Como é voar na Air Berlin

Redação 12 · agosto · 2013

Quase toda grande companhia aérea tem em seu mercado doméstico uma concorrente menor mas valorosa. É assim com a TAM e a GOL, com a LAN e a Sky, Aeroméxico e Volaris e tantos outros exemplos mundo a fora. Hoje, o Melhores Destinos apresenta a Air Berlin, concorrente da gigante Lufthansa na Alemanha. Apesar de ter preços muito competitivos em comparação com a rival, a empresa não tem serviço de low cost e oferece muitos mimos aos passageiros que voam em um de seus 129 jatos para a malha de quase 180 destinos. Que o diga nossa leitora Kalynara Melo, que teve uma doce experiência com direito até a chocolate belga! Acompanhe: 

avaliacao-airberlin

A Air Berlin é a segunda maior companhia aérea da Alemanha e a sétima da Europa. Tem como sua maior parceira comercial a conceituada Etihad Airways, recém-chegada ao Brasil.
Além de em geral ter um custo inferior à Lufthansa, sua grande concorrente, faz parte da aliança de companhias aéreas OneWorld, o que permite acúmulo de milhas em grandes companhias como a British Airways e a LAN, dentre outras.

Compra

A compra é muito simples, feita através do site www.airberlin.com, inclusive com opção do português de Portugal. Havia duas bases tarifárias para o trecho que voei: a FlyClassic, que não inclui o despacho de bagagem, somente 8 kg de bagagem de mão, e a FlyFlex, que é bem mais cara, mas sem restrições de alteração de data, permitindo ainda o despacho de bagagem sem custo adicional.

No meu caso, comprar um bilhete de Frankfurt para Berlim na tarifa FlyClassic e pagar 50 Euros de adicional para despachar uma bagagem de até 23 kgs sairia muito mais vantagem do que até mesmo comprar um bilhete da gigante Lufthansa, ainda que eu pagasse a taxa de aproximadamente 9 euros cobrada para reserva através do site da própria Air Berlin.

Check-in

096

A simpática funcionária da companhia nos atendeu de forma muito cordial. Tentei despachar minha bagagem de mão juntamente com minha mala, pois ambas juntas não excederiam os 23 kg que eu havia pago no ato da reserva, uma vez que é mais barata a compra deste serviço via site do que no próprio check-in, no entanto, ela gentilmente me informou que, apesar de eu estar dentro da franquia adquirida, só poderia despachar um único volume.

095

Air Berlin

A marcação de assentos foi feita normalmente, pois no site a empresa é cobrada um extra aproximado de 15 euros, o que achei descabido apenas para reservar uma “janelinha”. Cheguei cedo, para evitar qualquer estresse, e tive minha janelinha sem pagar qualquer extra.

Ao seguir rumo ao embarque, mais um balcão “tira-dúvidas” da companhia que tem uma sala de espera exclusiva, com uma estante cheia de jornais do dia para os leitores, além de revistas.

Avião

As aeronaves me pareceram muito novas e é incrível como a companhia domina o aeroporto Tegel, o principal de Berlim. Para todos os lados só se vê aeronaves vermelhas, cor típica da empresa.

Air Berlin

Os bancos são em couro e reclinam relativamente bem. No mais, esteticamente é como uma qualquer companhia  em voos domésticos, ou seja, seis assentos por fileira (3 em cada lado).
A bordo foram servidos pequenos lanches, mas no final, o melhor: um chocolate em forma de coração com a marca da companhia, mas com total sabor belga. Simplesmente delicioso!

Air-berlin-voo

 

Conclusão

A Air Berlin tem um bom atendimento, aeronaves novas e é bem vista na Europa. Estando com um preço mais conveniente que a Lufthansa, sua maior concorrente, para mim é válido demais voar nela. Tem boas opções de horários e conta com sua forte parceira árabe, o que a faz disponibilizar ainda mais opções a seus passageiros, fora os mimos do embarque como as revistas oferecidas sobre vários assuntos e nas duas línguas: inglês e alemão.

