Ataque hacker gera instabilidade em site e aplicativo da TAP e prejudica passageiros
Ataque hacker gera instabilidade em site e aplicativo da TAP e prejudica passageiros
A TAP Air Portugal foi alvo de um ataque hacker, na última quinta-feira (25/08). Em nota, a empresa garantiu que “os mecanismos de segurança da TAP foram prontamente acionados e os acessos indevidos bloqueados”, ainda informou que o problema não deve afetar a operação de voos da companhia e que uma equipe segue investigando a origem da invasão.
Por outro lado, não foi possível concluir se houve acesso indevido a dados de passageiros, “não foi apurado qualquer fato que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de clientes(…) O plano de contingência da TAP continua ativo e a companhia está a trabalhar em articulação com as autoridades com competências nesta matéria”.
Não é a primeira vez que a companhia portuguesa sofre um ataque como esse. Em fevereiro, a conta no Twitter da TAP foi invadida e várias mensagens foram publicadas – a empresa afirma que “desenvolveu já todas as diligências necessárias para proteger a sua conta que está de momento suspensa”.
Passageiros enfrentam dificuldades
Mesmo com a nota da companhia para tranquilizar os clientes, os efeitos da invasão ainda estão aí… A nossa editora do Guia de Destinos Monique Renne relatou a dificuldade que está enfrentando para acessar a reserva da passagem de uma viagem que tem de Salvador a Lisboa, no início de setembro.
Ela contou que quando abriu o aplicativo para checar as reservas, percebeu que não estava “logada” na conta. Ao tentar efetuar novamente o acesso, não conseguiu concluir a solicitação. “Tentei pelo e-mail, número de passageiro frequentes, pela conta do Google e sempre dava erro.”
Após inúmeras tentativas, Monique pediu a redefinição da senha, mas o e-mail de verificação também nunca foi enviado. Ela, então, decidiu pesquisar as passagens pelo número da reserva e foi aí que se preocupou de verdade porque nem assim o site exibia a página, dava o mesmo erro – ela achou que a passagem havia sido cancelada.
A última alternativa foi tentar visualizar entrando na conta por um daqueles e-mails que as companhias enviam sugerindo que os passageiros complementem a viagem – comprando bagagem adicional ou escolhendo um assento – só assim ela conseguiu visualizar a reserva e ficar um pouco mais tranquila. Foi quando acessou a página de “alertas e informações” da TAP que entendeu o que havia acontecido.
Pelo site, na versão WEB, também não está sendo possível acessar. Ao selecionar a a opção “gerenciar reserva” a página só carrega e não abre mais nada.
Além do relato de Monique, nós também recebemos uma mensagem de um leitor do Melhores Destinos afirmando não ter conseguido emitir uma passagem com milhas pelo site.
Nos canais oficiais da companhia, a resposta para quem os questiona sobre os problemas com o site e o app é a mesma que a informada no site: “A TAP foi alvo de um ataque cibernético, já bloqueado. A integridade operacional está garantida, pelo que não há qualquer risco para a segurança de voo. Não foi apurado qualquer fato que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de Clientes. O site e a app registam ainda alguma instabilidade. Lamentamos qualquer inconveniente e agradecemos a sua compreensão. Obrigada.”
O Melhores Destinos entrou em contato com a assessoria de comunicação da TAP no Brasil para saber se há uma previsão de estabilização das plataformas online, mas ainda aguarda retorno.
Mais alguém aí com problemas com os canais online da TAP?