Confira como é o Centro de Treinamento de Comissários de Bordo da Emirates

João Goldmeier 7 · abril · 2017

Visitamos o Centro de Treinamento de Comissários da Emirates (Aviation College), em Dubai, durante nossa curta estadia na cidade. O local é fechado para visitação mas recebemos o convite para conhecê-lo e mostrar para vocês um pouco dos bastidores da aviação.

Logo de cara o prédio de seis andares impressiona. É nele que pessoas de todo mundo chegam com um sonho na mala, depois de já ter passado por diversas etapas de seleção anteriores. São oito semanas de treinamento intenso, nas mais variadas áreas.

Centro de Treinamento de Comissários de bordo da Emirates em Dubai

Quem nos acompanhou na visita e mostrou tudo de perto foi um brasileiro, André Lisboa Zabot, que há 10 anos chama Dubai de casa. Depois de ser recrutado e passar alguns anos atuando como comissário, ele agora é especialista em treinamento.

Logo ao chegar os alunos tem aulas de introdução à cultura árabe e à Emirates. Sendo uma companhia que voa para mais de 150 destinos e tem funcionários das mais diversas nacionalidades a palavra chave é aceitação. Nem sempre o que é natural em um país é aceitável em outro.

No prédio existem salas temáticas para as aulas como a sala árabe (onde são feitas as primeiras aulas), a sala de apresentação pessoal e a sala do duty free. Além disso os alunos aprendem como se portar em emergências, procedimentos de segurança, padrão de serviço e apresentação pessoal bem como nutrição pessoal e atividade física.

Há inclusive uma sala com uma réplica da cabine do A380 onde os recrutas podem ser testados em simulações, enquanto os professores ficam do lado de fora avaliando.

Cerca de 80% do curso é de aulas práticas e pra isso a Emirates tem modernos simuladores em tamanho real dos aviões que usa (Boeing 777 e Airbus A380).

Nestes modelos em escala 1:1 o recruta aprende a como se portar nas mais diversas situações de perigo. Uma pena que não nos deixaram descer nos escorregadores… =(

Terminado o curso os novos comissários vão praticar o que aprenderam em voos de carreira durante 3 a 4 meses, onde são observados por funcionários mais experientes. Ao final, retornam para Dubai para uma bateria de testes e avaliações. Os aprovados participam de uma cerimônia de formatura e a partir daí passam a ser funcionários da Emirates em definitivo.

Ainda assim, todos os anos eles passam por uma reciclagem obrigatória para renovar sua licença.

Curiosidades:

  • Todos os comissários tem treinamento para servir no bar dos A380, mas quem fica no espaço depende da escala de cada voo;
  • Os comissários que ficam encarregados do Duty Free recebem uma comissão de 10% das vendas;
  • O destino que tem as maiores vendas no Duty Free é a Nigéria;
  • A Emirates lava gratuitamente todos os uniformes de seus funcionários;
  • São 24.000 comissários de 130 países.

E aí, quem quer ser comissário(a) da Emirates? Clique aqui e preencha o formulário, quem sabe a gente não se encontra lá em cima?

Autor

João Goldmeier - Editor
  • Acompanhei a Monique Renne no Instagram do Melhores Destinos quando ela esteve em Dubai e foi aí.