103

 

Agradecemos à Kalynara por mais esta excelente avaliação, que certamente será muito importante para os leitores que estão planejando uma viagem à Alemanha e demais países europeus. E você? Já voou com a Air Berlin? Deixe suas impressões nos comentários! Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post. Não deixe de conferir também nosso Guia de Companhias Aéreas, com dezenas de avaliações e notas dos leitores.

Publicado por

Redação

redacao

  • Titobosco

    show de bola! queria ver um como é voar na TAROM.

    • A tarom nao tinha falido.??

      • Titobosco

        Nao que eu saiba. Pelo menos no site dela tem ofertas. Tenho alguns amigos na Romenia e a curiosidade de saber dos serviços é grande.

        • ops, eh real, tito….confundi com a tarom com a malev, que era a cia de bandeira da hungria e fechou em fevereiro de 2012.

  • Vitor

    Voei com eles na época em que eram low cost, sem mimo nenhum, o banco não reclinava, a aeronave era meio velha, mas era tão mais barato que as outras opções da rota (SAS, Lufthansa, Norwegian) que não tive do que reclamar. Bom ver que eles melhoraram o serviço sem abusar do preço.

  • Filipe Augusto

    MT bom Post!

  • Tb já viajei de Air Berlin este ano de Berlin para Estocolmo e não tique qualquer problema, foi bem tranquilo. Boa companhia c preços bem interessantes!

  • Infelizmente a AirBerlin está em uma crise enorme por causa desses preços baixos que eles praticam. Acompanho o jornal Die Zeit e sempre há uma matéria sobre isso. Essa parceira com a empresa árabe é uma tentativa de sobreviver.

  • Dênis Colli

    Excelente relato!
    Parabens!

  • Precisamos ficar mais de olho nas companhias aéreas menores. Tem excelentes oportunidades de viajar barato e com conforto.

  • Luis

    Eu não entendo. Nas cias européias vc paga pra despachar bagagem, você paga pra marcar poltrona, você paga pra isso, pra aquilo e logo logo vão cobrar pra respirar. Aqui no BR você tem tudo isso free (exceto serviço de bordo) e o povo reclama como se não houvesse amanhã. Veja bem não estou defendendo nenhuma cia aérea, sequer o Br.
    Abs.

    • Vitor

      Aqui elas também cobram por isso, a diferença é que não sabemos o quanto estamos pagando,

      • André França

        Eu que o diga, Manaus-São Paulo, 1200 “reals” com a TAM, com esse preço você compra DUAS passagens com a Insel air de Manaus para Curaçao.

    • Não pagamos, mas os preços absurdos dos voos domésticos faz com que a ideia de cobrar por tais serviços se torne um abuso!

  • Ja tive a oportunidade de voar pela Air Berlin, de Berlin para Madrid, fazendo conexão em Palma de Malorca, na Espanha… Recomendo.. Fui muito bem tratado, as aeronaves são confortáveis e o serviço de bordo melhor do que muitas outras companhias aéreas..

  • Rafael Pina

    Já viajei na Air Berlin em 2011, de Berlim (Tegel) para Viena. Éramos 3 amigos. Foi muito parecido com a da leitora acima. Tirando o fato que no meu voo o piloto fez algumas manobras arriscadas que fez meu amigo que tem um certo medo de avião gritar que nem uma menina. Menos mal que ninguém entendia português. De fato, o chocolate no final compensa qualquer desventura, é simplesmente incrível.

    • Fred k. Chagas

      Hahahahha… Ah rapá neguim não entende português mas saca o que é um xilique! Que mico andar com esse sujeito…

    • HAHAHAHAHAHAHAHAHA queria ter visto essa cena! rs

  • JOHN PENNEY

    Gostaria de saber quando o Air Berlin vai entrar no mercado brasileiro de "low-cost, bom serviço". Estamos todos precisando.

  • Guispan

    Viajei pela Air Berlin em maio de Palma de Mallorca para Madrid. A passagem foi barata, a aeronave A320 novinha e o voo transcorreu normalmente, no horário previsto. Só que ao chegar em Madrid a bagagem da minha filha e mais meia dúzia de passageiros não chegou… Não havia nenhum funcionário da Air Berlin para ajudar. Ti vemos que reportar o desvio de bagagem no balcão da Iberia.e retornamos ao Brasil no mesmo dia sem as malas. Somente 48 horas depois recebemos um telefonema da Iberia informando que a bagagem estava disponível para ser recolhida no Aeroporto de Guarulhos. Solicitamos que as malas fossem despachadas para Campinas onde residimos, porém isso foi negado. A funcionária da Iberia alegou que estava prestando um favor, já que a Iberia não tem qualquer vínculo com a Air Berlin… Não houve jeito, tive que me deslocar até o aeroporto de Guarulhos para resgatar a bagagem. Assim, fica o alerta: se for voar pela Air Berlin torça para que sua bagagem venha no mesmo voo que você!

  • Tenho curiosidade de saber o "inverso": o que o pessoal lá de fora fala sobre as nossas companhias aéreas.

    • JOHN PENNEY

      Otima pergunta Gabriel.

      Eu viajo frequentemente na TAM dentro do Brasil, e devo admitir que raramente enfrentei serios problemas em mais de 12 anos. O pessoal de bordo e no balcão tem sido sempre muito agradavel e atencioso comigo. Agora a "comida', como em todos, é ruim e as poltronas deconfortáveis. Mas da para sobreviver duas ou tres horas de vo.

      Basicamente, TAM doméstico equivale a um "budget airline" tipo europeo. A unica diferença são os preços elevados das passagems cobrados pela TAM e as outras empresas nacionais.

  • Viajei com a Air Berlin de Berlim para Stuttgart em maio de 2011 e a experiência foi excelente. Voo pontual, tripulação cordial e ótimo serviço de bordo por um preço muito interessante. Recomendo.

  • @thyago_portela

    Voei de Berlin para Munich em abril desse ano e não tenho o que reclamar da companhia. Vale o quanto se paga… ainda mais pelo chocolate no final hehe

  • Viajei em abril de 2012 no trecho bari-Berlim. Essa enorme malha de vôos eh ótimo, pois pude ir da cidade de minha família, no Sul da Itália, direto para Berlim, sem ter de pegar o trem ou um avião para Roma e, so de la, pegar um vôo para Berlim

  • Luiz Oliveira

    Prezado suas informações nao estão corretas. Na tarifa flyclassic nao há cobrança de 50€ para despachar bagagem como voce informou. Nesta categoria ate 23 kg e gratuito. O pagamento de 50 € se aplica a bagagens acima de 23 kg ate 32 kg. Somente tem de pagar pelo despacho de bagagem no porão vôos na categoria justfly sendo o preco da bagagem online 15 € e no aeroporto 70 € e nao 50€ como informado.Meu caro nada adianta enviar um post com informações erradas !!! Nao ajuda os leitores e só os prejudicando. nao se aventure no terreno que voce nao tem conhecimento. Para os demais leitores segue o link com as informações corretas e completas. http://www.airberlin.com/site/landingpages/yourfa

    • Olá Luiz!!! Comprei o bilhete há mais ou menos 7 meses e voei em abril deste ano. Paguei 50 Euros pela bagagem na base tarifaria mencionada. De fato pode ter havido alteração, mas se houve, maravilha! Isso quer dizer que pagaremos menos, no entanto, tenho certeza da informação que repassei ao MD e que ocorrera comigo. Tenho certeza do montante que paguei. Abs

      • Como sugestão, seria interessante uma pesquisa sua mais aprofundada junto à companhia sobre regras anteriores, ou ainda, como é um bom pesquisador, pode querer ir além e contatar a companhia mencionando meu código de reserva 5GWJTZ ticket 745232231258701 voo AB6556 15 abril, portão E22 poltrona 18D para ratificar minha informação. Boa sorte!

