logo Melhores Destinos

Ranking internacional elege os 50 melhores restaurantes da América Latina – 10 ficam no Brasil!

Mari Kateivas
17/11/2022 às 19:01

Ranking internacional elege os 50 melhores restaurantes da América Latina – 10 ficam no Brasil!

Você já pode conhecer os 50 melhores restaurantes da América Latina de 2022! Os premiados do Latin America’s 50 Best Restaurants foram revelados recentemente durante cerimônia em Mérida, no México. Dentre os 11 países que aparecem no ranking regional, o Brasil se destaca com 10 restaurantes. Veja a seguir.

Nosso país ficou atrás apenas do México, que teve 11 classificações no prêmio. Ao todo, o top 50 selecionou restaurantes de 21 destinos diferentes da América Latina, então fique de olho para descobrir se algum deles está no seu próximo destino de viagem e, quem sabe, poderá experimentar o que há de melhor na renomada gastronomia latina.

Restaurantes brasileiros premiados

A Casa do Porco, São Paulo (4° lugar)

O restaurante brasileiro com a melhor colocação do ranking foi A Casa do Porco, dos chefs Janaina e Jefferson Rueda. Também em 2022, o lugar ganhou o 7º lugar nos melhores restaurantes na lista mundial. O restaurante fica na Rua Araújo, 124, no Centro de São Paulo.

Conforme o prêmio, o restaurante é como um paraíso do porco, com todas as carnes de origem nobre. O extenso cardápio é dividido em à la carte e menu degustação ‘Da Roça para o Centro’, que representa um passeio gastronômico pelo interior do Brasil. Experimente o sushi de papada de porco, os croquetes de porco ou a barriga de porco que derrete na boca com torresmo de panceta. Para equilibrar a extravagância, há também opções de saladas, pratos com ovos, massas e arroz.

Confira também como foi a nossa experiência no restaurante Central, em Lima, no Peru. Ele é o segundo melhor do mundo e foi melhor deste ranking.

Oteque, Rio de Janeiro (12° lugar)

Considerado um estabelecimento de frutos do mar badalado, o Oteque tem cozinha e sala de jantar em plano aberto, uma pequena mesa do chef para seis pessoas e um bar de coquetéis. O restaurante do chef brasileiro Alberto Landgraf, cujas raízes são japonesa e alemã, fica na Rua Conde de Irajá, 581, Botafogo, no Rio de Janeiro.

Peixes e mariscos não faltam no cardápio, em pratos sensacionais e cheios de sabor, conforme o prêmio. Uma receita famosa é a sardinha em conserva e foie gras no brioche, enquanto o atum rabilho com caviar Ossetra e maionese de peixe é outro destaque.

Evvai, São Paulo (14° lugar)

Evvai foi descrito como uma homenagem à cultura italiana, ao estilo paulista. O empreendimento do chef Luiz Filipe Souza fica na Rua Joaquim Antunes, 108, no Bairro Jardins. O restaurante à la carte Evvai oferece petiscos à italiana, antepastos, massas, carnes e peixes. Para uma experiência geral, há menus de degustação de cinco ou nove pratos.

Lasai, Rio de Janeiro (20° lugar)

Muitos produtos do restaurante são das próprias fazendas da família do chef Rafael Costa e Silva, e cada mesa tem o produto central do dia, como milho, mandioca ou cenouras, expostas sob uma cúpula de vidro. Os destaques do lugar, conforme o prêmio, são o ceviche de palmito e a banana com couve chinesa, mandioca e creme de leite. Além disso, as cartas de vinhos e coquetéis estão entre os melhores do Brasil. O empreendimento fica localizado na Rua Conde de Irajá, 191, Botafogo.

Maní, São Paulo (21° lugar)

O Maní, da chef Helena Rizzo e Willem Vandeven, serve cozinha contemporânea e artística baseada em ingredientes icônicos brasileiros. Conforme o júri, as sofisticadas criações incluem um mochi de inspiração japonesa feito com massa de arroz, arroz de jasmim e feijão azuki, servido com flores comestíveis; ovas reconstruídas com milho, pancetta e katsuobushi (atum fermentado), ou vatapá (um ensopado típico brasileiro) servido com lagosta sapatilha, frango e mamão verde. Ele fica na Rua Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano.

Metzi, São Paulo (27° lugar)

Com ingredientes brasileiros e técnicas e receitas mexicanas, os chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz aproveitam o melhor das duas cozinhas para criar algo verdadeiramente único nas opções à la carte e com preço fixo de cinco pratos, segundo o prêmio. O cardápio do Metzi, que muda sazonalmente, apresenta pratos como quesadilla com flores de abobrinha, elegante porco al pastor e aguachile preto com abacate. Cada prato é um reflexo colorido de suas duas culturas, com foco na rica herança de Oaxaca. O restaurante fica na Rua João Moura, 861, Pinheiros.

