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Europa inaugura túnel para testar nova tecnologia de trens que podem chegar a 1.000 km/h

Duda Machado
06/04/2024 às 11:00

Europa inaugura túnel para testar nova tecnologia de trens que podem chegar a 1.000 km/h

Foi inaugurado na Holanda o túnel mais longo da Europa para testar a tecnologia hyperloop. O novo modelo de transporte promete reduzir o tempo de viagem entre cidades e países de forma eficiente e sem a burocracia das viagens aéreas, segundo os responsáveis. Estudos indicam que um hyperloop poderia alcançar até 1.000 km/h, mais rápido que um avião comercial.

Criado pelo empresário Elon Musk, o modelo ultrarrápido propõe um “quinto modo de transporte.’ O objetivo inicial era ligar as cidade de San Francisco e Los Angeles em apenas 30 minutos – tempo que venceria as seis horas de estrada ou uma hora de avião. Desde então, diversas empresas passaram a trabalhar em projetos para otimizar e colocar em prática a tecnologia.

Com a promessa de avançar na aplicação do modelo, foi inaugurado o mais novo túnel da Europa para testes. Ele possui extensão de 420 metros e é composto por 34 tubos interligados, com mais ou menos 2,5 de altura. De acordo com seus criadores, quase todo o ar é sugado para fora do túnel para reduzir o atrito com o veículo e ele é impulsionado por meio de ímãs a velocidades que podem chegar a mil quilômetros por hora.

O Centro Europeu Hyperloop é o responsável pelo projeto, e essa é a única instalação do mundo que apresenta uma “lane switch” (mudança de faixa), um túnel que se ramifica na via principal, permitindo aos cientistas testar o que acontece quando um veículo muda de rumo em alta velocidade.

“É necessário isto para criar uma rede. A mudança de faixa é uma parte divergente da infraestrutura, por isso uma parte vai, por exemplo, para Paris, a outra vai para Berlim”, disse o diretor do centro, Sascha Lamme.

Lamme prevê uma rede de 10 mil quilômetros de túneis hyperloop que cruzariam a Europa até 2050.

A empresa holandesa Hardt Hyperloop planeja realizar testes iniciais de veículos nas próximas semanas e o centro está aberto a outras organizações que desenvolvam qualquer aspecto da tecnologia. No entanto, os cientistas admitem que há um longo caminho até que a tecnologia esteja completamente pronta e ainda estão longe de testar com passageiros.

As operações de passageiros em grande escala deverão estar disponíveis até 2030, disse Lamme, provavelmente num percurso curto de cerca de cinco quilômetros – de um aeroporto a uma cidade, por exemplo.

Vale lembrar que outros países seguem na trabalhando na aplicação da tecnologia Hyperloop – ao exemplo da China, com a promessa de reduzir uma viagem de 1 hora para 15 minutos. Leia mais no post: Novo trem mais rápido do mundo poderá viajar a 1.000 km/h


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