Como é voar no A380 da Air France, o maior avião do mundo

Redação 22 · julho · 2013

O Airbus A380 é o maior avião de passageiros do mundo e faz a alegria dos apaixonados por aviação mundo a fora, mas continua sem voar para o Brasil devido à falta de estrutura em nossos aeroportos, apesar de companhias como EmiratesLufthansa e Air France terem demonstrado interesse em voar para cá com o gigante dos ares. Enquanto isso não ocorre, podemos conhecer um pouco da experiência de voar no A380 pelo relato de nossos leitores, como o Daniel Gomes, que aproveitou uma promoção postada aqui no MD e voou de Paris a Nova York no jato da Air France. Acompanhe sua experiência e saiba como é voar no A380 da companhia francesa:

avaliacao-a380-air-france

Olá colegas do Melhores Destinos! Gostaria de compartilhar uma das melhores experiências que ocorreram comigo e minha esposa: em fevereiro de 2013 voamos num A380 da Air France no trecho Paris – New York. Tentarei passar as minhas impressões sobre essa viagem.

Voo AF023 – New York – Paris (operado com A330) – 12/02/2013
Voo AF006 – Paris-New York (operado com A380) – 18/02/2013

Compra dos Bilhetes

Em outubro estávamos planejando as nossas férias nos Estados Unidos, quando num “belo” dia o MD publicou uma promoção arrasadora (considero que foi a melhor de 2012), que era passagem SP – Paris passando pelos Estados Unidos, podendo ter stopover na ida e na volta por apenas R$ 1.650,00 aproximadamente. 

Quando vi esse anúncio não tive dúvida e comprei os bilhetes no mesmo dia para garantir a promoção. O que marcou foi que a ida e/ou a volta poderia ser num Airbus A380. Fiz questão de escolher o voo que fosse com ele… Não consegui pegar a ida, mas a volta garantimos no maior avião do mundo.

A ida
Como o voo era codeshare com a Delta (voamos de Delta de São Paulo para New York), fomos orientados a despachar as nossas bagagens no terminal da Delta em New York. Isso acabou causando um grande transtorno, pois as nossas bagagens foram extraviadas. A Air France opera em outro terminal no JFK. Bom… mas isso não estragou a nossa viagem.

SAMSUNG

O voo New York – Paris foi num A330 que, tirando o aperto da classe econômica (apertado mesmo para a minha altura de 1,80m), o serviço de bordo e entretenimento achei muito bom. No jantar foi servido queijo Brie e também champagne e vinho aos passageiros da classe econômica.

DSC02068

O fuso horário deixa qualquer um maluco, pois Paris está 6 horas à frente de New York. O voo saiu de New York às 16:45hs, com duração de 7 horas e chegou no Charles de Gaule às 6:45hs.

DSC02071

Extravio das bagagens

Vale esse registro. Despachamos duas malas no JFK e as duas foram extraviadas. A minha foi entregue no hotel em Paris no dia seguinte à nossa chegada. A da minha esposa foi entregue em São Paulo no dia 22/02. Detalhe: estava intacta, sem nenhum objeto danificado ou subtraído. A Air France reembolsa até 100 euros para compra de roupas e objetos de higiene pessoal. Efetuamos as compras desse produtos em Paris e após chegarmos em São Paulo, enviando os comprovantes de despesas e a Air France nos reembolsou rapidamente.

DSC02073

Ficam as dicas:

– Despachar a mala no terminal da Cia. Aérea que irá viajar;
– Se for viajar com mais de uma pessoa, misture as roupas nas malas, pois em caso de extravio de uma mala, ainda tem roupas para duas ou mais pessoas;
– Guarde todos os comprovantes de despesas pois serão exigidos para o reembolso.

A volta no A380
Aproveitamos os seis dias que ficamos em Paris e a volta seria um show à parte, pois era no A380.
O aeroporto Charles de Gaule é um espetáculo: a começar que o passageiro tem a possibilidade de ir de Paris até ele por trem/metrô. Pagamos 1,70 euro por pessoa para ir até o aeroporto. E tem muitas pessoas que utilizam esse meio rápido e econômico. Entre a saída do hotel (que ficava em Bagnolet) até o Charles de Gaule demoramos uma hora, com duas trocas de trens, etc.

DSC02877

O embarque foi um pouco demorado devido à quantidade de passageiros. O A380 da Air France tem capacidade para 576 passageiros e o voo estava bem cheio. A configuração da classe econômica no piso inferior é 3-4-3.

DSC02869

O avião é novo, os monitores são individuais e tem entrada USB para carga de aparelhos celulares, etc, e tem uma câmera posicionada na cauda, que proporciona uma vista fantástica.

DSC02899

O mapa apresenta os horários de várias cidades mundiais e dia/noite nos países. O sistema de entretenimento é excelente com muitos filmes, programas, jogos, etc.

DSC02910

O espaço entre as poltronas é um diferencial, bem maior que no A330.

SAMSUNG

Devido ao tamanho do avião, as poltronas tem um espaço maior até a janela. As janelas são bem maiores que as dos aviões tradicionais.

DSC02918

Outro diferencial é a estabilidade da aeronave.

Conclusão
Lamento que os nossos aeroportos no Brasil não tenham capacidade operacional para receber esta aeronave. Percebemos o quanto é necessário ter uma logística eficiente para um A380 pousar. O desembarque e retirada de malas é algo demorado e complicado devido à quantidade de passageiros. Mas foi uma experiência fantástica. A Air France tem um tratamento diferenciado aos seus clientes, tanto durante o voo quanto nos procedimentos relativos ao extravio da bagagem. Espero ter ajudado e contribuído com essas informações.

DSC02881

Agradecemos ao Daniel pelo excelente relato, que certamente será muito útil para vários leitores. Você pode ler nossa primeira avaliação do A380 da Air France e nosso post especial sobre o Airbus A380 em sua visita ao Brasil.

Publicado por

Redação

redacao

  • Greison Dias

    A câmera externa fica acessível durante o vôo?

    • Olá Greison, fica sim. Abraços!

    • Emerson

      Existem vários aviões de várias companhias que têm essa câmera externa onde vc acompanha o voo. Já vi isso em alguns boeings 777 de empresas como American, Delta e Air France.

    • Renato_Bauru

      Até a Iberia tem essa camera.

      • Fred K. Chagas

        e?

        • Renato_Bauru

          E é interessante e ajuda a passar o tempo.

  • Pedro Mello

    se vc pagou 1,70 no ticket voce andou ilegal no trem hehehehehhe
    o ticket de 1,70 so serve para a cidade de Paris.
    Para ir ao aeroporto custa uns 10 euros!! ainda bem que nao teve controlador heheheh

    • Marcia

      Exatamente o que estou pensando. Se tivessem pego eles, estariam super ferrados, a multa é alta! A passagem é 9,50!

    • Olá Pedro, achei estranho mesmo, pois na ida paguei quase 10 euros, mas na volta não teve nenhuma fiscalização. Abs!

  • Marcia

    1,70 euros para ir pro aeroporto? Não estava 9,50?

    • Verdade. de 2010/2011 para 2013 o preço do ticket aumentou em um 1euro. Saindo de 8,50 para 9,50. Não sei como você conseguiu passar nas catracas do aero. Enfim, ainda bem que não aconteceu nenhuma situação constrangedora. hehe

  • Bruno

    Fiz o mesmo trecho em fevereiro, porém infelizmente nao consegui voar no A380 e a volta de Paris foi uma escala maluca, Saindo de Paris com destinos a sao Paulo, com escalas em boston e Atlanta

  • Obaaaaa!!! O meu post foi colocado no ar… hahahahaha . Valeu MD!!!!

    • Nós é que agradecemos, Daniel, por compartilhar o relato com a gente!

      • Denis,

        Estou completando esta semana uma viagem ida e volta GRU-Charlotte, no novo voo da US Arways. Estou fazendo um relato para o melhores destinos. Como faço para mandá-lo?

  • "O desembarque e retirada de malas é algo demorado e complicado devido à quantidade de passageiros. Mas foi uma experiência fantástica."

    No exterior a demora se torna uma experiência memorável, fosse no Brasil estariam criticando aeroporto e governo. Muito engraçado. hehehe

    • Eu entendo que nesse caso a demora deu-se pelo tamanho do avião, e não como no Brasil, que dá-se pela falta de infra dos aeroportos…

  • Olá Bruno, enquanto vc está de férias tá valendo… Agora quando vc está voltando pra casa é outro papo… hahaha… mas que demorou, demorou… rs

  • Samuel

    Fiz este vôo no sábado passado com o A380. Valeu a experiência!

  • Luiz

    Pagou 1,70 até o CDG, sorte sua q nenhum fiscal te parou amigo….. Pq se te parassem ia ter uma grande dor de cabeça!!!!
    Fiz o trecho de Washigton ate Paris com o A380…. melhor voo que já fiz.!!! E foi uma promoção aqui do MD!!!

    • Sergio

      € 1,70 até o aeroporto? Impossível, algo errado ai!

  • Cara, a gente deve ter se esbarrado pelos aeroportos. Eu tbm fui pra Paris via Nova Iorque dia 13/02 e voltei dia 18/02 pra Atlanta. Depois eu fui pra California passei uns dias lá e voltei pro Brasil dia 25/02. Eu também aproveitei a dica de passagem do MD e foi uma viagem top-top. Valeu MD!

  • Ricardo

    Muito bom, um dia terei o privilégio de voar num A380

  • Parabéns mais uma vez ao MD e ao nosso amigo Daniel Gomes pelo seu relato. nos dá um panorama desse gigante dos ares, que venha logo o A380 ao Brasil!!!!

  • Fred K. Chagas

    DANIEL, como sempre acho super bacana o pessoal procurar ajudar aos demais quanto à experiência de voo em novos aviões ou incomuns companhias. E, igualmente, é uma ideia muito boa do MD publicar essas experiências. Agora… cara, numa boa, ir viajar por uma companhia e despachar as malas por outra (?!?!) , em um terminal diferente daquele da companhia "certa" é querer que as malas sejam extraviadas… Te deram uma orientação (como vc mesmo disse) muito louca. Mas, de todo modo, tudo acabou bem. Mas foi muito esquisita essa decisão!…

    • Olá Fred, realmente "marquei bobeira" mesmo… Depois que despachei as malas percebi que tinha errado. Mas como foi orientação da equipe da Delta, achamos que não teria problema. Mas tudo vale como experiência… da próxima não caio nessa… rs Abs!

  • Excelente relato. Muito boa a dica de misturar as roupas nas malas … excelente dica..

    Abraços..

    At

  • nathalya

    Eu paguei 1,30euros para ir ao CDG, pelo RER B. Como comprei o pacote de 10 tickets.. saiu esse preço. Peguei o RER B na estação denfert rochereau e fui até o aeroporto. Passei por todas as catracas tranquilamente. Se algum fiscal me parasse, como estão relatando acima, eu ficaria sem entender.. rsrsr…

    • Hortega

      Pagaria multa sem entender….

  • Ricardo Formoso

    Parabéns ao MD. Conheci o site faz um 3 meses, e hoje sou um leitor assíduo. Já consegui boas ofertas por aqui. Viajo menos do que gostaria, mas assim que fizer uma boa viagem, certamente postarei aqui minha experiência. Parabéns ao amigo pelo relato da bela experiência em voar no A380.

  • Rafa

    Com 2 pessoas, é melhor pegar um táxi até o aeroporto. Fica um pouco mais caro, mas o conforto compensa. Questão de custo-benefício

  • Sergio

    Parabéns pelo relato! Mas fazer toda uma infraestrutura para talvez receber um A380 não é fácil. Primeiro porque até a chegada do A380, as pistas podiam ter 45 metros de largura, porém para receber o A380 é necessário alargar para 60 metros. Imaginem isso em Guarulhos ou no Galeão onde seria necessário interditar uma pista, causas grandes transtornos operacionais, atrasos, riscos e investir milhões para um avião que pode vir ou não. Fora o investimento em novas pontes de embarque, esteiras de bagagem, etc. Se estes aeroportos tivessem 3 pistas seria mais fácil, mas infelizmente eles não tem espaço pra isso porque as invasões já cercaram todo sítio aeroportuário. Mesmo assim essa adequação para o A380 deve ser planejada para ser feita da melhor maneira possível e não as pressas.

  • Carol

    Voei em um Airbus 380 duas vezes com a Emirates, de Dubai para Bangkok e de Tóquio para Dubai. O avião realmente é espetacular, a decoração da aeronave é bem mais luxuosa do que voa para o Brasil. Sem falar que ele é muito silencioso e me pareceu bem estável. Vale registrar, apesar de não ser o tópico, que até o serviço de bordo para aqueles lados (sobretudo refeição) é superior ao que acontece nos voos para América Latina.

  • Parabéns pelo relato.
    Só uma informação, vc poderia ter pago uma multa de 50 Euros por ter saido da area 1-2 do metro de Paris, e não ter comprado o ticket até o aeroporto. rs

    • Daniel Gomes

      Olá João. Obrigado. Realmente não foi por maldade ou querendo dar uma de esperto. As conexões nas estações foram sem problemas, passamos pelas catracas normalmente e não havia nenhum aviso ou explicação. Foi uma sorte mesmo não terem nos pego. Abs!

  • Diego Gatti

    Gostei da dica sobre a mistura das roupas… Coisa simples que ainda não tinha pensado. Talvez por não ter passado apuros de uma situação adversa. À propósito, gostei de ter visto minha Belém do Pará no monitor… Parabéns pelo relato!

  • Daniel Mansur

    Voei no A380 da Emirates entre SYD e AKL. Não vejo a hora de voar novamente!! Fiquei apaixonado por esse gigante dos ares!

  • Bem legal esse relato. Tive a oportunidade de voar no AF006 também, em fevereiro, e foi uma experiência única. O embarque no CDG foi tranquilo, apesar das filas para entrar na aeronave, achei bem organizado. Só o desembarque, no JFK, que achei meio complicado, mas não por culpa da Air France, foi devido à infeliz coincidência de o meu voo ter chegado um pouco depois de um voo de Casablanca, e estavam revistando todos os passageiros daquele voo, o que me fez ficar uma hora e meia na fila da imigração rs

    Só estou no aguardo de outra promoção da Delta para Paris a USD608, que nem ano passado, para eu aproveitar a chance de voar nesse gigante novamente!

  • Marcel

    Achei tão interessante o relato e tão boa a promoção que tive a curiosidade de buscar no site da Delta qual seria o preço fora da promoção anunciada pelo MD no ano passado!! E qual não foi minha surpresa que o trecho GRU-NYC-CDG-GRU (com uma semana em NY e uma semana em Paris) tá saindo por US$ 1184. Até não tá tão caro, neh!!?? E voando de A380 na ida e na volta!!

  • Um sonho voar no A380 que ainda vou realizar ! 1,70 de Paris para CDG?, vc é surtudo 2 x, uma pelo valor e outra por não ter sido pego !

  • Em 2011, voei no A380, no trecho Frankfurt – NY, operado pela Lufthansa. No embarque você já sente a diferença entre o super avião e outros aviões "normais". Eram três pontes de embarque, em três níveis diferentes: uma só para a primeira classe e business, e as outras duas para a econômica. Outra coisa que chama a atenção é a estabilidade do avião. Quase não senti a decolagem. Aproveitei para dormir durante a viajem, e acordei um pouco antes do pouso. Aí começou o meu problema: o avião desceu muito rápido (estava super alto e de repente, pousou). Meu organismo não entendeu muito bem essa mudança brusca de altitude e comecei a passar mal… Peguei os saquinhos para enjoo e fiz uso deles em solo… Mas é um avião enooorme, não dá nem para ver o fundo da econômica de tão grande que é! E o atendimento da Lufthansa também é muito bom!

  • Adriano

    Pagar 1,70 Eur no metro de Paris para ir até CDG acontece com os mais distraídos… Não tem muita fiscalização e algumas catracas ficam travadas abertas em algumas estações. Então se você estiver meio "distraído" passa sem perceber.

    Mas se pegarem você, você está encrencado, pois situação é bem constrangedora e a multa era de 30 Euros no ano passado. quando estive em Paris ano passado peguei uma dessas Blitz, e o que teve de gente multada… Sorte que eu estava com tudo certo..

  • jorge

    Parabéns pela reportagem, fiz uma viagem recentemente para
    Europa, no trecho Paris Amsterdan minha mala foi extraviada, fiquei sem roupas, a mala apareceu depois de 20 dias quando eu já estava no Brasil.

    • jorge

      foi com a Air France.

  • melissa b

    todo mundo encanado com 1,70 que o cara pagou..gente avaliem a experiencia deem opinioes legais sobre o post ou mesmo criticas mas todo mundo falando a mesma coisa fica um saco mesmo.

    • Valeu Melissa…hahahaha

    • Noely

      Nossa Melissa você leu meu pensamento? Estamos falando do A380 é o pessoal se atendo a um engano no ticket de metrô? Sim seria constrangedor, sim pagaria uma multa, sim foi por engano. Será que podemos voltar a experiência de um mega avião ou a viagem de metrô até o aeroporto é o tópico e eu não entendi????

  • Paula

    Muito legal o post, adorei!

    E concordo com a Melissa, todo mundo falando do valor que foi pago para o aeroporto, que foi errado, se a fiscalização pegasse, blá blá blá… Gente, que inconveniência, ele já entendeu! Não precisa ser repetido 546 vezes.

    Parabéns pelo relato, Daniel. Um dia viajarei de A380 também, se Deus quiser. 🙂

    • É isso ai Paula… Obrigado pelo elogio. Fica ligada aqui no MD que quando você menos esperar sai uma promoção dessa… Abraços!

  • melissa b

    podiam fazer um post sobre quanto se paga pelo traslado aeroporto city.kkkkkkk..ia dar pano pra manga..antes que me esqueça parabens.ate que enfim um relato cheio de fotos(faltam as vezes aqui)..descontraido…mas,o monitor lcd nao e touch screen?ou e um joystick?nao entendi .um aviao tao moderno nao usar este tipo de entretenimento seria meio que retrogrado.apesar de que touch screen ou nao a air france da um show em qualidade de som imagem ,variedade de filmes e programas.pra mim peca muito no conforto do assento.o que no a380 como vc disse felizmente muda.

  • Aprigio Nogueira

    É mesmo uma grande aeronave, espero voar um dia nela e, quem sabe, do Brasil para fora. Bom relato, mas, como outros já alertaram, o tíquete para o aeroporto a partir de Paris é de 9,50 euros. !,70 euros é o preço do metrô e somente dentro das áreas 1 e 2 de Paris.

  • melissa b

    huhum..rsrsrsrs..

  • Rita Cardoso

    Daniel!!!
    Parabéns pela matéria…super completa e com varias dicas importantes!!!
    Quanto ao valor de 1,70 gente…vamos lá né? Errar é humano e se a pessoa tivesse feito por sacanagem nem relataria…
    Vamos se atentar as dicas…super úteis…
    Um dia quero ter o privilegio de ter essa experiência…a aeronave é espetacular!!!
    Q orgulho deste meu amigo!!!
    Abs!!!

  • João Cláudio

    Olá Daniel, gostei muito do relato. A título de informação: a South African tem alguns A-340 que voam para o Brasil e tem 3 câmeras externas, uma na mesmo posição desse A-380, outra no nariz do avião; e outra na barriga do avião apontada para baixo, que funcionam durante todo o vôo, pouso e decolagem.
    Realmente o trem/metro de Paris para o aeroporto não custa só isso. Existe algumas linhas de trem, que se chama RER, que vêm de fora de Paris, passam por baixo da cidade, e continuam na outra direção para fora da cidade. Uma delas passa pelo Charles de Gaulle.
    Tenho um amigo que voou de Dubai para Pequim no A-380 da Emirates. Ele ficou maravilhado com a Executiva no 2º andar. Contou de uma bar enorme situado na cauda do avião e bebida liberada.
    Abraços!!!

  • Em qual site eu compro esse voo – SP – NY – NY CDG com o A-380, quero ir e não achei

  • haha já descobri, vou comprar para novembro

  • John

    As companhias aéreas costumam dar algum valor de dinheiro quando há extravio. No caso da sua esposa, o extravio foi longo e gera danos morais. Não se aplica a convenção de Montreal no Brasil, então não se preocupe: pode entrar na justiça e pleitear uma boa indenização. Nesse tipo de situação, o recomendável é comprar as roupas necessárias e depois buscar o estorno dos valores também judicialmente, junto com os danos morais. Extravio é inaceitável.