Partiu Colômbia! Veja como foi o voo inaugural da nova rota da Gol a Bogotá
Partiu Colômbia! Veja como foi o voo inaugural da nova rota da Gol a Bogotá
Após quase 13 anos sem aterrissar em terras colombianas, a Gol retomou os voos para Bogotá na madrugada de hoje (01/04). O voo G3 8240 decolou às 00h04 do Aeroporto de Guarulhos e pousou às 3h29min (horário local) no Aeroporto El Dorado, na capital Colômbia. A viagem teve duração de 5 horas e 25 minutos.
Inicialmente, a frequência será de quatro vezes por semana, passando a ser diário em julho de 2024, na alta temporada. A Avianca e a Latam também operam voos diretos do Brasil para Bogotá.
Antes do embarque, ocorreu o descerramento da fita na frente do portão 268, na presença do CEO da Gol, Celso Ferrer, e do CEO da Avianca, Frederico Pedrera — ambas as empresas fazem parte do Grupo Abra. Junto à parceira estratégica, que opera trechos internos da Colômbia, a Gol espera que Bogotá sirva de porta de entrada para outros destinos turísticos, como Cartagena, Cali, Medellín e San Andrés.
Parceria entre a GOL e a Avianca vai permitir conexões domésticas em Bogotá para 22 destinos na Colômbia.
O Melhores Destinos acompanhou o voo inaugural a convite da Gol. Fique ligado que, nos próximos dias, vamos publicar um review completo no canal do Melhores Destinos do Youtube.
Voo inaugural da Gol para Bogotá
O voo ocorreu a bordo de um Boeing 737 MAX 8, que tem capacidade para 176 passageiros — poucos bancos ficaram vazios. Foi uma viagem muito tranquila: partiu com alguns minutos de atraso (o horário de decolagem em Guarulhos é 23h35), mas recuperou durante o trajeto e pousou 27 minutos antes do previsto.
Mesmo sendo relativamente curto para um voo internacional, teve duas refeições. Na janta, os passageiros puderam escolher entre carne com legumes ou massa com molho vermelho e queijo. Menos de duas horas depois, as luzes se acenderam para o lanche: um sanduíche de queijo e presunto ou queijo e tomate. Refri, sucos, água estão inclusos, inclusive na econômica, e, justamente por se tratar de uma data para celebrar, todos ganharam espumante também — mas não se anime, foi só no voo inaugural.
Esse tipo de avião não consta com tela acoplada aos bancos, mas, conectando-se ao wifi da Gol, era possível acessar uma boa lista de filmes e séries para assistir no próprio celular. Também dava para usar gratuitamente a internet para Whatsapp — para os demais usos, era necessário pagar.
Na chegada a Bogotá, funcionários do Aeroporto El Dorado saudaram os viajantes com bandeira do Brasil e um túnel improvisado com balizadores de pista, arrancando sorrisos de quem saía do avião ainda com cara de sono.
Na sequência, o mesmo avião partiu para o seu destino final, o Aeroporto Ezeiza, em Buenos Aires. O CEO da Gol destacou que o diferencial desse voo é justamente interligar essas três importantes metrópoles da América do Sul: São Paulo, Bogotá e Buenos Aires.
A Gol já operou a antes voos para Bogotá, era uma das operações herdadas na aquisição da Varig. Mas a rota havia sido desativada em maio de 2011.
Frequências e horários dos voos da Gol entre GRU e BOG:
Guarulhos (GRU) – Bogotá (BOG): segunda, quarta, sexta e domingo, às 23h35min. Passa a ser diário a partir de julho
Bogotá (BOG) – Guarulhos (GRU): segunda, terça, quinta e sábado, sempre às 23h45min. Passa a ser diário a partir de julho.