logo Melhores Destinos

Ela voltou! Como foi o voo inaugural da South African Airways de São Paulo para a Cidade do Cabo

Daniel Akstein Batista
01/11/2023 às 18:35

Ela voltou! Como foi o voo inaugural da South African Airways de São Paulo para a Cidade do Cabo

Chegar à Cidade do Cabo está bem mais fácil. A South African Airways inaugurou ontem (31/10) a inédita rota que liga diretamente São Paulo a Cape Town, um dos principais destinos turísticos da África do Sul. Estivemos no primeiro voo que decolou do Aeroporto de Guarulhos e contamos como foi para você!

A companhia aérea retomou os voos entre Brasil e África do Sul após um hiato de mais de três anos – a rota São Paulo – Joanesburgo foi cancelada no começo da pandemia, quando a SAA quase deixou de existir.

Com dois voos semanais, de terça-feira e sábado, a primeira rota escolhida foi justamente uma nova, para Cidade do Cabo. Já os voos para Joanesburgo voltam na próxima segunda-feira (6/11), às segundas e quintas-feiras.

Que legal ver a South African de volta ao Brasil!

Festa no aeroporto

Justamente por ser uma novidade, o primeiro voo ligando a Cidade do Cabo a São Paulo foi bastante comemorado. No Aeroporto de Guarulhos, funcionários do Consulado da África do Sul aguardavam ansiosamente pela aeronave, com bandeiras do seu país natal e também do Brasil.

Logo no voo inaugural o Airbus A330-300 chegou atrasado a Guarulhos. Mas nem mesmo o atraso de uma hora desanimou os funcionários do Consulado. E foi só o avião pousar para a cantoria aumentar de tom. Pouco tempo antes do embarque, o CEO da South African Airways agradeceu a presença de todos e cortou uma faixa na rápida cerimônia de abertura do voo. Senti falta do tradicional batismo em Guarulhos – a ‘chuva de água’ na aeronave só aconteceu quando ela saiu de Cape Town.

Certificado da febre amarela

Cheguei ao aeroporto bem cedo, quase 4 horas antes do voo. A fila para o check-in presencial e para despachar as malas estava bem tranquila e, mesmo já tendo realizado o check-in online antes, resolvi tirar uma dúvida com os funcionários.

Como é obrigatório apresentar o certificado de vacinação contra a febre amarela, queria saber se precisava mostrar o documento lá mesmo na hora do embarque ou ao chegar no destino. E as informações começaram a se desencontrar – por ser um voo novo, acredito que os funcionários ainda não estavam 100% certos.

Um deles afirmou que só era necessário apresentar o certificado em Cape Town, mas outro me orientou a pegar a fila para mostrar o documento. E depois soube que teve gente que não apresentou nem em São Paulo, nem na Cidade do Cabo. Enfim, o importante é você saber que é obrigatório sim ter tomado a vacina amarela e estar com o certificado internacional impresso – eles não aceitam no smartphone, por exemplo.

Embarque

Bom, depois do check-in e de toda a festa realizada pelos funcionários do Consulado pela chegada da aeronave, o embarque teve início apenas às 18h50 – o detalhe é que o voo estava previsto para 18h05.

Esse, no entanto, não foi o único atraso. Já com todos sentados em suas poltronas, o avião ainda ficou mais de duas horas parado – segundo o comandante, houve um problema no plano de voo que precisou ser solucionado. Com o problema resolvido, finalmente o A330 partiu do Aeroporto de Guarulhos, com mais de 3 horas de atraso e com vários assentos vazios.

Apesar de toda essa questão, os tripulantes estavam sempre solícitos e bem animados, e acredito que os passageiros curtiram esse primeiro voo de São Paulo para Cape Town – dois deles, aliás, curtiram mais do que os outros, já que a companhia aérea sorteou passagens aéreas para comemorar essa nova rota. Infelizmente não ganhei, mas valeu a experiência de ter participado desse momento.

Serviço de bordo e entretenimento

Como o avião não estava lotado, acabei trocando de poltrona para uma que não tinha ninguém ao lado. O espaço para as pernas é razoável, nada tão apertado (tenho 1,74 m). Mas, com o assento vazio ao lado, consegui ter mais conforto.

Foram servidas duas refeições nas quase 8 horas de voo, um jantar e um café da manhã – esse último, para mim, teve mais destaque, com uma fritata de legumes. Ressalto também a atenção das comissárias, que passaram várias vezes oferecendo bebidas – tinha até Amarula!

O sistema de entretenimento também conta uma boa seleção de filmes, séries, jogos e programação infantil, mas senti falta dos filmes dublados em português. Mas, como minha ideia era tentar dormir um pouco, acabei sem ver quase nada na tela.

A nova rota da SAA passa a ser uma das melhores opções para quem vai à África do Sul – a Latam também tem voos para Joanesburgo. A South African Airways, aliás, também oferece conexões com outros destinos, como Victoria Falls,  Whindhoek, Harare, Accra, Kinshasa e Abdjan.

Quer viajar para Cape Town ou Joanesburgo? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para acompanhar as melhores promoções de passagens aéreas. Em breve traremos também um review completo de como é voar para a Cidade do Cabo com a SAA aqui no Melhores Destinos e também no nosso canal do YouTube.

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção