e pegamos o voo das 22 horas. Avião vazio, voo tranquilo, embarque prioritário para clientes Smiles. Chegamos a GRU por volta da 00h30, fizemos o check-in tranquilamente, sem filas, e fomos conduzidos até a sala vip.

  • ryan

    O fato é, minha irmã veio no dia 01/02/2013 para assistir o carnaval em vitoria/ES. No aeroporto SDU ela utilizou o aplicativo e fez todo procedimento sem imprimir nenhum documento e não despachou mala, entrou na area de embarque e chegou em vitoria, até ai tudo bem. No sábado ela foi verificar o horario do voo de volta para o rio de janeiro, e ao verificar no site, apresentou a informação de NO SHOW, como se ela não tivesse embarcado para vitoria.

    Ela teve que entrar em contato com os atendentes da GOL, que confirmaram que ela não havia embarcado e tudo mais, Depois de muita conversa (1hr) o atendente chamou um supervisor que resolveu o problema.

    Por isso é sempre bom ter um documento que comprove que você voou. Nem tudo que é muito pratico funciona bem.