Como é voar no novo Boeing 777 da TAM de Miami a São Paulo

Denis Carvalho 21 · fevereiro · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

No fim do ano passado, a TAM recebeu quatro novos Boeings 777, equipadas com um novo design interior, desenvolvido pelo escritório inglês Priestmangoode. Entre as novidades da aeronave, que tem capacidade para 368 passageiros, estão novas poltronas e espaços e a troca do padrão avermelhado da classe econômica por uma setorização em três cores. O leitor Victor Fernando fez o trajeto de Miami a São Paulo no novo “Triple Seven” e aprovou. Confira nessa avaliação exclusiva para o Melhores Destinos o que as novas aeronaves da TAM têm a oferecer:

No segundo semestre de 2012, a TAM Linhas Aéreas recebeu quatro novos Boeings 777-300ER , com interior  totalmente remodelado. Tive a magnífica oportunidade de voar com esse novo equipamento no voo JJ8095 saindo de Miami, com destino a São Paulo.

O Boeing 777 PT-MUE, mais precisamente, conta com a nova First Class e Economy Class. Infelizmente, a classe executiva continua igual a dos outros aviões da TAM, pois ocorreu um atraso na entrega e provavelmente chegará em agosto. Bom, a ideia presente nessa repaginada é transferir o passageiro para sua sala de estar, tirando a tensão de estar voando.

A Bordo

Primeiramente na entrada notei as novas cores nos assentos. Na “Economy comfort” ou “Espaço +” os assentos eram mesclas de cinzas, escuro e claro. No restante da econômica, fileiras apresentam tons de vermelho no inicio, verde no meio e azuis no final da aeronave, bem bonito por sinal. Trazem um ar de tranquilidade.

O espaço para as pernas é bem maior, mais conforto para os passageiros, pois embaixo dos assentos tem um “bolsão para os pés”. Por mais que a largura dos assentos tenha espaço reduzido, o assento é bem confortável , com vários ajustes no apoio de cabeça. As revistas da companhia não ficam mais nos bolsões, encostando no joelho, esse bolsão agora é destinado a objetos que queira guardar durante o voo.

Entretenimento

O sistema de entretenimento não ficou para trás: tudo repaginado. Nova tela com tamanho maior, muitas opções de filmes contendo vários lançamentos, músicas, jogos, air show, dentre outras categorias. Destaca-se também a câmera de vídeo presente em todo o voo para acompanhar a decolagem e pouso.

A tela de início do sistema bem mais bonito que a anterior. O sistema conta ainda com conectores USB, para sincronizar suas musicas do iPod com a tela individual. Os assentos têm também uma tomada muito útil para utilizar seus equipamentos eletrônicos. Enfim já contei um pouco das novidades do novo B777, vamos ao voo:

Check-in
Na hora do check-in a clássica muvuca brasileira: filas enormes, sendo quatro atendentes para a classe econômica dividindo espaço para dois voos,  para Guarulhos e Brasília. Um caos, sem sombra de dúvida. Haveria necessidade de totens de auto atendimento para agilizar o procedimento!

Embarque e Decolagem
O Embarque iniciou-se às 08h15 (horário americano). Meia hora depois o push back e, às 09h05, alinhamos na pista e pude ouvir o rugido das turbinas GE91. Decolamos do solo americano com o belo visual da orla de Miami Beach, que vista perfeita…

Refeições

Uma hora depois da decolagem foi servido o café da manhã com duas opções de escolha: sanduíche ou omelete. Tudo acompanhado com salada de frutas e croissants. Praticamente o voo inteiro tivemos uma turbulência chata e incômoda , a partir do Caribe os sinais de atar os cintos não paravam de acender devido às altas nuvens. Tinha momentos que diminuía um pouco, mas somente próximo a São Paulo que realmente melhorou.

A  parte do voo mais inconveniente foi a segunda refeição. De acordo com os comissários, seria servido café da manha e almoço. Já eram 4 horas e nada do “almoço”, quando faltava 40 minutos para chegarmos a Guarulhos veio o tão esperado “ almoço”, sendo que já era 18:50 no horário de Brasília.

As opções para a refeição eram massa, carne ou frango. Optei pela massa e até que superou minhas expectativas: fuzile à bolonhesa com salada, pães e um cheesecake delicioso de doce de leite. O passageiro ao meu lado, porém, optou pelo frango e acabou pedindo outro prato ao comissário, falando que estava péssimo.

Serviços
Durante o voo distribuíram lenços quentes e água. Também recebemos travesseiros , necessaire e cobertores na entrada. Os comissários, contudo, não foram muito simpáticos.

Conclusão
Enfim tive a oportunidade de voar num avião magnífico, muito bonito e novo. Mas foi um voo turbulento. No geral gostei da experiência e recomento a todos. Duração total do voo: 7h40min.

Avaliação
1-Reserva: Feito pelo site da companhia.

2-Check In:nota 5
Complicado e desorganizado. Faltam totens de autoatendimento para agilizar o procedimento, enquanto isso não acontece, as filas permanecem gigantescas. Fora a dificuldade para colocar uma simples fita de frágil, para atendente nada era motivo para colocar a etiqueta na mala.

3-Embarque: Nota 10
Fácil e rápido, sem muita espera , e demora.

4-Assento: nota 10
Muito bons os novos assentos da TAM, lógico não é uma primeira classe, mas para a econômica, destaca-se na frente de muitas.

5-Entretenimento: nota 9
Muitas opções de filmes, músicas, jogos, tudo remodelado e com bastante variedade.

6-Serviço dos comissários: nota 7
Não achei muito simpáticos, poderiam ser mais ágeis ou pelo menos servir uma bebida pra compensar o atraso da segunda refeição.

7-Refeições: nota 7
Saborosa e com várias opções, mas devido à espera a nota é 7.

8-Bebidas: nota 9
Duas opções de vinhos, branco ou tinto, refrigerantes à escolha e algumas opções de sucos.

9-Necessaire: nota 7
Nada de exageros, simples e compacta, com itens que nem são essas coisas. Poderia ser bem melhor, mais útil, com coisas úteis.

10-Desembarque: nota 8
Demorou um pouco devido à chuva e por causa do grande número de ônibus necessários para esvaziar a aeronave. Porém nada de “que demora”, o pior ficou na hora de pegar as bagagens, em que perdi quase 50 minutos para achar minhas malas.

11-Pontualidade: nota 10
Achei que o voo foi bem rápido, chegamos na hora prevista, sem atrasos.

Nota final:8,2

Veja um vídeo do voo neste link, com direito à decolagem e sobrevoo sobre Miami!

Agradecemos ao Victor pela excelente avaliação, que certamente matou um pouco da curiosidade de muitos leitores, especialmente em uma rota concorrida, como São Paulo Miami. O grande mistério agora são os novos Boeing 777 da American Airlines. Alguém que vai voar com eles se habilita a fazer uma avaliação? 😉

Fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos? Ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste postNão esqueça de dar uma passadinha no nosso Guia de Companhias Aéreas, onde você pode avaliar a TAM e as demais empresas e ler as opiniões dos demais leitores.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe