logo Melhores Destinos

Atualizado: Companhias aéreas ampliam flexibilidade de passagens compradas durante a pandemia

Daniel Gadelha
03/08/2020 às 17:04

Atualizado: Companhias aéreas ampliam flexibilidade de passagens compradas durante a pandemia

Você quer uma passagem aérea para viajar nos próximos meses mas tem dúvida se poderá remarcar ou cancelar posteriormente? Neste post apresentamos a política de flexibilidade oferecia pelas principais companhias aéreas para compras feita durante a pandemia. Confira!

Aerolíneas Argentinas

Passageiros que comprarem passagens da empresa argentina até o dia 31 de agosto de 2020 com data de viagem a partir de 1 de setembro de 2020 poderão fazer uma mudança de data sem penalidade. A regra não se aplica à voos especiais.

Mais informações no site da companhia.

Aeroméxico

Todas as passagens cujo bilhete comece com 139 emitidos a partir de 1 de julho de 2020 poderão ser remarcados (incluindo mudança de origem e destino) uma única vez sem a cobrança da taxa de remarcação. A diferença de tarifa será cobrada, se houver.

O cliente também poderá solicitar o cancelamento da reserva e receber um voucher no valor pago com um adicional de 15% para uso em uma viagem futura. O crédito será válido por 330 dias a contar a data da compra. O reembolso também poderá ser solicitado, mas será processado em até 12 meses conforme regra da tarifa. Passagens emitidas na tarifa Básica (mais barata) não são contempladas pela flexibilidade. Mais detalhes no site da empresa.

Air Canada

Clientes que compraram passagens da Air Canada a partir de março poderão ser alteradas sem penalidade. Outra opção é receber um crédito para uso em viagem futura. A nova viagem deverá ser concluída em até 24 meses a contar da data do cancelamento da reserva. Veja mais no site.

Air China

A empresa não divulgou política de flexibilidade para passageiros que comprarem passagens aéreas durante a pandemia.

Air Europa

A empresa permite até duas alterações sem cobrança de multa. Já a diferença de tarifa, será cobrada se houver. Para usufruir da flexibilidade, é necessário solicitar a alteração com pelo menos 7 dias de antecedência do voo original.

Air France

Passageiros que comprem passagens da Air France para qualquer data poderão fazer uma alteração de data sem penalidade. Caso a mesma classe tarifária não esteja disponível no novo voo, a diferença tarifária poderá ser cobrada. Também será possível alterar a origem ou destino sem penalidade, mas mediante o pagamento da diferença de tarifa se houver.

Alitalia

As passagens da Alitalia compradas até 31 de dezembro de 2020 com data original de viagem entre 23 de fevereiro de 2020 e 31 de dezembro de 2020 poderão ser alteradas uma única vez sem penalidade desde que haja disponibilidade na mesma classe tarifária originalmente adquirida. Caso a mesma tarifa não esteja disponível ou o cliente deseja alterar o destino, a diferença tarifária será cobrada.

Mais informações no site.

American Airlines

Reservas na American Airlines feitas até 8 de setembro de 2020 para viajar a partir de 1 de outubro de 2020 podem ser remarcadas (incluindo mudança de origem e destino) uma vez sem a cobrança da taxa de remarcação. A diferença de tarifa poderá ser cobrada, se houver.

Mais detalhes no site da American Airlines.

Azul

A Azul está com uma política de flexibilização para viagens até 31 de novembro de 2020 independente da data da compra. As regras são válidas para compras em dinheiro, pontos e pontos + dinheiro.

Remarcação: O passageiro poderá remarcar a passagem sem cobrança de taxa de remarcação ou diferença tarifária uma única vez. No entanto, caso o passageiro tenha comprado para voar na baixa temporada e deseje remarcar para um período de alta temporada, poderá ser cobrada a diferença tarifária. A viagem poderá ocorrer até 20 de março de 2021, limitado a 12 meses da data da emissão do bilhete.

Cancelamento: O cliente poderá solicitar o cancelamento da reserva e manter o valor originalmente pago para uso futuro. O crédito será válido por 12 meses e será pessoal e intransferível.

