logo Melhores Destinos

O seguro viagem do cartão de crédito tem cobertura para coronavirus?

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
30/12/2020 às 21:51

O seguro viagem do cartão de crédito tem cobertura para coronavirus?

Um dos benefícios oferecidos pelos melhores cartões de crédito pouco conhecido dentre os viajantes é o seguro viagem. O serviço é oferecido quando comprados a passagem aérea com o cartão e não há qualquer cobrança adicional. As coberturas e políticas de uso podem variar de acordo com a bandeira e categoria do cartão, mas no geral são bem similares. Com a gradual abertura das fronteiras, os brasileiros já podem viajar para 100 países e ter um seguro saúde é fundamental.

Mas o seguro viagem dos cartões de crédito oferecem cobertura caso o viajante adquira covid-19 durante a sua viagem? Atendendo ao pedido de leitores, procuramos as principais bandeiras de cartões para conhecer a política de cada uma, confira!

Cobertura do seguro viagem Visa, Mastercard, American Express e ELO para coronavírus

Coincidentemente, a seguradora por trás do seguro viagem das quatro principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil é a mesma, a AIG Seguros Brasil. Embora as cláusulas dos seguros dos cartões sejam similares, existem algumas diferenças na política de uso de cada um. O Melhores Destinos procurou as quatro bandeiras sobre o assunto e recebeu as seguintes respostas.

Cobertura do seguro viagem Visa para coronavírus

Em nota, a Visa informou que pandemias são geralmente excluídas dos benefícios de seguros, mas que, caso o portador de um cartão seja diagnosticado com a doença durante uma viagem, o sinistro deverá ser aberto normalmente e que cada caso será avaliado individualmente de acordo com as circunstâncias e condições do evento.

Ou seja, a bandeira não deixou claro se o seu seguro irá ou não cobrir as despesas decorrentes de tratamento médico em caso do passageiro ser diagnosticado com covid-19, alegando que irá avaliar cada caso individualmente.

Cobertura do seguro viagem Mastercard para coronavírus

Já a Mastercard, enviou o seguinte comunicado:

“Diante o contexto atual da pandemia, a AIG, empresa responsável pelos seguros dos cartões Mastercard, está em processo de readequação de suas coberturas no Seguro Viagem.”

A declaração dá a entender que, atualmente, o seguro não oferece assistência no caso de diagnóstico de covid-19, mas que a empresa estaria readaptando suas coberturas para oferecer no futuro.

Cobertura do seguro viagem ELO para coronavírus

Já a bandeira brasileira ELO disse que, no caso de epidemias e pandemias,  oferece assistência médica ao passageiro enfermo somente até o diagnóstico da doença. Como a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a situação do novo coronavírus como pandemia em 11 de março de 2020, o tratamento não está incluso no seguro viagem dos cartões ELO.

Cobertura do seguro viagem American Express para coronavírus

Também procurada, a American Express disse apenas que a cobertura para o tratamento ao covid-19 não está inclusa no seguro viagem oferecido para seus clientes.

O que diz a AIG Seguros?

O Melhores Destinos entrou em contato também com a assessoria de imprensa da AIG Seguros sobre o tema e recebemos a seguinte nota, similar a declaração da Visa:

“Diante do contexto atual da pandemia, a AIG está em processo de readequação de suas coberturas no Seguro Viagem”.

Espero que a seguradora esteja mesmo revendo suas coberturas e que muito em breve ofereceram assistência aos passageiros que contraírem coronavírus em suas viagens. Enquanto isso, é altamente recomendado contratar um seguro viagem que tenha essa assistência em suas viagens, principalmente internacionais.

Qual seguro viagem oferece cobertura para coronavirus?

Os produtos de seguro viagem geralmente não oferecem coberturas para eventos decorrentes de epidemias ou pandemias (risco excluído nas condições gerais). No entanto, para se adaptar ao novo normal, a Allianz Travel fez uma atualização em seu produto válida para novas apólices contratadas a partir de 16/10/2020. A mudança garante aos segurados cobertura para o atendimento médico e hospitalar caso você detecte estar com Covid-19 durante sua viagem.

Para apólices contratadas anteriormente à atualização realizada pela Allianz Travel, ou seja, até 15/10/2020, os atendimentos de coberturas e serviços seguirão as condições gerais vinculadas à apólice contratada naquele momento.

Leitores do Melhores Destinos tem um desconto exclusivo de 30% para a compra do seguro viagem da Allianz utilizando o cupom MELHORESDESTINOS e, volta e meia, surgem ofertas com descontos ainda melhores, fique ligado!

Caso opte pela contratação de outro seguro, fique sempre atento se o seguro cobre os eventuais gastos de uma infecção pela covid-19. Vale também pesquisar a reputação do seguro e se ele conta com uma rede global de atendimento antes de contratar.


Veja também: