Como é voar na Brussels Airlines, a principal companhia aérea da Bélgica

Denis Carvalho 17 · setembro · 2012

Quem esteve na Bélgica após 2006 certamente já ouviu falar da Brussels Airlines. Desde a falência da Sabena, em 2001, ela passou a ser a principal companhia aérea belga. Criada a partir da fusão entre as companhias SN Brussels Airlines e Virgin Express, ela é parte do grupo Lufthansa e da Star Alliance e tem como base principal (hub) o aeroporto de Bruxelas (Brussels National), contando com uma frota de 50 aeronaves e 66 destinos. Nosso leitor André Rozenbaum fez um voo de Londres a Bruxelas com a companhia e fez uma avaliação de sua experiência para o Melhores Destinos. Conheça um pouco mais sobre a Brussels e conheça essa ótima opção para fugir das low costs europeias.

 

 

Introdução e Compra

Voei pela primeira vez com a Brussels Airlines no mês passado. Vim originalmente de São Paulo (Guarulhos) até Londres (Heathrow) com a TAM, a qual recomendo bastante, mas que já foi retratada em outros posts do Melhores Destinos. Na realidade não escolhi voar de Brussels. Como emiti a minha passagem por milhas, a TAM e Brussels foram as opções mais fáceis em termos de logística para o meu caso.

Como disse, não comprei minha passagem, mas dando uma olhada rápida no site da Brussels,  eles me pareceram bem organizados e que o pagamento através de cartão de crédito e débito é bem fácil. Simulei uma compra até a parte do cartão e me pareceu tudo muito tranquilo, ao contrário da Ryanair que você tem que olhar todas as letras miúdas para não comprar nada sem querer.

A Brussels é uma companhia relativamente nova (2007), mas que já se consolidou bastante, pelo menos no mercado europeu.  Alem dos voos regionais, ela também realizada voos internacionais para os Estados Unidos, alguns países da África e do Oriente Médio.  A companhia inclusive  já  faz parte da Star Aliance.

Creio ser importante dizer que a Brussels não é uma companhia Low Fare no estilo da Easy Jet e Ryanair. Então, não espere por preços baratíssimos. As tarifas para a classe economica mais baixa estão ida e volta a partir de 99 euros. Bom também destacar que a Brussels voa principalmente para aeroportos principais. As companhias de Low Cost normalmente voam para aeroportos que ficam absurdamente longe das cidades. Leve isso em conta quando for comprar delas!

Em qualquer dos vôos da Brussels você encontrará três classes:

a)      Light Economy – 1 mala de 23 kilos no Check-in e 1 bagagem de mão de 6kg – Tarifas a partir de 99 euros com taxas inclusas

b)      Flex Economy – 1 mala de 23 kilos no Check-in e 1 bagagem de mão de 12kg

c)       Business – 2 malas de 32 kilos no Check-in e 2 peças de bagem de mão totalizando 16kg

Eu fiquei na flex economy.

De acordo com o site da empresa, ela possui 3 tipos de porte de avião. Pequeno (até 100 passageiros), Médio (entre 100 e 200 pasageiros)  e Grande (mais de 200 passageiros). Ela possui:

a)      2 AIRBUS  A330-200 (230 lugares)

b)      5 AIRBUS  A330-300 (284 lugares)

c)       12 AIRBUS  A319 (141 lugares)

d)      4 AIRBUS  A320 (168 lugares)

e)      1 BOEING 737-300 (142 lugares)

f)       1 BOEING 737-400 (164 lugares)

g)      4 AVRO  RJ85 (82 lugares)

h)      12 AVRO  RJ100 (97 lugares)

i)        3 Bombardier   DH8-Q400 (76-78 lugares)

Pelo que eu entendi da minha conversa com a aeromoça, eles usam as opções A e B para voos de longa duração (acima de 5 horas), C,D,E e F para voos médios (entre 2 e 5 horas) e as opções finais G,H e I para os voos de até duas horas.

Check-in

Como estava em um trânsito, já tinha emitido meu check-in parcial no Brasil. Consegui despachar direto minhas malas até Bruxelas. Assim que cheguei a Heathrow, fui direito para a parte de trânsito. Antes, claro, tive que passar pela segurança, mas que não foi nada demais. Logo que cheguei na “zona de trânsito” fui diretamente ao guinchê da Star Aliance e emiti o meu bilhete do voo Londres-Bruxelas. Não tive que enfrentar nenhuma fila e os atendentes foram extremamente atenciosos e dedicados.

O voo estava marcado para 17h50 e às 17h10 a equipe da Brussels já estava fazendo o pré-boarding. Após apresentarmos os nosso bilhetes, ficamos esperando em uma salinha separada dos passageiros das outras companhias. Exatamente às 17h40 fomos para o avião. Descemos uma escada e logo estávamos entrando no avião.

Avião

Após o embarque, a impressão foi a melhor possível. Eu especificamente voei em um AVRO  RJ100, que  tem envergadura de 31 metros e alcança até 755km/h. A disposição de cadeiras é de 3 do lado direito e 2 do lado esquerdo. As três primeiras fileiras são reservadas à classe executiva. As três seguintes para a Flex Economy e as demais para e econômica normal (light economy).

Os espaço entre as cadeiras é excelente. Achei melhor inclusive do que o da TAM. Não sou muito alto, tenho 1,78m, e pude espichar as minhas pernas tranquilamente. Importante dizer que o espaçamento é igual para as três classes.

Os dois únicos fatores dentro do avião que diferenciam a light economy da flex economy é o fato dos passageiros da flex receberem um jornal do dia, assim como um sanduíche e uma bebida não alcoólica a gosto (sucos, café, leite, refrigerante,…). Como estava com bastante fome, pedi outro sanduíche e fui prontamente atendido.

O avião me pareceu novíssimo, extremamente limpo e bem conservado. As duas comissárias de bordo responsáveis pelo voo  foram extremamente receptivas e muito simpáticas do começo ao fim. Como o trajeto era rapidíssimo (50min), nem deu tempo de decolar que já estávamos pousando.

Chegada

O voo foi super tranquilo, sem turbulências e foi até mais rápido do que o esperado. Ao invés dos 50 minutos previstos, durou só 40. Por essa razão, chegamos adiantados e tivemos que esperar 5 minutos até que o pessoal técnico do aeroporto de Bruxelas colocasse as escadas no elevador.

Minha passagem pela imigração foi extremamente rápida talvez pelo fato de eu ter um visto de estudante. De qualquer forma, todas pessoas passaram bemm rapido pela imigração. As malas chegaram bem e sem nenhum arranhão

Serviço de bordo

As quatro pessoas do staff (piloto, co-piloto e as duas comissárias) se comunicaram conosco em francês, holandês, alemão (línguas da Bélgica) e inglês. Não ganhamos nenhum tipo de acessório (travesseiro, manta, fone, etc) já que era um voo regional. Também por ser um percurso rápido, não havia nenhum tipo de entretenimento a não ser a revista da própria companhia e o jornal.

Refeições

Não há serviço de bordo gratuito para a Light Economy. Ele é pago e assim como outros voos dentro da Europa, é bem caro. Se estiver com fome ou sede, espere chegar em terra para comprar qualquer coisas. Como disse acima, voei de Flex Economy e recebi um sanduíche que apesar de parecer meio “xoxo” no início, mostrou-se uma delícia.

Dicas:

  • O Aeroporto de Heatrow é GIGANTESCO e para você chegar de um terminal a outro pode demorar um bocadinho (10 a 25 minutos). Então é importantíssimo ficar ligado no relógio para não perder o horário.  Para além dos já badalados free shops, há também excelentes lojas de todos os tipos que você possa imaginar. E um pouco mais além. Fiquei abismado com a loja que vendia exclusivamente whisky. Nessa loja, que tem um atendente indiano simpaticíssimo, é possível encontrar mais de 100 tipos de whysky do mundo inteiro. Dos mais ralés até coisas raras que podem custar até 10.000 euros. Peça com gentileza que algumas vezes o indiano pode deixar você experimentar alguma bebida rara! Hehe
  • Para quem vem a primeira vez à Bélgica, recomendo que pegue o trem logo abaixo do aeroporto. Assim que desembarcar, é só perguntar a qualquer policial que ele informará como chegar à estação de trem. Ela fica no nivel -1. Você consegue ir para qualquer cidade da Bélgica e algumas de fora.
  • Se você for passar mais do que cinco dias na Bélgica, recomendo fortemente que você compre o go pass. Esse passe dá direito a dez viagens de trem de qualquer ponto para qualquer ponto no país. E só custa 50 euros. Isto é, 5 euros por trecho. Aproveite! Esse preço é para pessoas de até 25 anos. Para quem é mais velho, creio que o preço é de 60 euros, se não em engano. Ainda assim vale a pena.
  • Fica ainda minha sugestão para que todos os clientes que tiverem milhas de alguma companhia da Star Aliance, que as passem para a TAP. Fui extremamente bem atendido e o pessoal de lá sempre está disposto a lhe atender no que for necessário. Recomendo fortemente!

Conclusão:

Recomendo o voo para quem estiver a fim de gastar um pouquinho mais! A Brussels Airlines é uma companhia excelente que possui aviões novos, em condições impecáveis e staff  fenomenal. Usarei ela facilmente se a tarifa entrar no meu bolso. hehe

Agradecemos ao André pelo excelente relato, que certamente vai ajudar muitos leitores em suas viagens pela Europa.  Já viajou com a Brussels? Deixe sua impressão nos comentários abaixo e ajude outros leitores! Se fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você também pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Daniel Matos

    Engraçado que no bilhete de embarque não vi nenhuma menção à companhia, só à Star Alliance.

    Mas foi um bom relato.

    Outra dica pra quem viajar a Bélgica é comer bastante chocolate e beber muita cerveja. Melhor lugar do mundo nesses 2 quesitos 😉

  • Vinícius Barr

    Ótimo relato, não conhecia a companhia!

    Mas esse modelo de avião parou de ser produzido em 2001, salvo engano, então ele não é tão novo assim…

  • Franklin

    Na Europa é comum quando fazemos check-in vir somente poucos dados da companhia aerea…viajei de Dublin a Lisboa..pela Air France…e o bilhete era da SATA com somente a referencia do voo AF bem minusculo.e esse aviao AVRO 100 é muito bom mesmo..viajei em um trecho Dublin- Paris…abraços

  • Pedro H

    "As companhias de Low Cost normalmente voam para aeroportos que ficam absurdamente longe das cidades. Leve isso em conta quando for comprar delas!"

    A easyjet, vueling, transavia entre outras só fazem voos para aeroportos principais!

    • JOAO GUILHERME

      Na vueling o pitch é apertado, mas eles realmente voam para aeroportos excelentes. voei de MAdrid (barajas) para Barcelona (BCN-Internacional) e depois voei de BCN para paris (Charle de Gaulle).

  • Pedro H

    "O avião me pareceu novíssimo,.."

    Só pareceu, porque esse avião parou de fabricar a uns 12 anos! hehehehe

  • Marcos Reis

    Adorei ver a cauda do avião da TAM na foto hehehehe

    • Daniel Matos

      Bem que ele disse que preferiu a Brussels pq a conexão seria mais rápida. Deve ter andado uns 20 metros pra trocar de avião. hauhauha

  • Alex Copenhagen

    Negativo Pedro H. Depende muito de qual cidade e país o vôo tem origem. Principalmente a Easyjet que costuma voar para todos os aeroportos da Inglaterra, dependendo óbviamente de onde o vôo teve origem. As vezes realmente não vale a pena pagar bem barato pela passagem, quando no final o gasto com transporte até a cidade será altíssimo!

  • João

    Eu voei pela companhia no mês passado e o cartão de embarque está da mesma forma, como o Franklin disse, na Europa é comum.

    Nos dois trechos que fiz, Florença-Bruxelas e Bruxelas-Madrid, está igual.

  • João

    Quando você fez esse voo?

    Eu comprei um voo Madrid – Paris / Paris – Madrid no final de junho para voar no mês passado e recebi um e-mail quinze dias antes do voo dizendo que havia uma taxa a mais para ser paga, um emposto da Espanha, que eu tinha duas opções, pagar ou reaver meu dinheiro.

    Eu escolhi cancelar a passagem e reaver o meu dinheiro.

    Isso ocorreu com você também?

    • Pedro H

      Isso foi para qq cia!

      O governo espanhol aprovou uma nova taxa e as empresas tiveram q repassar!

  • João

    Quando voei pela Brussels mês passado fiquei assustado, pois voei no mesmo modelo de avião que foi relatado e nunca tinha visto um desses, ele me pareceu bem antigo.

    Mas valeu, a viagem foi muito tranquila, fiz Florença – Madrid com conexão em Bruxelas.

  • Pedro H

    a easyjet opera sim nos aeroportos principais

    Paris Charles de Gaulle e Orly, Roma FCO Barcelona El Prat, Veneza Marco Pollo etc etc

    Londres tem 7 aeroportos. Ela voa pra 4. Um muuuito longe(Southend), que nem londres é, Voa pra Luton, Gatwick q ela mesma vende o onibus por 2 libras e Stansted. Ou seja ela só não voa para London Hill(que so serve para voo executivo) London City, por que nem aviões para oeprar lá ela tem, e Heatrow, que ok, é o mais perto, mais os demais tem ótimas ligações.

  • João

    Eu havia comprado bilhete para Madrid-Lisboa-Madrid para a mesma semana e a TAP não me mandou e-mail pedindo mais houvesse pagamento de uma taxa extra.

    Então não foi para qq companhia, só se a TAP não repassou a taxa para o cliente.

  • Andre Rozenbaum

    Verdade.

    O Avião, não é tão novo, mas estava bem conservado!

  • beto

    infelizmente minha experiência com a Brussels não foi tão boa.

    tá certo que foi num dia excepcional, quando todo o sistema de bagagens do aeroporto de Bruxelas pifou. mas o atendimento da Brussels foi errático: algumas pessoas foram avisadas no check-in que as malas poderiam não ir no mesmo voo que os passageiros, outras pessoas (como eu) não receberam essa informação.

    óbvio que minha mala foi uma das que não embarcou no voo… se a Brussels tivesse me avisado no check-in, eu teria tirado mais coisas da mala despachada e levado na bagagem de mão.

    quando chegamos no destino, metade das malas vieram e a outra metade (inclusive a minha) só no dia seguinte. ainda bem que tinha feito seguro que cobria ATRASO de bagagem também.

  • Max Macedo

    Mais dicas:

    Ainda não viajei, mas comprei um bilhete para o tomorrowland com mais de 6 meses de antecedencia. Meu relato vai para o porcesso de compra!

    Pesquise, pesquise e pesquise. O preço no site era 500 euros, consegui comprar no edreams.com por 130 euros. Lembrando que o site era o edreams.COM, a versao brasileira do site tentei comprar por vezes e nunca dava certo, sempre pediam para eu fazer o deposito numa conta estranha de um banco desconhecido. Depois de um mes a mesma passagem baixou para 99 euros, e hoje mesmo no edreams foi para 400 euros. Lembrando que essa empresa nao aparece como opção na maioria dos sites de busca, inclusive NENHUM site nacional dispoe de bilhetes dessa compania. Aguardem os relatos de voo.

  • Carol

    Olá,

    Gostaria de saber se a Brussels Airlines pede para apresentar o cartão que foi feita a compra no site. Vi que a Obéria pede. Gostaria de saber quais mais pedem. Fiz as minhas compras de passagem com o cartão do meu namorado, que nao viajará comigo. Estou querendo saber como faço se pedirem para eu apresentar o cartão de credito da compra. Serve se eu levar o cartão dele apenas? Ajudaria muito se alguem soubesse quais cobram a apresentaçao. Quero saber principalmente lufthansa, air france, city jet e brussels airlines.

    Obrigada galera!!

    • Carol, tudo bem? Para ter certeza e viajar tranquila o melhor é perguntar diretamente às companhias aéreas em que vai viajar, pois esse assunto é meio nebuloso e nunca se tem certeza se vão pedir em outros países

  • Aurelio

    No voo de Barcelona/Bruxelas não vi a hipótese de comprar bagagem pois a tarifa b. light economy permite apenas 6k na bagem de mão… alguém sabe se existe esta possibilidade ??

  • Paul W Dixon

    Gostaria que alguma empresa, talvez a própria Brussels, reativasse o vôo de GRU a Bruxelas. Fiz esta viagem na saudosa Vasp.
    Às vezes vou para Birmingham (UK) e a conexão em Bruxelas seria uma ótima opção – ou então o mesmo vôo poderia ir a Birmingham depois de Bruxelas, que seria melhor ainda. Afinal, nem todos que vão para o Reino Unido têm Londres como destino. (Além de Birmingham, poderia ter vôo para Manchester também)