      • Luiz Oliveira

        Prezada então você deveria ter informar quando fez a viagem e que estes valores se aplicavam para aquele período. Como foi colocado parece que é aplicável na presente data. A partir do momento que você escolheu tornar público o seu relato, você está aberta a receber criticas. Da próxima vez seja mais clara para não confundir os leitores.
        http://www.airberlin.com/site/landingpages/yourfa

    • Denis Carvalho

      Luiz, me perdoe a franqueza, mas faltou um pouquinho de humildade de sua parte! Querer confrontar as informações da Kalynara com informações da internet e ainda se posicionar dessa forma, francamente! O que ela escreveu em seu relato não foi uma pesquisa, ou informação, mas o que ela REALMENTE PAGOU quando comprou o bilhete! Acho que seria legal ser um pouco mais cauteloso da próxima vez, ok? Um abraço!

      • Luiz Oliveira

        Prezado Denis, se Kalynara pagou, foi enganada. Deveria informar que aqueles valores se aplicaram para abril de sabe lá que ano, também nao informou. Percebo que voce se ofende muito fácil e para mim humildade, como diz você, e admitir que a informacao dada foi errada ou incompleta. Tenho convicção que quem deveria ser mais cauteloso deveria ser voce e a kalynara nas informações postadas, completamente erradas. A final sao os leitores vão decidir quais informações tem mais credibilidade a do denis e da kalynara ou do site oficial da Air Berlim. Só a informação correta e comprovada interessa a mim e acredito aos leitores também. http://www.airberlin.com/site/landingpages/yourfa

        • Não estou ofendido não, mas achei desrespeitoso com a Kalynara, apenas isso. Acho que você não faz por maldade, só é um pouquinho desastrado com as palavras. Esse é o problema da internet, é necessário muito cuidado com a forma de se expressar para evitar equívocos. De todo modo, parece que houve uma mudança na política da companhia, pois quando a Kalynara fez a viagem a realidade era outra. Mas os posts de avaliação de companhias aéreas tem como finalidade relatar as experiências dos leitores e não fornecer dados sobre preços e condições, como fazemos em outros posts. Esses detalhes mudam e é necessário estar atento quando se vai fazer uma compra. Até mais!

          • Luiz Oliveira

            Agora entendi…..você e editor do melhores destinos…….por isto ta tomando as dores da leitora ……. e justificando as informações imprecisas do site. E aí nao da para discutir….voce nunca vai admitir o erro e ficar contra a sua empresa. Vou procurar novas fontes de informações mais fidedignas. Até !

          • Luiz, acho que você está certíssimo, se não confia no Melhores Destinos deve realmente parar de acessar o procurar uma fonte “mais fidedigna”.

          • André França

            São pessoas como este Luiz que faz com que muitos brasileiros tenham vergonha de brasileiro pelo mundo, que grosseria, a moça só está querendo ajudar, e as coisas mudam, hoje uma coca vale 6 reais, e amanhã quanto valerá?, É óbviooooo, volta pra selva que deve ser o seu lugar!

          • É isso ai, meu caro, OS VERDADEIROS LEITORES do MD eu defendo até debaixo d’água! Fale de mim, mas não fale deles, ok? Boa sorte na sua procura!

          • Nossa, fiquei impressionada como este rapaz é indelicado. Meu caro, o voo foi este ano, mas as companhias aéreas internacionais mudam como as brasileiras mudam sempre. Na época que viajei o trecho foi 49 Euros, hoje de fato não estão cobrando por bagagens, em compensação simulei o mesmo trecho e está em 89 Euros, digamos, a bagagem embutida. De fato acho que o senhor não compreendeu a ideia do Melhores Destinos, que tem ajudado milhões de pessoas a viajar bem e num custo legal. Acho que provavelmente o senhor deva viajar muito pouco ou não estar a par do mercado, que muda e se adapta com frequência, mas como o Denis falou, esses post é para ajudar os leitores a entender a experiência de outros leitores, não para dizer que a companhia vai se portar eternamente do mesmo jeito. De qualquer forma, entendo suas palavras como um mero pedido de socorro porque a pessoa perder tempo em "peitar" terceiros na internet é porque está precisando mesmo de ajuda. Me desculpe todos que não concordam comigo, mas é meu humilde entendimento. Abs

  • Gustavo

    Já voei pela Airberlin 8 vezes, inclusive no mês de Julho na rota Berlin-Frankfurt. E posso afirmar que para mim é sem dúvida a melhor Cia Aérea da Europa hoje. Não é só na Alemanha que ela domina…quando tiverem que voar na Espanha optem por ela, pq. já fiz os trechos: Sevilha-Palma de Mallorca e Mallorca-Barcelona, e mesmo neste trecho de 20 min. ela é show. Coitada da Lufthansa….não tem comparação.

  • Daniel

    Muito cuidado com a Air Berlin! Acabo de voltar de um mochilão de 20 dias sem a minha mochila cargueira… Já no final da viagem, no trecho Tegel x Budapeste, a Air Berlin SUMIU com a minha mochila. Já se passaram 6 dias e até agora não localizaram a mochila… Nem resposta de email eu recebi.

    Procurem no google sobre o histórico da Air Berlin com sumiço de bagagens… Irão encontrar um caso em que o avião decolou sem NENHUMA bagagem despachada…

    Continuo na luta para reaver a minha mochila…

  • Rafa

    Também só tenho elogios à Air Berlin. Fiz o trecho Copenhagen-Berlin/Tegel. O voo é curto, mas queria que tivesse durado mais, porque foi tão bom!! A tarifa que eu comprei nao me dava o direito de reservar assento. Mas quando fui fazer o check in, a atendente me colocou na janela, na fila da saída de emergência. Na fileira atrás de mim, nao havia ninguem e do meu lado tampouco! o aviao na verdade nao era da Air Berlin, era da Nikki Airways. Nao sabia que o voo seria operado pela Nikki, mas foi ótimo, o aviao era um Embraer, com configuraçao 2×2 (a melhor, na minha opiniao). Foi um voo muito tranquilo! Deram o pacote de batatas fritas com bebida durante o voo. E no final, tinha um comissario segurando uma cesta com chocolates (peguei 2 rsrs). Excelente companhia e preço justo. Foi mto melhor que o voo que fiz com a Lufthansa (Berlin/Tegel-Frankfurt). Recomendo muito! E pontua na Iberia! Em breve, pontuará também na TAM, pq a AB pertence à oneworld, se não me engano

  • Murilo

    Voei hoje com a Airberlim e achei bem ruim. Fui péssimamente atendido quando tentei despachar as bagagens por uma funcionária da companhia que, antes mesmo de ouvir o que eu queria gritou: você está atrasado. Não pode embarcar. Mas eu não estava atrasado. Cheguei 3 horas antes do voo. Mesmo assim, ela não mudou seu comportamento e continuou sendo rude. Disse que o check in para aquele voo não tinha ainda se iniciado, que eu tinha esperar e que ela não sabia quanto tempo. Houve atraso de mais de uma hora para a saída do avião. No mais, o avião é novo e limpo. É uma opção para quem precisa economizar, mas eu nunca mais voo com essa companhia. Achei lamentável o tratamento dispensado. Totalmente desrespeitoso.

  • André França

    Oi murilo, concordo com você, tive 02 voos com eles, e achei também o pessoal bem grosseiro e antipático, sabemos que os alemães tem uma fama de “calor humano zero” mas enfim… me trataram muito mal também.