Aeroporto vai para o Guinness com programa antiestresse: 86 cães e um gato para acalmar passageiros
Aeroporto vai para o Guinness com programa antiestresse: 86 cães e um gato para acalmar passageiros
Os cães – e um gato – antiestresse que cumprimentam os passageiros no Aeroporto Internacional de Denver, nos Estados Unidos, não são apenas fofinhos, eles agora são oficialmente detentores de títulos do recorde mundial!
Os animais e seus tutores fazem parte do Canine Airport Therapy Squad (CATS) e o programa agora tem um lugar no livro Guinness World Records 2023, na categoria: Maior Programa Animal de Terapia Aeroportuária. Em 2021, quando o Guinness buscou os dados para esta categoria, o programa CATS tinha 87 animais atuando, o que lhe deu uma vantagem sobre todos os outros aeroportos do mundo.
“Estamos extremamente orgulhosos do nosso programa CATS e gratos por todos os voluntários que doam seu tempo para trazer alegria aos nossos passageiros e funcionários”, disse Phil Washington, CEO do aeroporto, e ainda completou que eles pretendem ampliar o programa para receber mais animais e ajudar mais pessoas!
Cerca de 90 aeroportos em todo o país contam com programas de terapia animal. E, de acordo com a porta-voz do aeroporto recordista, o Guinness inicialmente entrou em contato com o Aeroporto Internacional de Los Angeles, que hospeda o programa Pets Unstressing Passengers (PUP).
Ambos sempre tiveram destaque na área e O PUP de Los Angeles, inclusive, chegou a ter 123 membros, mas a pandemia dificultou muito a atuação… Alguns voluntários se mudaram para fora do estado, alguns cães envelheceram ou faleceram. E em 2021, quando o Guinness estava analisando os números, Denver tinha mais equipes. Atualmente, o PUP conta com 75 equipes, 12 novas equipes em processo de integração e interesse de outras. O gestores do programa “concorrente”, ainda assim, parabenizaram os integrantes do recordista e disseram que se sentem muito orgulhosos pela conquista.
Segundo os responsáveis, o aeroporto de Denver seguirá trabalhando para crescimento do serviço com novas equipes de voluntários e espera poder manter o título de Maior Programa de Terapia Animal de Aeroporto.
Além da listagem no Guinness World Records 2023, o Aeroporto Internacional de Denver ganhou um certificado observando seu título de recorde mundial. O Guinness não permite que esses certificados sejam copiados, então a gestão do vencedor ainda não decidiu se exibirá o original no terminal para o público ver.
Por enquanto, porém, a notícia da premiação está na página CATS no site aeroporto, que também traz fotos e informações, como raça, data de nascimento e petiscos favoritos de cada membro da equipe. E eu recomendo que vocês entrem para conferir porque é uma fofura só!!!
Embora seja atualmente o maior programa de terapia animal em aeroportos, este não é o primeiro. Esse título vai para o Aeroporto Internacional de São Jose, também nos EUA, que começou a hospedar animais de terapia logo após o atentado de 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. Hoje, este programa conta com 25 cães e dois gatos que visitam os passageiros nos terminais.
Você também já leu aqui no Melhores Destinos sobre o Grupo de cães fofinhos para acalmar o estresse pré-voo que faz sucesso no Aeroporto Internacional de São Francisco, o programa de terapia animal foi lançado em 2013 e é conhecido como Wag Brigade. Além dos cães, a equipe inclui um porco e um coelho.
Tal como acontece com os programas de terapia com pets em outros lugares, o programa CATS é projetado para proporcionar alívio do estresse e encantar os passageiros. Vale lembrar que todos os animais devem ser registrados em uma associação de terapia de animais de estimação reconhecida. Espalhados pelo terminal, cada brigadista veste um colete xadrez escrito “Pet Me” e só quer tornar a viagem das pessoas um pouco menos cansativa e estressante.
“Seja com uma lambida, um focinho ou algumas travessuras divertidas, nossos amigos de quatro patas têm uma incrível capacidade de nos fazer sorrir – mesmo quando estamos estressados ou ansiosos (…) É um prazer poder reconhecer os cães trabalhadores e seus donos, que sem interesse algum doam seu tempo para alegrar o dia de milhares de viajantes todos os anos.”, disse Adam Millward, editor-chefe do Guinness World Records.
Com informações e fotos do The Points Guy.
Gente, eles são muito fofos mesmo!! Um abraço carinhoso em um animalzinho desses relaxa qualquer um e é bem legal ver que estão sendo reconhecidos!