Como é voar na Pluna

Denis Carvalho 8 · dezembro · 2011

A Pluna é hoje a empresa estrangeira com o maior número de voos saindo do Brasil, posto que tirou da TAP neste ano. Com a proposta de ser uma companhia low cost low fare, ela conta com uma frota de dez jatos Bombardier CRJ-900 Next Generation e tem se destacado por oferecer preços muito bons para destinos como Montevidéu, Buenos Aires e Santiago – sobretudo em sua outlet, a Terça Vermelha. Aproveitando uma dessas promoções, nosso leitor Anderson Brito testou os serviços da Pluna e fez um relato sobre como é voar pela companhia. Acompanhe:

Aproveitei a promoção da Pluna de 338 reais ida e volta, Brasília – Buenos Aires. Como não uso cartão de crédito, não pude comprar pelo site da empresa, então escolhi o trecho que queria e me dirigi a uma agência de viagens e efetuei a compra nas mesmas condições anunciadas no Melhores Destinos.

O itinerário comprado foi:

18 Out 11 BRASÍLIA (09:00) MONTEVIDEO (12:30) /  MONTEVIDEO (18:05) BUENOS AIRES AEP (17:55)

25 Out 11 BUENOS AIRES AEP (18:35) MONTEVIDEO (20:25) / MONTEVIDEO (21:31) BRASÍLIA (00:51).

Com toda a tensão se iria ou não viajar, com voos sendo cancelados por causa do vulcão chileno, liguei diversas vezes para a empresa no 0800, na central de São Paulo e acompanhei em tempo real as notícias no site da Pluna. Apesar de diversos voos terem sido cancelados nos dias anteriores, na data da viagem tudo foi tranquilo. Eles abrem o check-in com dois dias de antecedência à data do seu voo. Escolhi o meu assento 4F  (nas primeiras fileiras, para evitar o barulho que existe no fundo do avião). O site permite ainda que você preencha e imprima os formulários da imigração do Uruguai (caso seu destino seja este) e da Argentina (meu caso). Imprimi tanto o formulário da ida quanto o da volta.

Recebi os cartões de embarque por e-mail, com a solicitação de imprimir duas vias de cada. Apesar de ter impresso os boarding passes, ao despachar a minha mala em Brasília apenas falei o número da minha reserva e a atendente me entregou os cartões dos dois trechos. Foi-me confirmado que não seria cobrado nada para despachar as malas nos dois trechos e que não teria que pagar nenhuma taxa no aeroporto de Montevidéu, a não ser que saísse da área de trânsito.

Avião

O voo foi pontual, chegando a sair de Brasília com 5 minutos de antecedência. A entrada na aeronave deu-se por um finger. Já no desembarque em Montevidéu não contamos com a ponte de acesso ao avião. Fomos de ônibus mesmo (por sinal velho e com poucos bancos).

A aeronave era um Bombardier CRJ900. Conta com duas fileiras de cadeira com dois assentos cada. O bom é que não existe aquele incômodo assento do meio. O voo foi tranquilo e já sabendo da venda de comida a bordo (aprendi com a nossa Webjet), levei chocolates, biscoitos e salgadinhos para as 3 horas de percurso e cinco horas de conexão. Caso você queira água, peça aos comissários – são dois – que eles te darão sem cobrar nada. Caso queira comprar algo, eles aceitam reais (a cotação não é muito boa, e os preços têm como base o dólar americano). Existe também duty free a bordo. Os comissários falam português (pelo menos tentam) . Basta ter calma que você conseguirá comunicar-se. Os avisos foram dados em Espanhol, Inglês e Português.

Tenho 1,80 e 87 quilos. Sou uma pessoa grande e forte. Apesar disso, não me senti desconfortável. As minhas pernas cabiam perfeitamente no assento. O avião, a princípio, dá uma sensação claustrofóbica por ser pequeno, mas passa rápido. Decolagem e aterrissagem suaves. Quase não se sente a aceleração. Não há entretenimento a bordo (fora uma revista bilíngue)

Conexão

Como a minha mala foi despachada para o destino final, apenas passei pelo controle migratório e fui para a área de trânsito. O aeroporto de Montevidéu possui um grande Free Shop, que divide as duas áreas de embarque. Fiquei meio confuso ao sair do controle migratório, pois entrei direto na aérea de compra, mas logo me localizei. O espaço para trânsito é confortável, contando com algumas poltronas reclinadas e até com internet wi-fi grátis disponibilizada pela Antel, a  empresa de comunicação dos uruguaios. Basta localizar a loja da empresa que no vidro estará disponível o nome da rede e a senha para acesso. Nem precisa entrar para perguntar.

Aeroporto de Montevidéu

Foi o que me salvou.  Foram 5 horas que demoraram a passar. O voo para Buenos Aires atrasou um pouco, já que na hora do embarque estavam saindo dois – um para o Ezeiza e outro para o Aeroparque. Este segundo vootambém  foi tranquilo. A minha mala chegou intacta e sem atrasos (!), apesar da longa conexão.

A Denise do Viagens para Mãos de Vaca, fez uma observação importante. Ela já fez essa conexão várias vezes e disse que não passa pelo controle imigratório, passa apenas pelo raio x.

Retorno

Como na ida, fiz o check-in pela internet e escolhi a mesma poltrona. Ao despachar a minha mala não tive problemas – estava receoso de cobrarem alguma taxa. Caso a bagagem de mão pareça muito grande, eles pesam. É permitido levar na cabine 8 quilos e no porão 20 quilos (sem cobranças, desde que a viagem  tenha origem no Brasil). Informaram que o voo para Montevidéu tinha sido alterado e que eu iria embarcar com 30 minutos de antecedência. Alteraram o voo sem nenhum aviso e mesmo eu tendo feito o check-in não serviu de nada!. Como cheguei cedo no Aeroparque, não tive problemas. Fico pensando o que aconteceria se chegasse em cima da hora.

O embarque aconteceu na pista mesmo, com um frio de quase 2 graus. Imagine você saindo da sala de embarque e andando no meio da pista (a Pluna não tem culpa disso). Colocaram-me no fundo a aeronave, na poltrona 21F. Se vocês puderem, escolham ir na frente. É menos barulhento, já que as duas turbinas ficam no final, e não abaixo das asas. Como essa ponte aérea só dura 50 minutos, o incômodo não foi tanto. O voo de volta à Brasília teve um atraso de 40 minutos, mas  cheguei  01h00. E a mala junto!

A companhia é ótima. Não tive contratempos, não me senti desconfortável, apesar de ser grande, e fui super bem atendido. Não tenho do que reclamar. So friso que eles alteraram o meu voo sem me avisar, apesar de ja ter  feito o check-in e já estar com o cartão de embarque para um voo que iria acontecer uns 30/40 minutos depois!  Se não tivesse chegado cedo no Aeroparque, isto poderia se transformar em um grande transtorno. Uma dica importante é optar por conexões curtas em Montevidéu, se for o caso, para a viagem se tornar menos cansativa. Enfim, goste da companhia e repetirei a dose, já que a empresa sempre têm voos baratos como esta a promoção que aproveitei aqui no MD.

Lanches podem ser comprados durante o voo

Agradecemos ao Anderson  por este  excelente relato que certamente será bastante útil para os demais leitores. E você? Já voou pela Pluna? Tem alguma dica sobre a empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Se quiser fazer uma avaliação de alguma empresa aérea ainda não avaliada aqui no Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail contato@melhoresdestinos.com.br. Teremos prazer em publicá-la!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Allan

Já viajei com a Pluna, Buenos Aires até Porto ALegre, com escala em Montevideo.

A viagem foi super tranquila, o voo estava super vazio, foi nas férias agora de julho.

Tenho 1,87m, e o avião é meio pequeno, e baixo..mas até cabe bem as pernas sentado.

Só tive que pagar 30dólares quando fui fazer o check-in pra deixar o país.. não entendi muito bem essa taxa, mas paguei..

• Karla Queiroz

Voei de Pluna em outubro BSB – BsAs (AEP) e foi tudo super tranquilo, tanto na ida quanto na volta. Foram super pontuais na ida, e na volta, um pequeno atraso por conta do mau tempo (chovia muito). Recomendo!

• jair

ótimo relato. voei com eles em julho e também não tenho do que reclamar. a unica coisa ruim pra mim foi o trecho CWB > MVD, que fiz na poltrona 23F! é a unica que não tem janela e o barulho é complicado… mas deu tudo certo.

• Renato

Já voei Pluna e todos os relatos feito pelo Anderson parecem com o meu, inclusive pelas datas/horários que o mesmo relatou, acho que fomos e voltamos no mesmo voo, só não lembro de ter me atentado para atrasos, mas também não estava muito preocupado com isto, estava em lua de mel… hehehehe

A minha conexão da ida foi longa também, sai da área de transito para fazer um tour rápido por Montevideo de busão. Recomendo também. Quando fui embarcar novamente, tive que ir no guichê lá pagar taxa aeroportuária. Paguei U$38 por mim e minha esposa.

As primeiras poltronas (1 e 2 se não me engano) são para uma espécie de clientes com fidelidade deles. Me atentei a isto desde o primeiro voo e sempre que o embarque encerrava, eu e minha esposa íamos para primeira poltrona, o que além de mais espaçoso que as demais, é uma região muito silenciosa do avião.

Recomendo muito a Pluna.

• Sibila

Já voei com a Pluna de Porto Alegre para Punta del Este em fevereiro. Achei o avião muito confortável. O unico inconveniente foi na volta pois também alteraram o horário do vôo sem aviso (no check-in informaram que tentaram ligar, mas nossos telefones não funcionam no Uruguai). O vôo foi remarcado para 2 horas depois.

• Alex Freitas

Já viajei com a Pluna algumas vezes, a última foi em junho passado, é uma ótima opção de custo/benefício, recomendo !!

• Luiz

Olá! Viajo com a Pluna na segunda quinzena de janeiro. Achei muito útil o relato por dois pontos principalmente, sobre a cobrança de taxa de embarque no aeroporto de montevidéu (muitos relatos frisam que ele há e que o valor é em torno de US$30.) e sobre a marcação de assentos, pois para quem não sabe não é possível escolhê-los no momento em que compramos as passagens.

• Ranieri Severiano

Cuidado Luiz. A taxa de reembarque (se você sair da área de conexão para desfrutar de Montevideo) depende do trecho que você voará em seguida. Meu voo era de Brasília para Buenos Aires, tanto o trecho de ida quanto o de volta tinha conexão em Montevideo. As taxas de fuga eram USD 38 de Brasília para BsAs e USD 54,50 no sentido inverso. Aproveite que você está com mais gás na ida, leve uma mochila como bagagem de mão e faça um city tour na capital uruguaia.

• Fábio

Pior foi a Aerolineas Argentinas que alterou meu vôo umas cinco semanas antes e o aviso da mudança (email) chegou dois dias depois que eu já estava na Argentina. Esta companhia por sinal é a horrível.

No Aeroparque fiz o check-in com uns 50 minutos de antecedência e eles não informam o portão de embarque, ou seja, você tem de ficar de olho nos terminais. Nos dois vôos o portão de embarque foi divulgado cerca de 15 minutos antes do vôo. E você ainda tem de passar na polícia e na imigração.

• Lauro

Fábio,

entre no juizado especial e passe o Natal bancado pelos danos morais

• André Patr&ia

Já voei pela Pluna e fiquei muito satisfeito. Só tomem cuidado para não bater a cabeça no teto do banheiro,mas fora isso foi um voo muitíssimo agradável, recomendo e voltarei a voar mais vezes.

• Fabiano

Já voei pela Pluna e não tenho nada que reclamar. Fiz em Nov ultimo GRU-MVD-SCL e volta. Tambem sou grandão e o assento me acolheu muito bem. O serviço da Pluna foi regular, tambem pelo preço que paguei não dava pra exigir serviço de bordo excepcional. Certamente, da proxima vez voltarei ao Chile pela Pluna para visitar a o Atacama…

• Helton Bernardes

Já voei com a Pluna duas vezes e assim como o Anderson, não enfrentei problemas com a cia aérea. Os vôos sairam no horário previsto, o atendimento foi cordial e rápido, os comissários de bordo sempre muito simpáticos e atenciosos. O lanche vendido a bordo realmente não tem um preço em conta, mas pude verificar que são bem servidos e são de boa qualidade. Na primeira vez que viajei, tive que pagar por levar mala no porão do avião (não lembro quanto foi a taxa), mas na segunda vez a mala com 23kg foi despachada sem cobrança alguma. Viajaria com a Pluna novamente e recomendo a todos.

• Renan

poucas fotos

• Leonardo Marques

Uma pena mesmo.

• Lilian

Anderson Brito seu pontual comentário, pois sempre vejo a promoção da terça, porém fico em dúvida, principalmente com a questão da cobrança da taxa da mala.

Abraço!

• Se tem duas companhias que ainda quero voar é essa Pluna e a Azul!

• Renan

Parabéns pela resenha amigo! Nunca tive a oportunidade de voar Pluna, mas me parece ser bem parecida com a Azul, exceto pelo serviço de bordo!

• Henrique

Eu e minha namorada fizemos GRU-AEP e AEP-CPQ (escalas em MVD) em Março/2011.

O primeiro trecho da ida (GRU-MVD), fizemos em um vôo compartilhado com a TAM.

Apesar de 8 horas na área de trânsito, foi tranquilo.

A área de trânsito do aeroporto de Carrasco é muito boa. Uma revistaria, um restaurante, um Duty-Free imenso…

As poltronas são confortáveis mesmo. Dá para relaxar e até dormir. Tem ponto de energia e wi-fi grátis.

O trecho MVD-AEP foi muito rápido e o vôo partiu no horário. Viagem bem tranquila.

Na volta, chegamos com antecedência no Aeroparque e a Pluna nos ofereceu a ida em um vôo anterior. Como a estrutura de Carrasco é melhor que do Aeroparque, topamos na hora. 🙂

O trecho MVD-CPQ, foi um pouco conturbado.

Anunciaram que o vôo iria atrasar 3 horas. Imediatamente nos chamaram e nos deram vouchers para o jantar.

O vôo acabou saindo antes do previsto, mas retornou após 30 minutos de vôo, por uma falha técnica na aeronave.

Quando voltamos, outro voucher para um lanche.

O vôo acabou saindo as 6h do dia seguinte, mas deram todo o suporte necessário.

Inclusive colocaram uma família com crianças e outra com uma pessoa deficiente, na sala VIP, para descansarem durante a madrugada.

Antes do embarque, mais um voucher para o café da manhã.

Enfim, vamos repetir a dose em Março/2012.

Aeronaves novas e confortáveis e bastante respeito com o cliente.

O custo x benefício, é ótimo.

• Francisco Neto

Acho que não tive sorte em voar pela Pluna. Trecho Brasília – Buenos Aires (passando por Motevideo). Foi péssimo, o voo de volta atrasou + de 2hs, o serviço de bordo é muito ruim, passamos a viagem de volta com fome e sede pq o pessoal se escondeu e não nos atendia. Se voar novamente pela Pluna, com certeza levarei comida e bebida, e se a passagem estiver muito barata. Esse é o meu conselho!

• Thiago A.

Cade as fotos dos lanchinhos??? Ahhh… é uma parte que me interessa muito pois basta eu colocar os pés num avião que começo a sentir fome. Devia ter fotos dos lanches da Pluna, pois apesar de pagos, não são caros e são muito bons… lembro que na última vez comi uma lanche de ciabatta com frango e tomate seco que estava muito bom. Nem parecia que era de avião…

• Denis Martins

Thiago, vc que é expert não tem algumas fotos não? Manda que a gente publica no post! 😀

• Pedro Zinn Hensel Nu

Chupa Thiago!

• Thiago A.

Tá de mau humor Denis? Quem disse que sou expert em alguma coisa. Deve estar me confundindo com outro Thiago só pode. 🙁

• Fabiano

Dê uma olhadinha no menu do avião: http://www.flypluna.com/cat/es/men%C3%BA-a-bordo-

• Renato

Eu fiquei muito decepcionado com a minha viagem pela Pluna, fui pra santiago e o voo fez escala em montevideo, por causa da chuva atrasou 5 hrs e mesmo com a parada da chuva ainda demorou quase 2hrs pra levantar voo. Na volta pior ainda, cancelaram o voo sem dar explicações e so me realocaram em um voo no dia seguinte, ainda bem que estava de férias se tivesse que trabalhar no dia após teria que me justificar !!

• Ricardo Medina

Voei para Buenos Aires via Montevideo, pela Pluna. Parti de Porto Alegre e fiz escala no Moderno e Belíssimo Aeroporto de Carrasco. O Free Shop é considerado o melhor da América do Sul. A Pluna é exatamente como a nossa Azul. Pontual,atendimento excelente e com preços ótimos. Uma dica é que quem for descer em Montevideo, não deve pegar os táxis dos Aeroporto. Eles são caríssimos……… Chegue em Montevideo e ligue para a Central de Táxi 141(Patronal, se não me engano) e peça um táxi comum. Em poucos minutos chega no desembarque e vc paga 1/3 do preço da corrida .

• Lauro

pegar o busú que custa uns 35 pesos, pouco mais de 3 reais é melhor ainda!

• Anderson Brito

Realmente para Brasileiros não há exigência…
    Mas como para eu entrar em MVD preciso de visto pela questão da minha nacionalidade, eu passei pelo controle migratório DEPOIS de passar pelo raio x, e de lá voltei para a sala de transito.

• Denis Martins

Quem colocou a observação foi o Léo, não eu. Mas pensei que você fosse brasileiro! 🙂

• Anderson Brito

Eu sou brasileiro porque minha mãe é… Mas nunca resolvi me naturalizar… Vivo a muitos anos no Brasil (desde os 5 anos) O RNE para mim já é suficiente…

Tenho até sotaque nordestino.

He, he, he…

Anderson Brito

• Jean Martins

Não sabia que tinha agua Free, passei uma sede de lascar da volta de montevideo para campinas não queria pagar 3 dolares numa agua. hehehe

• Glaucio

Também não me consta a água grátis.

No menu do avião junto com os lanches está escrito: "Agua mineral 3 dólares".

• Anderson Brito

Sim, se você quiser uma garrafinha de água, terá que comprar, agora se você quiser um COPO de água, é só pedir. É igual a boteco!

• Guilherme

Faltou fotos nesse post…

Existe algum post desse sobre a Aerolineas?

• rafael rolim

Vale a pena pelos preços. Quando fui pra Argentina, no aeroparque, entramos no onibus já molhados porque chovia um monte, porem o avião é baixo não há a escada com cobertura, o simples tempo de sair do onibus e entrar no avião (sem contar a fila na porta para embarcar) fiquei encharcado. Pra piorar tava um frio sem ideia. Mas valeu!

• Ricardo Correa

Nunca voei pela Pluna, mas me preocupo em pegar uma turbulência a bordo dos jatos Bombardier CRJ-900 da Pluna.. Eles são estáveis?

• Glaucio

Não são nada estáveis. Qualquer turbulência menor faz o avião balançar igual montanha russa.

Aterrissar com muito vento dá uma sensação de desconforto muito ruim.

Cruzar a cordilheira dos Andes com mau tempo nesse aviãozinho é uma experiência horrível, parece que o avião vai partir no meio a qualquer momento.

• JONATAS

Viajarei pela Pluna em abril, promoção 75 anos que vi aqui no MD; tenho 2 metros e normalmente em outras companhias aéreas consigo viajar nas poltronas localizadas na saída de emergência. Na Pluna há essa opção ou algo parecido?

• Jean Martins

Sim à essa opção na pluna, e as saidas de emergencias normalmente não dão para ser reservada na pluna intão fica tranquilo.

• Já eu não tive uma experiência muito boa com essa empresa: http://www.deboraemagno.com.br/2011/11/17/roteiro

• Ricardo

Ricardo, estou indo esse fim de semana para buenos Aires, pela pluna, e gostaria de saber qual o preco médio desses taxis comuns em Montevidéu. Outra coisa: melhor ligar do celular ou há telefone publico? Já anotei esse mesmo número de telefone que vc postou. Realmente, os taxis oficiais são bem caros, conforme observei no site. Obrigado pela atenção..

• Bruno Willames

O f… é que esses onibus são caindo aos pedaços hahaha…

• Thiago Castro

Caraca, OITO horas de conexão??? Nossa, não ia aguentar isso tudo não. Uma vez peguei 5 horas em Dallas e já foi um saco!!

Mas o avião é tão pequeno, se esconderam onde??

• Denis Martins

Não, eu disse na boa mesmo! Vai que vc tem alguma foto, né? Realmente faltaram algumas imagens neste post…

Às vezes a internet engana, não? Eu não achei ruim o comentário do Thiago. Só queria saber se ele tinha alguma imagem p/ gente colocar no post! Foi só isso! Hahaha

• Jonathas

Realmente a empresa é muito boa… mas corrijo uma informação… a taxa não é cobrada, mas isso se dá ao fato de que a passagem tem que ser comprada no Brasil…se você estiver em outro lugar que naõ o Brasil ao comprar a passagem, a taxa será cobrada do mesmo jeito. Descobri pois moro em Buenos Aires e pedi pros meus pais comprarem a passagem aqui no Brasil e mesmo o trecho9 começando e terminando em buenos aires, nao tive que pagar taxa alguma.

• Allan, essa taxa é por despachar a bagagem. Antes, nao havia nenhum custo para despachar, como conta o Anderson; depois, a taxa era só pra volta, mas agora sao 30 dólares de ida e 30 de volta, se você quiser despachar bagagem. Tem que ficar de olho nisso, porque quando você está comprando o aviso é bem pequeninho e, por vezes, por causa da taxa o voo acaba ficando mais caro que em outras companhias.

• Denis Martins

Natalia, passagens compradas no Brasil tem isenção desta tarifa da bagagem, tanto na ida quanto na volta!

• Denise

Já viajei inúmeras vêzes pela Pluna e só tenho elogios a fazer. Desde o atendimento no check in (Galeão), onde sempre fui muito bem atendida pelos funcionários, até o destino final, às vêzes Montevidéo e outras vêzes Buenos Aires. E o principal, no único vôo onde surgiu um problema (o único mecânico em serviço no RJ teve um sério problema de saúde)e tivemos que ir, horas depois, pelas Aerolíneas, ao entrar em contato, na volta, com o escritório de SP e relatar os meus gastos, fui ressarcida quase que instantaneamente.

Duvido que com outra companhia eu não tivesse sérios problemas para que pagassem táxi e lanches. No mínimo teria que entrar em Juízo.

Espero que com a expansão dos serviços da Pluna no Brasil, continuem prestando um bom serviço e, o principal, praticando um preço módico. E com a vantagem de terem vôos diretos para Montevidéo.

• JONATAS

Valeu a dica.

• Nelson

Vim de Montevideo esta semana, não paguei nenhuma taxa de bagagem. Saida e chegada no horário. A unica anormalidade foi antes do cheking, a moça perguntou se eu estava levando algum liquido, informei que estava levando desoderante 90 ml e dentro do saco plastico. De forma mal educada e autoritária pediu para retirar da mochila e colocar na bagagem a ser despachada.

• Henrique

Thiago, isso foi na ida.

Na volta, ficamos mais tempo, por conta do problema no avião.

Mas, acabamos conhecendo um monte de gente, batemos papo a madrugada inteira, compramos vinhos no Duty-Free e foi tranquilo. 🙂

• Alberto Barrios

Devido ao meu contrato de trabalho junto a uma organização com sede em Montevideo, viajo quase que semanalmente utilizando os serviços da Pluna.

Sempre fui muito bem atendido, o pessoal aqui no aeroporto do Galeão é muito atencioso e sempre bem estão dispostos, contrariamente aos de outras empresas.

Optei pela companhia ja que me oferecem voos diretos do Rio para MVD, sendo que com outras empresas teria que fazer escalas em GRU com varias horas de conexão.

As poltronas são confortáveis (tenho 1,84m) , os banheiros são bem pequenos (evite usar), o serviço de bordo é tudo pago (um copo d`água US$ 3,00!) , o que incomoda é que as vezes cobram a taxa de bagagem de US$ 30,00 para voltar. Não tenho certeza de que as passagens originadas no Brasil estão isentas de esta taxa que é caríssima ! Quando me cobram eu pago. Quando não, fico na minha. Agradeceria saber qual a base para a afirmação de que esta taxa não é cobrada.

Outro ponto a mencionar é o programa de Frequent Flyer que se chama FlyDollars ja que o que se acumula são US$, calculados a razão de 5% do valor do bilhete. Como se percebe é necessário viajar 20 vezes (ida e volta) para conseguir uma passagem grátis no mesmo trecho, isto sem taxas de embarque.

Realmente é um programa capenga!

Saudações !

• Diego

Como faz pra pegar o bus? É no aeroporto mesmo??? Também sou desses que economizo no maximo quando posso. rs Obrigado

• Kadu

Nunca viajei de Pluna, mas vou, com frequência à Bs.As. e uma coisa me chamou atenção no relato do Denis: o atraso na Argentina.

Em Aeroparque é sempre muito confuso o embarque. O aeroporto é pequeno e parece não dar conta do fluxo que recebe. Todas as vezes que passei, no retorno ao Brasil, por este terminal, tive problemas. Esses atrasos, remarcações de voos sem informar aos passageiros é uma constante, infelizmente.

Sobre a Aerolíneas Argentinas, só digo uma coisa: a empresa é um lixo. Tive o desprazer de utilizá-la uma vez e foi a pior viagem que já fiz na vida. Hoje, faço a anti-propaganda da empresa, avisando a quem puder que JAMAIS voe com ela.

• jose valerio philipp

Em agosto passado, aproveitando a "terça rora" fui fazer um passeio até Montevideu. Não consigo ver uma boa promoção que da vontade de viajar e a da Pluna foi/é fantastica. Li todos os comentários e gostaria de engrossar a fileira daqueles que falaram bem da Pluna.

Só elogios, Brasilia x Montevideu x Brasilia, sensacional, recomento muito.

• WILLIAM

Tem um ponto de bus enfrente a saida de desembarque e fica ao lado dos taxis mercedes branco que custa 800 pesos.

• Tânia

A comida acaba!!

Minha dica nos Vôos da Pluna é pegar uma cadeira na frente.

Fiz um Vôo BSB – BUE com escala em Montevidel. O detalhe foi o seguinte. No trecho BSB – Montevidel a comida acabou antes de chegar na minha cadeira!!

Não sabia que era vendida a comida. Um suquinho de caixa custa 3 dolares!!

O barulho nas cadeiras do fundo é terrível!! Não consegui dormir.

Na volta fiquei na frente, não teve barulho, e a comida não acabou antes de chegar na minha cadeira.

• Bruno Willames

Acabei de voltar de Punta del este + Montevideo.. Peguei a promo de 75$ de aniversário, perfeito, amei tudo. Punta del este é incrível, nem percam seu tempo ficando muito tempo em Montevideo pq ñ tem o q fazer.

• Carlos

Esta companhia é uma fria!

Na virada 2010/11 fiz uma viagem Curitiba-Santiago ( comprado com 40 dias de antecedencia ). Cancelaram o voo 10 dias antes do embarque e sequer avisaram ou ofereceram alternativa. Depois de N ligações e precisar acionar a ANAC, concordaram em mudar o voo com saida em SP.

No retorno em Santiago cobraram bagagens. Fiz escala em Montevideo com parada de uma noite. Tive que pagar novamente a taxa de embarque ( já pagas no bilhete ). Ao chegar em Curitiba, nossas malas chegaram na esteira abertas, com falta de aprox 4 kg. Fiz a ocorrencia na empresa e nenhuma resposta ou providencia em meses. Tive que aciona-los judicialmente.

• Fabio

Tive uma péssima experiência com a Pluna. Eu e minha esposa fizemos uma viagem em outubro: São Paulo (GRU) com destino em BsAs (AEP) com conexao em Montevideo. Quando chegamos em BsAs, uma surpresa nada agradável, a bagagem da minha esposa não tinha chegado. Fomos ao balcao da Pluna na sala de desembarque onde registramos o ocorrido e a empresa não nos deu nenhuma assistência. Passamos cinco dias em BsAs, pegamos temperaturas de até 2 graus, e minha esposa sem sua bagagem. Tivemos que comprar todas as roupas, inclusive as de frio, maquiagem, etc… Fora o tempo que perdemos tentando localizar a bagagem e fazendo compras ao invés de estarmos fazendo turismo. Estresse total. Voltamos ao Brasil e nossa bagagem só apareceu em SP cinco dias depois que já havíamos retornado. Resumo da ópera: Entramos na justiça contra a Pluna e o processo está rolando. É o barato que sai caro.

• Marina

Irei viajar para Montevidéu em março pela Pluna, e fiquei muito satisfeita com os comentários. Agora só uma curiosidade de uma gulosa: o lanche custa em média quanto?? heheh

• simone

Estou em duvida qto a Pluna,irei a buenos aires aeroparque com conexão em montevideo.Se algum voo em conexão é cancelado em montevideo,a cia reloca os passageiros para outro voo mais tarde ou mais cedo?

• Wilson Sagulo

Estou para viajar com a minha família pela Pluna do Rio para Montevideo, de dia e voltando de Buenos Aires com conexão em Montevideo para a volta ao Rio, mas conversei com uma pessoa que viajou com amigo pela Pluna e disse que o avião balança e não tem estabilidade. Se viajasse sozinho eu não me preocuparia mas vou com a família e estou bastante preocupado. Por favor, alguém me dê uma opinião isenta.

• Nilton Netto

Pessoal.Viajei pela Pluna no trecho Brasília-Buenos Aires-Brasília em 6 de janeiro de 2012 e 10 de janeiro de 2012.NÃO RECOMENDO!!! O nosso voo de volta sairia 21h30 de Montevideo e saiu 2h30 da madrugada (atraso de 5 horas).Conversei com várias pessoas do DF sobre este voo.TODAS me referiram atrasos de no mínimo 3 horas na volta para Brasília.A dica para ir a Buenos Aires saindo de Brasília é ir pela GOL.Falo com segurança, pois já fui a Buenos Aires 7 vezes.Outra coisa, em Montevideo (conexão para Brasília) a pluna não se interessou em nos dizer qual o motivo do atraso de 5 horas.

Quanto a estabilidade não vi problema, embora não peguei chuva, mas quanto aos atrasos, se prepare, pois no meu voo de Montevideo a Brasília, atrasou 5 horas…Várias pessoas me comentaram que a Pluna atrasa muito.

Entre no site da Pluna do Uruguai.Lá encontrará o cardápio e os preços.Uma água custa 3 dolares.

• Nilton Netto

É verdade, a caomida acaba.Se você estiver no fundo da aeronave, já era…Sem comida e com barulho, por isso, faça o check in adiantado.

• Wilson Sagulo

Quanto ao meu comentário de 18/01/2012 sobre as dúvidas quanto à segurança das aeronaves da Pluna, levantadas pelo comentário do Gláucio de 09/12/2011, quero confirmar que viajei com a minha família do Rio para Montevidéu em 20/01/2012, onde fiquei por 6 dias passeando pelo Uruguai e o vôo foi super seguro, super tranquilo, comprovando que as aeronaves Bombardier, canadenses,são seguras e estáveis. Queria confirmar com o Gláucio se este vôo pela Cordilheria aconteceu de fato ou não.Fiz pesquisas e a Pluna é a única entre as empresas mais conhecidas(Tam, Gol, Aerolíneas) que não registra um acidente sequer durante toda a sua história.

Wilson

• Eder

Já viajei com a Pluna de Buenos Aires ao Rio de Janeiro e foi tranqüilo. O avião oferece um espaço razoável para as pernas e foi bastante pontual.

Vou viajar novamente com essa companhia em junho, de Brasília para Buenos Aires. Meu vôo chega em Montevideo às 11h34. A conexão é demorada, pois o vôo para Buenos Aires só sai às 17h.

Minha dúvida: posso sair do aeroporto, almoçar em Montevideo, e voltar para pegar o vôo para Buenos Aires?

• Juliana

Não tive tanta sorte com a Pluna. Viajei em julho/2011 para Santiago com conexão em Montevideo. Na ida, ao chegarmos em Montevideo fui surpreendida com meu vôo a Santiago cancelado. No balcão de informações, nenhuma informação, com muito custo disseram que o havião estaria quebrado. Achei um absurdo tamanho descaso. 4h depois do previsto consegui embarcar em outro vôo, mas isso depois de muita confusão no aeroporto, muita mesmo, xingos, tumultos, aquelas coisas que vemos na televisão! Pelo menos eles pagaram almoço (MUITO "meia-boca").

Na volta, infelizmente mais problemas!

De Santiago à Montevideo foi tudo certo, mas durante a conexão em Montevideo os passageiros com destino à São Paulo (que era o meu caso) não iriam mais trocar de aeronave, esperamos por volta de 1h. Eu tinha planejado fazer compras no duty free de MVD que não tinham no duty free de SP, mas fiquei só no planejamento, mesmo; antes o único problema tivesse sido esse. Minha bagagem de mão havia sido guardada no porão do avião e quando nos comunicaram a mudança de planos, logo fui falar com a comissária da Pluna sobre minha bagagem, para que ela não fosse tirada do avião por engano junto com os passageiros que ficariam em MVD. Ela olhou o número da minha bagagem, mas não me deu retorno. Fui falar com ela novamente e ela simplesmente FINGIU que confirmou que a mala continuava segura no avião e que eu podia ficar sossegada! Conclusão, chegando em GRU minha mala e de mais +- 15 pessoas do mesmo vôo não apareceram. Por sorte, a minha era bagagem de mão, não tinha tantos pertences como de outras pessoas, em que as malas que sumiram foram as despachada no check-in, cheias de roupas, etc. No dia seguinte minha mala que havia ficado em MVD chegou, intacta. Mas fico imaginando se eu estivesse na pele de um grupo que estava vindo à São Paulo especialmente para um casamento, qual seria o tamanho do prejuízo?

Outra observação: uma pessoa que iria comigo na viagem cancelou com antecedência, como a compra havia sido feita no meu cartão de crédito, solicitei o reembolso e o mesmo só veio 3 meses depois.

Resumindo, minha impressão é de que a Pluna ainda está um pouco desorganizada, mas é uma companhia com ótimos preços (para quem achar que vale a pena).

• Não recomendo Pluna. Todas as vezes que viajei com pluna teve atraso, e na última meu destino final era Viracopos e cheguei com o avião em Guarulhos! Escrevi tudo no meu blog: http://www.ironiasdemarina.blogspot.com

• Thiago Lessa

Muito bacana o relato. Irei viajar pela Pluna no dia 03/03/2012 saindo de GRU com destino ao AEP com conexão em MOV. Tô preocupado em relação à bagagem de mão, li no site deles que os limites são 40cmx32cmx20cm, só que a minha mochila do notebook ultrapassa uns 4cm nas duas primeiras medidas. Será que eles vão despachar a minha bagagem pro porão?

• Aniele Vargas Pereir

Vou viajar pela Pluna em julho no trecho Rio de Janeiro – Santiago. Tenho muito medo de avião, sempre que tenho que voar é uma tortura. Por isso gostaria de saber como é o avião da Pluna, se ele é estavel, e se parece ser seguro rs.

Aniele,

Viajei do Rio para Montevidéu em 20/01/2012, uma sexta-feira, feriado no Rio e estava preocupado como você, mas a viagem transcorreu super segura e o avião mostrou estabilidade.Mas por que você comprou com tanta antecedência?

Wilson

• Aniele Vargas Pereir

Fiquei com medo do preço das passagens subirem muito. Dai como vi a Pluna muito mais barata que as outras decidi comprar logo. Obrigada pela resposta, me deu uma acalmada rs

• Priscila Nascimento

Voei pela Pluna para Punta del Este em janeiro. A ida foi super tranquila, a volta, foi horrível! Atendentes mal educados, comprovantes de despachos de malas trocados, foi horrível!… Sem contar que o lanche além de caro, é ruim!

• hornan

olá.

o táxi saindo do aeroporto é muito caro. só tem uma empresa e eles cobravam(MAIO 11)cerca de 50 dólares. Uma opção é ir de ônibus ou esperar lotar uma van(que sairia U$ 25). ou ainda, aproveitar os táxis comuns que deixam os passageiros no aeroporto, e ir para a capital num desses( o aeroporto fica em outra cidade, uns 40km).

andar de táxi lá é muito barato. vale a pena. como tínhamos só um dia de passeio em Montevideo, fizemos um passeio durante o dia saindo do Hotel Europa…procure na 18 de julho El Gaúcho…ali servem um café delicioso com as famosas empanadas.

Também não deixe de provar um lanche famoso por lá: thivito. é um sanduba de pão francês, com batata frita, carne ou frango….

custo de vida lá é igual do BR. porém a qualidade da comida, em especial as carnes, é superior.

de táxi lá andávamos cerca de 10 min e saia em torno de 5 reais.

no teatro solis tem visita guiada em português também…preço é razoável, algo em torno de 20 reais. tem uns atores que fazem uma encenação durante a visita. achei q valeu a pena!

a noite lá é bem agitada. as pessoas costumam sair pra comer depois das 22h…chegamos cedo num restaurante, achamos que talvez não fosse muito bom….daí, a partir dessa hora, lotou o restaurante. saímos de lá umas 2h da manhã, e na rua, pleno centro, muita gente caminhando, ônibus pra todo lado….bem diferente do que estamos acostumados aqui.

o hotel que escolhi foi pelo booking.com…pagamos algo em torno de 80 dolares(casal) diária. hotel 3 estrelas, uma rua atrás da av. 18 de julio(principal do centro). passando na porta dos outros hotéis que vimos pela internet, esse foi escolha acertada.

outra opção no URU é visitar Colonia del Sacramento. Fomos de ônibus até lá(2h30 de viagem), ônibus confortável(executivo no BR) pagando 19 reais por pessoa.

Colonia é uma cidade histórica. De lá vc pode ir até Buenos Aires de buquebus(buquebus.com) preços são bem variados de acordo com o tempo da viagem…se vc comprar pelo site, sai bem mais barato…

• Glaucio

Wilson, o voo aconteceu sim. Já voei várias vezes de Pluna entre o Chile e o Brasil. Acredite: o aviao balança MUITO ao cruzar a cordilheira. Acredito que o aviao seja seguro, nao me consta nenhum acidente. Mas a sensaçao é horrível, realmente parece que vai partir no meio.

• Saymon

Olá boa noite pessoal, estou pretendendo viajar com a Pluna, saindo de Foz do Iguaçu para buenos aires,aeroporto de Ezeiza, saindo as 18:30, com conexão longa em Montevideo, chegando na argentina, somente as 7:40 do outro dia e o vôo de volta só que para o rio de janeiro,saindo do aeroparque as 11:00 e chegando as 15:36, a minha dúvida é, se alguém puder mim informar, se é realmente vantajoso,se vale o custo beneficio viajar de pluna nesse trecho, para duas pessoas, ou se é melhor é viajar de tam, mas as passagens sairiam em torno de 600 reais mais caras?

• Luiz Gustavo

E pode pedir tb com gás, no copo, que tb sai de graça !

• Rafael

Mas isso aconteceu uma vez? nao eh possivel td isso… ja vooei diversas vezes no A190 da azul que tem o mesmo porte e nao senti quase nada de diferenca com as aeronaves maiores… ao contrario… pouso e decolagem mais suaves, menos barulho

• Lisandra Rocha

Tenho uma dúvida, pretendo viajar pela pluma em junho de POA para BUENOS AIRES com conexão em montevideo, estou meio em dúvida quanto ao tempo da conexão, alguns lugares indicam 48 minutos de espera, gostaria de saber se é seguro ou se corro risco de perder o proximo avião e ter que comprar outra passagem. Podem me ajudar?

