logo Melhores Destinos

Conheça os 6 restaurantes mais antigos do Brasil

Bruna Scirea
31/01/2021 às 6:33

Conheça os 6 restaurantes mais antigos do Brasil

Os restaurantes mais antigos do Brasil que seguem em funcionamento até hoje datam de um tempo em que as ruas ainda era de paralelepípedos, não havia carros, a luz elétrica ainda não era realidade nem nas grandes cidades e o país ainda vivia sob o reinado de Dom Pedro II.

Conheça a história de seis estabelecimentos que são testemunhas e palco de mais de um século da história brasileira – e não deixe de incluir uma visita a eles em sua próxima viagem.

Restaurante Leite,1882 (Recife)

Fica em Pernambuco, num histórico casarão na Praça Joaquim Nabuco, é um dos restaurantes mais antigos do Brasil – é o primeiro se considerar que se mantém no mesmo lugar e não teve o atendimento suspenso desde a sua abertura. O Leite foi fundado em 1882 e está, portanto, à 138 anos em plena atividade. Neste mais de um século, passaram por ali políticos, intelectuais e famosos em geral, como Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Orson Welles, Gilberto Freyre, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros.

Em 1956 o restaurante estava falido e foi adquirido por Armênio Dias, hoje com 88 anos. Atualmente, quem está no comando do estabelecimento são as duas filhas. O ambiente continua com ares aristocráticos, com longas e grossas cortinas protegendo o salão do impiedoso sol do Recife. No cardápio, seguem pratos conhecidos em todo o Brasil e que foram inventados ali, como o filé a Chateaubriand, com molho madeira, cebola, ervilha, champignon, arroz à grega e batata palha.

Café Lamas, 1874 (Rio de Janeiro)

Se considerar a data de inauguração, o Café Lamas é o restaurante mais antigo do Brasil – mas não aquele com mais tempo de funcionamento contínuo, já que suspendeu o atendimento por um período em 1974, quando se mudou do Largo do Machado para a Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo, Rio de Janeiro.

De toda forma, o Café Lamas tem história pra caramba! E a boa pedida lugar autenticamente carioca é o filé mignon, que prometem ser o melhor do Rio de Janeiro. O histórico restaurante é citado na música Rio Antigo, cantada por Alcione, e já teve importantes habitués como Oscar Niemeyer, Manuel Bandeira, Monteiro Lobato, Machado de Assis, Cândido Portinari e Sérgio Buarque de Holanda.

Carlino, 1881 (São Paulo)

O Carlino Ristorante leva o título de restaurante mais antigo da cidade de São Paulo. Fundado em 1881, o estabelecimento já passou pela mão de vários donos e também diferentes endereços. Originalmente, ficava no Largo do Paiçandu e era comandado por um italianos da Toscana. Hoje, está na Rua Epitácio Pessoa, próximo ao Copan, sob a gerência de Antonio Carlos Marino e os filhos. Entre os carros chefes da casa estão o ragu de ossobuco com pappardelle e o polpetone de picanha com nhoque. Mamma mia!

Rio Minho, 1884 (Rio de Janeiro)

A famosa Rua do Ouvidor, a mais importante do Rio de Janeiro no século XIX,é o endereço do tradicional restaurante Rio Minho, fundado em 1884 e especializado em frutos do mar. Entre os frequentadores do Rio Minho estão o filólogo Antonio Houaiss e o ministro Pedro Leão Veloso, que teria passado a receita da adaptação da francesa sopa bouillabaisse, de peixe, lula e camarão, batizada com seu sobrenome.

Bar Luiz, 1887 (Rio de Janeiro)

Além de ser um dos restaurantes mais antigos, o Bar Luiz provavelmente também é a cervejaria mais antiga do país. Originalmente chamado de Zum Schlauch (algo como “A serpentina”, em referência à mangueira pela qual passa o chope antes de ser servido aos clientes), o estabelecimento foi fundado por um filho de suíços em 1887. Em 1942, o bar/restaurante teria mudado de nome após ter sofrido ataques de estudantes que julgavam que o nome em alemão seria uma homenagem a Hitler. O mal entendido teria sido esclarecido pelo músico Ary Barroso, que estava no bar no momento do ataque. O Bar Luiz fica na Rua da Carioca, no centro do Rio, e serve petiscos tipicamente alemães e chope gelado.

Gambrinus, Porto Alegre, 1889

No centrão de Porto Alegre, em um dos espaços dentro do emblemático Mercado Público da capital gaúcha, está um dos restaurantes mais antigos do Brasil que segue em funcionamento. É o Gambrinus, fundado em 1889, mesmo ano em que a República foi instaurada no país. Com o cardápio voltado para a culinária portuguesa, um dos pedidos clássicos por lá é o Bacalhau à Gomes de Sá. Durante a semana, o restaurante tem sugestões do dia, que vão desde feijoada e língua ensopada à tainha recheada com camarão.


Já esteve em alguns destes restaurantes que contam parte da história do Brasil? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção