Como é voar na classe executiva da Qatar

Denis Carvalho 25 · julho · 2012

A Qatar Airways conquistou neste mês o bicampeonato como a melhor companhia do mundo no prestigiado World Airline Awards. O prêmio é dado pela respeitada consultoria SkyTrax, após pesquisa que ouviu 18,8 milhões de passageiros em 160 países, o que faz dele o mais importante do mundo. Você já leu aqui no Melhores Destinos como é voar com a Qatar para a Europa e para Buenos Aires, mas hoje se prepare para uma experiência única: conhecer os serviços que a melhor empresa do mundo oferece aos felizardos de sua classe executiva. Nosso leitor Henrique Canto será nosso cicerone nesse voo e de quebra nos apresentará um pouquinho da sala VIP da companhia em Doha. Imperdível!

Meu voo com a Qatar Airways foi em uma viagem de negócios para Bangkok em classe executiva, pago pela empresa em que trabalho. A companhia apresentou o melhor custo em comparação às concorrentes. A Qatar acaba de ser eleita como a melhor companhia aérea do mundo e essa avaliação pode ser interessante para ilustrar aos leitores do Melhores Destinos a excelente experiência de voo que a Qatar oferece.

Check-In
O Check-in em Guarulhos foi rápido e eficiente. Um tapete roxo (cor da Qatar) indicava o balcão da classe executiva. Em menos de cinco minutos tudo foi feito, incluindo despache de bagagens e o preenchimento do cartão de acesso à sala VIP de Guarulhos.

Sala VIP em Guarulhos
Diferente do que eu esperava,  a sala vip não era exclusiva da Qatar, mas a de uma companhia nacional que a Qatar também faz uso. A sala não tem nada de excepcional, apenas conta com internet wi-fi de alta velocidade grátis, alguns canapés e sanduíches naturais, cerveja, vinho e champagne em um buffet. Nenhum garçon. Sem dúvida melhor que as duras cadeiras de metal dos saguões do aeroporto de Guarulhos, mas abaixo do esperado.

Embarque
O embarque foi anunciado na sala VIP, e ao chegar ao portão o atendimento foi muito eficiente e rápido. Já no avião, imediatamente após colocar minha bagagem de mão nos compartimentos superiores, fui prontamente abordado por uma das comissárias, perguntando o que gostaria de beber. Comecei a viagem com um bom champagne e castanhas diversas.

Atendimento
O ponto mais forte da Qatar. Todos os comissários são muito bem vestidos, impecáveis. Neste quesito somente a Emirates impressiona mais, a Lufthansa por outro lado, decepciona. Na primeira perna, Guarulhos – Doha e na mesma perna de retorno, haviam dois comissários que falavam português, o que é excelente para aqueles que não falam inglês ou árabe.

Os comissários, em qualquer momento do dia ou da noite, foram sempre muito atenciosos, prestativos e de bom humor. Todos sempre atentos aos passageiros. Perdido com o fuso horário, perguntei sobre qual refeição seria servida. A resposta foi a melhor possível:  “A que o senhor quiser, cada passageiro está em um fuso diferente e portanto a escolha é do cliente!”

Poltrona

A poltrona da executiva é realmente um espetáculo! Permite o ajuste das pernas e tronco e atinge a posição de 180 graus. A poltrona possui modo de massagem, mas não se iluda, não é uma massagem de verdade. De qualquer maneira os botões são fáceis de ler, tem luz para identificação noturna e a poltrona se move com boa velocidade se ajustando rapidamente à posição desejada. A luz de leitura é flexível, fixada atrás do encosto de cabeça e fácil de ligar e desligar, sem atrapalhar o passageiro do lado.

 

Refeições
As refeições foram todas fantásticas, procurei variar bastante afinal foram dois voos para cada perna da viagem. Com muita variedade, o cardápio tinha de tudo: sushi, tradicional mezze árabe, frutos do mar, carnes e massas! As sobremesas também eram de nível internacional. Ponto para o sorvete de frutas vermelhas. Não posso deixar de mencionar os talheres, que tem forma semelhante ao logo da empresa. A Qatar pensou em todos os detalhes!

Entretenimento
Com tela individual, fones de ouvido com cancelamento de ruídos externos ativo (noise cancelling), a diversão e o sossego são garantidos. Alguns filmes apresentam áudio em Português, mas não todos. Menus e legendas em nosso idioma estão disponíveis para todos os filmes (somente no trecho GRU-DOH). São oferecidas mais de mil opções entre séries, filmes, documentários, músicas e jogos.

O sistema possui ainda um guia para facilitar a adaptação ao país de destino, explicando as diferenças culturais, frases introdutórias, cumprimentos, etc. O controle é o padrão para entretenimentos individuais; de um lado parece um telefone, do outro um joystick de videogame. A movimentação do ponteiro na tela é muito lenta, o que pode gerar um pouco de impaciência. Dica: todas as companhias já deveriam ter uma espécie de touchpad, como em notebooks, para facilitar a navegação.

Kits noturno e cosmético
Cada passageiro recebe um kit noturno com pijama de lã com calça e camisa, além de sandália descartável. Não fiz uso do kit, mas abri para conferir o material e é de boa qualidade, macio e aparentemente confortável. Além do vestuário e de uma manta para o frio, cada passageiro recebe uma necessaire em couro e tecido com hidratante para rosto, hidratante para mãos, protetor labial, perfume e barbeador. Tudo de muito bom gosto, nada de extravagância e nada além do esperado.

Desembarque
O desembarque foi extremamente rápido. Recebemos os cartões da imigração já na aeronave e um passe expresso para não pegar fila nos trâmites de entrada na Tailândia. Ao chegar à retirada de bagagens, as malas da classe executiva já estavam separadas por um atendente e não foi necessário esperar ou procurar por elas na esteira, excelente !

Sala VIP Doha
Agora sim, uma sala VIP! Com quatro restaurantes de diversas especialidades, um freeshop exclusivo, internet Wi-fi, poltronas para massagem, banheiro com chuveiro e empréstimo de toalhas, área infantil, a sala VIP da classe business da Qatar é de se tirar o chapéu. A decoração é grandiosa e de muito bom gosto, o atendimento é excelente e conta com garçons sempre prontos para te atender. A melhor sala VIP com larga vantagem em relação as de Guarulhos (GOL e TAM) e de Frankfurt (Lufthansa).

Conclusão
Espetacular, nota 10! Recomendado!

Agradecemos ao Henrique pelo excelente relato. Para ler as outras avaliações da Qatar, sobre a classe econômica, clique aqui e aqui.  Já viajou com a Qatar? Deixe sua impressão nos comentários abaixo e ajude outros leitores! Se fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você também pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Michelle

    Muito bom, sempre ouvi falar que se tratava da melhor companhia do mundo e agora posso entender a razão, ou as diversas razões!

  • Henrique Oliveira

    Muito bom o relato, parabéns!

  • Ricardo

    Voei de Qatar na econômica, uma semana depois de começarem a atuar no Brasil (julho de 2010), de Guarulhos a Seoul, e compartilho da opinião do Henrique, o atendimento é sensacional, mesmo na classe econômica. Na primeira perna do voo (GRU-DOH) até conseguimos que o piloto descobrisse quanto estava o jogo Brasil x Holanda, pelas quartas-de-final da Copa 2010! =)

  • Henrique Taranto

    Henrique Canto, muito bom relato…É muito bom divulgar o atendimento, principalmente das Cias mais desconhecidas por aqui…Até agora a melhor cia que viajei foi a Singapore Airlines a qual deixei o relato no MD… Com a Emirates foi bom mas nada de especial, assim que eu puder vou de Qatar…Parabens!

  • Mauricio

    Eu ia limpar esses kits rsrsrsrsrsrs levar os pijamas embora . Mas logo logo estarei voando por ela, so pra sentir como é voar pela melhor do mundo. E alguem sabe se ela, tem programas de milhagens . B noite Abraço.

    • Henrique Canto

      Mauricio, recebi 42 mil milhas para o vôo completo! O programa é o Privilege Club! As milhas também podem ser utilizadas para compras no freeshop in Doha! Recentemente li aqui no MD que a Qatar e a Gol estão firmando um acordo, então espero logo logo poder usar essas milhas em trechos nacionais! As 42 mil milhas já permitem a emissão de um vôo entre SP e Buenos Aires!

      Tive um problema no meu registro no Privilege Club, entrei em contato por email e fui prontamente atendido! Resolvi tudo por email mesmo e tive as milhas creditadas imediatamente! Mais um ponto pra Qatar!

      Abraço!

  • Classe executiva é outro nivel… Pelo que percebi trata-se de um A330. Seviço executivo muito semelhante encontramos na AVIANCA Colombia ( Não é a mesma do Brasil, apesar de ser do mesmo grupo ). A diferença é a quantidade de programas na telinha e o Pijama. Ja fiz uma dezena de vezes voo nesta classe, e o melhor, pagando economica ( com o plano de milhagem Lifemiles, a parir do nive Silver qualquer passageiro pode receber o "acenso a ejecutiva" de graça. ) Fora isso todos os mimos tambem são oferecidos nos A330 colombianos. Quanto a Sala VIP, a de Doha é incomparavel no mundo

    • Flávio

      não é um 777 não?

    • Thiago Castro

      A330??? Isso é um 777!!!

    • Thomas H

      Acho que tem muuuuuita diferença entre a Qatar e a AV…

    • Paulo

      Já viajei na executiva da Qatar e da Avianca. O voô SP-Doha é feito com um 777 e não A330.
      E a diferença é ABISSAL !!!
      As poltronas, a comida, o serviço, enfim, TUDO é tremendamente diferente !!
      A executiva da Qatar é quase uma 1ª classe, enquanto a executiva da Avianca é bem chinfrim !!

      • Marcio Antonio Estrela

        Viajem em julho de 2014 na Executiva da Qatar.

        O serviço é excepcional, mas o conforto à bordo não é uniforme.

        Em algumas aeronaves a Qatar adota Executiva com poltrona “Tobogã” (que não reclina 180º), o que é uma decepção.

        Voei Ho-Chi-Min (SGN) – [Doha/Hamad (HIA)] – Madrid (MAD):

        – Trecho SGN-HIA: Airbus A-330-200 – JET. (Matrícula da
        aeronave: A7-ACX). (poltrona da Executiva tobogã).

        – Trecho HIA-MAD: Boeing 777-300ER. (Matrícula da aeronave: A7-BBD). (poltrona da Executiva deita 180º em configuração 2-2-2).

  • Guilherme

    Legal o relato, mas gostaria de fazer uma sugestão, numa próxima vez procure tirar mais fotos, por exemplo, uma da sala vip em Doha, da poltrona, uma da janela em vôo etc.

    🙂

    • Rafael

      Tbm achei que faltaram fotos 🙁

  • Pedro

    Bom relato, mas podia ter colocado mais fotos.

  • Vinicius

    Qual o avião do trajeto Doha- BKK?

    • Thiago Castro

      Nos dois trechos é um 777.

  • William B

    Na verdade, 42 mil milhas na Gol dá até para emitir 7 passagens de ida e volta para Buenos Aires de ida e volta se comprar com alguma antecedência!

    • Daniel Matos

      hahaha Pois é. Eu comprei uma pra Buenos Aires por 3 mil milhas o trecho na promoção divulgada em junho aqui no MD.

      Excelente o relato. Um dia ainda voarei por esta companhia!

      • Henrique Canto

        Vocês têm razão, mas não sei se a conversão será 1:1.

  • Daniel Matos

    777-200

  • Mauro

    Pena que a notícia do jogo não foi muito boa…rs

    • Feliciano Martins

      Verdade! he he he.

      Seria melhor não ter perguntado.

      Valeu MD!

  • Theo Araujo

    tambem achei q faltaram fotos, tipo das poltronas, refeições, salas vip…

  • Sandro

    Viajei pra Buenos Aires de Qatar e não quero saber de outra. Tudo é ótimo nela. Uma dica que dou é para sempre comparar passagens pra BsAs com a Qatar e as nacionais, na grande maioria das vezes ela ganha no preço. Façam uma pesquisa pra BsAs para o fim do ano e comparem quem ganha.

    • RABUGENTO

      Executiva via Qatar para EZE partindo de GRU está por 15 mil Smiles a perna.

  • Daniel

    Ótimo relato. Especialmente agora que a Latam começa a oferecer vôos para o oriente e oceania. Entre uma cia e outra, tenho certeza que a Qatar deve dar de 10×0. Cheguei de Londres, para onde voei de executiva pela Tam e…que DECEPÇÃO. Especialmente em relação ao tratamento dado nos trechos entre BH e SP, tanto na ida quanto na volta. Apesar do bilhete na executiva e da existência de lugares diferenciados na aeronave que fez o trecho, fomos colocados em assentos comuns, sem qualquer prioridade no embarque ou no serviço. LAMENTÁVEL voar na nova Latão!

  • Diógenes

    ”A que o senhor quiser, cada passageiro está em um fuso diferente e portanto a escolha é do cliente!”

    A melhor resposta. Para quem trabalha com a prestação de serviços, o bom atendimento é tudo.

  • Lucas Pacheco

    Ja viajei pela Qatar e achei incrivel tambem.

  • Ana Cintia Cassab Heilborn

    Também fiz uma matéria sobre a minha experiência voando Qatar Airways para Buenos Aires em classe executiva. Como o vôo era bem curtinho, fiquei com aquele gostinho de quero mais!

    http://www.travelbook.blog.br/como-e-viajar-na-classe-executiva-da-qatar-airways-para-buenos-aires/