• Denis Martins

Lisandra, a conexão em MVD costuma ser rápida, mas se você perder por conta de atraso no voo saindo do Brasil a própria Pluna vai te colocar em outro voo dela.

• Armando Oliveira

Já viajei pela Pluna em Agosto e Setembro de 2011. GIG – BsAs(AEP) – GIG e não tenho do que reclamar. Foram pontuais e o vôo confortável. Pena que o que eu queria comprar não tinha mais no freeshop do avião e na chegada ao Rio enfrentamos um forte turbulência por conta do tempo.

• Jose

Depois de ler o seu relato fiquei preocupado pois todos os outros acima estāo falando bem da companhia. Vou fazer o voo BSBxMDVxSCL em julho com a familia e o voo da ida tem um conexāo de 4h em MVD. Ainda nāo decidi se pretendo sair da área de trânsito para um tour por conta de ter que pagar a taxa do aeroporto (somos 2 adultos e 2 crianças). Na volta, minha conexāo prevista é de 2h em MVD e fiquei preocupado quando vc disse que os voos para BSB sempre atrasam. Pode relatar o motivo explicado pela companhia?Teria mais alguém neste post que tenha passado pelo mesmo problema?

• Sara Dantas

Vejo que não tive a mesma sorte, viajei pela pluna BSB-Bs As. Primeiro problema foi com a passagem que eu comprei errada, ligue e me disseram que iam cancelar e eu teria o estorno de volta.Foi necessário chegar a cobrança eu ligar e eles providenciarem o estorno, porém estornaram só parte da passagem, por fim liguei e se resolveu tudo. Segundo problema fui com uma amiga e a mala dela não chegou ficou no aeroporto de Montividéu, e quando chegou só depois que estavamos no hotel minha amiga se deu conta de que haviam roubado o perfume dele. Na volta o problema foi comigo ao chegar em BSB me deparei com a minha mala com evidências que haviam mexido nela, a capa protetora chegou fora da mala, os feixes laterais abertos e o local onde passa o cadeado violado, reclamei imediatamente e pediram para verificar se faltava algo. Por sorte estava tudo, depois envie um email para a empresa e ela se responsabilizou pelo concerto da mala.É frustante quando mexem em sua mala é uma sensação de nseguraça.Quanto a voo achei muito tranquilo.

• Daniel Matos

Mas esses ônibus são seguros? Como eu faço pra saber o itinerário dele se eu não conheço nada de Montevideu?

Pelas fotos, parece que o avião é bem mais apertado do que falaram nos comentários. Tem um cara ali todo abaixado pra sair da poltrona. E a mulher em pé vai com a cabeça acima do bagageiro! Parece que pra vc sentar na poltrona vc precisa entrar todo abaixado. Sorte que eu sou baixo. hehehe

• Adriane

Boa noite,

Preciso que me ajudem a esclarecer uma dúvida: quando falam que a bagagem de mão pode ser de até 8kg, está incluído aí a bolsa também? E se a valise? tudo inclui nos 8kg?

• João Bosco

Aniele, fique tranquila. Eu também não gostava de voar e a Pluna foi a companhia a me ajudar na superação do trauma. Apesar de aviões menores serem mais sucetíveis a turbulências, os Bombardier da Pluna estão entre os aviões mais seguros e modernos do mundo, basta uma olhada rápida em sites especializados ou mesmo no wikipedia. Além disso, minhas experiências na cia sempre foram as melhores, com voos absolutamente tranquilos e silenciosos. No mais, acho válido conversar com a tripulação e informar-se sobre como será o clima enfrentado. Se vier alguma turbulência, fique tranquila. Pode incomodar, mas não derruba a flecha. 🙂

• Aniele

Obrigada pela força, tenho pesquisado sobre esses avioes e tenho estado mais tranquila msm rs. 🙂

• Paulo Teixeira

Viajei pela Pluna esta semana saindo de Brasília para Buenos Aires, vôo tranquilo e sem atrasos, atendimento excelente, bilhetes com bons preços e com uma conexão em Montevideo onde pudemos desfrutar de um Free Shop espetacular. Parabéns a Pluna !!

• Rafael

treme mto? o aviao eh mto instavel?

• Se vc não liga para ficar até 16 horas esperando o voo atrasado, pode viajar com a Pluna, mas eu nunca recomendaria nem ao meu pior inimigo…

• veronica lacerda

Respeito com o cliente??? Fiquei 3 horas no aeroporto de Carrasco por causa do mal tempo, sem saber que horas sairia o vôo e a empresa aérea uruguaia não nos deu nenhuma informação,nada mesmo. Simplesmente ficamos esperando e depois de longas 3 horas de silêncio absoluto e que anunciaram outro portão de embarque e conseguimos viajar.

• Luana Cruz

Acabei de voltar de buenos aires e achei o avião bem estável, estava com um pouco de medo pelo tamanho mas ida e volta forma super tranquilas.

*foram

• Fernando Prado

Provavelmente estes viajantes nunca viajaram de "low-fare" na Europa ou nos EUA, estes sim com serviços abaixo da média. O custo benefício da Pluna vale a pena. Quem procura um conforto maior, como os voos da Air France, devem pagar mais e evitar desconfortos para quem leva uma vida mais luxuosa.

Não se pode associar low-fare com perda de bagagem. A Ibéria e a TAP tem altos índices de reclamção neste caso. Já tive problemas com a AirFrance, e de familiares com a Alitalia. Pelos comentários, e também por pesquisas de revistas especializadas, a Pluna tem um conceito superior.

• Thiago Jr

Taí Renato, um ítem que estava procurando nos comentários. No caso de cancelamento de voo e a remarcação para o dia seguinte, onde você ficou? No aeroporto? Num hotel? Caso a resposta seja no hotel, quem ficou responsável pela despesa? Abraços,