logo Melhores Destinos

Os 7 piores erros que as pessoas cometem ao solicitar o visto americano

Daniel Akstein Batista
22/10/2022 às 6:00

Os 7 piores erros que as pessoas cometem ao solicitar o visto americano

Tirar o visto americano não precisa ser um bicho de 7 cabeças. Seguindo um passo a passo do que fazer, o sucesso é praticamente garantido e depois é só curtir sua viagem aos Estados Unidos. Sabemos, no entanto, que sempre há dúvidas em relação a esse processo, e por isso mesmo separamos aqui alguns dos principais erros que as pessoas cometem ao tirar o visto americano pela primeira vez.

Até setembro, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil já emitiram mais de 500 mil vistos de turismo e negócios (B1/B2) para brasileiros, e a taxa de aprovação está em torno de 85%. Mas o que faz os outros 15% terem o visto negado? Os principais motivos são mentir ao preencher o formulário DS-160 (que pode ser visto aqui) e omitir informações no formulário ou na entrevista.

Veja também:

Como tirar o visto americano passo a passo: um guia completo em 6 etapas simples

Como renovar o visto americano de forma rápida e sem entrevista

Os principais erros ao tirar o visto americano

Com a ajuda do Consulado dos Estados Unidos de São Paulo, separamos algumas questões que podem prejudicar o viajante a obter o visto americano e outros erros mais banais. Confira!

1 – Ocultar informações da presença de parentes nos Estados Unidos

Uma dúvida comum de quem vai preencher o formulário DS-160 é se responde com a verdade se tem familiares morando nos Estados Unidos – muita gente imagina que isso pode prejudicar a aprovação do visto. Realmente isso pode acontecer, mas só se o parente estiver ilegal.

“Muita gente acha que precisa negar que tem tia ou irmão nos Estados Unidos, mas a honestidade é a melhor resposta. Se a gente detectar mentira, uma informação que não é fidedigna, isso vai afetar a credibilidade do visitante”, afirmou Robin Busse, chefe do setor de vistos do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo. “Ter vínculo familiar com alguém nos EUA não é algo que tem que esconder.”

Segundo Busse, ter parente nos Estados Unidos não é o critério principal para causar negação do visto, mas há casos que realmente podem complicar a solicitação. “Por exemplo: você quer ir para Orlando e seu irmão, que foi com visto de turismo faz três anos, na entrevista disse que ia por dois meses para Orlando e agora está morando em Massachusetts há mais de dois anos. E o que vai acontecer? É tudo questão de credibilidade”, explicou. “Ocultar informações sobre parente nos EUA não ajuda. Uma das perguntas no formulário é se a pessoa tem família imediata nos Estados Unidos. Nesse caso, é mãe, pai, esposa, esposo, filho e filha.”

2 – Negar entradas anteriores nos Estados Unidos

Outra questão importante que não pode deixar de ser preenchido no formulário é em relação às ultimas visitas de quem está solicitando a renovação do visto. É preciso colocar as últimas cinco visitas aos Estados Unidos. Segundo Busse, negar estadias anteriores é um erro que acontece bastante. “Não precisa saber a data exata, mas uma estimativa (do período em que foi) já está bom”, garantiu.

3 – Confiar demais nos despachantes

É comum algumas pessoas contratarem um despachante para dar entrada no processo do visto americano. Não há nada ilegal nisso, mas você já parou para pensar se realmente é necessário? Apesar de o formulário estar em inglês, o site tem um mecanismo que traduz o texto para português. Como todas as questões são pessoais, o ideal é que o próprio solicitante preencha as informações. “Um erro comum é a pessoa confiar demais no despachante e não checar depois o formulário”, disse Busse. “Tem gente que acha que o despachante sabe algum truque para obter o visto, mas não. Você pode fazer exatamente a mesma coisa!”

O primeiro passo para solicitar o visto é preencher o formulário DS-160

4 – Não responder com honestidade

A mentira tem perna curta, já diz o ditado. E não adianta tentar mentir na hora de tirar o visto: bem provavelmente você vai ser pego! Seja na hora de preencher o formulário ou durante a entrevista no Consulado, é proibido omitir qualquer informação. “Tem que responder com honestidade todo o formulário. Tem uma questão por exemplo que pergunta se a pessoa já foi presa. Não é se já foi preso nos Estados Unidos, mas no geral. Tem gente que pensa que se foi absolvido não precisa mencionar, mas precisa. Uma pessoa que mente na entrevista não tem credibilidade”, disse o chefe do setor de vistos.

5 – Mentir sobre o propósito da viagem

Não é a toa que cada propósito de viagem para os Estados Unidos tem um código. O de turismo/negócio, o mais conhecido e requisitado, é o B1/B2, mas há vistos específicos para estudantes, para investidor, para trainee e muitos outros. Todos os tipos de visto podem ser vistos aqui.

Mentir sobre o propósito da viagem (ou não saber qual escolher) é outro erro bastante comum que os cônsules costumam pegar. E esse é um dos motivos que mais fazem o visto ser negado. Por exemplo: uma pessoa que pede visto de turismo e acaba ficando sete meses nos Estados Unidos. Ao solicitar depois a renovação, dificilmente vai conseguir. “Quem fica sete meses com visto de turismo? Eu não posso ficar no Brasil esse tempo sem trabalhar”, alerta Bussi, dizendo que a maioria acaba trabalhando ilegalmente com o visto de turismo.

6 – Esquecer documentos na hora da entrevista

Muita gente fica com medo da entrevista, achando que pode ter o visto negado. Mas, além da dica principal que é falar sempre a verdade e não tentar enganar o entrevistador, é de suma importância não esquecer o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. “Se esquecer algum documento essencial, vamos negar temporariamente o visto até trazer os documentos necessários”, explicou Robin Busse.

Outros documentos que comprovem o vínculo do solicitante com o Brasil (como comprovante de renda, imóveis e casamento, por exemplo), não são obrigatórios, mas podem ajudar caso o cônsul tenha alguma dúvida na hora da entrevista.

7 – Comprar a passagem aérea e reservar hotel antes de ter o visto

Algumas pessoas acreditam que já ter as passagens aéreas de ida e volta para os Estados Unidos e a reserva de hotel confirmada pode facilitar a obtenção do visto, já que isso seria um comprovante de que vai realmente viajar a turismo (e voltar para o Brasil). O Consulado, no entanto, recomenda para que os solicitantes não comprem nada antecipadamente.

O motivo principal, claro, é a demora para se conseguir o primeiro visto. Em São Paulo, por exemplo, onde 55% dos vistos do país são solicitados, a espera para agendar uma entrevista pode passar fácil dos 400 dias. Já a renovação está com prazo mais curto, já que não é necessário passar pela entrevista.

Além de São Paulo, o pedido do visto pode ser feito em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Bônus – Chegar com muita antecedência para a entrevista

Você sabe por que normalmente há filas imensas nos consulados no dia marcado para a entrevista? Porque muitas pessoas chegam horas antes do horário agendado. É claro que isso não vai prejudicar em nada a obtenção do visto, mas precisa ficar parado em pé um tempão na fila? Aliás, de nada adianta chegar cedo, pois a fila só é liberada para quem está no seu horário.

O Consulado orienta chegar na hora certa para não atrapalhar outros que têm horário antes – mas, claro, para também não atrasar para o compromisso (se isso ocorrer, no entanto, o solicitante ainda será atendido).

Dicas e orientações para ter sucesso na obtenção de visto

Após analisar alguns dos principais erros (e até fraudes) que os brasileiros cometem na hora de solicitar o visto, vamos com algumas dicas e orientações para conseguir viajar para os Estados Unidos sem dor de cabeça.

  1. Preencha você mesmo o formulário DS-160;
  2. Não omita nenhuma informação;
  3. Escreva sempre a verdade;
  4. Peça o visto que corresponda com a sua viagem. Se vai estudar, solicite o visto de estudante;
  5. Confira toda a documentação que precisa levar no CASV e depois na entrevista, caso esteja tirando o primeiro visto. Mais informações aqui.
  6. Procure se manter calmo durante a entrevista. O processo costuma ser bem rápido (menos de 5 minutos) e a ideia é apenas confirmar as informações que já foram passadas anteriormente. Se você respondeu tudo certinho, não tem por que temer.
  7. Para não ter de ficar esperando um ano para conseguir o visto, após o agendamento inicial da entrevista (que está bem demorado), entre diariamente no site para ver a disponibilidade de novos agendamentos, pois costuma haver desistências, além de o consulado abrir novas vagas.
  8. Confira o nosso passo a passo para tirar o visto americano e também como renovar o visto americano de forma rápida e sem entrevista.

Já tirou o visto americano ou está precisando tirar/renovar? Diz aqui nos comentários como foi o seu processo e compartilhe a sua experiência!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção