Japão libera solicitação e emissão de visto online para turistas brasileiros
Japão libera solicitação e emissão de visto online para turistas brasileiros
Brasileiros que querem visitar o Japão acabam de ganhar uma comodidade: poder solicitar o visto de turista pela internet! Antes, o procedimento devia ser feito no consulado ou na embaixada do país. Agora, se a entrada for autorizada, o viajante receberá a emissão do visto eletrônico.
A medida com o procedimento online é para os vistos de curta permanência, que podem ser solicitados pelo site Japan eVisa (em inglês), segundo o Consulado do Japão.
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas para viajar mais gastando menos!
Viajantes dos demais países e regiões que precisam de visto para entrar no Japão também serão beneficiados com a solicitação pela internet. Veja abaixo quais são:
- Emirados Árabes Unidos
- Reino Unido
- Canadá
- Camboja
- Arábia Saudita
- Singapura
- Taiwan
- Estados Unidos
- Mongólia
É importante dizer que os turistas que receberem o visto eletrônico terão que apresentar a autorização no aeroporto. Para isso, será necessário fazer o login no site do Japan eVisa pelo celular e mostrar o documento às autoridades. Capturas de tela, impressões do documento ou arquivos em PDF não serão aceitos para entrar no país.
Leia também
- Tokyo! Guia completo com todas as dicas para a sua viagem!
- Japão – informações essenciais para visitar o país!
Visto de turismo
O visto eletrônico em questão, de turismo e curta permanência, permite ficar no Japão por até três meses a partir do dia seguinte à data de emissão.
Uma informação importante é que, como regra geral, os vistos são emitidos em até 5 dias úteis após a apresentação de todos os documentos exigidos. De todo modo, é interessante se programar, pois o governo pode pedir documentos complementares e isso pode atrasar o procedimento.
Apesar da comodidade de poder solicitar o visto na sua casa e enviar todos os documentos pela internet, quem mora no Brasil ainda precisa ir até o consulado ou embaixada mais próximo para pagar a taxa do visto eletrônico em dinheiro, no valor de R$ 150.
Lembrando que visto que pode ser solicitado pela internet é o da modalidade de “entrada única”. Ele deve ser solicitado no máximo 90 dias antes da chegada ao Japão, portanto, é importante já ter sua passagem aérea comprada na hora da solicitação e informar seu itinerário no país.
As demais modalidades de visto continuam exigindo que a solicitação do documento seja feita na Embaixada do Japão ou Consulado Geral do Japão no país/região do turista. No Brasil, os órgãos estão em Brasília, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo (confira aqui os sites de cada um).
Outras dúvidas sobre o visto eletrônico podem ser esclarecidas na página oficial do governo do Japão.
Agradecemos a dica de conteúdo do leitor Thiago Santos.
O que achou da novidade? Já conhece o Japão ou tem vontade de visitar o país? Participe nos comentários!