Reembolso: Caso o passageiro solicite o reembolso da passagem, será descontada a taxa de reembolso conforme tarifa adquirida. O reembolso será processado em até 12 meses a contar da data da solicitação.

Viajantes com reservas para voar a partir de 1 de setembro de 2020 poderão remarcar, cancelar ou reembolsar seus bilhetes mediante o pagamento das taxas conforme a tarifa adquirida.

Veja mais informações no site da Azul.

British Airways

A British Airways permite que as compras feitas até 31 de agosto de 2020 para viajar até 30 de abril de 2021 sejam remarcadas sem cobrança da multa de remarcação. No entanto, a diferença de tarifa poderá ser cobrada. O cliente também poderá solicitar um voucher sem custo para uso em viagem futura.

Veja mais no site.

Copa Airlines

Passagens da Copa Airlines compradas até 31 de agosto de 2020 para voar até 31 de dezembro do mesmo ano podem ser remarcadas sem penalidade para viajar até 31 de dezembro de 2021.

Mais detalhes no site da Copa.

Delta

Passageiros que comprarem bilhetes da Delta até 31 de agosto de 2020 poderão ser remarcados (incluindo mudança de origem e destino) sem a cobrança da taxa de alteração. No entanto, a diferença de tarifa será cobrada caso haja.

Veja mais no site da Delta.

Ethiopian Airlines

Passagens compradas até 31 de agosto de 2020 poderão ser remarcadas para o mesmo período de sazonalidade (alta estação ou baixa estação) sem o pagamento de multa. A diferença de tarifa será cobrada, se houver.

Flybondi

Com operações suspensas até 13 de agosto de 2020, a Flybondi não divulgou política de flexibilidade para passagens emitidas durante a pandemia.

Gol

A Gol oferece diferentes políticas a depender da data da viagem e do destino. O site da companhia apresenta três tabelas com as regras dependendo do destino da viagem, confira (clique na imagem para ampliar):

Regras de flexibilização Gol para voos nacionais

Regras de flexibilização Gol para voos internacionais para a América do Sul

Regras de flexibilização Gol para voos internacionais para a América Central e do Norte

¹Sem compensação tarifária.
²Conforme disponibilidade de inventário (malha aérea). A solicitação do cliente deve ser feita antes do voo original. Caso o cliente deseje cancelar o voo remarcado, para remarcações que extrapolem a validade do bilhete, não será possível deixar o valor como crédito.

Mais informações no site da Gol e no vídeo abaixo divulgado pela companhia.

 

Smiles

Passageiros com passagens da GOL emitidas pela Smiles para destinos nacionais ou internacionais com embarque até 30 de setembro de 2020 podem solicitar o cancelamento sem multa. O pedido pode ser feito através do site, central de atendimento ou aplicativo Smiles independente da data da compra.

Clientes que desejem emitir bilhetes da GOL pela Smiles para voar até 30 de setembro deste ano também poderão fazer o cancelamento sem custo. Caso não tenha a quantidade necessária de milhas para emissão, é possível utilizar a ferramenta Viaje Fácil Smiles. O serviço permite a reserva de bilhetes Smiles “fiado” e garante a compra desde o usuário quite a dívida em até 60 dias antes da data de embarque.

Já passagens aéreas compradas a partir de 24 de agosto de 2020 não poderão mais ser canceladas sem custo. Confira as regras na tabela abaixo ou no site.

Para reservas emitidas com as parceiras Smiles, o programa está seguindo as regras divulgadas pelas empresas parceiras que é possível consultar pelo site.

Jetsmart

Bilhetes comprados até 31 de agosto de 2020 poderão ser remarcados mantendo origem e destino para voar até 31 de dezembro de 2021 sem cobrança de multa ou diferença de tarifa. O passageiro também poderá alterar o destino, mediante pagamento da diferença tarifária, se houver. Só é possível fazer uma alteração sem cobrança da multa. Mais informações no site.

KLM

Passageiros que comprem passagens da KLM para qualquer data poderão fazer uma alteração de data sem penalidade. Caso a mesma classe tarifária não esteja disponível no novo voo, a diferença tarifária poderá ser cobrada. Também será possível alterar a origem ou destino sem penalidade, mas mediante o pagamento da diferença de tarifa se houver. Mais informações no site da companhia.

Latam

A política de flexibilização da Latam é válida para bilhetes emitidos até 31 de agosto de 2020 para viagens a serem realizadas até 30 de novembro de 2020. Estão contempladas reservas feitas em dinheiro ou com pontos Latam Pass.

Voos cancelados ou alterados pela companhia: O passageiro poderá alterar uma única vez a data da viagem mantendo o mesmo itinerário sem a cobrança de multa ou diferença de tarifa. Também será possível mudar o destino mediante o pagamento da diferença tarifária. A mudança depende da disponibilidade de cabine e deve respeitar a validade do bilhete.

Voos confirmados: Se sua passagem não tiver sido modificada pela empresa, você ainda pode remarcá-la sem diferença de tarifa ou taxa de remarcação sujeito a disponibilidade de tarifa e validade do bilhete. O destino também poderá ser trocado mediante pagamento da diferença tarifária.

Cancelamento: Passageiros que desejem cancelar sua reserva e manter o crédito para uso futuro, poderão fazê-lo desde que em até 7 dias antes do início da viagem sem penalidade. O cliente receberá um travel voucher que poderá ser utilizado na compra de passagens ou serviços da companhia.

Reembolso: Clientes que solicitarem o reembolso da passagem estarão sujeitos à cobrança de multa de acordo com a tarifa adquirida quando aplicável. A devolução dos valores acontecerá em até 12 meses na forma original de pagamento.

Mais informações no site da Latam.

Lufthansa

Bilhetes emitidos até 31 de agosto de 2020 poderão se remarcadas uma única vez sem a cobrança de multa. A nova data de embarque poderá ser até 31 de dezembro de 2021. A alteração deve ser solicitada até 31 de janeiro de 2021.

Veja mais no site da Lufthansa.

Qatar Airways

Passagens da Qatar Airways compradas até 30 de setembro de 2020 para viajar até 31 de dezembro do mesmo ano podem ser remarcadas quantas vezes o cliente desejar sem a cobrança da taxa de remarcação. O cliente poderá ainda alterar o destino para outras cidades em um raio de 5 mil milhas do destino original. A diferença tarifária será cobrada se houver. É possível ainda manter o valor pago como crédito para ser utilizado em até 2 anos. Neste caso, será acrescido 10% no valor pago.

Veja mais no site.

Royal Air Maroc

A companhia não divulgou política de flexibilidade para passageiros que adquirirem passagens durante a pandemia.

Sky

Passagens compradas até 31 de agosto de 2020 podem ser remarcadas sem cobrança de multa ou diferença de tarifa uma única vez. A nova viagem deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2021 e a remarcação deverá ser solicitada com até 1 hora de antecedência da viagem original. Veja mais no site (somente em inglês).

Swiss

A Swiss não divulgou política de flexibilidade para bilhetes emitidos depois de 30 de junho de 2020.

TAAG

A companhia angolana não divulgou política de flexibilidade para bilhetes emitidos durante a pandemia.

TAP Portugal

Reservas feitas até 31 de agosto para voar com a TAP Portugal até 31 de outubro de 2020 poderão ser remarcadas uma única vez sem a cobrança da multa de remarcação. A diferença de tarifa poderá ser cobrada se houver. A nova data da viagem poderá ser até 30 de junho de 2021 ou até a data de validade do bilhete, o que ocorrer primeiro.

Mais detalhes no site.

Turkish Airlines

Quem comprar passagem com a Turkish Airlines até 31 de agosto de 2020 poderá remarcar para voar até 31 de dezembro de 2021. O passageiro poderá fazer quantas alterações quiser sem cobrança da multa de remarcação. Já a diferença de tarifa será cobrada se houver.

Veja mais no site da Turkish Airlines.

United Airlines

Reservas feitas na United Airlines até 31 de agosto de 2020 para todos os destinos estão isentos da cobrança da taxa de remarcação independente da regra da tarifa. A diferença de tarifa, no entanto, será cobrada se houver.

Mais detalhes no site da companhia.

VoePass

A VoePass não divulgou política de flexibilização para passageiros com passagem emitida após 20 de março de 2020.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção