logo Melhores Destinos

Rio Quente Resorts – como é se hospedar no maior complexo de águas quentes naturais do Brasil

Duda Machado
20/05/2024

Rio Quente Resorts – como é se hospedar no maior complexo de águas quentes naturais do Brasil

Se você está procurando um destino acolhedor, quentinho e muito divertido, acabou de encontrar! Rio Quente, cidade que está a 26 km de Caldas Novas, possui esses atributos e muito mais! Hoje eu vou te contar como foi a nossa experiência de hospedagem no Rio Quente Resorts e dar a letra de tudo o que você precisa saber para uma viagem perfeita a esse destino, desde os detalhes sobre os hotéis, até os valores. Bora pra Rio Quente comigo?

Rio Quente

Fundada na década de 1960, a antiga Pousada do Rio Quente foi pioneira na região das águas termais de Goiás. O local nasceu com um hotel de madeira com apenas 20 quartos e pequenas piscinas e hoje se tornou um complexo de turismo e um dos grandes pontos de interesse do Centro-Oeste brasileiro, inclusive, dando nome ao que mais tarde viria a ser uma cidade.

Ao contrário do que muita gente pensa, Rio Quente não pertence a Caldas Novas. Tudo bem, tudo bem, Caldas abrigou a região até 1988, mas depois da construção e sucesso da tradicional Pousada do Rio Quente e, mais pra frente, a criação do Rio Quente Resorts, houve a emancipação do município.

Rio Quente resorts

Hoje, a cidade vive do turismo – e não é à toa, esse é o único lugar no mundo com nascentes de águas quentes que brotam do solo por um processo geotérmico natural, sem a presença de vulcão ou aquecimento artificial. Foram justamente as águas quentinhas que fizeram com que a região se tornasse uns dos polos turísticos mais importantes do país.

Você sabia que esse aquecimento geotérmico das rochas é único no mundo todo?

As águas das chuvas penetram nas fissuras da Serra de Caldas Novas, infiltrando lentamente pelo solo, chegando a grandes profundidades. À medida que descem, vão se aquecendo progressivamente em função do gradiente geotérmico das rochas, elevando a temperatura a cerca de 60ºC. Uma vez aquecidas, adquirem pressão e voltam à superfície por outras fendas e misturam-se, próximo à superfície, com infiltrações do lençol freático, temperando a água.

Estima-se que esse período de penetração e retorno da água leve cerca de 1000 anos, ou seja, as águas que banham os visitantes são chuvas do milênio passado! E mais: Rio Quente é o único lugar no mundo que possui águas quentes naturais por meio desse processo. Legal, né?

Além do complexo de hotéis, outros importantes atrativos em Rio Quente são o Hot Park e o Parque das Fontes. O Hot Park é um parque aquático enorme, cheio de atrações para a família e com excelente estrutura para passar o dia. E, claro, as águas são bem quentinhas também! A minha atração favorita é a Praia do Cerrado, tenho certeza que você também vai amar. Isso tudo fez o local ser um dos parques mais visitados da América Latina em 2022, segundo o ranking Theme Index.

Rio Quente resorts

No Parque das Fontes é onde a magia acontece! É lá que estão as nascentes das fontes de águas naturalmente quentes, com 8 piscinas, duchas termais, saunas e ofurôs cercados pelas belezas da Mata do Cerrado. Mais abaixo eu já te conto um pouco mais sobre cada uma dessa atrações.

Rio Quente

Rio Quente Resorts

Depois de voar do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Goiânia, nós pegamos um táxi até o hotel. Por lá, você pode escolher entre seis opções de acomodação, três que ficam dentro do Rio Quente Resorts e mais três do lado de fora do complexo.

O horário do check-in é às 14h e do check-out às 10h.  Os hóspedes de todos os hotéis possuem acesso ilimitado ao Parque das Fontes e ao Hot Park. Além disso, cinco dos seis hotéis possuem serviço de transfer gratuito para que os hóspedes circulem nas dependências do complexo.

rio quente

Todos os hotéis possuem a opção de pensão completa – que inclui café da manhã, almoço e jantar, ou meia pensão – com café da manhã e almoço. Outros consumos extras nos bares e restaurantes, inclusive no Parque das Fontes e no Hot Park, são pagos à parte. A comida é muito gostosa e fresquinha, e no jantar ainda há noites temáticas, como a de comida mexicana e japonesa, por exemplo.

O complexo ainda conta com alguns bares na praça de eventos, como o Clube Chopp Brahma e a pizzaria Oliva – essa aqui vale realmente a pena experimentar porque as pizzas são deliciosas! Também há um café e uma gelateria disponíveis no Hotel Pousada.

Rio Quente Resorts Nota Reserve
Hotel Pousada 7,5 Ver preços
Hotel Turismo 8,7 Ver preços
Hotel Cristal 7,9 Ver preços
Hotel Giardino 7,9 Ver preços
Hotel Luppi 8,0 Ver preços
Eco Chalés 7,3 Ver preços

Pousada do Rio Quente

O Hotel Pousada, o primeiro hotel da região, construído em 1966, é o mais famoso de todos. Inclusive, muita gente acaba chamando o destino em si de “Pousada do Rio Quente” porque foi ali onde tudo começou. Muitas famílias escolhem passar as férias neste local até hoje porque cultivam memórias especiais da infância nestes cenários.

Por ter sido o primeiro hotel de Rio Quente, ele possui uma localização bem privilegiada, fica pertinho do Parque das Fontes e do Hot Park. Apesar da recente reforma, ainda é muito acolhedor, com ar de pousada pequena mesmo.  Por lá você encontra o restaurante Cora, com as melhores opções para cafés da manhã, almoços e jantares. O restaurante funciona com serviço self-service e tem um buffet muito bom!

Os quartos são amplos e confortáveis e acomodam até quatro pessoas, podendo contar com duas camas king com possibilidade de separar em camas de solteiro e incluir berço, se necessário.

Saiba mais e faça a sua reserva aqui!

Hotel Turismo

O hotel intermediário do Rio Quente Resorts é o Turismo, e foi nesta acomodação onde ficamos hospedados. Ele é muito amplo e a decoração das áreas comuns é elegante. O quarto não é tão espaçoso, mas é o suficiente para ficar confortável. Já a alimentação é feita no restaurante Pequi, com pratos deliciosos.

Fica a uma curta distância do Parque das Fontes, mas não é tão perto quanto o Hotel Pousada – embora o caminho até lá seja muito bonito e nada cansativo. Em compensação, há uma entrada do Hot Park para hóspedes bem em frente ao lobby do hotel.

Além disso, você pode curtir a natureza ouvindo o canto dos pássaros em um jardim projetado pelo arquiteto paisagista Burle Marx, reconhecido internacionalmente. A diversão dos pequenos também não é problema! O Hotel Turismo, conta com uma encontra a brinquedoteca muito fofa, perfeita para os papais criarem momentos agradáveis com as crianças menores.

Saiba mais e faça a sua reserva aqui!

Hotel Cristal

Esse é o hotel mais novo e sofisticado do Rio Quente Resorts. Conta com uma bela decoração, um bar lindo no lobby e uma imponente piscina de borda infinita, ideal para curtir um pôr do sol – inclusive, um dos mais bonitos que já vi – além disso, é nela que ocorre a Sunset Party (festa no pôr do sol), com música ao vivo com bandas ou DJ´s.

O Cristal é um pouco mais afastado dos parques e geralmente é escolhido por casais que querem um pouco mais de tranquilidade e exclusividade. É lá também que fica o Bar dos Ventos, a Adega Centro da Terra e o Restaurante da Mata. Os quartos seguem o padrão do complexo, não são muito amplos, mas atendem bem a necessidade e são bem novinhos e confortáveis.

Faça a sua reserva!

Outros hotéis do Rio Quente Resorts

Além das acomodações que ficam dentro do complexo, ainda há a opção de se hospedar em outros três hotéis que ficam fora: o Hotel Luppi, o Giardino e o Eco Chalés. Mesmo não estando dentro das dependências do Rio Quente Resorts, eles não ficam tão longe assim do complexo, e apenas o Eco Chalés não conta com serviço de traslado para as demais atrações. Vale lembrar que quem se hospeda em qualquer um deles também tem acesso ilimitado ao Parque das Fontes e ao Hot Park. Faça a sua reserva!

Hotel Giardino

Hotel Luppi

Turminha da Zooeira

Toda a ambientação das áreas infantis têm como tema a Turminha da Zooeira, que é  formada por seis personagens fofíssimos, são eles: arara Lara; tartaruga Marina; lobo guará Juba; papagaio Blá; baleia Léia e a líder do bando, a oncinha pintada Zira.

costa do sauipe

Os personagens também fazem aparições e apresentações durante o dia, interagindo com os pequenos. A grande temática abordada por eles é o meio ambiente, ensinando os pequenos a cuidar da natureza.

O que fazer no Rio Quente Resorts

De dia no Rio Quente Resorts

Além da excelente estrutura de bares, o complexo ainda conta com períodos de recreação infantil com a equipe Boto (time de recreação da Aviva) e algumas atividades durante o dia, mas como os hóspedes costumam passar boa parte do tempo no Hot Park, não há períodos tão longos de programação nos hotéis.

Para quem não abre mão de continuar a rotina de cuidados com o corpo, o complexo conta com uma excelente academia com vista para a linda vegetação do Cerrado. Para os amantes de esporte, ainda é possível praticar tênis em uma das quadras.

À noite no Rio Quente Resorts

Durante a noite, além de curtir o Parque das Fontes, é possível aproveitar alguns shows musicais no Toldo do Bosque. Esses variam de acordo com a temática do período em que você visita o destino, são quatro durante o ano: Sabores do Brasil, Verão Sem Fim, Movimentaê e o Arraiô. Os artistas são muito talentosos e levantam o público, vale a pena conferir!

Hot Park

E não dá pra falar de entretenimento e diversão em Rio Quente sem citar o Hot Park, afinal, essa é a atração principal do destino. Este é um parque aquático para toda a família e que agrada a pessoas de todas as idades.

A infraestrutura é muito boa, bem conservada e a cada dia mais tecnológica. Dezenas de espreguiçadeiras, restaurantes, vestiários amplos, copa do bebê, vários bares e lanchonetes estão espalhadas pelo parque e é possível passar todo o dia lá com muito conforto.

Entre as principais atrações do local estão a piscina com correnteza chamada Lazy River; a famosa e favorita dos visitantes Praia do Cerrado — uma piscina com ondas tida como uma das maiores do tipo na América do Sul; playground aquático; tobogãs para descer com boias e tapetes; arvorismo; esportes aquáticos; passeio de caiaque; mergulho com cilindro e até um aviário, o Projeto Ares. Leia mais sobre o Hot Park.

Ingressos para o Hot Park com desconto

Se você está planejando conhecer Rio Quente, mas não vai se hospedar nos resorts, pode adquirir o seu ingresso para o Hot Park antecipadamente pelo site ou na bilheteria física.

Na bilheteria normal, as entradas vão de R$ 170 a R$ 189 de segunda à sexta-feira, e de R$ 179 a R$ 199 aos fins de semana, mas você leitor do Melhores Destinos pode comprar com 10% de desconto, basta acessar a página da promoção e garantir o seu.

Crianças pagam a partir dos 5 anos. Também é possível economizar um pouquinho comprando um pacote de entradas para mais dias ou com acesso para o Parque das Fontes.

Parque das Fontes

O Parque das Fontes fica dentro do complexo de resorts e é um paraíso para quem ama um banho quentinho. As águas chegam a 37,5°C e são relaxantes e terapêuticas. São 25 nascentes do rio Quente, sendo 18 dentro das piscinas. A vazão faz com que toda a água do Rio Quente seja renovada a cada 20 minutos.

As piscinas naturais são rústicas, revestidas com pedras, o que dá um toque especial. Junto das piscinas, funcionam bares e nem é preciso sair da água para pedir uma bebida, por exemplo. Com a água quentinha, é fácil passar o dia todo por lá.

O local ainda possui uma iluminação planejada para experiências diferentes nos períodos diurnos e noturnos, já que o Parque funciona 24h – dar um mergulho lá à noite é uma tradição, você não pode perder!

Inclusive, a melhor hora para aproveitar com tranquilidade é no meio do dia ou por volta das 21h, como o Hot Park fecha às 17h, a galera costuma invadir a área neste período e ele acaba ficando bem cheio.

Há ainda a possibilidade de adquirir a entrada para curtir somente o Parque das Fontes, sem precisar ser hóspede, mas os valores não são muito baratinhos, veja aqui.

Quando ir a Rio Quente

Rio Quente pode ser visitado o ano todo, a experiência é legal tanto no verão quanto no inverno. Mas vale ressaltar que as águas são realmente quentes e o clima na época de calor é bem extremo, se você é calorento demais, pode acabar ficando irritado, rs. Além disso, há uma possibilidade maior de chuva. Já entre abril e setembro o clima fica mais ameno. No alto inverno, você vai encontrar uma alternativa para se aquecer, sem ter de deixar a diversão aquática de lado.

Rio quente

*dados do Climate Data 

Como chegar a Rio Quente

A cidade de Rio Quente está a 26 km de Caldas Novas, Goiás. Essa é uma informação importante se você for viajar de ônibus, porque é esse o destino da maioria das linhas que saem de outros estados. Caldas Novas está a cerca de 170 km de Goiânia, indo por terra, e a pouco mais de 300 km de distância de Brasília. Grande parte das pessoas chega ao local de ônibus ou carro, mas também é uma possibilidade voar até Caldas Novas a partir de aviões fretados ou rotas regulares da Gol e da Azul.

Indo de avião para Rio Quente

Apesar da comodidade – já que o terminal de voos de Caldas fica a apenas 3 km do centro – a oferta de voos é bem menor, e por isso tarifas costumam ser um pouco mais altas e os horários limitados. Sendo assim, a maioria das pessoas que vão de fora do estado de avião optam pelo Aeroporto de Goiânia (GO) ou até o de Uberlândia (MG) (180 km) e depois alugam um carro para ir até Rio Quente.

A Rentcars é o maior site de locação de veículos da América Latina, e um dos seus diferenciais é a comparação dos preços de aluguel de veículos em mais de 200 locadoras, é sempre uma boa dar uma conferida nos valores por lá. E é claro que você leitor do Melhores Destinos tem 5% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS5, mas só vai funcionar se você acessar pela página da promoção, combinado?

Veja aqui as promoções de passagens aéreas para Caldas Novas que estamos encontrando.

Ônibus para Caldas Novas

A Rodoviária de Caldas é pequena, mas recebe ônibus de várias cidades. A empresa que faz o trecho direto entre Goiânia e Caldas Novas é a Viação Paraúna. Agora, se você for partir de Brasília para Caldas Novas, vai viajar com a Alfa Luz – a rota é operada em dois horários por dia. A Nacional Expresso e Expresso Araguari vão para cidades de São Paulo e Minas Gerais.

Vale lembrar que em períodos de alta temporada é prudente comprar as passagens de ônibus com antecedência.

Indo de Caldas Novas a Rio Quente

O percurso entre Caldas Novas e Rio Quente tem cerca de 30 km e é fácil de ser feito. Para ir de uma cidade a outra, você pode ir de carro, utilizar os ônibus (saem da rodoviária de Caldas Novas 6 vezes por dia), de táxi (em torno de R$ 120 a corrida) ou com um carro de transporte por aplicativo (mais ou menos R$ 50.)

Indo de carro para Rio Quente

Saindo de Goiânia, há a possibilidade de pegar a GO-139 e depois a BR-352 ou através da GO-217 e BR-153, o percurso leva em torno de 2h30 (170 km). Saindo de Brasília, há mais de uma possibilidade, sendo um dos principais o caminho pela GO-010 e GO-139, até chegar à BR-490. (Mas colocar no Google Maps ou no Waze é mais fácil, né? rs).

Quanto custa se hospedar no Rio Quente Resorts

Os preços para se hospedar no Rio Quente Resorts podem variar de acordo com o hotel que você escolher. Há opções mais em conta e outras um pouco mais caras, o que é ótimo para que todos os públicos sejam atendidos. Além disso, há a possibilidade de parcelar a hospedagem em até 18x sem juros. Confira a faixa de preço das diárias para um casal em cada uma das acomodações:

Hotel Pousada A partir de R$ 1.300
Hotel Turismo A partir de R$ 1.509
Hotel Cristal A partir de R$ 1.661
Hotel Giardino A partir de R$ 1.222
Hotel Luppi A partir de R$ 1.196
Eco Chalés A partir de R$ 721

*valores de março de 2024. 

Faça a sua reserva CLICANDO AQUI!

Lembrando que hospedagens são mais caras em períodos de férias escolares e feriados, portanto, se você possuir certa flexibilidade de datas, além de reservar com antecedência, poderá aproveitar valores um pouco mais em conta.

Vale a pena se hospedar no Rio Quente Resorts?

Sim, vale muito a pena! Rio Quente foi um destino que me surpreendeu positivamente. Confesso que a minha ideia sobre esse local sempre foi a de que era um lugar pouco movimentado e até meio chato (a minha mãe que o diga, já que sempre quis ir pra lá e esses eram os meus argumentos, rs). Mas foi só conhecer para que eu mudasse de ideia.

Ao contrário do que eu pensava, esse é um destino muito divertido e cheio de atrações para aproveitar! Passar um dia no Hot Park é tão legal que o tempo parece voar – acho que é porque o parque é muito grande e conta com atrações muito legais, dá vontade de ir em tudo! Sem falar no Parque das Fontes, que foi uma das experiências mais relaxantes que eu vivi – o banho de piscina durante à noite é obrigatório, hein? As acomodações são ótimas e os restaurantes dão um show de gastronomia!

O único alerta que deixo aqui é sobre o calor: dependendo da época do ano escolhida, você pode sofrer um pouco com as altas temperaturas e é meio desesperador não ter uma água gelada para se refrescar, rs. Se você for muito calorento, prefira meses mais amenos.

Enfim, é isso! Espero que a minha experiência neste destino possa te ajudar a fazer uma viagem incrível para Rio Quente. Sem perder mais tempo, faça já a sua reserva! 🙂


E você já sabe, para pagar mais barato nas passagens aéreos, você precisa baixar (agora mesmo!) o aplicativo do Melhores Destinos, só assim vai ficar sabendo em primeira mão sobre as promoções de passagem aérea para Caldas Novas.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção