Como é voar na Air Berlin

Redação 12 · agosto · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Quase toda grande companhia aérea tem em seu mercado doméstico uma concorrente menor mas valorosa. É assim com a TAM e a GOL, com a LAN e a Sky, Aeroméxico e Volaris e tantos outros exemplos mundo a fora. Hoje, o Melhores Destinos apresenta a Air Berlin, concorrente da gigante Lufthansa na Alemanha. Apesar de ter preços muito competitivos em comparação com a rival, a empresa não tem serviço de low cost e oferece muitos mimos aos passageiros que voam em um de seus 129 jatos para a malha de quase 180 destinos. Que o diga nossa leitora Kalynara Melo, que teve uma doce experiência com direito até a chocolate belga! Acompanhe: 

avaliacao-airberlin

A Air Berlin é a segunda maior companhia aérea da Alemanha e a sétima da Europa. Tem como sua maior parceira comercial a conceituada Etihad Airways, recém-chegada ao Brasil.
Além de em geral ter um custo inferior à Lufthansa, sua grande concorrente, faz parte da aliança de companhias aéreas OneWorld, o que permite acúmulo de milhas em grandes companhias como a British Airways e a LAN, dentre outras.

Compra

A compra é muito simples, feita através do site www.airberlin.com, inclusive com opção do português de Portugal. Havia duas bases tarifárias para o trecho que voei: a FlyClassic, que não inclui o despacho de bagagem, somente 8 kg de bagagem de mão, e a FlyFlex, que é bem mais cara, mas sem restrições de alteração de data, permitindo ainda o despacho de bagagem sem custo adicional.

No meu caso, comprar um bilhete de Frankfurt para Berlim na tarifa FlyClassic e pagar 50 Euros de adicional para despachar uma bagagem de até 23 kgs sairia muito mais vantagem do que até mesmo comprar um bilhete da gigante Lufthansa, ainda que eu pagasse a taxa de aproximadamente 9 euros cobrada para reserva através do site da própria Air Berlin.

Check-in

096

A simpática funcionária da companhia nos atendeu de forma muito cordial. Tentei despachar minha bagagem de mão juntamente com minha mala, pois ambas juntas não excederiam os 23 kg que eu havia pago no ato da reserva, uma vez que é mais barata a compra deste serviço via site do que no próprio check-in, no entanto, ela gentilmente me informou que, apesar de eu estar dentro da franquia adquirida, só poderia despachar um único volume.

095

Air Berlin

A marcação de assentos foi feita normalmente, pois no site a empresa é cobrada um extra aproximado de 15 euros, o que achei descabido apenas para reservar uma “janelinha”. Cheguei cedo, para evitar qualquer estresse, e tive minha janelinha sem pagar qualquer extra.

Ao seguir rumo ao embarque, mais um balcão “tira-dúvidas” da companhia que tem uma sala de espera exclusiva, com uma estante cheia de jornais do dia para os leitores, além de revistas.

Avião

As aeronaves me pareceram muito novas e é incrível como a companhia domina o aeroporto Tegel, o principal de Berlim. Para todos os lados só se vê aeronaves vermelhas, cor típica da empresa.

Air Berlin

Os bancos são em couro e reclinam relativamente bem. No mais, esteticamente é como uma qualquer companhia  em voos domésticos, ou seja, seis assentos por fileira (3 em cada lado).
A bordo foram servidos pequenos lanches, mas no final, o melhor: um chocolate em forma de coração com a marca da companhia, mas com total sabor belga. Simplesmente delicioso!

Air-berlin-voo

 

Conclusão

A Air Berlin tem um bom atendimento, aeronaves novas e é bem vista na Europa. Estando com um preço mais conveniente que a Lufthansa, sua maior concorrente, para mim é válido demais voar nela. Tem boas opções de horários e conta com sua forte parceira árabe, o que a faz disponibilizar ainda mais opções a seus passageiros, fora os mimos do embarque como as revistas oferecidas sobre vários assuntos e nas duas línguas: inglês e alemão.

103

 

Agradecemos à Kalynara por mais esta excelente avaliação, que certamente será muito importante para os leitores que estão planejando uma viagem à Alemanha e demais países europeus. E você? Já voou com a Air Berlin? Deixe suas impressões nos comentários! Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post. Não deixe de conferir também nosso Guia de Companhias Aéreas, com dezenas de avaliações e notas dos leitores.

Autor

Redação - Equipe Melhores Destinos