D.O.M, São Paulo (33° lugar)

Os especialistas afirmam que o chef Alex Atala sempre arrasa no DOM e que se tornou um dos pilares da gastronomia brasileira. O restaurante conta com um menu de degustação com 12 pratos. Os clientes podem desfrutar de pratos como figo verde com gorgonzola e vinho do porto; pirarucu salgado com pil pil e tapenade de açaí; e carne seca de cordeiro com abóbora e puba (raízes de mandioca fermentadas). O restaurante fica na Rua Barão de Capanema, 549, Jardins.

Charco, São Paulo (35° lugar)

Charco foi considerado uma “vitrine da culinária do sul do Brasil”. Com forte foco nos produtos e técnicas dessa região, onde o chef Tuca Mezzomo cresceu, o restaurante serve um menu degustação de nove pratos que inclui frutos do mar, carnes, frutas e vegetais locais, além de coquetéis e vinhos sul-americanos e globais. O empreendimento fica na Rua Peixoto Gomide, 1492, Jardim Paulista.

Nelita, São Paulo (39° lugar)

Dentre os detalhes do restaurante Nelita, está o fato dele ter uma equipe de cozinha composta por mulheres, juntamente da chef Tássia Magalhães Coelho. Segundo os especialistas, enquanto a massa é a estrela do show, há atenção igual a outros pratos, bem como uma seleção incrível de coquetéis e vinhos. O empreendimento fica na Rua Ferreira de Araújo, 330, Pinheiros.

Manu, Curitiba (46° lugar)

O único empreendimento paranaense no top 50 é da chef Manoella ‘Manu’ Buffara e Vanessa Lima. O restaurante Manu serve um menu degustação, intitulado Metamorfose, com vegetais, ervas e frutos do mar da região. Os pratos incluem combinações elegantes, como ouriço com cebola e lulas servidas com tinta, milho e manjericão. O lugar fica na Alameda Dom Pedro Ii, 317, Batel, em Curitiba.

Confira o ranking completo dos melhores restaurantes da América Latina:

1. Central (Lima, Peru)
2. Don Julio (Buenos Aires, Argentina)
3. Maido (Lima, Peru)
4. A Casa do Porco (São Paulo, Brasil)
5. El Chato (Bogotá, Colômbia)
6. Maito (Cidade do Panamá, Panamá)
7. Pujol (Cidade do México, México)
8. Kjolle (Lima, Peru)
9. Mayta (Lima, Peru)
10. Boragó (Santiago, Chile)
11. Mérito (Lima, Peru)
12. Oteque (Rio de Janeiro, Brasil)
13. Leo (Bogotá, Colômbia)
14. Evvai (São Paulo, Brasil)
15. Mishiguene (Buenos Aires, Argentina)
16. Fauna (Valle de Guadalupe, México)
17. Le Chique (Cancun, México)
18. Villa Torél (Enseada, México)
19. Celele (Cartagena, Colômbia)
20. Lasai (Rio de Janeiro, Brasil)
21. Maní (São Paulo, Brasil)
22. El Preferido de Palermo (Buenos Aires, Argentina)
23. Sud 777 (Cidade do México, México)
24. Nuema (Quito, Equador)
25. Parador la Huella (José Ignacio, Uruguai)
26. Chila (Buenos Aires, Argentina)
27. Metzi (São Paulo, Brasil)
28. Máximo Bistrot (Cidade do México, México)
29. Arca (Tulum, México)
30. Astrid y Gastón (Lima, Peru)
31. Sublime (Cidade da Guatemala, Guatemala)
32. Rafael (Lima, Peru)
33. D.O.M (São Paulo, Brasil)
34. Pangea (Monterrei, México)
35. Charco (São Paulo, Brasil)
36. Aramburu (Buenos Aires, Argentina)
37. Rosetta (Cidade do México, México)
38. Osso (Lima, Peru)
39. Nelita (São Paulo, Brasil)
40. Elena (Buenos Aires, Argentina)
41. Alcade (Guadalajara, México)
42. La Docena (Guadalajara, México)
43. Quintonil (Cidade do México, México)
44. Mil (Moray, Peru)
45. Gustu (La Paz, Bolívia)
46. Manu (Curitiba, Brasil)
47. Diacá (Cidade da Guatemala, Guatemala)
48. Gran Dabbang (Buenos Aires, Argentina)
49. Mesa Franca (Bogotá, Colômbia)
50. Julia (Buenos Aires, Argentina)

O ranking é elaborado após escritores e críticos gastronômicos, chefs, donos de restaurantes e gourmets experientes da América Latina escolherem 10 restaurantes em que tiveram as melhores experiências nos últimos 18 meses. Dentre os indicados por eles, pelo menos quatro não podem ser o país de origem do profissional.

Detalhes sobre as avaliações dos especialistas e sugestões dos pratos você confere no site do prêmio.

Com informações da lista Latin America’s 50 Best Restaurantes.


Conhece algum desses restaurantes? Pretende comer em algum? Conta pra gente nos comentários.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção