Como é voar na Tame

Denis Carvalho 16 · outubro · 2012

Pouco conhecida por nós brasileiros, a Tame Línea Aérea del Ecuador é a companhia aérea estatal do Equador, que neste ano completa 50 anos de fundação. A companhia aérea transporta cerca de 3 mil passageiros por dia em suas rotas nacionais e internacionais, operando uma frota de 13 aeronaves bem diversificada, incluindo ATRs, Airbus e Embraer. O jornalista Rafael Carvalho, um dos autores do ótimo blog Esse Mundo é Nosso, viajou com a companhia em sua viagem ao Equador e escreveu uma avaliação para o Melhores Destinos. Veja seu relato e saiba um pouco mais sobre mais esta companhia sul americana.

A Tame Linha Aérea do Equador é uma das principais empresas aéreas do país, ao lado da LAN e da AeroGal. Dessa forma, embora não costume aparecer nos sistemas de busca de passagens, é uma boa alternativa de baixos preços para quem quer se locomover dentro do país, principalmente em rotas regionais. Muitas vezes, os valores dos voos compensam as longas horas nos não muito confortáveis ônibus equatorianos. 

Fundada em 1962 como Transportes Aéreos Militares Equatorianos, a Tame tem como hub principal o Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, em Quito. Além de 16 destinos no Equador, oferece voos para Cali e Bogotá (na Colômbia), Cidade do Panamá e Caracas (Venezuela). A frota é composta por 11 aeronaves, sendo quatro jatos da brasileira Embraer, quatro Airbus e três ATR, que são aviões menores e de hélices.

Compra
Confesso que ficamos com receio de comprar as passagens pelo site, já que só aceitavam cartão de crédito Diners e não apareciam em buscadores como Decolar ou Submarino Viagens. Mas arriscamos e recebemos os vouchers normalmente em nossos e-mails. O ponto negativo fica justamento pelo fato de só aceitarem um único cartão.

Voo

Aeroporto de Cuenca

Testamos a TAME num ATR 42-500 e em uma rota regional, entre Guayaquil e a cidade histórica de Cuenca. O check-in foi tranquilo, sem filas e o embarque foi pontual. Os ATR são bem novos, divididos em duas fileiras com duas poltronas cada. Mas elas não inclinam. Nada! Nem existe o botãozinho.

A simpática tripulação ofereceu jornais para os passageiros. A única opção de entretenimento a bordo são os jornais distribuídos ou a revista Abordo, que até tem um conteúdo interessante, parecido com das revistas de companhias aéreas brasileiras.

Por falar nisso, é fácil perceber que o voo é totalmente regional, ou seja, difícil encontrar algum estrangeiro no avião. Mesmo com um voo tão curto, foi servido um suquinho aos passageiros.


O voo sobre os Andes no pequeno ATR foi um pouco turbulento, mas a chegada foi tranquila e pontual.

Dicas
Nos aeroportos em que estivemos, vimos também os jatos da Embraer da Tame, que são bem modernos. Eles e os Airbus são usados principalmente em voos para Quito e para o exterior. Mas existe um horário na rota que fizemos, entre Guayaquil e Cuenca, que também utiliza a aeronave brasileira. Pena não termos experimentado.

Conclusão
Você paga pelo serviço que a companhia te oferece. Sentimos segurança mesmo numa aeronave tão pequena e voltaríamos sim a voar novamente. Principalmente porque o percurso que fizemos entre Guayaquil e Cuenca, de apenas cerca de 300Km, levaria entre 5h e 6h se feito de ônibus. Gastamos apenas 30 minutos pagando US$51 cada passagem.

Agradecemos ao Rafael por esta ótima avaliação, que certamente ajudará muitos leitores que poderão optar pela Tame em suas viagens ao Equador. E você? Já voou pela companhia? Deixe suas impressões nos comentários!  Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Marcos

    Poxa, ATR não rola muito… Aerogal pelo menos trabalha só com Airbus. Uma boa alternativa tb, que eu usei, foi a TACA.

    • Alan

      já voei nos ATR's da trip e da azul e ambos são bem confortáveis e em relação a ruido e turbulencia foi igual a voar em A330 da TAP, na verdade o 757 da El Al é bem mais barulhento!!!

  • Alex Freitas

    Pareceu-me um voo justo em todos os sentidos, da compra ao desembarque

  • Cláudio

    Interessante. Pelo menos quando eu for ao Equador já vou ter alguma referência!

  • Genario Lins

    Olha, ta na hora de acabar com esse preconceito com empresas aereas na america do sul. Tame, Satena e Aiers na Colombia, Aeropostal na Venezuela a Boa Aviacion na Bolivia sao boas empresas aereas e que prestam bons servicos. O mundo ta unico minha gente e facam mais voos pelo continente e conhecam lugares, cidades bem servidas via aerea.

    • André

      Certamente. Já voei de Boa e foi excelente. Lanchinho na caixinha com um foto, acho que do Chacaltaya.

  • Daniel Bazetto

    Ainda não voei de ATR mas tenho mta vontade, to esperando uma boa promoção de Campinas para Presidente Prudente.

  • Rafael

    O povo adora xoxar essas companias, mas aqui no Br o serviço é o mesmo ou pior… Então srs pq não fazem a ponte aérea rio-sp com escala em dubai ou doha? Se é pra aparecer, faço questão.

  • Gustavo Ortiz

    Já voei nos ATRs da Trip e lhes asseguro que são excelentes!

    São seguros e modernos, além de permitir uma incomparável vista panorâmica, pois voam mais baixo que os jatos.

  • Daniel Matos

    Denis, aperta o lobby ae no MD pros reviews de aeroportos! 😀

  • Rafael Ferreira

    A TACA tambem só tenho elogios! Viajei ano passado pela TACA para Miami e dá de 10 em qualquer serviço nacional ou internacional das brasileiras. Avioes novos com entretenimento, serviço de bordo completissimo! Recomendo

  • Daniel, conversei aqui com o Leonardo e podemos sim abrir essa nova seção no MD, a partir de agora! Mas para não ficarmos no que todo mundo conhece, pelo menos por enquanto vamos restringir apenas aos aeroportos internacionais. Então, quem foi ou ainda vai viajar e quiser fazer a avaliação de algum aeroporto no exterior pode nos enviar que vamos publicar! 😀

    • Bruno Gabriel

      Eu conheci o Ataturk na Turquia e o Charles de Gaulle na França ^^

    • Frederico

      poxa, se soubesse, teria olhado "com olhos de ver". Passei pelo Midway e O'Hare em chicago recentemente. :-/

  • titobosco

    Tenho meedo de voar ATR. o trecho salvador x petrolina pela Trip eh feito com ATR, mas dizem q balança que é uma beleza, por outro lado, voam em altitude menor que os jatos, o que facilita uma melhor contemplacao da viagem. alguem confirma isso? ja fizeram este trecho especificamente?

  • Jonas Coutinho

    Já voei de ATR 42 e ATR 72 pela TRIP e pela Azul várias vezes. Acho essa aeronave muito ruim. O espaço entre as poltronas é razoável, mas todas eram muito barulhentas, e balançavam muito. Não sei se corretamente, mas não me sinto seguro viajando nelas.

  • Rodrigo – GIG

    Gostaria muito de ler alguma resenha sobre os aeroportos de Londres (Heathrow), Cingapura (Changi), Xangai e Pequim.

  • Ernesto Polotto

    Aires nao existe mais. Ela foi comprada pela Lan e agora eh o que se chama de Lan Colombia. O voo GRU-BOG atual eh operado pelas aeronaves dessa companhia (A320).

  • Anderson Brito

    O aeroporto de Cingapura é um sonho. Sem mais palavras.

  • Daniel Matos

    Já fui no Heathrow tb mas desembarquei em um terminal lá que nem lembro mais (acho que o 3) e saí direto pro metrô q era dentro do terminal. Moleza.

    então nem conheci o tamanho todo dele. hehe

    O Charles de Gaule eu conheci tb e andei bem por lá. É monstruoso. De repente faço um review mas tenho poucas fotos…

  • Murilo

    Também fiz Porto Alegre – Miami pela TACA e recomendo a companhia!

    O bom dela, pelo menos para quem mora no Rio Grande do Sul, é que não faz conexão em São Paulo, mas sim em Lima, cujo aeroporto é bem mais tranquilo e organizado!

  • fernando ramos

    gente, voar de ATR E super seguro (assim como boeings,airbus, bombardier, embraer…etc) pensem bem,caso nao fosse seguro, que autoridade aeronáutica e de qual pais autorizaria o uso dessas aeronaves, e sera que elas seriam produzidas e/ou comercializadas?

  • Maria

    Pessoal a Tame tem vôo saindo de GRU para JFK via Quito, com preço super baixo, tipo Usd 900, alguém tem informação a respeito do tipo de serviço ?

    • Carolina Machado

      Também tenho essa dúvida. Comprei passagens GRU JFK por 1700 REAIS com taxas, ída e volta. Nunca tinha ouvido falar nessa cia, mas com esses preços…

      • Nathalia

        Carolina, estava pesquisando sobre a Tame e vi esse comentário seu. Acho que comprei o mesmo voo que vc, pois paguei o mesmo valor. Estou preocupada também, pois estava mais de 1000 reais mais barato que qualquer outra oferta. Meu voo é no dia 6 de abril. O seu é o mesmo? Tenho receio de sumirem com as minhas malas. Essa é minha maior preocupação. Meu facebook é Nathalia Krzcsimovski. Se quiser me add para falarmos… Bjs.

        • Carolina Machado

          Nathalia, não utilizo muito o facebook. desculpa. Mas o meu voo é pro carnaval, ída em 13/02. Não acho que somem com as malas não, essa cia existe de fato e tem diversos relatos. não muito positivos, de fato hahaha mas pelo preço tão baixo, não deu pra resistir. Queria entender mesmo como funcionam os voos GRU x NY, já que seriam em aviões maiores, minha dúvida é se há algum entrenenimento…

          • Fabiana

            Seria legal se vocês pudessem depois compartilhar a experiência! Boa viagem!

  • Lucas

    Comprei uma passagem pela TAME e agora estou solicitando um reembolso, sendo que preciso solicitar por um email deles mas ninguém me da uma resposta por lá. Se alguém tiver alguma informação agradeço.

  • Amanda

    Fui de TAME de São Paulo à NY.
    Pior vôo da minha vida. O boing que saiu de Quito para NY tinha fita tipo “silver tape” para colar os braços das poltronas. Todos os 3 vôos (incluindo escalas até NY) foram ruins.
    A comida é relativamente boa. Comemos bastante nos vôos.
    O preço “alto” de R$2000,00 por pessoa não justifica a péssima experiência.
    Não recomendo e jamais volto a voar Tame.

  • Carolina Machado

    Fabiana, a experiencia foi um desastre! Atrasos enormes, aviões sem conforto algum e sem entretenimento. Enviei um relato para o melhores destinos, se eles não publicarem eu envio aqui pra vc.

    • Michelle Neves

      Carolina tdo bem? Poderia passar por aqui um breve relato da sua experiência?
      Viajo pela tame dia 16/03 para ny. As passagens já estão compradas de qualquer forma, só gostaria de me prepararpsicologicamente. Obrigada 🙂

  • Michelle Neves

    Oi amanda, estoupreocupada em relação a bagagem e atrasos, quando ao vôo ruim e sem entretenimento já me conformei haha
    Como foi sua experiência com aa bagagens e atrasos. Viajo 16/03 e já gostaria de me preparar para o que vou enfrentar. Obrigada

  • Sam

    Vocês do melhores destinos não deveriam
    trabalhar com uma cia área tão ruim, sempre atrasa os voos, o meu de volta de
    NY por exemplo foi cancelado, não havia ninguém da TAME no aeroporto para dar assistência. Até hoje estamos aguardando um contato. Uma falta de consideração com os passageiros!

  • leonardo

    Comprei passagem para os eua para novembro pela TAME (cia aérea do Equador), dividi em 6 vezes e já paguei duas, mas eu quero cancelar ou ver se tem como remarcar pro ano que vem talvez… alguém poderia me dar uma orientação de como funciona nesse caso..? valeu.

  • Luca Christophe

    Minha experiência com a companhia Tame foi horrível. Pegamos um voo de Orlando EUA para Quito no Equador.
    O avião era muito pequeno e parecia que não faziam manutenções a anos, o braço de meu assento estava colado com Silvertape. O voo foi extremamente turbulento. Para levantar voo o avião tremeu todo. Não recomendo e não ando mais em suas aeronaves…