Copa adia sua entrada na Star Alliance e frustra clientes do TAM Fidelidade

Denis Carvalho 12 · maio · 2012

O presidente da Copa Airlines, Pedro Heilbron, anunciou que a empresa vai demorar mais “um ou dois meses”para entrar na Star Alliance, maior aliança de companhias aéreas do mundo. A notícia é um grande banho de água fria nos clientes de programas da aliança, especialmente do Fidelidade da TAM, visto que em junho a companhia aérea brasileira deve concluir a fusão com a LAN e deixar a Star Alliance.

No início de abril, mês definido para a entrada da Copa na Star, vários leitores relataram que puderam fornecer seu número do Fidelidade no check-in e a companhia panamenha passou a exibir em suas aeronaves o símbolo da Star Alliance – até estilizou algumas com o logotipo da aliança global. Com o adiamento, contudo, a única forma de garantir essas milhas será pelo programa Mileage Plus, da própria Copa e da United.

Além da Copa, outras três companhias devem ingressar na Star Alliance neste ano: o grupo Avianca/Taca, a chinesa Shenzhen Airlines e a taiawanesa EVA Air. A previsão era que a colombiana, que é do mesmo dono da Avianca Brasil, ingressasse já em abril, mas também com ela a novela está se arrastando. Na verdade, já era para a Avianca estar na Star Alliance, mas sua entrada tem esbarrado na fusão da LAN e da TAM. A justiça do Chile determinou que o grupo Latam, formado pelas duas, não poderá fazer parte da mesma aliança global que a Avianca/Taca, como forma de aumentar a concorrência.

Os executivos da LAN querem que a nova companhia fique na Oneworld, da qual a chilena é parte. Já os administradores da TAM gostariam de permanecer da Star Alliance. Os executivos das duas alianças globais têm trabalhado muito para conquistar a preferência da Latam e enquanto não houver uma decisão a entrada da Avianca permanece em compasso de espera.

Com informações do The Wall Street Journal

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • João Rodrigue

    Oneworld nããããão!!! Eu vou chorar copiosamente no dia em que a TAM sair da Star Alliance =(

  • Joao

    Que triste ver a Tam se juntando com a Lan….. triste mesmo

  • Pingback: Copa entra na Star Alliance e já permite pontuar no TAM Fidelidade()

  • Mendonça J&ua

    Nesa fusão entre LAN e TAM há alguma chance do novo grupo ficar na Star Alliance?

    Essa aliança é bem melhor do que a One Wolrd.

  • Anderson Fláv

    Alguém saberia me informar qual seria o prazo legal para que a TAM saia definitivamente da Star Alliance, caso assim fique decidido? Explico: tenho uma viagem marcada pela Turkish Airlines para a Europa de 22 de julho à 18 de agosto. Preciso saber onde é que vou creditar meus pontos. No TAM Fidelidade ou no TAP Victoria. Pelo que vi da minha classe tarifária é possível crédito em ambos (L).

  • RABUGENTO

    E os usuários que se danem…

  • Carlos

    Entre três grupos de linhas aéreas,ONE WORLD é pior.Se TAM deixa Star Alliance,e participa OW.Deve tem muitos passageiros ser desapontado.

  • Leonardo Marques

    Certamente eles não adiaram a entrada pensando em ferrar os usuários. É um processo complexo que certamente não foi concluído.

  • Leonardo Marques

    Há chances sim, apesar de nesse momento não ser a tendência.

  • Luciano

    E continuam a falar em fusão… A LAN comprou a TAM.

    E já foi tarde. O saudoso Comandante Rolim estaria triste com o que esses amadores fizeram com sua empresa nos últimos dez anos.

  • Lenira HAZBOUN

    Quem manda mais, a LAN ou a TAM? A TAM ficou tão orgulhosa quando entrou para a Star Alliance, náo demorou muito e la se vai… Nós, usuários, preferimos a Star Alliance, espero que a LATAM leve isso em consideração.

  • Ranieri Severiano

    Por que a OneWorld é pior do que a Star Alliance? E quanto ao SkyTeam?

  • Angela R S Saldo

    Dizem que agora é oficial, dia 18 de Junho será anunciada a entrada da Copa Airlines na Star Alliance.

    Sobre a compra da TAM pela LAN, o processo está em finalização, porém a saída da TAM da Star Alliance ainda está em discussão e este processo, se confirmado, deve levar pelo menos 6 meses para ser concluído.

    A verdade é que a One World é péssima e enfraquecerá muito o programa TAM Fidelidade.