Como é voar na Aeroflot

Denis Carvalho 7 · março · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A companhia estatal russa Aeroflot ocupa papel importante na história da aviação mundial. Fundada em 1923, ela foi a empresa aérea oficial da União Soviética e na década de 1980 chegou a ter mais de 11 mil aviões e helicópteros, já que toda matrícula СССР na União Soviética era de sua propriedade. Com o fim do regime socialista, a companhia foi dividida em mais de 400 empresas e passou por uma imensa reformulação. Hoje, sobraram apenas poucos jatos russos Tupolev, que aos poucos são substituídos por Airbus e Boeings, incluindo a encomenda de modernos A350 e 787 Dreamliner. Nosso leitor Luciano Rego fez um voo de Moscou a São Petersburgo com a companhia e aprovou a nova fase da Aeroflot, com aviões modernos e ótimo serviço de bordo. Acompanhe: 

Reservas e Acompanhamento

A reserva foi feita pelo próprio site da Aeroflot (www.aeroflot.ru). Como não entendo o idioma, troquei para a versão em inglês. Para mim o site foi de fácil manuseio. No ato da escolha da passagem há várias categorias de passagens e o preço aparecia em dólares, e não em rublos, o que ajudou também. Depois de efetuada a compra, eles mandam um e-mail com os dados e códigos do voo. Tudo muito tranquilo.

Check-in
O check-in foi feito no Aeroporto Internacional de Sheremetyevo. É um dos três aeroportos internacionais que têm em Moscou (os outros são Domodedovo e Vnukovo). Não havia ninguém na fila da Aeroflot. Foi muito tranquilo. A atendente pediu os passaportes, etiquetou as malas,
nos deu a passagem e fomos liberados.

Embarque
O embarque inicialmente também foi tranquilo. Passamos pelo controle de segurança. Tivemos que tirar sapatos, cinto e tudo dos bolsos, passar pelo raio X e depois por uma revista manual. Eles são muito preocupados com a segurança, ainda mais depois do atentado ao Aeroporto de Domodedovo. Fui encaminha do a um ônibus (semelhante aos da Infraero) em direção ao avião. Quando todos estavam acomodados o comandante pediu paciência pois o avião estava com algum problema e o técnico estava a caminho. Esperamos uma hora dentro do avião até que decidiram trocar de aeronave. Voltamos ao saguão e aguardamos. No fim, o voo saiu com duas horas de atraso.

Voo
O avião era novíssimo. Bancos em couro. Muito confortável. O espaço entre as poltronas era um pouco maior que o espaço que tem na TAM ou na GOL. Há classe executiva em voos domésticos na Rússia, mas fui de econômica mesmo, já que o voo era de 1h20. O voo foi extremamente calmo, mas as pessoas estavam tensas pela troca anterior de aeronave. O tempo bom na Rússia também ajudou na tranquilidade.

Alimentação
A alimentação na Aeroflot é muito boa. Veio um sanduíche de peito de frango muito bom, bem temperado, acompanhado de suco e coca-cola. Após isso foi oferecido chá e café para todos. Considerando um voo curto, a alimentação foi adequada.

Entretenimento
Não havia. Nem telas individuais, nem telas coletivas ou rádio. Antes do avião decolar tocava uma música ambiente (chegou a tocar Garota de Ipanema, em português. Bateu uma saudade hehe), mas assim que o avião decolou o silêncio se fez na aeronave. Havia uma revista da empresa e um catálogo de vendas de produtos pela Aeroflot.

Curiosidades
Eu voei de Madri para Moscou pela S7 (Siberian Airlines) e digo sem sombra de dúvidas que a Aeroflot é superior, em todos os aspectos. Desde a tripulação, ao tratamento mais atencioso ao passageiro até a alimentação.

Conheci o Aeroporto Internacional de Domodedovo e Sheremetyevo em Moscou. Dão de  mil  a zero em qualquer aeroporto brasileiro. Raramente peguei filas (graças a Deus, porque o russo simplesmente não respeita fila). Os dois aeroportos têm uma estrutura muito boa. Já o Aeroporto
Internacional de Pulkovo, em São Petersburgo, é horrível. Parece uma rodoviária mal cuidada. Para uma cidade do porte de São Petersburgo é absurdo aquilo. Mas parece que estavam reformando lá.

 

Agradecemos Luciano pelo ótimo relato. As fotos que ilustram esta avaliação foram gentilmente cedidas pelo leitor Marcelo Vitorino, que também aprovou os serviços da companhia: “Sempre ouvi muitos questionamentos aos servicos da Aeroflot, especialmente dizendo que os aviões são muito velhos. Entretanto, minha experiência foi o contrário. Tanto no trecho Bruxelas-Moscou quanto Moscou-Tóquio e respectivos voos de regresso, as aeronaves eram novíssimas, especialmente novas mesmos.  O serviço de bordo foi adequado, incluindo a refeição vegetariana que pedi no momento da compra dos bilhetes, ja desconfiado que eu nao fosse gostar do menu russo”, disse.

Quer fazer a avaliação de alguma companhia aérea? Entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe