Visto mexicano: consulado informa que não há prazo para solucionar instabilidade – saiba o que fazer
Visto mexicano: consulado informa que não há prazo para solucionar instabilidade – saiba o que fazer
Após semanas desde os primeiros problemas, a instabilidade no Sistema de Autorização Eletrônica (SAE) para entrar no México permanece. Em resposta ao Melhores Destinos, o Consulado Geral do México em São Paulo informou que, até o momento, não há nenhuma estimativa de quando o sistema de autorização gratuita retornará à normalidade.
“Pedimos aos interessados, que precisam da autorização, que realizem nova tentativa no intuito de obter a aprovação. Levem em conta ainda que o sistema de autorizações eletrônicas do Instituto Nacional de Migração (INM) do México continua com problemas”, orientou o órgão.
O visto eletrônico para parte dos turistas brasileiros tornou-se uma exigência, em dezembro de 2021, para entrar no México.
Desde junho, quando noticiamos a dificuldade para conseguir a autorização, muitos leitores do Melhores Destinos têm relatado problemas e prejuízos por causa da instabilidade.
Em meio a esse período de incertezas para viajar ao país, os leitores do MD também têm compartilhado, gentilmente, quando conseguem emitir a autorização eletrônica para entrar no México. Alguns contaram que, depois de muitas tentativas, conseguiram a emissão ao acessar o sistema durante a madrugada.
Não é possível ter certeza se a liberação eletrônica ocorrerá da mesma forma para todos, mas diante de tanta dificuldade, não custa tentar a sugestão.
Se depois disso não conseguir a aprovação, você vai precisar solicitar o visto físico de viagem — com custo de US$ 48 e várias exigências. Nesse caso, mais documentos são exigidos para entrar no México. (Veja abaixo os detalhes).
Mas já adianto, apesar dessa possibilidade de pedir o visto físico, nem mesmo esse processo pago é garantido. Muitos brasileiros têm protestado nas redes sociais do Consulado Geral do México por não conseguirem a autorização eletrônica e nem agendar o visto físico – uma grande dor de cabeça para quem se programou para visitar o país norte-americano.
Visto para entrar no México
Para evitar problemas nas viagens ao México, o consulado sugere que os brasileiros com viagem agendada ao país solicitem o visto pelo sistema de agendamento do governo mexicano.
Se o sistema de agendamento não permitir você prosseguir ou marcar um horário, significa que não há agendamentos disponíveis no momento.
O consulado ressalta que na terceira semana de cada mês habilitam-se os agendamentos do mês seguinte, por isso, recomenda que verifique a disponibilidade nesse período.
Qual é a exigência para entrar no México?
O governo do México tem exigido autorização eletrônica dos brasileiros que chegam ao país por via aérea. Chegando por mar ou terra, é exigido o visto físico. Entretanto, há exceções.
Não precisa da Autorização Eletrônica de Viagem os seguintes passageiros:
- Residentes permanentes no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, um dos países do espaço Schengen, da União Europeia ou da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru);
- Pessoas com visto de turismo vigente do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou qualquer país do Espaço Schengen.
Portanto, se você não se enquadra em nenhuma das duas hipóteses acima precisa da autorização ou do visto de turismo.
O Consulado Geral do México informou que a exigência permanecerá em vigor até novo aviso.
O que fazer para viajar ao México?
- Se tiver alguma viagem próxima: deve seguir tentando emitir a autorização (infelizmente, não há outra alternativa no momento);
- Se a viagem for mais para frente: vale a pena considerar solicitar o visto de turismo – veja aqui como solicitar.
Como não se sabe quanto tempo vai levar para normalizar o sistema e, até agora, o México não liberou ninguém da obrigação para embarcar, as opções são as seguintes:
- Comece a tentar emitir a autorização assim que der os 30 dias de antecedência da viagem;
- Abra mão da autorização e solicite logo o visto de turismo (essa também pode ser uma opção para quem tentar a autorização e não conseguir). Veja aqui como solicitar.
Atenção: com o problema, a tendência é que a demanda pelo visto de turismo para o México deva aumentar, então é aconselhável antecipar ao máximo o pedido do visto (se optar por esta solução).
E se não der certo?
Se você não conseguir viajar por conta do problema na emissão, converse com a companhia aérea, hotéis e outros estabelecimentos que tiver feito a reserva.
Embora eles não tenham a obrigação de alterar ou devolver qualquer valor antecipado, é sempre válido tentar sensibilizá-los explicando a situação, para tentar viajar em uma nova data ou até mesmo receber uma devolução.
Dependendo do caso, o seguro de viagem também ajudará nesse processo.
Como pedir o visto de turismo para o México? Veja passo a passo
Se não rolou emitir a autorização de viagem eletrônica de viagem, o caminho é pedir um visto de turismo, saiba como fazer:
1. Preencha o formulário do visto com uma fotografia recente, colorida e fundo branco. (Veja aqui)
2. Leve uma cópia e o documento original do seu passaporte vigente
3. Leve original e cópia de pelo menos um dos seguintes requisitos:
- Documentos que comprovem que conta com emprego e contracheque dos últimos três meses;
- Extratos bancários dos últimos três meses;
- Documentos que comprovem a posse de um imóvel.
4. O visto mexicano tem um custo de US$ 48 dólares, por isso, o valor em real varia conforme o câmbio, e deve ser pago por PIX.
5. No caso de estrangeiros, é necessário também apresentar original e copia do documento que comprove a estância legal no Brasil.
6. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais para realizar o trâmite de solicitação de visto. Caso algum deles não possa acompanhar o menor, deverá realizar uma procuração simples, com firma reconhecida, outorgando seu consentimento para a realização do trâmite.
Segundo o governo mexicano, os vistos aprovados são entregues no mesmo dia do processamento.
O visto de visitante é válido por 180 dias a partir da data de emissão para entrar no México.
As exigências para outros tipos de vistos podem ser acessadas no site da Embaixada Mexicana. Além disso, você pode tirar outras dúvidas sobre o visto mexicano no site do Consulado Geral do México.