Confirmado! Canadá vai facilitar o visto para brasileiros a partir de maio
Confirmado! Canadá vai facilitar o visto para brasileiros a partir de maio
A espera acabou! Na manhã desta quarta-feira o Governo do Canadá confirmou oficialmente que vai facilitar a entrada de brasileiros no país a partir do mês que vem por meio da eTA Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization). A medida entra em vigor às 10h de 1º de maio de 2017.
Quando vigente, o eTA possibilitará que brasileiros que já tenham tido o visto canadense nos últimos dez anos ou que possuam o visto americano válido não precisem solicitar novamente para um visto canadense. Para estas pessoas, o processo será simplificado e feito pelo site do governo canadense: bastará solicitar uma autorização pela internet e pagar uma taxa simbólica de 7 dólares canadenses. O perfil do viajante será analisado e, caso aprovado, será emitida a autorização, válida por cinco anos ou até que o passaporte expire.
A autorização é válida por até 5 anos e permite que pessoas viagem ao Canadá quantas vezes desejarem por curtos períodos (normalmente até 6 meses por viagem) para estudar, visitar, fazer negócios ou transitar por um aeroporto canadense. E olha que maravilha: em maior parte das vezes, os casos são aprovados em minutos!
Confira o vídeo que a Embaixada do Canadá publicou em sua página no Facebook:
A medida será também importante porque a maioria das empresas que voam do Brasil ao Canadá faz conexão nos Estados Unidos – American Airlines, Delta, United e a LATAM. Com isso os passageiros, que já precisavam do visto americano para fazer conexão, ficarão livres do visto canadense convencional.
Mas atenção! Os demais passageiros (que não tiveram visto canadense nos últimos dez anos ou visto americano válido) terão de solicitar o visto de turismo tradicional.
Informações rápidas
+ O website do Governo do Canadá, Canada.ca/eTA, é o único site válido onde viajantes podem solicitar um eTA. Tudo o que o viajante necessita é de um passaporte, um cartão de crédito ou débito e um endereço de e-mail.
+ Os viajantes com um visto canadense válido, assim como cidadãos dos Estados Unidos, incluindo cidadãos Americanos-canadenses, não necessitam de eTA.
+ Os cidadãos canadenses, incluindo aqueles que possuam dupla cidadania, não podem solicitar o eTA e precisarão de um passaporte canadense válido para voar para o Canadá.
Veja no quadro como serão as regras a partir de maio:
E aí? Agora que está mais fácil, ficou curioso para conhecer o Canadá? Então confira os guias exclusivos do Melhores Destinos de Toronto, Montreal, Otawa, Quebec e Vancouver!