logo Melhores Destinos

Quais medidas e restrições os principais países da Europa adotaram para frear a covid-19

Rafael Castilho
11/12/2021 às 6:00

Quais medidas e restrições os principais países da Europa adotaram para frear a covid-19

Infelizmente a pandemia não acabou e uma nova onda de contágio assola novamente a Europa. Alguns países batem recordes diários de novos casos e óbitos. Para a grande parte dos especialistas a baixa vacinação é um dos principais motivos por de trás desta nova onda. Levando isto em conta, a maioria das nações europeias adotou medidas restritivas para incentivar a vacinação. A vida segue normalmente com o comércio e atracões abertas, mas em grande parte o certificado de Covid é obrigatório. Fizemos uma lista com as novas medidas adotadas nos oito principais destinos procurados pelos turistas brasileiros na Europa. Confira!

Antes de começar a lista vale a pena destacar que a Áustria é um dos países europeus atualmente com as regras mais restritivas. As viagens a turismo estão suspensas até 13 de dezembro, mesma data que deve se encerrar o novo lockdown adotado em 22 de novembro.

🇩🇪 Alemanha

A Alemanha adotou restrições que visam principalmente as pessoas não vacinadas. Para tentar frear o grande aumento de casos, o governo alemão restringiu somente a pessoas vacinadas, recuperados da doença ou testados recentemente podem frequentar cinemas, teatros, restaurantes, atividades de lazer e culturais, e transporte público. Esta medida foi adotada em todo o país. Mas devido a grande incidência de casos, alguns Estados tem restrições mais rígidas com o fechamento de restaurantes mais cedo e a obrigatoriedade de certificado de vacinação ou recuperação para se hospedar em hotéis. Veja aqui mais detalhes.

(foto Schengen Visa)

🇪🇸 Espanha

Na Espanha as medidas diferem em cada região do país. Muitos estados espanhóis adotaram medidas para frear a nova onda da pandemia. Na Catalunha, Baleares, Galícia o Canárias é obrigatória a apresentação do certificado de vacinação, recuperação, teste PCR (72 horas) ou antígeno (48 horas) para entrar em bares e restaurantes. O certificado do SUS, em espanhol ou inglês, é aceito para os turistas brasileiros entrarem no país.

🇫🇷 França

A França voltou a adotar o uso obrigatório de máscara em todos os ambientes internos. Além disto o turista deve apresentar o passe sanitário de vacinado, recuperado ou teste recente para entrar em bares, shoppings, cafés e restaurantes, além de museus e cinemas. Os deslocamentos de longa distância em transporte público interregional também exigem a apresentação de passaporte sanitário. Os turistas estrangeiros vacinados podem obter o passe sanitário – veja aqui. Recentemente a França também tornou obrigatória a apresentação de um teste PCR para todos os turistas que chegam ao país.

🇬🇷 Grécia

Desta lista de oito países a Grécia é a que tem menor número de pessoas completamente vacinadas. Com 62% com duas doses, as autoridades gregas começaram a restringir o acesso de não vacinados a muitos espaços fechados, como restaurantes, academias, cinemas, museus, lojas e academias. Nestes locais é obrigatória a apresentação do certificado de vacinação. Além disto, todas as pessoas com mais de 60 anos não vacinadas pagarão uma multa de €100 (R$ 635) por mês.

Vendedora checa certificado em loja em Atenas (foto Euronews)

🇳🇱 Holanda

Dos países desta lista que preparamos para você, a Holanda é a que adotou mais restrições. Todo o comércio não essencial deve fechar às 17h, assim vale também para cinemas, teatros, academias, museus e cafés. Mercados e farmácias devem encerrar as atividades às 20h. Somente são permitidos encontros residenciais com no máximo quatro convidados.

🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 Inglaterra

Para enfrentar a nova onda de contágios de Covid-19 a Inglaterra retornou com o uso obrigatório de máscaras em locais fechados, como cinemas e teatros. Mas em restaurantes e bares o uso não é pedido. Além disto, o certificado de vacinação ou teste negativo deve ser apresentado para entrar em discotecas e grandes eventos internos e externos. Veja mais detalhes aqui.

🇮🇹 Itália

Na linha de tentar aumentar o número de vacinados e frear a disseminação da nova onda da Covid-19, as autoridades italianas colocaram como obrigatória a apresentação do certificado de vacinação ou de recuperação para entrar em teatros, cinemas, eventos culturais e esportivos, restaurantes e bares. A medida vigorará até o meio de janeiro. Além disto, algumas cidades italianas retomaram a imposição de máscaras em lugares fechados e abertos com grande aglomeração como ruas comerciais.

🇵🇹 Portugal

Desde o início de dezembro, Portugal voltou ao Estado de Calamidade com novas restrições sendo adotadas. Atualmente é obrigatória a apresentação de certificado digital (vacinação, recuperados ou teste recente) para entrada em restaurantes (ambientes internos), estabelecimentos turísticos, hotéis, alojamento local e eventos com lugares marcados. O certificado brasileiro não é aceito. Para ingressar nestes locais os turistas brasileiros devem realizar um teste rápido. Além disto o uso de máscara voltou a ser obrigatório em todos os espaços fechados. Encontre aqui mais detalhes.

Dos oito países desta lista, a Itália e a Grécia ainda não permitem a entrada direta de viajantes saindo do Brasil. Aproveite e conheça os países abertos na Europa e os documentos necessários para viajar.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção