logo Melhores Destinos

Como planejar uma viagem de carro segura durante a pandemia

Thayana Alvarenga
10/09/2020 às 5:59

Como planejar uma viagem de carro segura durante a pandemia

A pandemia da Covid-19 frustrou os planos de todos nós que tínhamos viagens marcadas para 2020, principalmente internacionais. Após meses e meses em quarentena, muita gente já não aguenta mais ficar em casa e, aos poucos, tenta retomar a vida com os devidos cuidados. O momento ainda não é o ideal para viajar, isso é fato, mas se você já se sente confiante para isso é importante tomar os cuidados necessários para que seja tudo o mais seguro possível. Nesse post fizemos um pequeno guia com algumas ações para evitar perrengues durante a viagem de carro!

1. Organize a viagem

A primeira coisa é estudar bem o seu destino antes de sair de casa. É importante buscar as informações mais importantes neste momento de pandemia: Existem restrições em vigor no destino? É necessário alguma medida específica para entrar, como comprovar hospedagem? Planejar é mais fácil do que parece e te permite organizar toda a programação de acordo com os seus gostos e horários. Além disso, não esqueça que há um vírus lá fora, portanto algumas atrações podem estar fechadas ou com horários e capacidade reduzidos. Neste caso o planejamento torna-se ainda mais fundamental. Verifique também que medidas de segurança foram adotadas pelos pontos turísticos do seu roteiro.

2. Prepare o seu carro para este tipo de viagem

Se você é como eu que entende pouco de carros, converse com algum amigo que entenda do assunto ou leve o carro direto a um mecânico – o que é mais recomendado por questões óbvias. É extremamente importante antes da viagem conferir se os principais itens estão ok: pneus, óleo do motor, água, freios, limpadores, faróis e bateria. Se tiver ferramentas que podem ser úteis em caso de apuros também não custa nada deixar no porta-malas.

Se seu plano é alugar um carro, verifique nos sites das locadoras quais medidas de segurança e protocolos estão sendo seguidos para a desinfecção dos veículos.

3. Entenda bem o trajeto

Dar uma olhadinha na rota que você vai dirigir antecipadamente para conhecer um pouco do caminho não custa nada e ainda pode te evitar de ficar com os olhos tão presos no GPS. Prefira caminhos que passem por cidadezinhas menores, que tenham pontos úteis como posto de gasolina e supermercado. Passar por estas cidades menores mais distantes pode ser uma boa opção para quem ainda não se sente tão à vontade e prefere evitar a estrada movimentada.

4. Não confie somente na tecnologia

A tecnologia é linda, mas infelizmente não dá para confiar de olhos fechados nela. Ainda mais na estrada quando ficamos reféns do GPS. Agora imagine a cena: Seu pacote de dados acabou e o mapa parou de atualizar. Você está no meio do nada e sem ideia de para onde ir. O que fazer? Por isso é muito importante antes da viagem baixar os mapas diretamente no celular para serem usados sem internet, o que vai te deixar um pouco mais em paz – o Google Maps permite isso e é uma mão na roda! Outra dica é repetir como faziam antigamente: levar uma versão do mapa em papel.

5. Verifique a previsão do tempo

Na semana da sua viagem comece a acompanhar a previsão do tempo da cidade que você vai. É essa informação, inclusive, que vai determinar quais são as roupas que vão na sua mala, portanto fique atento. As previsões podem mudar a todo instante, por isso é importante conferir novamente na véspera. Se houver tempestade ou ameaça de inundação, por exemplo, você provavelmente terá de reconsiderar a viagem. Caso tenha flexibilidade de datas, vale esperar uma normalização das condições climáticas para dirigir em segurança. Mas se você tiver MESMO que viajar, mantenha amigos e familiares informados.

Chuva forte chegando em praia de Florianópolis

6. Descansar é essencial

Dirigir cansado é uma das coisas mais perigosas e irresponsáveis que alguém pode fazer. Isso porque você coloca não somente a sua vida em risco e, sim, de todos no trânsito. Se você tem como destino uma cidade muito distante, planeje paradas a cada algumas horas só para dar aquela esticada nas pernas e descansar a vista. Quem estiver com você pode te ajudar revezando o volante também, o que é mais do que justo.

7. Tanque cheio sempre que possível

Dependendo do tanto que você pretende rodar com o carro, talvez não seja uma má opção manter o tanque relativamente sempre cheio. Que tal estabelecer um combinado de quando o tanque estiver na metade, por exemplo, parar novamente para abastecer e completar só por garantia? Postos de gasolina podem estar distantes um do outro – sem contar que nem todos funcionam até altas horas em dias normais, quem dirá na pandemia.

8. Itens extras que devem ir na mala

Nunca saia para uma viagem sem um kit de primeiros socorros, principalmente com crianças. Entre os itens da sua caixinha, sugiro colocar curativos, tampões, torniquete, tesourinhas, bandagens de compressão, além de remédios básicos, como para dor de cabeça, má digestão, enjoo… Em tempos de pandemia, vai que você não encontra com tanta facilidade uma farmácia aberta? Não esqueça de colocar no porta malas, só por garantia também, caneta, isqueiro / caixa de fósforos, rolos extras de papel higiênico (vai saber?), lanterna, bússola, e coisas assim.

9. Aproveite os banheiros quando possível

Muitos banheiros públicos podem estar fechados por causa da pandemia que restringiu horários de atendimento dos estabelecimentos, portanto se a oportunidade de usar o sanitário aparecer, aproveite. Alguns postos de gasolina ou restaurantes até podem ter banheiro, mas não são todos que deixam os clientes usarem.

10. Cuidados com a acomodação

Antes de reservar, a primeira coisa é verificar se a acomodação adota medidas de segurança contra a Covid-19. Se não, procure outro lugar. Geralmente essa informação pode ser encontrada nos sites dos hotéis ou redes sociais. Dependendo da hospedagem e de como você se sentir seguro, pode ser interessante levar seu próprio travesseiro e roupas de cama.

11. Em dúvida de para onde viajar?

Se você ainda não sabe para onde ir, uma boa alternativa é conferir os nossos posts especiais com sugestões de hospedagens bem interessantes para relaxar pertinho de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, SalvadorSão Paulo. Os lugares ficam a até 250 km das capitais e foram escolhidos a dedo para você descansar.

Sugestão de hospedagem pertinho do Rio de Janeiro


Lembre-se que se você está indo para outra cidade, o mínimo é respeitar as regras locais. Portanto se a máscara ou qualquer outro item for obrigatório, coloque. Falando em máscara, tenha sempre uma reserva nas suas coisas para o caso de perder a outra.

Se está nos planos cruzar a fronteira de algum estado mantenha-se informado, pois as restrições podem mudar a qualquer momento. E mais uma vez reforçamos: o momento é de ficar em casa para evitar a propagação do vírus, viaje somente se você estiver se sentindo seguro.

Não deixe de conferir nosso post especial com as informações de como está a reabertura dos principais destinos do Brasil!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção