logo Melhores Destinos

Grupo de cães fofinhos para acalmar o estresse pré-voo faz sucesso em aeroporto

Duda Machado
01/08/2022 às 17:54

Grupo de cães fofinhos para acalmar o estresse pré-voo faz sucesso em aeroporto

“Cure o mundo de lambida em lambida.” Essa é a filosofia de Brixton, o Golden Retriever vestido com um capacete da polícia inglesa e cachecol britânico, especialista em saber quem no Aeroporto de São Francisco, Califórnia, está precisando de um chamego.

Em um ano cheio de voos cancelados e atrasados, bagagens perdidas, aeroportos lotados e ainda certa insegurança com o cenário da pandemia, os cães de terapia no aeroporto da cidade estão desempenhando um papel importantíssimo na redução do estresse das viagens, com confortáveis abraços e massagens na barriga feitas por viajantes de todos os locais do mundo.

Vestindo coletes com a marca SPCA (Society for the Prevention of Cruelty to Animals) os 14 membros da “Wag Brigade” ou “brigada abanar”, patrulham os terminais com o rabo abanando, acalmando e reconfortando passageiros, tripulantes e funcionários do aeroporto. A brigada foi criada em em 2013, após os funcionários do aeroporto e atuais gestores do projeto perceberem uma tendência com aeroportos desenvolvendo trabalhos do gênero.

Segundo os gestores, o programa tem mostrado o que já foi comprovado por estudos: “acariciar um cão aumenta os níveis de oxitocina e diminui os níveis de cortisol”  hormônios responsáveis pela regulação da sensação de felicidade e estresse/ansiedade no corpo, respectivamente.

terapia-animais

Cães de terapia SFO Brixton e Lia. (Foto de Bill Fink/The Points Guy)

Com o sucesso dos cães, o programa foi ampliado e outras espécies de animaizinhos também estão dando um show de fofura por lá! LiLou, o porco, Alexandre, o Grande, o coelho e Duke Ellington Morris, um gatinho trabalham muito bem! Até Tristan, um buldogue com patas traseiras parcialmente paralisadas, pode ser visto rodando pelo aeroporto. Outros animais como mini pôneis e até cavalos de tamanho normal já participaram do projeto – os próximos devem ser uma mini lhama e uma tartaruga.

A brigada em ação!

Além deles, Lia, a pequena Corgi, também entra em ação na incrível missão de trazer mais alegria aos viajantes! Ela costuma permanecer bem quietinha para receber carinho de adultos e crianças, o tempo todo mantendo os olhos em seu treinador, interessada, é claro, nas guloseimas que ganha por seu ótimo desempenho!

Além do conforto que os bichinhos podem oferecer às pessoas, eles também aproveitam para exibir alguns truques legais, como high fives e giros sob comando. Lia arrisca e faz o grand finale de suas apresentações equilibrando petiscos no focinho.

Crianças se aproximam com calma, primeiro ganham a confiança dos animais e depois entram em estado de pleno aconchego – enquanto os cães também aproveitam as carícias. Alguns passageiros, que às vezes parecem estar tendo um dia difícil, largam suas malas, sentam-se e abraçam os cães.

terapia-animais

(Foto de Bill Fink/The Points Guy)

“Você está tendo um dia melhor agora?” Linda Gordon, a dona de Brixton, pergunta a um adolescente. Ele sorri timidamente e balança a cabeça concordando. “Brixton é como o Doggie Lama”, disse Gordon. “Ele pode apenas sentir quando as pessoas precisam ser consoladas e vai direto para elas.” O cão iniciou o treinamento ainda um filhote, com apenas 8 meses de idade e hoje o seu salário é pago com carinhos na barriga e petiscos deliciosos!

Os animais costumam circular em diferentes pontos do aeroporto, sem seguir um cronograma – geralmente eles são encontrados nos locais com maior circulação de passageiros – mas dá para seguir o perfil no Instagram da Wag Brigade @sfowagbrigade para atualizações de localização. Os animais também têm perfis pessoais, como o @braxtonatlarge e a @corgi.lia.

Jennifer Kazarian, fundadora e gerente do programa, diz que percebe um efeito enorme na mudança de comportamento dos viajantes depois de se encontrarem e encantarem com a brigada. “Você nunca sabe por que as pessoas estão viajando, e nem todo mundo está viajando por razões positivas. Conhecemos pessoas que estão viajando para funerais, por ordem militar, saindo de casa pela primeira vez ou voltando por terem perdido o emprego”, disse ela. “Também conhecemos muitas pessoas que perderam recentemente um animal de estimação ou não podem ter um animal. Todos eles adoram conhecer os cães.”

terapia-animais

(Foto de Bill Fink/The Points Guy)

Os tutores contam que o período da pandemia foi bastante difícil para os animais, já que sentiram falta do contato com as pessoas – foram 20 meses de 2019 a 2021, de suspensão do programa. Alguns deles fizeram passeios com a intenção de ajudar pessoas pelas ruas de São Francisco, além de também atuarem em lares de idosos e escolas – principalmente no período das provas finais, quando as crianças e adolescentes estão tomados por níveis mais altos de estresse e ansiedade. Os funcionários do aeroporto e das companhias aéreas também aproveitam para dizer um oi aos brigadistas durante os intervalos entre um voo e outro.

Todos os animais precisam passar no Teste do Bom Cidadão Canino. Além disso, precisam se formar no programa de Terapia Assistida por Animais da SPCA de São Francisco, tendo entre seis meses e um ano de experiência em terapia bem-sucedida em outras organizações antes de sua avaliação no aeroporto. Eles sempre estão a procura de novos voluntários “com temperamentos estáveis, personalidades amigáveis, maneiras impecáveis ​​e que sejam muito obedientes. É especialmente importante que os animais sejam bons com crianças, idosos e possam lidar com ruídos altos.”, completou Kazarian.

Outros programas de terapia animal

O São Francisco não é o único aeroporto em que os animais de terapia atuam. O primeiro programa de cães começou no Aeroporto Internacional de São Jose, em 2001, após os ataques de 11 de setembro – que culminou na adoção das terapias com animais por diversos outros aeroportos, cerca de 85 só na América do Norte.

Canine Crew, no Aeroporto Internacional de Charlotte Douglas, o Aeroporto Internacional de Paul, em Minneapolis, com o programa de Embaixadores de Animais e o Aeroporto Internacional de Phoenix Sky Harbor, com a Navigator Buddies, todos nos EUA,  são outros exemplos dos locais que aplicam o método para animar e dar carinho aos viajantes que transitam entre os terminais!

Com informações e fotos do The Points Guy.

Fala sério? Olha essas carinhas!! Que vontade de abraçar… Já viveu uma experiência parecida? Conta aqui pra nós!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção