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Incrível! Novo trem bala no Himalaia viaja em uma altura 7 vezes maior que a do Corcovado

Rafael Castilho
08/07/2021 às 9:48

Incrível! Novo trem bala no Himalaia viaja em uma altura 7 vezes maior que a do Corcovado

A China inaugurou a rota de trem bala mais alta do mundo. A nova ferrovia, que liga a tibetana Lhasa até Nyinghchi, tem mais de 400 km e trechos acima dos 5.000 metros de altitude – 7 vezes maior que o Corcovado no Rio de Janeiro! Uma grande obra da engenharia chinesa que já conta hoje com a maior rede de trens de alta velocidade do mundo.

A nova linha faz parte do projeto de ligar a cidade de Chengdu, na província de Sichuan, até a capital tibetana de Lhasa. O plano, que foi divido em três partes, já tem dois ramos prontos e a totalidade deve ser entregue em 2030. O mais desafiador foi aberto recentemente bem no meio da Cordilheira do Himalaia ao custo de 4,7 bilhões de euros (R$ 29,6 bilhões).

Com 435 quilômetros de extensão, 90% da linha é percorrida acima dos 3.000 metros de altura. Entretanto, em algumas localidades o trem passa aos 5.100 metros de altitude. Um recorde para qualquer linha elétrica no mundo.

A uma velocidade de 160 km/h, o novo trem reduzirá em mais de 30% o tempo de viagem entre Lhasa e Nyinghchi. Quando todo o trajeto estiver pronto a economia de tempo será bem maior. Hoje para percorrer de trem a distância entre Chengdu e o Tibete leva-se 48 horas. Quando os três trechos estiverem concluídos, a viagem será feita em 13 horas.

A construção da ferrovia no alto das montanhas levou 6 anos e foi repleta de desafios. São 47 túneis e 121 pontes ao longo do novo trajeto. “É como a maior montanha-russa do mundo. Com uma vida útil projetada de 100 anos, acredita-se que seja um dos projetos ferroviários mais difíceis de construir na Terra ”, disse Lin Shijin, engenheiro civil sênior da China Railway Corp. Entre as pontes está a de Zangmu, a mais alta e a maior ponte em arco do mundo com 525 metros.

Ponde de Zangmu

Além dos desafios logísticos e de construção, a China Railway desenvolveu um trem especial para percorrer o trecho em grande altitude. Para evitar desconforto aos passageiros, os vagões contam com jatos automáticos de oxigênio que mantêm os níveis em 23,6% (um pouco acima dos 21% registrados na atmosfera). Além disso, as janelas são revestidas com um material especial que protege os passageiros da alta exposição aos raios ultravioleta.

A China tem hoje a maior rede de trens de alta velocidade do mundo com 40 mil quilômetros. A expansão não para. A expectativa é que o país chegue em 2035 com 70 mil quilômetros.

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