United paga 10 mil dólares para passageiros trocarem de assento antes do voo
United paga 10 mil dólares para passageiros trocarem de assento antes do voo
Já imaginou receber R$ 45 mil apenas para viajar em uma classe diferente em um voo? Pois foi o que ocorreu com 10 passageiros da United Airlines no último fim de semana. Forçada a transferi-los da classe executiva para a econômica premium devido a uma troca de aeronave, a companhia ofereceu a cada um voucher de 10 mil dólares (cerca de R$ 45 mil na cotação de hoje) como compensação.
O caso ocorreu em um voo de Newark (Nova Jersey) para Honolulu. A rota seria operada em um Boeing 777 mas a companhia teve de trocar de avião no último minuto por um motivo desconhecido, então foi escalado um Boeing 767-300 para o voo direto de 11 horas. A nova aeronave não tinha poltronas de classe executiva suficientes para acomodar a todos. Com isso, a empresa ofereceu uma compensação substancial aos que estivessem dispostos a sentar-se em um assento de econômica premium.
“Que hora para estar vivo!”, comemorou o empresário britânico Joshua Browder no Twitter.
United offering 10 passengers $10,000 each for a downgrade from “business” to “premium plus” on a Newark to Honolulu flight today. What a time to be alive! pic.twitter.com/ZecZKAM2Gz
— Joshua Browder (@jbrowder1) February 23, 2020
“Ocasionalmente temos que mudar de aeronave no último minuto e, quando isso acontece, tentamos fazer a coisa certa e causar o menor impacto possível aos clientes”, disse Maddie King, porta-voz da United.
Embora na classe Premium Plus os viajantes não tenham poltronas-cama como acontece na executiva, a categoria oferece espaço para pernas, um kit de amenidades e opções premium nas refeições.
Políticas da United
A United começou a fazer mudanças drásticas em suas políticas de remuneração depois de chegar às manchetes em 2017 pela remoção brutal do passageiro David Dao, um médico de 69 anos que foi arrastado à força de um avião pelos policiais de Chicago. Após isso, a companhia esboçou uma lista de mudanças que incluíam permitir que os funcionários oferecessem até 10 mil dólares para incentivar os passageiros a fazerem alterações no caso de voos lotados.
Além disso, de acordo com o Departamento de Transporte dos EUA, as companhias aéreas são obrigadas a reembolsar a diferença de preço se um passageiro for forçado a fazer o downgrade para uma classe mais baixa.
E você, também seria voluntário para ganhar o voucher? Já recebeu alguma indenização de alguma companhia? Conte como foi nos comentários!