Como é voar no novo Boeing 777 da TAM de Miami a São Paulo

Denis Carvalho 21 · fevereiro · 2013

No fim do ano passado, a TAM recebeu quatro novos Boeings 777, equipadas com um novo design interior, desenvolvido pelo escritório inglês Priestmangoode. Entre as novidades da aeronave, que tem capacidade para 368 passageiros, estão novas poltronas e espaços e a troca do padrão avermelhado da classe econômica por uma setorização em três cores. O leitor Victor Fernando fez o trajeto de Miami a São Paulo no novo “Triple Seven” e aprovou. Confira nessa avaliação exclusiva para o Melhores Destinos o que as novas aeronaves da TAM têm a oferecer:

No segundo semestre de 2012, a TAM Linhas Aéreas recebeu quatro novos Boeings 777-300ER , com interior  totalmente remodelado. Tive a magnífica oportunidade de voar com esse novo equipamento no voo JJ8095 saindo de Miami, com destino a São Paulo.

O Boeing 777 PT-MUE, mais precisamente, conta com a nova First Class e Economy Class. Infelizmente, a classe executiva continua igual a dos outros aviões da TAM, pois ocorreu um atraso na entrega e provavelmente chegará em agosto. Bom, a ideia presente nessa repaginada é transferir o passageiro para sua sala de estar, tirando a tensão de estar voando.

A Bordo

Primeiramente na entrada notei as novas cores nos assentos. Na “Economy comfort” ou “Espaço +” os assentos eram mesclas de cinzas, escuro e claro. No restante da econômica, fileiras apresentam tons de vermelho no inicio, verde no meio e azuis no final da aeronave, bem bonito por sinal. Trazem um ar de tranquilidade.

O espaço para as pernas é bem maior, mais conforto para os passageiros, pois embaixo dos assentos tem um “bolsão para os pés”. Por mais que a largura dos assentos tenha espaço reduzido, o assento é bem confortável , com vários ajustes no apoio de cabeça. As revistas da companhia não ficam mais nos bolsões, encostando no joelho, esse bolsão agora é destinado a objetos que queira guardar durante o voo.

Entretenimento

O sistema de entretenimento não ficou para trás: tudo repaginado. Nova tela com tamanho maior, muitas opções de filmes contendo vários lançamentos, músicas, jogos, air show, dentre outras categorias. Destaca-se também a câmera de vídeo presente em todo o voo para acompanhar a decolagem e pouso.

A tela de início do sistema bem mais bonito que a anterior. O sistema conta ainda com conectores USB, para sincronizar suas musicas do iPod com a tela individual. Os assentos têm também uma tomada muito útil para utilizar seus equipamentos eletrônicos. Enfim já contei um pouco das novidades do novo B777, vamos ao voo:

Check-in
Na hora do check-in a clássica muvuca brasileira: filas enormes, sendo quatro atendentes para a classe econômica dividindo espaço para dois voos,  para Guarulhos e Brasília. Um caos, sem sombra de dúvida. Haveria necessidade de totens de auto atendimento para agilizar o procedimento!

Embarque e Decolagem
O Embarque iniciou-se às 08h15 (horário americano). Meia hora depois o push back e, às 09h05, alinhamos na pista e pude ouvir o rugido das turbinas GE91. Decolamos do solo americano com o belo visual da orla de Miami Beach, que vista perfeita…

Refeições

Uma hora depois da decolagem foi servido o café da manhã com duas opções de escolha: sanduíche ou omelete. Tudo acompanhado com salada de frutas e croissants. Praticamente o voo inteiro tivemos uma turbulência chata e incômoda , a partir do Caribe os sinais de atar os cintos não paravam de acender devido às altas nuvens. Tinha momentos que diminuía um pouco, mas somente próximo a São Paulo que realmente melhorou.

A  parte do voo mais inconveniente foi a segunda refeição. De acordo com os comissários, seria servido café da manha e almoço. Já eram 4 horas e nada do “almoço”, quando faltava 40 minutos para chegarmos a Guarulhos veio o tão esperado “ almoço”, sendo que já era 18:50 no horário de Brasília.

As opções para a refeição eram massa, carne ou frango. Optei pela massa e até que superou minhas expectativas: fuzile à bolonhesa com salada, pães e um cheesecake delicioso de doce de leite. O passageiro ao meu lado, porém, optou pelo frango e acabou pedindo outro prato ao comissário, falando que estava péssimo.

Serviços
Durante o voo distribuíram lenços quentes e água. Também recebemos travesseiros , necessaire e cobertores na entrada. Os comissários, contudo, não foram muito simpáticos.

Conclusão
Enfim tive a oportunidade de voar num avião magnífico, muito bonito e novo. Mas foi um voo turbulento. No geral gostei da experiência e recomento a todos. Duração total do voo: 7h40min.

Avaliação
1-Reserva: Feito pelo site da companhia.

2-Check In:nota 5
Complicado e desorganizado. Faltam totens de autoatendimento para agilizar o procedimento, enquanto isso não acontece, as filas permanecem gigantescas. Fora a dificuldade para colocar uma simples fita de frágil, para atendente nada era motivo para colocar a etiqueta na mala.

3-Embarque: Nota 10
Fácil e rápido, sem muita espera , e demora.

4-Assento: nota 10
Muito bons os novos assentos da TAM, lógico não é uma primeira classe, mas para a econômica, destaca-se na frente de muitas.

5-Entretenimento: nota 9
Muitas opções de filmes, músicas, jogos, tudo remodelado e com bastante variedade.

6-Serviço dos comissários: nota 7
Não achei muito simpáticos, poderiam ser mais ágeis ou pelo menos servir uma bebida pra compensar o atraso da segunda refeição.

7-Refeições: nota 7
Saborosa e com várias opções, mas devido à espera a nota é 7.

8-Bebidas: nota 9
Duas opções de vinhos, branco ou tinto, refrigerantes à escolha e algumas opções de sucos.

9-Necessaire: nota 7
Nada de exageros, simples e compacta, com itens que nem são essas coisas. Poderia ser bem melhor, mais útil, com coisas úteis.

10-Desembarque: nota 8
Demorou um pouco devido à chuva e por causa do grande número de ônibus necessários para esvaziar a aeronave. Porém nada de “que demora”, o pior ficou na hora de pegar as bagagens, em que perdi quase 50 minutos para achar minhas malas.

11-Pontualidade: nota 10
Achei que o voo foi bem rápido, chegamos na hora prevista, sem atrasos.

Nota final:8,2

Veja um vídeo do voo neste link, com direito à decolagem e sobrevoo sobre Miami!

Agradecemos ao Victor pela excelente avaliação, que certamente matou um pouco da curiosidade de muitos leitores, especialmente em uma rota concorrida, como São Paulo Miami. O grande mistério agora são os novos Boeing 777 da American Airlines. Alguém que vai voar com eles se habilita a fazer uma avaliação? 😉

Fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos? Ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste postNão esqueça de dar uma passadinha no nosso Guia de Companhias Aéreas, onde você pode avaliar a TAM e as demais empresas e ler as opiniões dos demais leitores.

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Guilherme Gomes

    Bom, fora a novidade por ser um aviao novo, nao vi nada de diferente neste voo que a tam já nao servia nos 330 ou 767 para o mesmo destino. Alias, nessa configuraçao do 777 da tam, nao tem mais a opçao de 2 lugares separados, como nos 330 ou 767. Quem viaja como casal por exemplo, obrigatoriamente vai dividir a fileira.

  • Guilherme Ortale

    O fato de ser um avião novo é moderno é legal – a tomada individual é uma coisa bacana, mas no geral pelo relato não pareceu ser um serviço muito bom não…

    Tinha opção de cerveja ?

    • Victor Millarch

      Tinha cerveja também!!

      O serviço foi bom sim, mas o problema foi a demora para servir a segunda refeição, e os comissários poderiam ser mais simpáticos!

      Mas no geral, uma excelente experiencia

  • Diones Reis

    Se servir de consolo, parece que todo vôo que chega em Garulhos é um chá de canseira para pegar as malas.

    Ano passado cheguei de um vôo vindo do JFK, chegando de manhã cedo em Guarulhos.

    Cheguei as 8:30 e só fui conseguir pegar a minha mala as 9:45.

    Que a TAM possa botar na linha mais aviões como estes.

    • Danilo Fernando

      Até que foi rápido! (Ironia)

      Voltei de Las Vegas no dia 13/02.

      O avião tocou no solo em GRU às 11:20, fomos sair do aeroporto somente 13:15… Fila imensa na alfandega, horror para esperar as malas, desorganização total.

      Será que eles foram pegos de 'surpresa' e não sabem que voôs vão chegar?

  • Thomas H.

    Ainda nao engulo o fato da Tam usar uma configuraçao apertadíssima 3-4-3 na economica, enquanto a maioria usa 3-3-3 nos seus T7s.

    • Mauricio Carneiro

      Ao menos as passagens da TAM são as mais baratas! NOT!!!

    • Beto Arruda

      #soquenão kkk.. ainda bem que aproveitei a mega promo de dezembro.. em duas semanas vou ver qual é desse t7! 😉

    • Eli Moreira

      Pois é. A maioria das companhias usa nove poltronas por fileira na econômica dos seus Triple Seven. A ANA, por exemplo, utiliza a configuração 2-4-3 ou a 3-3-3, esta última também utilizada por tantas outras, como a Singapore, a Qatar e a Turkish.

      Assim sendo, o único jeito de gostar de um voo nesse 777 da TAM é não tendo opção. Prefiro até mesmo um bom 767…

    • Hermann

      3-3-3 já acho muito ruim agora (prefiro 2-5-2)… 3-4-3 é realmente um absurdo em matéria de "sardinha em lata". Só mesmo um "faquir" para sentar em um 777 com esta configuração e voar "confortável".

  • André Vestfah

    Três semanas atrás tive a oportunidade de voar nessa aeronave. Muito bonito o interior, e as opções de entretenimento achei mais do que suficientes. Tinha tanto filme que eu nem sabia qual assistir ! E essa semana andei num avião da Delta que acho que era o mesmo modelo, mas com ainda mais opções de filmes! Parabéns pela avaliação.

    • Victor Millarch

      Obrigado,avião bem limpo, com bastante opção de entretenimento.

  • Mendonça J&ua

    Já viajei no 777 antigo, de São Paulo para Santiago. As rotas para a América do norte sempre fiz nos B767 ou nos A330.

    É impressão minha ou nessa nova configuração as poltronas ficaram ainda mais apertadas?

    Parece que o que era ruim ficou ainda pior…

    Para mim não adianta nada um avião tão grande se a gente tem que viajar mais enlatado do que num Embraer 195 (da Azul, por exemplo), que apesar de não comportar nem 1/3 dos passageiros desse 777 da TAM é muito mais espaçoso e confortável.

    Acho que se um dia a TAM vier a ter na frota um B747 ou um A380, eles configurarão para uns 450 e 650 pasgeiros, respectividamente.

    Eita cabeças de bagre…

    • Victor Millarch

      Sinceramente não achei tao desconfortável, bem melhor e significativamente maior o espaço que do A320, para uma pessoa alta, até q é razoável.

      • Marli

        Acabei de viajar nesta aeronave e achei extremamente desconfortável. A configuração 3/4/3 mesmo nos assentos confort que são vendidos põe 250 reais vc não consegue comer sem levar uma cotovelada do vizinho. Um horror…

  • Vinicius Erthal

    Cheguei ontem de miami tambem vim nesse aviao so que era um PT-MUG gostei muito achei a decolagem muito suave , e apos o pouso pude visitar o cockpit do aviao era enormeeee, pilotos foram muito simpaticos.

  • Gustavo

    Viajei nesse mesmo avião para Londres no final de dezembro e provavelmente foi o pior vôo que eu já presenciei. Ridiculamente apertado, eu tenho 1.73 e fiquei com muita dor nas costas, além de mal conseguir esticar as pernas. Se o passageiro da sua frente estiver com a poltrona reclinada pode esquecer, pois o vôo vai ficar longe de ser razoável.

  • Wagner

    SInceramente não achei nada demais esse avião, a TAM tem tecnologia internacional, mas proporciona qualidade nacional de 3º mundo.

    • Gabriel

      Vai de Emirates na próxima..

  • Sabrina Andrade

    Quando será que a Tam vai melhorar a frota de aviões que faz Rio-Miami? Das vezes que viajei do Rio para Miami, peguei aviões péssimos, literalmente caindo aos pedaços com poltronas quebradas, banheiros "quebrados". Ah, e sem entretenimento a bordo! Não é fácil um voo de 8 horas, durante o dia sem nada pra fazer…sorte que levei um livro e meu laptop!

    E o mau humor dos comissários? Sei que não é fácil trabalhar com o público, mas se não tem paciência para isso, peça demissão!

    • Os caras se acham fodões e não querem dar uma de garçom, vá para outra profissão pow !

  • Salvatore Carrozzo

    So nao entendi uma coisa: o aviao decolou as 9:05 hora de Miami e o almoço foi servido as 18:50 hora de sp. Mesmo levando em consideração com fuso horário e o horário de verao, como o voo teve 7:40 de duração???

  • Pedro Henrique

    Detesto a TAM e detesto o 777.

    pra mim seria o voo dos horrores!

  • Tito Bosco

    Confesso que esperava mais desse 777. Sim nova configuracao visual, mais conforto, aviao com cheiro de novo etc, mas os serviços me parecem que foram equivalentes a voos caseiros.

    Enfim, nada se compara as cias internacionais.

    • Victor Millarch

      De fato as companhias internacionais são bem melhores mesmo, voei na KLM na econômica ,mas se for ver esse serviço na TAM, seria de uma primeira classe e olha la !!

      O Flight Report era para relatar o que ha de novidade no novo B777

      • Tito Bosco

        E ficou muito bom o review o/ Na verdade a colocacao nao era nem esperar mais pelo 777 e sim pela TAM :).

        A economica da KLM deve ser muito boa, mas os avioes sao novos ou conservados?

  • Valner Junior

    Bem, eu já viajei em várias companhias aéreas e citando a TAM, particularmente não gosto nem para voos nacionais, nem internacionais.E a TAM, como citado, jamais foi e é a mais "barata", principalmente para voos internacionais.Com a fusão LATAM, a TAM deveria aprender com a LAN que em voos para a América do Sul, dá de 10 a 0, pois servem até Whisky na classe econômica em novos e confortáveis B767 com bastante entretenimento e cheirosos sabonetes líquidos e lenços perfumados em seus W.C. Sobre a turbulência, é natural e faz parte de qualquer voo, porém a tripulação tem como amenizar muito caso deseje, mas há "custos" para essas manobras.Aliás, toda vez que tenho de viajar TAM,o voo é muito turbulento…curioso não é?

  • Rud Patrick de Olive

    So viajo tam de seu ganhar o bilhete free.

    Ate voando com milhas evito esta empresa.

  • Ricardo Braga

    Eu não sei. Muitas vezes leio as pessoas escrevendo que querem lanchinho, aguinha, lencinho, etc. A tendência é que as viagens de avião não sejam mais uma "experiência de vida". Por isso o que eu prezo é um bom espaço na poltrona somente, pra não descer todo torto. O check-in já faço online pra evitar stress. De resto, coloco meu fone, escolho uma lista no smartphone e tchau! Deixo essas obrigações de excelência pra outros serviços. Quero passagem barata e espaço na poltrona!

  • Victor Millarch

    Verdade, a TAM que tem que melhorar um pouco

    O avião que eu fui na KLM era bem novo,muito organizado, com comissários excelentíssimos, atenciosos, e com muita boa vontade. Comida era servida a todo momento, até bar com sanduíches e bebidas a vontade.

  • Emerson

    Eu tb sou a favor de preço baixo e poltrona confortável. E só. Quando eu tenho milhas suficientes ou simplesmente quando peço na cara de pau e eles me dão um upgrade, aí sim, eu exijo tudo do bom e do melhor na primeira classe ou na executiva.

    Mas nem isso a TAM consegue, pois essa configuração de 3-4-3 é um absurdo e deveria ser proibido pela ANAC ou qualquer outro órgão competente. Eu tenho 1.86m e não sou magricela, portanto viajar num banquinho estreito da TAM por mais de 7 horas pode me trazer sérias consequências de saúde. E não dá pra fazer mágica: onde todas as cias colocam 9 poltronas num 777, só a TAM faz esse absurdo de colocar 10. Desse jeito eu não viajo nem de graça.

  • Everardo Albuquerque

    Olá! Eu viajei de Frankfurt para São Paulo em um 777 na classe economica e achei o avião excelente tudo impecável, quando eu entrei no avião foi servido um jantar excelente e depois chegando em São Paulo o café da manhã e não tive tempo de ver todo o entretenimenteo que tinha disponível. Sobre o preço da TAM é indiscutivelmente para a Europa é o mais barato, e olha que eu vejo o preço de todas as companhias.

  • Diego Bran

    Acho que com 12 horas de viagem, qualquer um fica com dores terríveis nas costas mesmo kkk

  • Rafael Cordeiro

    Uma amiga disse que a prima voou no novo 777, e que o "Espaço +", ou economy confort, é como se fosse um outra classe.

    Alguém sabe se é assim mesmo, se há cortinas para separar da classe economica comum???

    • Gabriel

      Na verdade essas poltrona são iguais as demais da classe econômica, mas o fato de ficarem nas saídas de emergências, há um espaço significativo para esticar as pernas.
      Não há cortina de divisão para essas poltronas..

    • Sérgio Oliveira

      Sim! São 4 “classes”. A primeira, executiva, a espaço + e a econômica. Existe uma galley dividindo a econômica das outras.

      • marilia

        Alguem viajou nessa confort + Tam 777 Guarulhos Frankfurd? Como é? Vdd que é muiiito frio? Tem fotos?

  • Rodrigo Jorge

    O Novo 777 da American Airlines é 3,4,3.

    Ou seja, isso não é mais exclusividade da TAM.

  • Expedicto

    Nesses 777 da TAM ha no final do aviao assentos 2-4-2, alguem ja ficou nessas fileiras??

    • Rodrigo

      já fiquei sim, o espaço é muito ligeiramente maior, mas a proximidade com os banheiros compensa isso negativamente, pois a todo momento se escuta o ssshhhppp da descarga.

      • Ramón Nervioso

        ola, isso que queria saber.. irei pra miami no boeing 777300 da tam. gru-mia e gostaria de saber se vale a pena esses unicos dois assentos no final..Com ruido nao me importo, pois tenho headphone que bloqueia som externo 🙂

  • pedro

    eu achei as novas poltronas da classe econômica da TAM feia , principalmente a cor verde !! acho que já que o tema dela é vermelho e azul , por que tem algumas poltrona da cor verde ?? preferia as antigas !!! mas cada um tem sua opinião!

  • Quero saber se essas poltronas espaço + , levantam os braços

  • thiago

    qual foi o assento reservado neste voo ?

    gostei muito da visão que dar pra se ver pelas fotos, é otima.

  • Jonathas

    Mentira que o desembarque em Guarulhos não foi pelo finger ( VERGONHA TOTAL)

  • Sérgio Oliveira

    A Tam opera um voo de Guarulhos para Manaus com o 777. É um voo excelente. O tempo de viagem também foi reduzido em quase meia hora.

  • Alves

    Viajei para a Europa com a Lufthansa, e olha, sem palavras, nota mil em tudo. Simpatia da tripulação, atendimento solícito e ate exagerado, board service o tempo inteiro, comida e bebida farta, enfim, ótima, excelente. Tam é fraquinha ainda.

  • norton

    Voei nesse mesmo equipamento, porém, na rota GRU/JFK, tanto na ida como na volta. Aprovado!!!

  • Victor

    Viajei em um desses essa semana fazendo o mesmo percurso, Miami a São Paulo.
    Muitos falam que o serviço foi péssimo, certo até ai tudo bem, mas não tem nada haver com o avião.
    O avião realmente é maravilhoso, novo, bonito, entretenimentos bons mas com alguns filmes beeem antigos, a opção de câmera ao vivo para assistir a decolagem e pouso é muito maneiro.
    A entrada USB, uma maravilha, coloco para carregar meu celular, apesar que tem uma tomada lá embaixo (indicada por um LED verde) onde fica os pés que só fui saber depois do avião ter pousado.

    Mas concordo com o que algumas pessoas disseram, que os comissãrios de bordo deveriam ser mais educados e simpaticos. Durante a refeição presenciei uma discussão de 2 comissários, isso não existe, mas nada pra se preocupar.
    Falaram também que ia ser servido café da manhã e almoço.
    O café da manhã foi servido, que por sinal péssimo. Era um ovo que parecia mais que tinha sido feito no micro-ondas com uns Champignons horríveis (não sabia se era frito).

    A refeição do almoço foi muito tarde como disse o colega da entrevista e meu chará "Victor Fernando".
    Já estava morrendo de fome e nada do almoço. Depois de muito tempo de voo e mais de horas voando, serviram o almoço, que por sinal muito bom, um frango delicioso com batatas e vagem.

    Mas resumindo foi um voo bacana apesar que tenho muito medo de viajar de avião.

  • Alexandre

    Acho que voce olhou o horario errado, com 40 minutos para o pouso a tripulacao NAO conseguiria fazer todos o serviço (servir/recolher) os mais de 300 passageiros da YC, sendo que meia hora antes tudo tem que estar pronto para o pouso, checar a cabine, recolher fones e etc…
    As empresas fazem o servico de acordo com o horario local/partida, se a aeronave decolou 9hs05 horario de MIA, no maximo 10hs eles devem ter servido o cafe da manha e encerrado as 11hs.
    O pouso se deu as 18hs50 horario de Brasilia, dependendo do fuso, como MIA/GRU sao no maximo 8hs de voo vamos calcular o fuso -2h (Decolagem 09hs05 pouso 16hs50).O servico deve ter comecado no maximo 15hs (MIA), foi um intervalo de 4hs sem refeição e ate as 15hs e considerado almoco em qualquer restaurante.

  • Julio

    Alguém sabe se as poltronas na econômica é confortável para pessoas altas tipo 1.95? Existe a possibilidade de fazer upgrade para a poltrona com mais espaço, vale a pena?

    • Marcos

      Julio, voltei ontem de Miami (27/02/2015) nesse vôo e pra mim que tenho 1,73m foi superdesconfortável, apertadíssimo( viajei na janela), foi uma surpresa bem desagradável, pois na ida viajei em um 767-300
      , formato 2-4-2, bem melhor, sem comparação…

  • E para Orlando também esse é o avião que opera?

  • Alfredo

    Cara certamente a demora em servir a segunda refeição “almoço” foi devido a turbulência que vc disse que ocorreu em quase todo o voo, por segurança os comissários interrompem o serviço de bordo quando há instabilidades no voo para evitar que coisas desagradáveis possam acontecer, como algum comissário se machucar ou que bandejas possam cair devido ao balançar da aeronave, quando o aviso luminoso de atar cintos é aceso todos tem que permanecer sentados com os cintos de segurança afivelado, portanto nem bebida não daria pra servir.

  • Lucas Dias

    Ele mesmo disse que o voo teve turbulência que só cessou próximo ao pouso em SP, eu não estava no voo pra saber mas dependendo da intensidade da turbulência não há como realizar o serviço de bordo mesmo, digo isso como estudante do curso de comissário de bordo. Reclamam do atraso para o serviço mas reclamariam muito mais se por conta da turbulência algum comissário derrubasse comida ou bebida em vocês.

  • Guilherme

    Eu conheço bem essa desculpa de dizer que um dos pratos tava ruim pra comer dos dois!

  • Antonio Rodrigues Dos Santos F

    Nota 10 para o conforto só pode ser uma brincadeira!
    Quem coloca 10 assentos por fileira em um 777 não está preocupado com o conforto de seu passageiro!

    O 777 comporta bem 9 assentos por fileira e ponto! 10 colocam as companhias exploradoras que não respeitam seus clientes!!!