logo Melhores Destinos

Visto australiano: confira como tirar passo a passo!

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
15/10/2020 às 16:45

Visto australiano: confira como tirar passo a passo!

O visto para a Austrália é necessário caso você esteja pensando em viajar a turismo para o outro lado do mundo. Preparamos um passo a passo explicando como tirar o visto australiano com todas as informações. Confira as dicas e prepare-se para conhecer o país dos cangurus!

Visto australiano

Desde 2012, os brasileiros podem solicitar o visto para a Austrália de turista pela internet, o que facilitou bastante e reduziu o tempo necessário. Com isto, o primeiro passo é se cadastrar no site do Departamento de Imigração, e depois escolher o tipo de visto, seja ele de turismo, estudo, trabalho, entre outros.

Depois disso, é necessário preencher o formulário de solicitação. O documento inteiro está em inglês portanto, caso você não domine o idioma, é importante pedir ajuda a alguém ou usar o Google Tradutor. Ao todo são oito páginas de perguntas sobre sua vida pessoal, tempo de permanência no país, motivo da viagem e etc. Ao término, você precisa esperar uma resposta de aprovação ou rejeição do visto por e-mail. É bem rápido e tudo feito online.

Para solicitar o visto online, é necessário se cadastrar no site do Departamento de Imigração

Para solicitar o visto online, é necessário se cadastrar no site do Departamento de Imigração

Valor do visto para a Austrália

Após preencher o formulário, é preciso efetuar o pagamento da taxa de visto. O valor pode sofrer alterações, mas até o momento custa 140 dólares australianos. A taxa precisa ser paga online e com um cartão de crédito internacional.

As paisagens australianas certamente são atrativos entre os turistas

As paisagens australianas certamente são atrativos entre os turistas

Documentos para tirar o visto australiano

Durante o procedimento você terá de enviar para o sistema eletrônico alguns documentos, que serão analisados na emissão do seu visto. São eles:

  • Formulário de solicitação preenchido e assinado
  • Cópia do passaporte na página dos dados pessoais
  • Cópia colorida do documento de identidade
  • Comprovante de rendimentos
  • Comprovante bancário

Além disso, é altamente recomendado que o solicitante tenha tomado a vacina contra a febre amarela. O procedimento é simples: basta se vacinar no posto de saúde de sua preferência e comparecer a algum escritório da Anvisa para emitir o certificado de vacinação internacional.

Visto Australiano de Visitante (Categoria Turismo – Subclasse 600)

O formulário contém oito páginas e é importante que as perguntas sejam respondidas com veracidade

Em quanto tempo fica pronto o visto australiano?

O tempo estimado para requerimento do visto é de 10 dias, mas há relatos de viajantes que tiveram aprovação em menos de 24 horas. A validade do visto pode ser de três meses a um ano, por determinação do próprio departamento australiano.

Quem tiver o visto aprovado recebe uma carta de notificação que explica tudo sobre a autorização para entrar na Austrália. Neste documento contém tempo de validade e requisitos para acesso ao país.

O visto não é impresso ou etiquetado no passaporte, ou seja, toda a autorização é feita eletronicamente. No check-in, a companhia aérea usa um sistema próprio, em que faz a confirmação e envia detalhes para o passageiro.

coala-sydney


E você, já tirou o seu visto australiano? Comente abaixo com a sua experiência e ajude outros leitores!

90 Comentários

  • Oscar Luiz da Silva Neto says:

    Só lembrando: não é obrigatório o cartão de vacinação de febre amarela para entrar na Austrália. É apenas “recomendado”.

    http://www.health.gov.au/yellowfever#12

    • Leandro says:

      Oscar, mas eles SEMPRE pedem na imigração. Minha esposa é australiana, vou pelo menos uma vez ao ano, e sempre me pediram. Nós moramos no Brasil, e pediram para ela também, mesmo sendo australiana, vindo do Brasil, a imigração só deixou ela entrar com a vacina – senão ficaria em quarentena…. A imigração australiana é mais severa que a americana…

      • Nelson Candeias says:

        lembrando a todos que o certificado da vacina só vale após 14 dias da data que você tomou a vacina. Isso vem impresso no certificado.

      • Cristiano Alencastro says:

        Estive lá em Outubro e não me pediram o certificado de vacinação contra febre amarela.(Entrei por Sydney). Mas eles são bem mais rigorosos que os Americanos sim, principalmente se levar comida.

    • paluzoid says:

      Em dez/2015 fui com a minha esposa pra AUS e realmente pediram pra gente a carteira de vacinação traduzida (eu soh tirei na mochila, o cara viu na minha mao, mas nem pegou nem abriu pra ler nada e deixou a gente passar)

    • Andrea Subversa says:

      Porém quando se chega lá o cara pede vacina de tudo e traduzida.

    • Fabio says:

      Considerando o texto que está no site do próprio governo australiano, ainda que eles peçam, eles vão ter que te deixar entrar: “If you are arriving in Australia from a yellow fever declared country but do not hold a vaccination certificate you will still be permitted to enter Australia without one”. Logo, se não deu tempo de tomar a vacina, creio que vale a pena imprimir a página desse site e com isso ficará complicado eles não permitirem a entrada…

      • Leandro says:

        Acho desnecessário correr esse risco…. A vacina aqui é de graça no posto de saúde e vale por 10 anos. A carteirinha que a gente tira na Anvisa tbm é grátis, já vem em PT-EN.
        Se o oficial de imigração pedir a vacina e você não tiver, vai mostrar a página impressa e criar caso na imigração? Eles podem te barrar a entrada mesmo assim…
        Como comentei a cima, minha esposa É Australiana, e vindo do Brasil pediram o certificado, na primeira vez ela não tinha e foi bem trabalhoso eles deixarem ela entrar… sendo estrangeiro, eles podem simplesmente bloquear a entrada…

  • Henry says:

    160 dólares por uma autorização de apenas 1 ano ????
    Viva o visto americano, de 10 anos…

  • Charles Barros says:

    Na cotação de hoje, 160 Dólares Australianos custa R$365,80. Não importa que a cotação é mais baixa que USD, o que realmente deve-se levar em consideração é que este valor é para apenas 12 meses!

  • Vicente Ribeiro says:

    Visitor Visa (600) ou eVisitor Visa (651) ?

  • Leandro L says:

    MD sempre mandando muito bem! Obrigado!
    *
    Dica: Site ta merecendo um upgrade, né? 😉

  • Mauro says:

    Bom dia!
    Uma duvida, vamos eu e minha esposa, tenho que tirar os vistos individuais?
    Uma conta para cada visto, ou dentro da minha conta faço os 2?
    Tem uma opção para viajar em grupo, esse opção, no caso, seria para o casal? Para que nós 2 possamos tirar juntos?
    Obrigado!

  • Laís Roani says:

    Fiz meu visto no começo de janeiro e no momento que paguei já recebi o visto por email, sem ter anexado nenhum documento, pois quando ia fazer isso já recebi o visto. Depois fiz pro meu namorado e o dele levou quase uma semana, sendo que depois de pagar anexei alguns documentos.
    A propósito, pra quem interessar, tem um documento da embaixada australiana no Brasil que traduz todas as questões do formulário, é bem útil..
    http://brazil.embassy.gov.au/files/bras/e600%20%20Mar%202014%20Translation.pdf

    • Manu Farenzena says:

      Boa tarde Laís,
      Você tem salvo esse pdf, pois tento acessar na embaixada e não está disponível. Se tiver gostaria que me enviasse no email manuela@exclusivavende.com.br Obrigada

    • Laísa Nunes says:

      Oi Laís, tudo bem? Estou passando por isso, o meu foi aprovado em segundos e o do meu namorado acabou de fazer 1 semana e ainda nao recebemos a resposta ainda. Quais documentos vc anexou? Pode me ajudar? Obrigada!

      • Laís Roani says:

        Oi Laísa. Como fiz o dele e o visto não foi recebido imediatamente, no dia seguinte já anexei alguns documentos, que foram passaporte, páginas do passaporte com carimbos e vistos (tínhamos Eua e Canadá), uma foto (usei a mesma do visto americano), identidade, e por último extrato de uma conta no nome dele. Não traduzi nada. Simplesmente fiz a digitalização. Indico que coloques tudo o que pode servir se base pra eles analisarem, passaporte, extratos, carteira de trabalho, matrícula de faculdade (se for o caso), bens que ele tenha aqui (casa, carro, etc).. boa sorte, espero que dê certo! Qualquer coisa pode escrever pra contato@relatosdeviagem.com

        • Laísa Nunes says:

          Acabei de anexar contas e extratos de cartao apontando o limite. Além de passaporte, documento de carro, moto. Agora é agaurdar. Do seu namorado saiu quanto tempo depois que você anexou os documentos?

        • Felipe Machado says:

          Oi Laís, conseguiu tirar o visto na época? Demorou quanto tempo para eles retornarem com o resultado?
          Obrigado!!!

          • Laís Roani says:

            Oi Felipe, consegui sim, o meu foi concedido imediatamente, quando terminei de preencher os dados e efetuei o pagamento já recebi o email com o visto. Fiz outra aplicação junto com a minha e essa levou umas 2 semanas pra receber o email com o visto.

          • Felipe Machado says:

            Pois é, acontecendo a mesma coisa com agente. Só que embarcamos dia 07/02. Estou com receio só desse tempo de envio deles. No pedido coloquei a data da viagem. Vamos aguardar….

      • Nina says:

        Olá td bem?É muito dificil conseguir ir para as Australia, no meu caso eu nao tenho como comprovar renda? serve somente o extrato bancario, e quantos meses de extrato eles pedem?

      • Felipe Machado says:

        Oi Laísa!!! Estou passando por situação semelhante… fiz o meu, chegou em segundos, e da minha namorada ainda não chegou ainda. O do seu namorado chegou em quanto tempo??

    • Riedson Baptista says:

      Olá Laís, você ainda tem o documento da embaixada australiana, pois o endereço está corrompido. Se tiver, gostaria que me enviasse no e-mail: riedsonb@gmail.com

  • paluzoid says:

    Uma dica eh que eles pedem alguns documentos com copia autenticada (no site da embaixada em portugues e no site do departamento de imigracao em ingles), mas qdo eu e minha esposa tiramos o visto em nov/2015, arriscamos enviar os documentos sem autenticacao e os vistos foram emitidos normalmente 1 semana depois (num eh nada, num eh nada, mas jah eh alguma economia em viagens caras neh hehehe).

  • Renata Rotundo says:

    Acabei de fazer o meu e do meu marido. São 2 contas independentes. 2 vistos e 2 taxas tb … Paguei AUD 135 cada. Abraço

  • Rafael Leite says:

    Estou tirando meu visto de Trabalho/Estudo, vou em agosto. Estão me cobrando 1600 reais! Todas as agencias de intercambio que fui cotaram o mesmo preço. Agora fiquei na dúvida, pq não vi nenhum questionamento a respeito.

  • Rafael says:

    Tirei meu visto australiano há aproximadamente duas semanas e não enviei toda a documentação que pediam. Primeiro preenchi todo o formulário e depois fui enviando os documentos aos poucos, sem pressa, de acordo com o que eu tinha em mãos (nada autenticado, só digitalizei os documentos mesmo). De repente o visto chegou! Super prático!

  • Lucas Senger Jacobus says:

    Apenas para complementar:

    Em 2013 fui fazer um estágio em um Hospital em Melbourne e no meu caso fo necessário o visto Business (Short Stay). Foi necessário preencher um formulário e enviar diversas informações à embaixada, além de exame médico. No final das contas, usei os serviços de uma empresa especializada em vistos. Em menos de 30 dias recebi o visto (levou esse tempo em função dos exames laboratoriais que me pediram, senão seria com certeza bem mais rápido). O chato é ter que solicitar um novo visto na prática a cada nova viagem.

  • Cristiano Alencastro says:

    Faltou falar que além das cópias dos documentos, devemos colocar os documentos que comprovem capacidade financeira para pagar a viagem. Mesmo como turistas.

    • Vanessa says:

      nossa, eu tava procurando isso pra aqui, no meu caso to no EUA como turista e quero aplicar daqui pra ir p la visitar, não trabalho estou a passeio, ainda assim tenho que comprovar através de que? nem tenho conta em banco nem nada!! 🙁 Mas vou tentar tirar mesmo assim, o visto vale pra 1 ano correto?

  • Cristiano Alencastro says:

    Eu fiz uma única conta para nós dois para gerenciar. Foram 2 taxas e 2 vistos.

  • Rodrigo says:

    Eu acabei de preencher o formulário, levei cerca de 90 minutos, ao final fiz o pagamento de AUD136, e 5 minutos após o pagamento o visto foi concedido e enviado para o meu e-mail, sem a necessidade de anexar quaisquer documentos. (visto de turismo para até 3 meses)

  • Tom Lobato says:

    Muito boa a matéria. FYI, meu visto foi concedido 30 minutos depois de submeter a aplicação, em 11/3/16.

  • Jorge Moura says:

    Fiz o processo agora (17/04/2016) e recebi o email com o aviso de concessão do visto em menos de 10 min.

  • pollyana ferreira says:

    Olá, vou tentar emitir o visto de turista (subclasse 600) para permanecer na Austrália por 6 ou 12 meses, vou ficar na casa de uma amiga que é professora na Universidade de Adelaide, e gostaria de saber se:
    1) para solicitar o visto de turista para 6 ou 12 meses eu preciso fazer o seguro saúde ?
    2) Sou dependente dos meus pais, eles precisam comprovar renda de quanto, aproximadamente?

  • Leo says:

    Olá pessoal, apliquei para o visto de turismo (classe 600) no dia 5/11/2016 e no dia 14/11 pediram determinados documentos, comprovantes de banco, carta da empresa, etc. no dia 17/11 enviei tudo como solicitado.
    So que ate hoje 07/12/2016 nao obitve nenhuma resposta delees, a pergunta é: e normal isto? posso ficar tranquilo? tem alguma coisa que possa fazer?
    Muito obrigado pela sua ajuda.
    Leo

  • Mariana Bonacelli Montelatto says:

    Bom dia pessoa,
    Uma dúvida, toda a documentação enviada pro visto precisa ser autenticada em cartório?

    Obrigada!

  • Vanessa says:

    No meu caso to no EUA como turista e quero aplicar daqui pra ir p la visitar, não trabalho estou a passeio, ainda assim tenho que comprovar renda através de que? nem tenho conta em banco nem nada!! 🙁 Mas vou tentar tirar mesmo assim, o visto vale pra 1 ano correto?

  • Olá Nicole, o processo está sendo feito todo online

  • Camille Panzera says:

    Oi, Nicole. Tudo bem?
    Eu já solicitei o visto online e foi bastante simples… em menos de 24h recebi o e-mail com a confirmação. Porém, não me lembro de ter adicionado documentos… muito menos traduzidos para o inglês. Será que não vale você entrar em contato com o consulado australiano pra tirar a dúvida?

    • Nicole Stark says:

      Olá, Camille! Agradeço pelas informações. Que rápido saiu o seu visto. Isso é muito bom!!!! Vou enviar a documentação sem tradução e aguardar manifestação da imigração. Se não aceitarem, vou procurar um tradutor juramentado. Mais uma vez, muito obrigada!

      • Camille Panzera says:

        Pois é, acho melhor você fazer desse jeito mesmo… ainda mais que você só quer visto de turista, nem é estudante (que realmente é mais complexo)… acho estranho ter que fazer tradução juramentada.

  • Daiane says:

    Oii Bya !!
    Então, os vistos de turismo para Austrália, geralmente são de 1 ano. Quando eu pedi o meu, informei minha pretensão de ficar até 3 meses, só informei as datas que irei viajar! Quando veio, veio de um ano a partir da data de aceite. Espero que dê tudo certo no seu quanto aos arquivos PDF, depois conta aqui pra gente!! Pretende ir quando? Boa sorte !! =)

    • Bya Amorim says:

      Oi Daiane! Pretendo ir em Maio se tudo der certo. Olha so uma duvida…Li agora que eles requerem exame de saude!! E que tenho que agendar o exame em Brasilia para atestar a veracidade das informacoes dadas em um formulario medico que eles pedem para preencher! Moro em Vitoria-ES e terei que viajar ate Brasilia para fazer este exame de saude ???? Eles informam que podera ter o risco de visto negado se eu nao fizer este exame! ”

      Note: If this person does not complete the required health examinations the visa application can be refused. ” Pedi um visto de TURISTA!

  • Juliana Silva says:

    Estou preenchendo o formulário de visto de turista e tem um campo que estou na dúvida. Poderiam ajudar?
    é o passo 2/ 20 “Dê detalhes de datas significativas nas quais o candidato precisa estar na Austrália

  • Laís Roani says:

    Oi Izabelle.. não lembro se a parte de anexar ficou indisponível.. mas se você já recebeu o visto por e-mail fique tranquila.. é tão prático que até assusta né.. Quanto a levar os documentos: não me pediram nada na imigração, mas não custa levar uma pastinha com documentos básicos.. No mais, boa viagem e aproveite a Austrália.. eu já to morrendo de saudades!

  • Karla Amaral Prado says:

    Vou viajar dia 18/12/2017 para austrália e volto no dia 02/03/2018. Qual é a melhor data para dar entrada para tirar o visto? Tem prazo de validade?

    • Daiane says:

      Oi Karla! Meu visto de turismo saiu em 12 dias.. mas já vi relatos de pessoas que levaram meses para serem aprovadas. Meu visto tem validade de 1 ano, a contar da data de aprovação.. acredito que seria válido se já iniciasse, para não correr risco 😉

  • Camila Salmória says:

    Há necessidade de anexar a passagem de ida e volta?? Eu ainda não cmprei a passagem por medo de não obter o visto!

    • Daiane says:

      Camila!! Quando eu apliquei, também não havia comprado.. fiquei na mesma situação que você! Logo depois que saiu meu visto, que fui atrás das promoções e comprei as passagens. “)

  • Daiane says:

    Tarcisio, mil perdões pelo atraso!! Essas alturas ja deve estar em terras australianas, não? Rs Na época quando fui anexar os documentos no próprio site da embaixada informava para nao anexar em pdf, mas pode ser que as regras tenham mudado!! Espero que ja esteja curtindo sua viagem!! =)

  • Sol Oliveira says:

    Boa noite, tenho uma dúvida.
    Como eu faço para anexar os documentos depois que eu paguei?
    Vou ao ImmiAccount , faço login, até aí tudo bem e depois?
    Onde mando as fotos, comprovante de renda,imposto e etc?
    Obrigada

  • Cris Hayashi says:

    acabei de completar o formulário de 20 paginas, agora eles pedem para mandar o documento no caso passaporte e comprovante de trabalho
    Tem que mandar traduzido para o inglês , como faço ?

  • Laís Roani says:

    Oi Thiago, quando fiz não autentiquei nada, só fiz digitalização mesmo, e o visto foi concedido em alguns dias.. mas isso já faz quase 2 anos, não sei se algo mudou de lá pra cá..

  • GESSICA Bastos says:

    Olá. Eu e meu namorado estamos querendo ir para morar, É muito difícil conseguir ou não tem essa possibilidade? . E se formos para ficar um ano temos que comprovar alguma profissão que vai exercer lá? Eu sou maquiadora E ele é bartender. É possível SÓ pagar o visto e viajarmos ?
    Quem puder conversar comigo e esclarecer melhor pelo email gessicabastos17@gmail.com agradeço

  • Neide Alessandra Sansão Périgo says:

    Olá pessoal! Boa noite! Vou fazer um curso na Austrália em Agosto e Setembro deste ano. Posso tirar o visto com quanto tempo de antecedência? Posso tirar agora, por exemplo? Obrigada.

  • Dre Lima says:

    Tem o visto gratuito na pagina eles, para visitante também. SUBCLASSE 651, sabem informar???
    porque tem o pago, e o gratuito, tanto para turistas visitantes.

  • Rodrigo Argentoni says:

    Oi Daiane, não entendi qual carta empresarial vc traduziu.

    Estou fazendo exatamento como vc fez, só não entendi essa parte, pode por favor, me ajudar?

    Obrigado,

    Abraços,

    Rodrigo

    • Daiane says:

      Olá Rodrigo !! Desculpe-me pela ausência! Estava com bug em meu e-mail e só vi sua pergunta agora .. eu fiz uma carta simples do trampo, onde informava meu cargo, tempo de casa, e o período que eu estaria de férias. Traduzi ela para o inglês (tradução comum) e pedi para o responsável assinar, e anexei aos documentos.

  • Pedro Geraldo says:

    Olá alguém que fez o visto recentemente pode dizer qual o tempo de validade que conseguiu?

  • Isadora Carvalho says:

    Tarcisioooo!!! Seu visto acabou saindo? Aconteceu a mesma coisa comigo e estou lendo alguns chats pra ver situaçoes parecidas mas em nenhuma se comenta se deu certo ou nao! Eu enviei os docs no dia 17/04 e eles tao me pedindo de 21 a 31 dias ate hoje que é 23/04 e faltam 26 dias pra minha viagem ??? to desesperada

    • Tarcisio Althoff says:

      Saiu sim. Eu enviei o pedido em 8 de março, eles me pediram vários docs em 17 de março, enviei dia 23 de março o que eles pediram, e em 20 de abril saiu o visto. Demorou mesmo… Mas minha viagem foi final de maio, acabou dando tudo certo. Boa sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *